Páginas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Musa pé no chão, Shayene Cesário promete ousadia e fantasia barata

Shayene Cesário: corpão à mostra em duas escolas
Desde que foi mãe em 2013, Shayene Cesário nunca deixou de desfilar, mas também não o fazia como queria por estar sempre com as atenções voltadas para a filha, Ana Patrícia , fruto de seu relacionamento com o ex-presidente da Vila Isabel Wilson Moisés.
Shayene Cesário (Foto: Rafael Antônio / Divulgação)
Em 2016 tudo será diferente. Com a filha maior, mais independente, casada e mais madura, ela pode se dar ao luxo de desfilar não em uma, mas em duas escolas. Será musa da Portela, no grupo especial, e também na Acadêmicos da Rocinha, do grupo A. O corpo finalmente voltou a ser o que era na época em que surgiu como rainha do Carnaval carioca, e vai estar à mostra na Marquês de Sapucaí.
Shayene Cesário (Foto: Rafael Antônio / Divulgação)
“Na Rocinha, minha fantasia será representando uma Índia. Algo bem sensual, que valoriza o corpo. É uma fantasia bem leve e com muitas penas. Na Portela, ainda estou acertando o lugar que venho”, diz ela fazendo mistério, mas garantindo que não virá com os seios de fora, nem de tapa-sexo.

A maturidade parece ter chegado também no quesito preço de fantasia. Se no passado ela já se vangloriou de ter gastado rios de dinheiro para desfilar por no máximo 80 minutos. Agora o discurso é o da economia.
“As fantasias ficaram mais baratas esse ano porque vou economizar no faisão, que será de uma cor que eu já tenho e usei em 2010. O gasto será só com os brilhos, cristais e pedras. Ainda não fiz o orçamento, mas este ano vou a São Paulo comprar”, diz ela indo atrás do preço mais em conta para as duas roupas.
Só uma coisa não mudou no ritual de Shayene (e era até questão de honra) mostrar o corpão na Avenida. Depois da gravidez, ela queria voltar a ser o que era.
Shayene Cesário (Foto: Rafael Antônio / Divulgação)
“Estou fazendo dieta há uns dois meses, e perdi sete quilos. Apesar disso, não abro mão de no final de semana tomar um chope zero grau”, diz ela que ganhou a companhia do marido durante a dieta da semana, e a geladinha do sábado e domingo.
Shayene Cesário (Foto: Rafael Antônio / Divulgação)

Wilson Moisés, que em 2015 oficializou seu casamento com Shayene, só não acostumou ainda com o assédio em cima da mulher. “Ele está mais ciumento. Nas redes sociais, quando algum homem passa dos limites, a reação dele não é nada boa”, diz a musa rindo, feliz com a boa fase e só topando mudar se fosse um dia para ser rainha da Portela.
“Já realizei o sonho de ser rainha do carnaval e de bateria pela Estácio de Sá. Hoje o meu desejo é reinar na Tabajara do Samba (como é conhecida da bateria da Portela), escola que eu amo e estou há 5 anos”, diz. Fonte: Site Ego 

Casas para alugar no carnaval de Caicó

Para quem quer alugar casas para o Carnaval de Caicó, temos dois apartamentos disponíveis, no centro da cidade, com 1 quarto grande,  sala e cozinha americana, banheiro e lavanderia, comportando 6 pessoas, com muito conforto.

Entre em contato pelo telefone: 99905-3063 - falar com Paulo Júnior. 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Explosão no centro de Istambul deixa pelo menos dez mortos


Vítima de explosão é vista no chão na praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul. Foto: EFE




Pelo menos dez pessoas morreram e muitas ficaram feridas hoje (12) após uma explosão, de origem desconhecida, na praça de Sultanahmet, no centro histórico de Istambul, perto da Basílica Sainte-Sophie e da Mesquita Azul, informa a imprensa turca.

A causa da explosão ainda não é conhecida. Uma testemunha ouvida pela pela emissora turca nacional disse que “parecia tratar-se de um atentado suicida, muito próximo do obelisco egípcio na Esplanada da Mesquita”.

A detonação, violenta, foi ouvida e sentida na Praça Taksim, a vários quilômetros de Sultanahemet, disse a testemunha à agência de notícias France Presse (AFP).

Várias ambulâncias e a polícia chegaram rapidamente ao local onde se deu a explosão, segundo imagens que os canais de televisão turcos estão transmitindo.

A área foi isolada pela polícia e o trânsito proibido nas ruas próximas como medida de precaução, acrescenta a cadeia de televisão CNN-Turquia.

A Turquia vive há vários meses em estado de alerta depois do duplo atentado suicida que fez 103 mortos, em outubro passado,  em frente à estação de comboios central de Ancara.

O duplo atentado ocorreu cerca de três semanas antes das eleições legislativas antecipadas (agendadas para 1º de novembro). O governo decretou três dias de luto nacional.

Em Istambul, pelo menos 10 mil pessoas foram, em 10 de outubro, às ruas para contestar e atribuir responsabilidades pelo atentado ao governo turco. Os manifestantes exibiram grande faixa com a frase “Conhecemos os assassinos” e vaiaram o presidente islâmico-conservador, Recep Tayyip Erdogan, e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, segundo um repórter fotográfico da AFP.

MEC divulga nota de corte do Sisu

As primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema.

O Sisu seleciona participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições começaram ontem (11) e podem ser feitas até quinta-feira (14), no site do Sisu.

Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, também no portal do Sisu, a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. 
Prazo

O candidato que já fez a inscrição poderá consultar, até o dia 14, a própria classificação parcial na opção do curso escolhida. Ontem, o MEC informou que mais de 974 mil já haviam feito a inscrição no sistema.

O MEC alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.

Nesta edição, o programa vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Enem e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no exame.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.

Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para sua segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro.

Detentos cavam túnel e fogem do Presídio Provisório Raimundo Nonato

Uma fuga em massa foi registrada na madrugada desta terça-feira (12) no Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal. Segundo a direção da unidade, ainda não se sabe quantos homens conseguiram deixar o local, porém, relatos de moradores da região dão conta de que pelo menos 30 detentos escaparam da cadeia. Sete deles já foram recapturados.
CedidaPresos cavaram túnel que ia até o Complexo Penal Doutor João Chaves; direção ainda não sabe quantos fugiramPresos cavaram túnel que ia até o Complexo Penal Doutor João Chaves; direção ainda não sabe quantos fugiram

De acordo com a direção do presídio, os detentos deixaram a unidade através de um túnel que ia até o Complexo Penal Doutor João Chaves, localizado no prédio ao lado da cadeia pública, por volta das 2h30.

Segundo o Jornal Tribuna do Norte, moradores dos conjuntos Santa Catarina e Soledade II relataram durante a madrugada vários casos de presos fugindo a pé e também usando táxis.

Até o momento foram recapturados os seguintes presos: Carlos Eduardo da Fonseca, Francimário Pereira da Costa, Heverson Carlos de Souza, Leandro Carlos Antunes ou Leandro Silva Ferreira, Maicon dos Santos Teixeira, Rafael da Rocha Silva e Ronaldo da Silva.

Uma recontagem dos detentos será feita ainda durante a manhã desta terça para saber quantos bandidos fugiram do local.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Confrontos da primeira fase da Copa do Brasil estão definidos


A CBF realizou, na tarde desta segunda-feira, o sorteio das chaves da Copa do Brasil. Santos, Internacional, Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Flamengo conheceram seus primeiros adversários na competição. 

A equipe de Vila Belmiro vai encarar um "xará". Os comandados de Dorival Júnior vão visitar o Santos, do Amapá. O Flamengo viajará até Aracaju para enfrentar o Confiança. 

O Vasco vai até o Pará enfrentar o Remo, enquanto o Internacional joga contra o Sampaio Correia, do Maranhão. O Botafogo encara o Coruripe em Alagoas, enquanto o Cruzeiro joga contra o Campinense-PB.   

O sorteio foi baseado no Ranking Nacional de Clubes de 2016, divulgado em dezembro. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois blocos formados conforme suas posições. Cada bloco foi dividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o Ranking. Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Palmeiras, que disputarão a Libertadores, entram na competição apenas nas oitavas de final.

Confira, na íntegra, todos os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil:

Santos x Santos-AP
Rio Branco-AC x Galves-AC
ABC x Goianésia
América-RN x Gama
Goiás x River-PI
Botafogo-PB x Linense
Ceará x Resende
Joinville x Comercial-MS
Vasco x Remo
CRB x Ivinhema-MS
Náutico x Vitória da Conquista
Santa Cruz x Rio Branco-ES
Cruzeiro x Campinense
Londrina x Parauepebas-PA
Vitória x Náutico-RR
Portuguesa x Parnahyba-PI
Coritiba x Guarany-CE
Juventude x Tocantinópolis
Criciúma x Operário-PR
Paysandu x Independente-PA
Atlético-PR x Brasil de Pelotas
Nacional-AM x Dom Bosco-MT
Chapecoense x Princesa do Solimões
Paraná x Estanciano-ES
Flamengo x Confiança
Fortaleza x Imperatriz-MA
Bahia x Globo-RN
América-MG x Red Bull Brasil (SP)
Fluminense x Tombense
Salgueiro x Ferroviária-SP
Sport x Aparecidence
Atético-GO x Ypiranga-RS
Figueirense x Lajeadense
Sampaio Corrêa x Internacional-SC
Ponte Preta x Caldense
ASA x Genus-RO
Botafogo x Coruripe-AL
Cuaibá x Juazeirense-BA
Avaí x Operário-MT
Bragantino x Brasília

Economia tem que crescer o mais rápido possível, analisa Nelson Barbosa

Nelson Barbosa afirmou que preços mais livres são o "melhor para o funcionamento da economia"
Nelson Barbosa afirmou que preços mais livres são o “melhor para o funcionamento da economia”
A crise na economia do Brasil foi um dos assuntos mais comentados em 2015 e, ao que tudo indica, vai continuar a ser assim neste novo ano. Por isso, o nome de Nelson Barbosa, ministro da Fazenda, vai ser um dos mais escutados em 2016. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele afirmou que preços mais livres são o “melhor para o funcionamento da economia”. Além disso, ressaltou que equilíbrio fiscal, controle da inflação e estabilização do nível da atividade econômica “têm de ser feitos ao mesmo tempo”.
Um dos assuntos abordados foi a inflação alta, que em 2015 chegou aos 10,67%. Perguntado sobre onde o governo errou, Barbosa disse que “O governo absorveu parte dos aumentos de custos de energia enquanto foi possível. À medida que o custo se tornou excessivo, foi necessário liberar os preços. Acho que é melhor para o funcionamento da economia. Com os preços mais livres, deixando o mercado funcionar, ele vai produzir mais barato o que hoje está caro”.
Para o ministro, o Brasil voltará a registrar crescimento econômico em 2017. No entanto, neste ano a meta é “Voltar a crescer o mais rápido possível, mas com medidas responsáveis. Temos de trabalhar com esses três objetivos: equilíbrio fiscal, controle da inflação e estabilização e recuperação do nível da atividade econômica. As três coisas têm de ser feitas ao mesmo tempo”.

Bebês nascidos no réveillon ganham previdência com R$ 2.016; veja como adquirir

GRÁVIDASPelo segundo ano consecutivo, os brasileiros são incentivados a planejar do futuro dos filhos desde o nascimento através da ação “Os Bebês da Virada”, da Icatu Seguros. De acordo com a iniciativa, bebês que nasceram no Brasil, de parto normal, entre 0h e 2h do dia 1º de janeiro de 2016 vão receber, gratuitamente, um plano de previdência com R$ 2.016 investidos.
Sem sorteios e sem a necessidade de cadastro prévio, para participar basta a família entrar em contato com a Icatu Seguros e apresentar a documentação pedida. Neste ano a ação conta com uma novidade: se o pai ou a mãe de um bebê da virada já for cliente da Icatu Seguros, a criança recebe o prêmio em dobro. Até o fim do mês de janeiro de 2016 a família pode enviar a documentação para a seguradora. O regulamento e as informações complementares estão disponíveis neste link.
O Portal Correio destacou que a ação foi pensada com o intuito de unir dois momentos que remetem ao futuro: o réveillon, período em que as pessoas repensam o ano que passou e fazem planos para o próximo que está chegando; e o nascimento de um filho, quando as pessoas também colocam uma série de expectativas para o futuro daquela vida que acabou de chegar. O projeto nasceu com o objetivo de aproveitar esses dois momentos e mostrar a todos, principalmente aos pais, que a realização dos sonhos dos filhos no futuro deve ser planejada hoje, tendo o tempo a seu favor.
“Somos uma empresa especialista em pessoas e engajada com ações que ajudem a sociedade a despertar para a importância de planejar e proteger o futuro. E essa ação traz três agentes para a construção do futuro dos pequenos: a Icatu Seguros, com o incentivo inicial; a família, com a contribuição mensal opcional; e o tempo, que é um importante aliado nos investimentos, pois quanto mais cedo começar, mais recursos você terá no final”, afirmou Aura Rebelo, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.

Paraíba tem projetos com luz solar e água dessalinizada que poderiam reduzir seca

Projetos envolvem energia solar e água dessalinizada - Fotos: Divulgação
Projetos envolvem energia solar e água dessalinizada – Fotos: Divulgação
Estudantes do curso de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, trabalham em projetos para aproveitamento de luz solar na geração de energia e uso de água dessalinizada. As experiências são coordenadas pelo professor Carlos Antonio Pereira e realizadas no Pátio Solar localizado no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UEPB. Ele acredita que essas seriam soluções para vencer problemas com a falta de água.
Para produzir a energia, a equipe coordenada pelo professor Carlos utiliza um dessalinizador solar com foco concentrado, um dessalinizador solar tipo pirâmide, um painel fotovoltaico e um biodigestor.
O Portal Correio destacou que o painel fotovoltaico transforma a energia luminosa gerada pelo sol em energia elétrica. O professor explica que para os coletores solares serem instados é necessária a realização de um estudo sobre a radiação solar e cargas da residência (eletrodomésticos e lâmpadas). O sistema é composto basicamente por quatro equipamentos imprescindíveis para o funcionamento, a exemplo do painel, de um controlador de corrente, de uma bateria onde é armazenada a energia e o inversor que é usado para transformar a corrente produzida pelo painel de 12 watts em uma corrente de até 120 ou até 220 watts.
Conforme o professor Carlos, o controlador pode ser usado em períodos de insolações maiores, para regular a produção de energia e evitar que a bateria do sistema seja danificada. Ele garante que os custos para instalar todo esse equipamento em uma casa não seriam altos. O sistema tem capacidade de produzir energia suficiente para alimentar equipamentos básicos de uma casa como uma geladeira, um aparelho de TV, liquidificador, além de toda a iluminação.
“O painel fotovoltaico é uma unidade de sistema que tem como objetivo converter energia solar em energia elétrica. As células fotovoltaicas são responsáveis por essa conversão, compostas por materiais semicondutores, geralmente de silício. A energia produzida pode ser usada nas mais variadas atividades”, explica o professor.
Para o professor Carlos Antônio, as energias renováveis são a alternativa para a sociedade sobreviver em tempos de escassez de água, principalmente no uso da energia solar.Água dessalinizada
Além de energia, a equipe do curso de Engenharia Sanitária Ambiental da UEPB desenvolveu um sistema que produz água potável de qualidade. O grupo trabalha atualmente com dois sistemas: um deles é o dessalinizador solar tipo pirâmide, que consiste em uma bandeja com fundo escuro com uma lâmina de água de 1 a 2 centímetros. Posicionado em local estratégico, o equipamento atrai o sol que atravessa a cobertura de vidro, que funciona como uma espécie de estufa, e produz o efeito esperado.
Projetos são feitos no CCT da UEPB
Projetos são feitos no CCT da UEPB
A energia absorvida aquece a água salgada e faz com que parte da mesma evapore. O vapor sobe até a superfície do vidro, onde condensa, escorre e goteja na cuba coletora em forma de água doce. A vantagem é que o sistema produz água a partir da energia gratuita emitida pelo sol. O sistema chega a produzir, por dia, até 8 litros de água por metro quadrado de coletor. “Com isso, conseguimos obter água potável dessalinizada. Hoje um dos maiores custos para dessalinizar a água é com a energia, que é muito cara. Por isso que aqui no Brasil ninguém investe em dessalinizar água do mar”, observa o professor Carlos.
Outro equipamento usado no projeto é o dessalinizador solar com foco concentrado. Bem mais sofisticado, ele tem a finalidade de captar a energia solar incidente em uma área relativamente grande e concentrá-la em uma área menor. O calor produzido atua diretamente no aquecimento da água até o seu ponto de ebulição, gerando vapor que vai ser condensado, obtendo, dessa forma, água pura.
Esse equipamento concentra os raios solares em um foco e precisa de um sistema para rastrear o sol. Ele chega a produzir, em uma área menor, até três litros de água por dia. O sistema de pirâmide é o mais indicado para as famílias, uma vez que não precisa de manutenção nem de conhecimento científico. Os experimentos desenvolvidos no CCT podem, segundo o estudante Jefferson de Oliveira, um dos envolvidos no projeto, serem usados perfeitamente em qualquer comunidade do semiárido que necessite de água potável para sobreviver. Isso, porque a maioria da água retirada do solo paraibano é salobra.
Em outro campo na área de energia renovável, a equipe da UEPB desenvolveu um biodigestor, também chamado de biogás. Implantado recentemente, esse sistema pega toda a matéria orgânica e transforma em gás metano que pode ser usado no fogão de cozinha, por exemplo, ou para mover um gerador e produzir energia elétrica. “A decomposição da matéria orgânica é um processo bioquímico realizado por milhares de bactérias que transformam a matéria orgânica em gases biofertilizantes. Na presença de oxigênio, temos a decomposição aeróbia e, na ausência, a anaeróbia”, explica Jefferson.
Casas eco sustentáveis
Além dos experimentos na produção de energias renováveis, os pesquisadores do curso de Engenharia Sanitária Ambiental também desenvolveram um trabalho voltado para a educação ambiental. Para isso foi montado um protótipo de uma mini casa eco sustentável. O equipamento funciona como instrumento didático para incentivar o uso de energias renováveis nas feiras de ciências.
A casa ecologicamente correta já percorreu algumas escolas de Campina Grande divulgando o uso de energias renováveis e o reuso de água. A casa eco sustentável é composta por todo um sistema auto sustentável, com energia de solar fotovoltaica, energia solar térmica que aquece a água para necessidades sanitárias como banho quente e é usada para substituir o chuveiro elétrico, além do sistema de reuso na água.
“A utilização e o monitoramento de um protótipo de uma casa auto sustentável são usados como instrumento de pesquisa e didático pedagógico para divulgação e incentivo ao uso dos sistemas fotovoltaicos de geração de energia. É usado sistema termo-hidráulico para o aquecimento da água e o sistema de coleta de águas pluviais e reuso”, explica o professor Carlos.

Ataque russo contra prisão da Al Qaeda deixa 81 mortos no noroeste da Síria

AVIÃO DA RÚSSIA
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) aumentou hoje (10) para 81 o número de mortos, incluindo 52 civis e prisioneiros, nos ataques da aviação russa contra uma prisão da rede terrorista Al Qaeda, no noroeste da Síria.
“O número de vítimas subiu para 81 mortos, incluindo 52 civis e prisioneiros, e 23 combatentes da Al-Nosra”, disse a organização não governamental, acrescentando que “há também seis mortos entre os rebeldes que estavam no edifício para tratar de questões administrativas”.
Esta é a terceira atualização do número de vítimas, que num primeiro momento tinha sido estimado em 39, e depois em 57 mortos.
A Agência Brasil informou que a Rússia começou a intervir no final de setembro para ajudar as tropas do regime sírio a enfrentar os rebeldes e jihadistas. No final de dezembro, a OSDH afirmou que os ataques tinham feito 2,3 mil vítimas mortais em três meses, das quais um terço são civis.

Prefeituras na PB abrem 109 vagas em concursos com salários de até R$ 2.500

Foto: Divulgação
Ao todo são 109 vagas para todos os níveis de ensino – Foto: Divulgação
Duas Prefeituras na Paraíba estão com inscrições abertas para interessados em concorrer nos concursos públicos das cidades. Os certames oferecidos são nos municípios Logradouro, Agreste paraibano, e em Triunfo, no Sertão. Ao todo são 109 vagas para todos os níveis de ensino e os salários chegam a R$ 2.500.
Em Logradouro são ferecidas 72 vagas nos níveis Fundamental, Médio/Técnico e Superior. Os salários variam entre R$ 1.000 e R$ 1.582,17, para desempenhar atividades em jornadas semanais de 30h a 40 horas semanais. Confira o  edital.
Há oportunidades para auxiliar de serviços gerais (6) e vigia (2) (nível Fundamental); auxiliar de laboratório de análises clínicas (2), motorista (11), técnico de nível médio (3) e técnico em enfermagem (4) (nível Médio/Técnico); e assistente social (1), dentista (1), enfermeiro (2), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), médico (2), nutricionista (1), professor (20), professores nas áreas de ciências (2), educação especial (2), educação de jovens e adultos (4), educação física (2), história (1), inglês (1), matemática (1) e psicólogo (1) (nível Superior).
Os interessados devem realizar as inscrições até 28 de janeiro de 2016, pelo  site da empresa organizadora. As taxas de participação são de R$ 80.
Triunfo
Também há 37 vagas para o concurso oferecido pela Prefeitura de Triunfo. O as inscrições do certame deveriam ter terminado em novembro do ano passado, mas a Prefeitura prorrogou o prazo para o próximo dia 29 de janeiro. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 2,5 mil e correspondentes a jornadas de trabalho de até 40h semanais. Veja o edital.
Para o nível Fundamental estão disponíveis os cargos de motorista (6) e operador de máquinas pesadas (3). Já para os candidatos com o ensino Médio/ Técnico, as oportunidades são agente comunitário de saúde (1), agente de combate às endemias (2), auxiliar de consultório dentário (2), condutor socorrista (4), educador infantil (2), técnico em enfermagem – samu (5) e técnico em enfermagem (3).
Também há vagas para os que possuem ensino Superior de assistente social (1); enfermeiro esf (1); farmacêutico (1); médico esf (1); odontólogo esf (3); professor de educação física (1); psicólogo (1).
Os interessados deve se inscrever pelo site da empresa organizadora do concurso. A taxa de participação custa entre R$ 38,00 a R$ 78,00.

Acidente com ônibus de Michel Teló deixa 3 pessoas mortas em colisão

Foto: Portal Palotina
Fotos: Portal Palotina
Um ônibus com integrantes da equipe de Michel Teló sofreu um acidente na manhã deste domingo, 10, no Paraná. O motorista do veículo teve ferimentos leves, mas três ocupantes que estavam no carro envolvido no acidente faleceram. O cantor não estava presente.
Segundo informações da assessoria de imprensa do cantor, o acidente aconteceu na BR-376, KM 322, a um Km do pedágio de Ortigueira, às 11h. O ônibus estava subindo a estrada de pista dupla, na faixa da direita e o carro atravessou a pista, atingindo o ônibus de frente.
Veja o comunicado oficial da assessoria de imprensa de Michel Teló: “A BROTHERS comunica o acidente entre o ônibus da equipe do cantor Michel Teló e um carro. O acidente foi na BR-376, KM 322, a um Km do pedágio de Ortigueira, às 11h da manhã do dia 10/01. O ônibus estava subindo a estrada de pista dupla, na faixa da direita e o carro atravessou a pista, atingindo o ônibus de frente.
É com muito pesar que comunicamos que as três pessoas que estavam no carro faleceram. O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi encaminhado para observação num hospital próximo ao local do acidente, apenas por precaução. Ninguém mais da equipe se machucou. O cantor Michel Teló não estava presente.”

Flamengo apresenta William Arão e Alex Muralha

William Arão e Alex Muralha reforçam o Flamengo em 2016/ Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
William Arão e Alex Muralha reforçam o Flamengo em 2016/ Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O domingo de manhã foi agitado em Mangaratiba, onde o Flamengo faz a pré-temporada. Após o treinamento, que contou com a presença do argentino Mancuello, Rodrigo Caetano acompanhou William Arão e Alex Muralha na apresentação oficial – o volante e o goleiro vestiram a camisa 12.
Segundo o Portal da Band, William Arão, que chegou a se envolver em uma pequena polêmica ao trocar o Botafogo pelo Flamengo avisou a torcida que o foco é no rubro-negro e que o rival ficou no passado.
“Estou muito tranquilo, hoje defendo as cores do Flamengo. Hoje eu sou Mengão. Estou preocupado com a torcida do Flamengo. É a única que interessa. O que passou, passou. Estou muito feliz por estar aqui, fazer parte de um dos maiores do mundo. Prazer muito grande. Vou dar o sangue para honrar essa camisa. Estou muito tranquilo. Tenho que me preparar da melhor forma possível, render ao máximo. Tenho certeza que será um ano muito especial. Vou evoluir em cada aspecto, disse.
Já Alex Muralha agradeceu a oportunidade e traçou a meta de ser titular.
“Quero agradecer a oportunidade de estar aqui. Um dos maiores. O maior hoje. Estou muito feliz, agradeço a Deus. Fiz um bom Campeonato Brasileiro e me destaquei. O Figueirense me deu essa oportunidade. A concorrência vai ser grande, mas todos têm condição de jogar. Pretendo ficar na minha melhor forma possível. E se conseguir ser titular, não sair mais”.
O goleiro ainda fez um apelo à diretoria: quer usar a camisa 38, seu número da sorte.
“Já avisei que quero a 38, se possível. É o número da sorte, me deu sorte em todos os clubes que passei. É coisa de maluco. Todo louco tem as suas maluquices. Sempre esse 38 aparece do nada”, contou.

Bombardeiro americano sobrevoa Coreia do Sul em demonstração de força a Pyongyang

Avião militar americano B52 Stratofortress sobrevoa a base aérea de Osan, em Pyeongtaek, no dia 10 de janeiro de 2016 - Foto: AFP
Avião militar americano B52 Stratofortress sobrevoa a base aérea de Osan, em Pyeongtaek, no dia 10 de janeiro de 2016 – Foto: AFP
Um bombardeiro dos Estados Unidos sobrevoou neste domingo a Coreia do Sul, em uma demonstração de força do exército americano após o suposto teste de uma bomba de hidrogênio anunciado pela Coreia do Norte.
O anúncio do quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, embora quase todos os especialistas duvidem que a arma utilizada tenha sido uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang deseja que o mundo acredite.
O bombardeiro B52 Stratofortress, que pode transportar armas nucleares, sobrevoou por alguns minutos a base aérea militar de Osan, 70 km ao sul da fronteira coreana, antes de retornar para sua base.
Segundo JUNG Yeon-Je (Agência AFP), após a missão, o avião, que estava acompanhado uma aeronave sul-coreana e outra americana, retornou para a base aérea Andersen na ilha de Guam, no Pacífico. O objetivo era “responder a uma recente provocação da Coreia do Norte”, afirmou o exército americano.
O B52 é utilizado com frequência nos exercícios militares anuais conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, mas seus voos raramente são divulgados.
O último caso havia acontecido em 2013, depois do terceiro teste nuclear norte-coreano. O exército americano utilizou na época um B52 e um bombardeiro B2.
O regime norte-coreano, que está proibido pela ONU de desenvolver qualquer programa nuclear ou balístico, divulgou no sábado um vídeo, sem data, de um suposto novo teste de míssil lançado a partir de um submarino.
AVIÃO 222
A imprensa sul-coreana afirmou que o vídeo era na realidade uma montagem de imagens de testes de mísseis balísticos anteriores.
‘Medida de autodefesa’
O general Terrence J. O’Shaughnessy, comandante adjunto das forças americanas na Coreia do Sul, recordou o compromisso de seu país com Seul.
“As missões do B52 reforçam a vontade dos Estados Unidos de garantir a segurança de nossos aliados e sócios”, afirmou em um comunicado.
“As forças americanas e sul-coreanas trabalham de maneira estreita a cada dia e estamos totalmente preparados para enfrentar qualquer ameaça contra nossa aliança”, completa a nota.
Tecnicamente, as duas Coreias estão em conflito porque a guerra da Coreia (1950-1953) não acabou com um tratado de paz, e sim com um cessar-fogo.
O dirigente norte-coreano Kim Jong-un alegou que o mais recente teste nuclear do país tinha como objetivo evitar uma guerra nuclear com os Estados Unidos, país que mantém 28.000 soldados na Coreia do Sul.
“Era uma medida de autodefesa para garantir a paz de maneira eficaz na península coreana e a segurança regional ante os riscos de guerra nuclear provocados pelos imperialistas liderados pelos Estados Unidos”, declarou Kim Jong-un, segundo a agência oficial KCNA.
Pyongyang acusa regularmente os Estados Unidos e a Coreia do Sul de belicismo.
Após o teste nuclear, muitas consultas diplomáticas foram realizadas, depois de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que prometeu endurecer o leque de sanções já aplicadas contra a Coreia do Norte por seus testes anteriores (2006, 2009 e 2013). A China, aliado mais importante da Coreia do Norte, também demonstrou irritação com o teste nuclear de Pyongyang.

Lava-Jato: Wagner e Aécio são citados por ex-deputado que negocia delação

A relação apresentada por Corrêa durante as tratativas inclui ainda o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) -  Foto: Divulgação
A relação apresentada por Corrêa durante as tratativas inclui ainda o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) – Foto: Divulgação
Em negociação com a força-tarefa da Operação Lava Jato e com a Procuradoria-Geral da República para firmar um acordo de delação premiada, o ex-presidente do PP (Partido Progressista) Pedro Corrêa adiantou ter informações capazes de comprometer aproximadamente cem políticos, entre eles dois ministros do atual governo: Jaques Wagner, da Casa Civil, e Aldo Rebelo, da Defesa. A relação apresentada por Corrêa durante as tratativas inclui ainda o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais.

Projeto permite que microempresários usem a própria casa como estabelecimento comercial

O senador Blairo Maggi apresentou relatório favorável à proposta - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O senador Blairo Maggi apresentou relatório favorável à proposta – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O microempreendedor individual poderá usar a própria casa como sede do estabelecimento, quando não for indispensável à existência de local próprio para o exercício da atividade. É o que estabelece o projeto (PLC 167/2015 – Complementar) do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC) que está pronto para a pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Na justificativa da proposta, que altera o estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/ 2006), argumenta-se que alguns empreendedores individuais poderiam exercer a sua atividade na própria residência, sem a necessidade de dispor de estabelecimento para essa finalidade. Mas estão impedidos por legislações, principalmente estaduais, que não permitem que o endereço do empreendimento coincida com o endereço residencial.
Segundo a Agência Senado, a matéria tem parecer favorável do relator Blairo Maggi (PR-MT), que apresentou emenda de redação para explicitar o objetivo da proposta. O senador observa que é racionalmente e economicamente viável que o empreendedor utilize a própria residência para o exercício de sua atividade empresarial, com substancial economia de recursos.
Blairo ressalta que é de conhecimento geral o fato de os pequenos empreendedores corriqueiramente fazerem uso das próprias casas nas atividades profissionais, que muitas vezes não dependem de um local específico muito elaborado ou sujeito a pré-requisitos operacionais.
“Dessa forma, urge que nosso ordenamento econômico seja adequado a tal realidade, a fim de impedir a disseminação de legislações subnacionais impeditivas e, assim, reduzir os custos operacionais, ampliar a eficiência econômica e estimular o desenvolvimento e a expansão dos microempreendedores individuais no Brasil”, conclui o senador.

Comissão amplia ação do Congresso no combate à violência contra a mulher

Audiência da comissão em novembro, quando foi discutida a violência contra a mulher em universidades do país - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Audiência da comissão em novembro, quando foi discutida a violência contra a mulher em universidades do país – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Em 2015, o Congresso intensificou a luta contra a violência doméstica. Uma comissão mista formada por deputados e senadores iniciou o trabalho de identificar possíveis falhas na prestação de segurança pública e jurídica às mulheres vítimas de agressões. Propor projetos que possam corrigir essas lacunas é outra missão da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
Segundo a Agência Senado, entre as atribuições do colegiado, está ainda a apresentação de propostas para consolidar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Instalada em março, a comissão foi proposta pela CPI Mista da Violência contra a Mulher, que investigou até 2012 as agressões diretamente relacionadas ao gênero feminino. Na primeira reunião, realizada no dia 10 de março, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) e a deputada Keiko Ota (PSB-SP) foram eleitas, respectivamente, como presidente e vice-presidente da comissão. A deputada Luizianne Lins (PT-CE) foi escolhida relatora.
Ao longo do ano, a comissão promoveu uma série de audiências públicas. Uma delas, em agosto, serviu para divulgarpesquisa do DataSenado. O levantamento mostrou que uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo de agressão. Dessas vítimas, 26% ainda convivem com o responsável pela violência.
Mas a maior parte dos casos de violência contra mulheres não é sequer denunciada ou é subnotificada nos bancos de dados oficiais. A diferença entre os métodos de avaliação das políticas de combate à violência contra a mulher também prejudica as ações de enfrentamento do problema, concluiu uma das audiências públicas promovidas pela comissão ao longo do ano passado.

Motociclista morre ao ser atropelado por caçamba em marcha ré na Paraíba

Moto ficou embaixo da caçamba - Reprodução/ WhatsApp
Moto ficou embaixo da caçamba – Reprodução/ WhatsApp
Um motociclista de 55 anos morreu no fim da manhã desta sábado (9) ao ser atropelado por um caminhão-caçamba que dava marcha ré na cidade de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O homem teve a cabeça esmagada pelo veículo.
Segundo sargento José Orlando, do 5º Pelotão da PM da cidade, a caçamba estava fazendo o aterramento o Rio Paraíba quando o veículo fez uma manobra, atingindo o motociclista.
“O motorista da caçamba não percebeu que o motociclista estava atrás do veículo. Quando deu ré, atingiu o homem e o esmagou. A morte foi imediata”, falou o sargento.
Ainda de acordo com o policial, o condutor da caçamba fugiu do local ao perceber que não tinha mais chance de socorro a vítima. O motorista está sendo procurado. O corpo do motociclista foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
O Portal Correio informou que até o fechando da reportagem o condutor do caminhão-caçamba não tinha sido preso.

Com três de Messi, Barcelona goleia o Granada

Messi marcou três dos quatro gols do jogo Foto: Albert Gea/Reuters
Messi marcou três dos quatro gols do jogo –  Foto: Albert Gea/Reuters
Os mais de 70 mil torcedores que estiveram no Camp Nou neste sábado, viram um verdadeiro show do Barcelona sobre o Granada, comandado por Lionel Messi. O argentino marcou três gols na vitória por 4 a 0 que devolveu a liderança do Espanhol aos catalães. Neymar também marcou o seu, no finalzinho do jogo.
Aos sete minutos de jogo, Lionel Messi tocou para Luis Suárez, que abriu as pernas e deixou para Turan, que dominou na área e tocou no meio de volta para Messi, que só precisou concluir e abrir o placar.
Sete minutos mais tarde, Neymar escapou em velocidade pela esquerda e virou para Suárez. O uruguaio deu um tapa de primeira para Messi concluir e fazer seu segundo gol e ampliar a vantagem catalã.
O que se viu nos minutos seguintes foi o Barcelona criando boas chances de aumentar o placar e o Granada, que chegou na área do Barça apenas uma vez no primeiro tempo, se segurando na defesa.
No segundo tempo, não demorou muito para o Barcelona, mais uma vez com Messi, chegar ao terceiro gol. Aos 13 minutos, depois de Neymar chutar rasteiro, acertar a trave, Messi aproveitou o rebote e marcar seu nono gol no Campeonato Espanhol, terceiro do Barça no jogo.
Mais uma vez, o que se viu foi o Granada tentando se segurar enquanto o Barcelona atacava forte, até que aos 38 do segundo tempo, Neymar fez o seu depois de boa jogada que começou com Messi e passou por Daniel Alves e Suárez.
Com a vitória, o Barcelona chegou aos 42 pontos e voltou à liderança do Espanhol, apenas um ponto à frente do Atlético de Madri.

Sisu: inscrições começam nesta segunda-feira

Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet / Reprodução
Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet / Reprodução
Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições para a primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu, até as 23h59 do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Nesta edição, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis no site do programa.
Pode se inscrever no Sisu o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de zero na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015.
A Agência Brasil informou que o resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.
Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para sua segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição.

Conselheiros Tutelares tomam posse com presença do prefeito Roberto Germano

Novo Conselho Tutelar de Caicó - Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura
Novo Conselho Tutelar de Caicó – Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caicó (CMDCA) deu posse neste domingo(10), às 15h, aos cinco novos conselheiros tutelares que atuarão no município, no período correspondente ao quadriênio 2016/2019. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo. O evento contou com a presença do Prefeito Roberto Germano que desejou sorte aos conselheiros nesse novo desafio.
Eleitos pela população, por meio do Processo de Escolha Unificado dos membros do Conselho Tutelar, que aconteceu no dia 04 de outubro de 2015, os novos conselheiros têm a missão de trabalhar no combate às violações e aos crimes que atingem a população infanto juvenil, promovendo a qualidade de vida deste público e acompanhando as investigações dos crimes relacionados ao mesmo.
O novo colegiado do Conselho Tutelar empossado neste domingo, passa a ser composto pelos seguintes membros: Francisco Fábio de Araújo, Rosângela Maria da Silva, Paulo Lalberto de Azevedo, Francisco de Assis Santos e Maria Santana de Brito. “Os novos conselheiros tem uma grande responsabilidade por terem sido eleitos de forma democrática pela população Caicoense e esperamos deles o cumprimento dos compromissos para garantir todos os direitos as crianças e adolescentes da cidade de Caicó”, disse o Prefeito Roberto Germano.
A Prefeitura de Caicó, responsável pela estruturação do Conselho Tutelar, vem trabalhando para garantir a intensificação das ações garantidoras de direitos que atingem as crianças e os adolescentes do município, buscando fortalecer toda a estrutura necessária para a realização do trabalho.

Após recesso, Congresso deverá retomar trabalho de nove CPIs

Foto Reynaldo Stavale
Foto: Reynaldo Stavale
Quando voltarem do recesso parlamentar, em fevereiro, deputados e senadores retomarão, entre suas atividades, os trabalhos das comissões parlamentares de inquérito (CPI) que estão em funcionamento. Atualmente, cinco CPIs estão em funcionamento na Câmara e quatro no Senado.
Na Câmara, a CPI dos Fundos de Pensão é a que tem provocado mais movimentação de governistas e oposicionistas. A comissão está em funcionamento desde agosto do ano passado e, pelo requerimento original, deveria ter sido encerrada em dezembro. No entanto, um requerimento de prorrogação foi aprovado, o que deu mais 60 dias para as investigações. Como os prazos ficam suspensos durante o recesso, a CPI será encerrada no dia 19 de março.
Segundo a Agência Brasil, a comissão investiga se houve aplicação incorreta de recursos, entre 2003 e 2015, em quatro fundos de pensão: Petros (Petrobras), Funcef (Caixa Econômica Federal), Postalis (Correios) e Previ (Banco do Brasil). Nesse período, os fundos acumularam prejuízos que podem impactar no pagamento das aposentadorias dos servidores. O relator da comissão, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), disse que pretende pedir novas quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de investigados, segundo a agência Câmara. A CPI deverá propor, por exemplo, novas regras para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), vinculada ao Ministério da Previdência, na fiscalização dos fundos.
Outra comissão parlamentar de inquérito que mexeu com os deputados em 2015 e que ainda está pendente de conclusão é a CPI do BNDES. Após ter tido a conclusão adiada em 15 dias, a comissão deveria ter sido encerrada no dia 19 de dezembro, mas o relatório final não foi apresentado. A próxima reunião está marcada para o primeiro dia após o retorno dos deputados, 2 de fevereiro, quando devem ser apresentados relatórios setoriais que embasarão o relatório final.
Não há previsão de novos depoimentos. Em cinco meses, a comissão ouviu 21 pessoas, entre elas ex-presidentes do banco, o empresário Eike Batista, o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. A CPI investiga supostas irregularidades em empréstimos do banco, concedidos a empresas investigadas na Operação Lava Jato.
Ainda estão em funcionamento na Casa as CPIs dos Crimes Cibernéticos, que teve o prazo final adiado para 14 de março; dos Maus Tratos de Animais, que será concluída logo na volta do recesso, no dia 3 de fevereiro; e da Funai e Incra, cujo prazo inicial se esgota em 19 de abril, mas também pode ser prorrogado.
Senado
No Senado, a CPI que mais tem tido destaque é a que investiga suposta corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A comissão foi instalada em julho do ano passado e deveria ter terminado em dezembro, mas teve o prazo final prorrogado por mais seis meses que contam a partir do fim do recesso. Presidida pelo senador Romário (PSB-RJ), a investigação da CPI envolveu a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal dos três últimos presidentes da confederação: Marco Polo Del Nero, José Maria Marin (que está em prisão domiciliar nos Estados Unidos) e Ricardo Teixeira, além do acesso a documentos do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 e contratos da CBF com empresas parceiras.
Outra que teve prazo final prorrogado para agosto de 2016 foi a CPI das Próteses, que investiga um escândalo de fraudes na compra de próteses e órteses pelo Sistema Único de Saúde. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 8 de fevereiro.
Também retomará os trabalhos no dia 8, a CPI do HSBC, que investiga denúncias de que brasileiros enviaram dinheiro ilegalmente para contas do banco na Suíça. A comissão começou a apuração em março e esteve prestes a encerrar os trabalhos antecipadamente por não conseguir avançar. No entanto, os senadores optaram por prorrogar os trabalhos até março deste ano. Mas, após algumas oitivas, os membros da comissão voltaram a concluir que não conseguiriam descobrir fatos novos e decidiram que o relatório final será apresentado logo que os trabalhos forem retomados.
O Senado tem ainda em funcionamento a CPI do Assassinato de Jovens, que já foi prorrogada e deverá ter os trabalhos concluídos também em março. Além disso, a CPI dos Fundos de Pensão aguarda para ser instalada na Casa, quando teve o requerimento de criação apresentado em julho do ano passado com o número de assinaturas necessárias.

Prestação mínima do Minha Casa, Minha Vida vai aumentar em novos contratos

Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet
A prestação mensal do financiamento para a faixa de renda mais baixa do Programa Minha Casa, Minha Vida vai sofrer reajuste neste ano. O aumento na prestação vai passar a valer para os novos contratos do programa habitacional, que começarão a ser assinados até fevereiro.
Por e-mail, o Ministério das Cidades confirmou à Agência Brasil o reajuste nos novos contratos do programa para a prestação mínima. De acordo com a assessoria, no entanto, a nova mensalidade ainda não foi definida.
A prestação mínima atual para os beneficiários da Faixa 1 do programa é R$ 25. O novo valor está sendo discutido pelo governo e deve ser anunciado antes do início das contratações da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida, no final deste mês ou no começo de fevereiro.
A Faixa 1 contempla famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil e concentra os beneficiários que mais recebem subsídios do governo para a aquisição da casa própria. No Minha Casa, Minha Vida 3, essa faixa passará a englobar famílias que ganham até R$ 1,8 mil por mês.
Na Faixa 1, cerca de 95% do valor do imóvel é financiado pelo governo e não há cobrança de juros. Os demais beneficiários do programa pagam as mensalidades seguindo as regras das taxas de juros de cada financiamento.
Em setembro do ano passado, o governo anunciou o reajuste dos juros cobrados no programa, que passarão a variar de 5% a 8%, segundo as novas regras. Também foi anunciada a criação de uma faixa intermediária de renda, para famílias que ganham entre R$ 1,6 mil e R$ 2.350 mensais.

Anvisa pede que consumidor denuncie falhas de repelentes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota pedindo que os consumidores denunciem casos em que repelentes não funcionam. “Caso você perceba sinais claros de picada de mosquito tais como inchaço, coceira ou mancha avermelhada na pele antes do fim da proteção descrita no rótulo, o repelente pode ter falhado”, disse a nota.
Os repelentes têm sido usados contra o aedes aegypti, vetor dos vírus dengue, chikungunya e Zika, principalmente depois da descoberta que o vírus Zika, quando infecta gestantes, pode provocar microcefalia na criança.
A agência reguladora também pede que o consumidor denuncie situações inesperadas, como irritação de pele, por exemplo. O produto deve ser usado conforme indicações do rótulo. Os canais de denúncia são o correio eletrônico e o telefone de número 0800 642 9782.
Todos os repelentes do mercado nacional devem ser registrados na Anvisa. Só isso pode assegurar que o produto funciona e que não faz mal à saúde.
A prevenção ainda é a melhor forma de controlar o Aedes Aegypit, mosquito transmissor do Zika vírus, suspeito de causar o recente surto de microcefalia no País. Para isso, além de tomar medidas simples para evitar a proliferação da larva, o uso contínuo de repelente foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma arma importante para se proteger contra a picada do mosquito transmissor. Porém, a grande maioria das pessoas não sabe como funciona esse aliado.
Embora o alerta principal seja para a proteção das grávidas, os pequenos estão especialmente expostos porque usam roupas leves que deixam a maior parte do corpo desprotegida, além de ser uma época propícia para brincadeiras ao ar livre. Por isso, o cuidado com eles deve ser redobrado, com o uso de repelente adequando. Existem formulações específicas para as crianças, porém, devido ao perfil de alta segurança quanto à toxicidade, o IR3535 é o único indicado para o uso a partir de 6 meses, tendo a mesma eficácia em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes.
Como usar o repelente:
· Apenas as áreas expostas do corpo devem receber o repelente. O produto deve ser reaplicado conforme a indicação de cada fabricante e em caso de suor excessivo ou contato com água. Porém, é importante atentar para o limite de aplicações diária de cada produto.
· Apenas o IR3535 não possui restrição de aplicações diárias e pode ser usado em crianças a partir dos 6 meses.
· Existem repelentes específicos recomendados para as crianças, com formulações menos tóxicas.
· O tempo de ação varia de acordo com a concentração de princípio ativo na fórmula.
· Os bebês com menos de 6 meses devem ser protegidos com roupas adequadas e frescas, e proteção na casa e no berço. As mães devem ter cuidado redobrado para evitar que os mosquitos entrem em casa.
· Nenhum repelente é 100% eficaz, e, sendo assim, todas as medidas acima, bem como as que são apresentadas regularmente pelo Ministério da Saúde, devem ser seguidas.

Participantes do Enem com pendências não conseguem acessar nota

ENEM DDDDD
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que têm alguma pendência com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não conseguiram acessar o resultado na internet. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Inep, que diz que os casos são pontuais.
As notas foram divulgadas na sexta-feira (8) e estão disponíveis na Página do Participante. Alguns estudantes, no entanto recebem uma mensagem de que o resultado está em processo de auditoria e não conseguem visualizar as notas.
Segundo o Inep, são de candidatos que têm alguma pendência, que deixaram de apresentar algum documento ou informação à autarquia. Esses participantes, segundo o Inep, já foram acionados. O próprio candidato que receber a mensagem no site pode também entrar em contato pelo telefone 0800-616161.
Para acessar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
O Inep informa ainda que os estudantes que fizeram o Enem apenas para treinar conhecimentos, os chamados treineiros, terão acesso às suas notas no exame apenas em março. A medida deve impedir que eles participem de processos seletivos para vagas no ensino superior.
A partir de segunda (11), as notas no Enem poderão ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições do Sisu ficarão abertas de segunda a quinta-feira próximas (11 a 14 de janeiro).
Nesta edição, serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado zero na redação. Em outubro do ano passado, 5,7 milhões de estudantes fizeram o Enem.

Mega-Sena, concurso 1.778: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 12 milhões

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Pública
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Pública
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.778 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (9). O prêmio acumulado para o próximo sorteio, no dia 12 de janeiro, é de R$ 12 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 04 – 10 – 38 – 40 – 45 – 48.
A quina teve 37 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 56.503,91 cada uma. Outros 3.457 bilhetes acertaram a quadra e vão ganhar R$ 863,93 cada.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Kim Jong-un diz que teste nuclear é medida de “autodefesa”

Kim Jong-un defende teste de bomba de hidrogênio/ KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa
Kim Jong-un defende teste de bomba de hidrogênio/ KCNA/Divulgação/EPA/Agência Lusa
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, falou publicamente pela primeira vez desde o teste nuclear feito na quarta-feira passada, qualificando-o como um ato de “autodefesa”, noticiou domingo (10) a agência oficial KCNA.
Durante uma visita de Ano Novo à agência que coordena e administra o Exército Popular, Kim Jong-un defendeu que o ensaio nuclear é “uma medida justa que ninguém deve criticar”, segundo o texto publicado pela KCNA.
“É uma medida de autodefesa para proteger de forma fiável a paz na península coreana e a segurança regional do perigo de uma guerra nuclear provocada pelo grupo de imperialistas que os Estados Unidos lidera”, disse, durante a visita, cuja data exata não foi adiantada.
A Agência Brasil destacou que na quarta-feira, Pyongyang anunciou ter realizado o seu quarto teste nuclear e que, pela primeira vez, tinha detonado uma bomba de hidrogênio.
Este artefato seria mais poderoso do que os detonados pela Coreia do Norte nos testes anteriores (2006, 2009 e 2013), apesar de especialistas duvidarem que o regime tenha conseguido desenvolver uma bomba H com base no alcance que a explosão ocorrida teve, considerando que provavelmente se tratou na realidade de uma arma de fissão potenciada.
O anúncio de Pyongyang aumentou a tensão regional e desencadeou a condenação de grande parte da comunidade internacional, estando o Conselho de Segurança da ONU a debater eventuais novas sanções contra o regime norte-coreano.
Kim disse ainda, no discurso, de acordo com a agência noticiosa estatal, que o teste foi realizado “no ano em que será celebrado o sétimo congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia”.
A Coreia do Norte convocou para maio o primeiro congresso do partido único em 36 anos, um evento que pode vir a marcar o futuro político do hermético regime de Kim Jong-un.

Vírus Zika representa ameaça à saúde humana, diz instituto francês

DENGUE 5555
O Instituto Pasteur, da França, informou que o primeiro estudo que desenvolve sobre a sequência genética do vírus Zika vai ajudar a compreender sua evolução para desenvolver ferramentas de diagnóstico. Transmitido por mosquitos como o Aedes aegypti, da dengue, o Zika representa uma ameaça para a saúde humana, embora a infecção passe muitas vezes despercebida. O tipo do vírus em circulação na América desde 2015, já provocou epidemia “sem precedentes”, reforça o instituto francês.
A Agência Brasil informou que o Zika foi identificado pela primeira vez em Uganda em 1947, num macaco. Ele pertence à mesma família do vírus da dengue e da febre amarela e os primeiros casos detectados em humanos foram registrados em 1968, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Na maioria dos casos (entre 70% e 80%), a infeção passa despercebida e os sintomas são semelhantes aos da gripe, com erupções na pele.
O Zika pode também manifestar-se por meio de uma conjuntivite ou dor nos olhos, assim como por inchaço nos pés e nas mãos.
Até agora, nenhuma morte causada pelo vírus foi registrada, segundo a agência norte-americana para o monitoramento e a prevenção de doenças.
No entanto, dois tipos de complicações graves têm sido descritas, principalmente neurológicas e malformações em fetos, o que obriga a uma “vigilância do surto”, alertou o Ministério da Saúde francês.
Não existe medicamento ou vacina específica contra o vírus. O único tratamento é a ingestão de analgésicos para reduzir a dor.
Para proteção, o Ministério da Saúde francês recomenda que se evite ser picado por mosquitos, usando roupas largas, repelentes e mosquiteiros. As mulheres grávidas, especialmente, devem ficar vigilantes.
Depois de ter sido detectado na África, Ásia e no Pacífico, a doença atingiu o Continente Americano em 2015, sendo o Brasil o país mais afetado.
O Ministério da Saúde lembra que o vírus pode chegar ao sul da Europa, especialmente a França, entre maio e novembro.

UFRN retifica Concurso Público para funções técnico-administrativas

Foi publicada a primeira retificação do Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, que objetiva a nomeação de profissionais em cargos técnico-administrativos.
Foi excluído do certame, o cargo de Técnico em Secretariado, que apresentava uma vaga, e acrescidas as funções de Técnico em Eletrotécnica (1 vaga) e Assistente em Administração (1 vaga). Com isso, o total de oportunidades a serem preenchidas sobe para 16.
Há oportunidades para Secretário Executivo (1), Farmacêutico (1), Historiador (1), Biólogo (1), Engenheiro/ Engenharia da Computação (1), Enfermeiro (2), Bibliotecário-Documentalista (1), Técnico de Tecnologia da Informação (2), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Edificações (1), Auxiliar de Creche (1), Auxiliar em Administração (1), Técnico em Eletrotécnica (1) e Assistente em Administração (1).
O salário varia de R$ 1.739,04 a R$ 3.666,54, de acordo com a função exercida, já que a jornada a ser desempenhada é de 40 horas semanais.
Para se candidatarem os interessados precisam apresentar ensino fundamental, médio, técnico ou superior, e efetuar as inscrições de 1º a 29 de fevereiro de 2016, pelo site www.comperve.ufrn.br. Nessa etapa os participantes precisam pagar as taxas de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 80,00, por GRU.
A etapa de avaliação dos inscritos é composta por Provas Objetiva e de Redação, cujo resultado final será válido por um ano, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

IFRN realiza Processo Seletivo para Professor

Até 11 de janeiro de 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), recebe inscrições para o Processo Seletivo que visa o preenchimento de uma vaga no cargo de Professor Substituto, no campus São Gonçalo do Amarante.
A oportunidade é para atuação na área de Construção Civil, que requer graduação em Engenharia Civil ou Tecnologia em Construção de Edifícios. O salário é de R$ 2.814,01, considerando o exercício da jornada de 40 horas semanais.
Os pedidos de participação são recebidos pelo sitewww.professorsubstituto.ifrn.edu.br, mediante o preenchimento da ficha e pagamento da taxa no valor de R$ 67,00, por GRU na rede bancária.

Tropas dos EUA estão em alerta máximo para provocações da Coreia do Norte


Soldados sul-coreanos patrulham ao longo da fronteira com a Coreia do Norte, em Paju - Ahn Young-joon / AP  

As forças dos EUA na Coréia do Sul foram postas em seu nível mais alto de alerta nesta segunda-feira, em caso de qualquer provocação da Coreia do Norte, na sequência do teste nuclear realizado por Pyongyang na semana passada.

Segundo O GLOBO, o comandante Curtis Scaparrotti das forças combinadas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul emitiu a ordem durante uma visita à Base Aérea de Osan, operada em conjunto pelos americanos e sul-coreanos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, se reuniu com cientistas e técnicos que participaram do teste nuclear, em um encontro no qual defendeu a importância do fato como elemento de dissuasão.

Uma nota da agência estatal de notícias KCNA assegurou que o líder defendeu a necessidade de que seu país conte com um elemento de dissuasão nuclear confiável.
Kim Jong-un disse que está convencido de que técnicos e cientistas norte-coreanos vão continuar colhendo avanços contínuos após o ímpeto que lhe fez testar com sucesso a bomba H.

Os Estados Unidos acionaram um bombardeiro B-52 em um voo de baixa altitude no domingo sobre a Coreia do Sul, seu aliado, em uma demonstração de força após o teste nuclear da Coreia do Norte na semana passada.

O B-52, baseado em Guam e capaz de carregar armas nucleares, foi acompanhado por dois jatos de combate, um F-16 norte-americano e um F-15 sul-coreano, em voo baixo sobre a base aérea de Osan, antes de voltar ao Guam, disse o Exército dos EUA em comunicado.

"O voo veio em resposta às recentes ações provocativas da Coreia do Norte", disse o Exército dos EUA.
Osan fica ao sul de Seul e a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte.

Conselho Regional de Economia do RN tem novo presidente

O Conselho Regional de Economia – Corecon-RN tem novo presidente. Em sessão plenária realizada, nessa quinta feira (07), na sede do conselho foram eleitos para a presidência e vice-presidência, respectivamente, os economistas Ricardo Valerio Costa Menezes e Pedro Segundo, para o mandato em 2016.

Na ocasião, ouve a imediata transmissão de cargo realizada pelo ex-presidente Leovigildo Cavalcanti, que segue na atual direção na condição de Conselheiro, tendo sido também empossados os novos conselheiros eleitos no final do ano passado.

Governo divulga resultado parcial do Edital de Registro Sanitário para Agroindústrias da Agricultura Familiar

Das 120 organizações produtivas que manifestaram interesse no Edital 004/2015 de apoio as agroindústrias da agricultura familiar, 56 foram pré-selecionadas e tem o prazo de cinco dias úteis para acessar a Manifestação de Interesse, no site do Projeto RN Sustentável http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/smi_seplan/, e definir ou confirmar a entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) escolhida pela organização para apoiá-la na elaboração do Plano de Iniciativas de Negócios Sustentáveis, levando em consideração a lista das entidades pré-qualificadas em cada um dos territórios do RN. 

O edital visa apoiar as organizações que manipulam, processam e/ou beneficiam produtos de origem animal e vegetal, que tenham sido sujeitas a fiscalização prévia conforme legislação sanitária vigente e que visem a obtenção de registro ou alvará sanitário. O valor de apoio financeiro deste Edital é estimado em até R$ 90.000.000,00 (noventa milhões de reais), distribuídos entre os 6 (seis) Arranjos Produtivos Locais (APLs) prioritários para o Projeto: Apicultura, Cajucultura, Fruticultura, Leite e Derivados, Ovinocaprinocultura e Pescado. 

As organizações com restrição na Control conforme lista em anexo, tem o prazo de 15 dias úteis para regularizar a situação.


Os recursos para este investimento são Projeto RN Sustentável , através do Acordo de Empréstimo (8276-BR) firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária, e da Pesca (SAPE). 

domingo, 10 de janeiro de 2016

Fotolog sai do ar sem explicação e apaga dados de todos os usuários

Fotolog pegou muitos usuários de surpresa ao sair do sem dar qualquer explicações nesta semana. Segundo relatos, o acesso ao site foi cortado na última segunda-feira (4) e desde então não é possível sequer recuperar os dados postados na antiga rede social de fotos e imagens. Os responsáveis pelo serviço retiraram ainda o aplicativos para iOS e Android das lojas virtuais.
A interrupção do serviço sem aviso prévio e o silêncio dos responsáveis pelo site levam a crer que o Fotolog tenha, de fato, chegado ao fim. 
Fotolog teve seu site removido do ar junto com aplicativos para Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Fotolog teve seu site removido do ar junto com aplicativos para Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A rede chegou a ser um dos 20 sites mais acessados do mundo na última década, antes mesmo de o Orkut se popularizar no Brasil. Na época, o serviço era bem mais limitados do que o Facebook ou Instagram: era possível postar apenas uma foto por dia e havia limites de comentários.
Atualmente, o site era cultuado por internautas mais saudosistas, mas também criticado por ex-usuários que não conseguiam recuperar senhas para apagar fotos. Com o fim repentino, todos perderam os seus arquivos. A única forma de tentar recuperá-los até o momento é acessando o Fotolog através de repositórios ou através do cache do Google.
No Twitter, a queda da rede gerou comoção de usuários de toda a América Latina, onde era mais popular. Até o fechamento dessa matéria, nada foi divulgado pelos responsáveis pela página.
Tech Tudo 

A estratégia do novo governo argentino para tentar recuperar as Ilhas Malvinas

Menos de um mês após ter sido empossado, o governo do presidente argentino Mauricio Macri indicou que reaver a soberania das Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses) faz parte das prioridades de sua política externa. 

Historicamente, a discussão sobre a recuperação do território – em poder dos britânicos desde o século 19 e motivo de guerra em 1982 – costuma ter apoio dos argentinos. 

Porém, pesquisas indicam que hoje a população vê outros problemas como mais urgentes, entre eles inflação e segurança pública. 

O assunto Malvinas era uma das bandeiras da gestão de Cristina Kirchner (2007-2015), da qual o novo governo vem tentando demonstrar várias diferenças, principalmente nas linhas política e econômica. 

Macri sugeriu, porém, que vai mudar o estilo impresso pela antecessora no assunto, buscando um diálogo “mais amigável” com o governo britânico, como disse à BBC Brasil um embaixador argentino, sob a condição do anonimato. 

“É claro e evidente que o governo do presidente Macri tem uma atitude de diálogo e mais respeitosa (que a gestão da antecessora)”, disse o diplomata. 

Em um comunicado divulgado no último dia 3, o governo argentino convida o Reino Unido a “restabelecer as negociações para resolver, o mais rápido possível, e de maneira justa e definitiva, a disputa pela soberania” sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos da região. E diz que espera fazer isso “por meio do caminho do diálogo, da paz e da diplomacia”.

sábado, 9 de janeiro de 2016

Aluno do Piauí obtém maior nota em Matemática já registrada no Enem

O estudante Vítor Melo, do Instituto Dom Barreto, no Piauí - Divulgação 
O estudante Vitor Melo, de 18 anos, se apresentou como o dono da maior nota já registrada no Enem — 1.008,3 pontos na prova de Matemática, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligada ao Ministério da Educação (MEC). 

Segundo o repórter Efrém Ribeiro, o aluno do Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, Vítor acertou 45 questões e superou a marca anterior, de 973,6, obtida na edição de 2014. O jovem, que planeja cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí, teve uma média geral de 841,8 pontos no exame.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Papai Noel que roubou helicóptero é preso na Bahia

Nabiel Cordeiro da Silva, de 30 anos, escolheu cidade onde parentes moram para se esconder / Divulgação/Polícia Militar
Nabiel Cordeiro da Silva, de 30 anos, escolheu cidade onde parentes moram para se esconder / Divulgação/Polícia Militar
O criminoso que roubou um helicóptero vestido de Papai Noel em São Paulo foi preso em Queimadas, na Bahia, na manhã desta sexta-feira (8).
Nabiel Cordeiro da Silva, de 30 anos, foi encontrado por uma operação conjunta das polícias baiana e paulista. Após ser detido, ele foi encaminhado para Salvador e posteriormente deve ser transferido para São Paulo.
O roubo do helicóptero ocorreu no dia 27 de novembro de 2015, quando a quadrilha de Nabiel fugiu com a aeronave depois de contratá-la no Campo de Marte, na zona Norte da capital paulista, para uma confraternização falsa de Natal, que aconteceria em Mairinque, no interior do Estado.
Chegando ao sítio onde ocorreria o evento, o piloto Caio Fernando Pinto foi rendido, amarrado e amordaçado. Após conseguir se soltar e pedir socorro, uma moradora da região ajudou o homem e o levou para a delegacia.

Inep disponibiliza notas da redação do Enem

enem-prova-alunos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, há pouco, pelo Twitter, que as notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão no sistema.

A nota da prova era a única que faltava no resultado divulgado há pouco. “A nota da redação está no sistema. Caso necessário, atualize o navegador e limpe o cache. #ResultadoEnem2015”, publicou o Inep, por volta das 19h2 (horário de Brasília).

Inep divulga as notas do Enem. Confira

ENEM ALUNOS 3333
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (8), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que reuniu 5,7 milhões de candidatos. Os resultados estão disponíveis na internet, na página do participante do Enem.
Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.

Senado pode assegurar mais recursos para assistência técnica e extensão rural

Projeto em análise na CAE quer garantir verba mínima para a área de assistência técnica e extensão rural em todo o país - Foto: Seag/ES
Projeto em análise na CAE quer garantir verba mínima para a área de assistência técnica e extensão rural em todo o país – Foto: Seag/ES
Começou a tramitar no Senado projeto que garante que no mínimo 2% dos recursos dos principais programas do governo voltados para a agropecuária se destinem ao financiamento da assistência técnica e extensão rural.
O projeto (PLS 790/2015) muda a Lei do Crédito Rural (Lei 4829/65) e a Lei da Política Agrícola (Lei 8.171/91) para facilitar a vida de quem precisa de assistência técnica e da capacitação fornecida pela extensão rural para conduzir sua produção no campo.

Fenômeno novo muda previsões e indica mais chuvas na PB; açudes ganham água

Poderá haver mais chuvas na PB - Foto: Portal Correio
Poderá haver mais chuvas na PB – Foto: Portal Correio
Uma depressão tropical identificado desde quarta-feira (6) está mudando a previsão climática para os próximos dias na Paraíba e indica que poderá haver mais chuvas, com temperaturas reduzidas, em toda o Nordeste. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
O Sertão do estado também recebe chuvas e alguns açudes já estão ganhando volume após índices pluviométricos acima da média, conforme divulgou a Aesa nesta sexta-feira (8). Clique aqui e leia mais.

OIM: 46 desaparecidos ou mortos no Mediterrâneo em 2016

Grupo de refugiados chegam à ilha grega de Lesbos (30 de setembro de 2015) Foto: Acnur/Achilleas Zavallis
Grupo de refugiados chegam à ilha grega de Lesbos (30 de setembro de 2015) Foto: Acnur/Achilleas Zavallis
Na primeira semana do novo ano, o Projeto Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para Migrações, OIM, informou relatos de 46 migrantes ou refugiados mortos ou desaparecidos no Mediterrâneo.
As maioria deles estava a bordo de duas embarcações que naufragaram próximo à costa da Turquia na terça-feira.
Números Altos
Segundo a agência parceira da ONU, o número já representa mais da metade das fatalidades relatadas em todo o mês de janeiro do ano passado e mais mortes do que as registradas nos primeiros três meses de 2014.

Projeto regulamenta atividade dos profissionais da dança

Foto: Fernando Frazão/ABr
Foto: Fernando Frazão/ABr
Está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o projeto de lei (PLS 644/2015) que dispõe sobre o exercício da profissão da dança. De autoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA), a proposta determina que o profissional da dança pode exercer as atividades de coreógrafo, auxiliar de coreógrafo, bailarino, dançarino ou intérprete-criador, diretor de dança, diretor de ensaio, diretor de movimento, dramaturgo de dança, ensaiador de dança, professor de curso livre de dança, maître de balé ou professor de balé, crítico de dança, curador e diretor de espetáculos de dança.
Além disso, também cabe a esses profissionais planejar e coordenar projetos e prestar serviços de consultoria na área da dança.

Idade para condenado obter benefícios penais pode subir de 70 para 75 anos

Três dispositivos do Código Penal são alterados pela proposta - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Três dispositivos do Código Penal são alterados pela proposta – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A promulgação da Emenda Constitucional 88, proveniente da chamada “PEC da Bengala”, ampliou o limite de idade para aposentadoria compulsória no serviço público de 70 para 75 anos e inspirou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a propor o aumento da faixa etária para concessão de benefícios a criminosos idosos pelo Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940).

Projeto de lei (PLS 778/2015) sobre o assunto deverá ter votação final na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Três dispositivos do Código Penal são alterados pela proposta. O primeiro deles modifica a faixa de idade considerada como atenuante de um crime. No caso dos idosos, será exigido que eles tenham 75 anos na data da sentença para invocar a questão da idade como atenuante.

Faculdade na PB faz seleção para professor, preceptor e coordenador em Psicologia

Faculdades Integradas de Patos (FIP) - Foto: Divulgação
Faculdades Integradas de Patos (FIP) – Foto: Divulgação
As Faculdades Integradas de Patos abriram três editais direcionados à contratação de profissionais para o curso de Psicologia. As oportunidades são para professor, preceptor de estágio e coordenador do Serviço-Escola. Ao todo são quatro vagas a serem preenchidas através do processo seletivo composto de duas etapas.

Confira o edital das seleções, com detalhes sobre o regime de trabalho e áreas de atuação, e ementa das disciplinas para candidatos com mestrado doutorado.
Para todos os cargos o período de inscrição vai até 15 de janeiro, através do envio dos currículos e memoriais descritivos para o e-mail coordenacao@psico.fiponline.edu.br.

Nova doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, revela pesquisa

Entre todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, a que mais preocupa é a zika pela possibilidade de provocar má formação do feto durante a gravidez - Foto: Divulgação
Entre todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, a que mais preocupa é a zika pela possibilidade de provocar má formação do feto durante a gravidez – Foto: Divulgação
Pesquisadores da Universidade de São Paulo confirmaram que mais uma doença pode ser transmitida pelo Aedes aegypti. É a “febre da floresta” causada por um vírus que circula na Amazônia. Os sintomas são parecidos com a dengue, e em casos raros pode causar meningite.
Segundo o Portal da Band, no interior de São Paulo, cientistas da USP diagnosticaram uma paciente com Oropouche, um vírus típico da Amazônia, mas que foi contraído durante uma viagem à Bahia.

Falta de recursos pode inviabilizar a participação do Bloco Treme Treme no Carnaval de Caicó

O Treme Treme reúne milhares de foliões no carnaval de Caicó - Fotos: Paulo Júnior
O Treme Treme reúne milhares de foliões no carnaval de Caicó – Fotos: Paulo Júnior
O Bloco Treme Treme está se articulando para sair no carnaval de Caicó, com a busca de patrocínios para colocar o bloco nas ruas durante cinco dias no período momesco. Eis que surge uma informação que passa a preocupar os foliões do bloco e os que apreciam o carnaval de Caicó.
É que, mesmo com os cortes no orçamento, o Treme Treme precisa ainda de 18 mil reais para colocar toda a sua estrutura no carnaval de Caicó. Se até sábado, o bloco não conseguir esses recursos, o Treme Treme não terá condições de sair no carnaval de Caicó.
Este ano, o Treme Treme não terá a ajuda da prefeitura de Caicó, que em anos anteriores patrocinava o bloco com uma quantia em torno de 60 mil reais. Com a crise atual nas prefeituras, o prefeito Roberto Germano optou por não liberar os recursos para os blocos que participam do carnaval da cidade, incluindo também o bloco do Magão.
O membro da diretoria do Bloco Treme-Treme, Rui Evandro concedeu entrevista ao repórter Paulo Júnior (Agência de Notícias Correio do Seridó) e destacou que apesar da crise hídrica, o bloco é favorável a realização do carnaval 2016.
A juventude também é presença marcante no bloco Treme Treme
A juventude também é presença marcante no bloco Treme Treme
“Eu sou totalmente a favor do carnaval de Caicó. É um carnaval que traz geração de emprego e renda para diversos segmentos de Caicó e da região do Seridó. No carnaval de Caicó gira em torno de 60 a 80 milhões de recursos para a cidade e esse dinheiro aquece toda a economia”, afirmou Rui Evandro. Ele lamenta a falta de apoio de alguns setores, que não reconhecem a grandeza do carnaval de Caicó e não investem no evento.
Rui Evandro destacou ainda que o crescimento do Bloco Treme-Treme é fruto de um trabalho planejado e nos últimos anos, o bloco contribuiu para uma melhor organização do carnaval de rua.
O Presidente do Bloco Treme Treme, Cid Douglas, ressaltou que o bloco tem um plano de mídia para as empresas que patrocinarem o bloco, com divulgação das logomarcas no trio elétrico, na camiseta, nos aut-doors, além da propaganda oral em cima do trio. “O Treme Treme é uma associação sem fins lucrativos, nós não ganhamos com isso, pelo contrário, nós prestamos conta do dinheiro que vem de ajuda para a gente executar o carnaval de Caicó”, concluiu Cid Douglas em entrevista aos repórteres F. Silva e Paulo Júnior.

Marinha prevê concurso de 2016 com 1,3 mil vagas e salários de até R$ 2,5 mil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2016 tem a previsão de oferecer 1.340 vagas, com rendimentos iniciais de R$ 1.617, chegando a R$ 2,5 mil após três anos vem com novidades. 

Nesta edição do certame, o Ensino Médio passa a ser requisito e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha. A data de divulgação do edital ainda será definida.

Inteligência de guerra: Estado Islâmico cria carro que ataca por controle remoto

Reprodução/Sky News
Reprodução/Sky News
O grupo extremista Estado Islâmico recrutou cientistas e especialistas em balística para criarem novas armas sofisticadas, segundo os jihadistas, para “causar ainda mais derramamento de sangue no Ocidente”.
Uma dessas novas construções feitas em Raqqa, na Síria, seria um tipo de veículo que não precisa ter motorista e é guiado por um controle remoto.

O objetivo do grupo é usá-lo como bombas móveis em ataques na Europa. Os jihadistas chegaram a surpreender agências de segurança ocidentais ao resgatar mísseis que já não funcionam, mas que serão reformulados para abater aviões e até mesmo aeronaves militares.

Pesquisadores fazem testes com células-tronco e animais para entender vírus Zika

DENGUE 5555
Pesquisadores estão usando células-tronco e animais, como camundongos e macacos, para tentar entender como o vírus Zika afeta as células nervosas do cérebro humano. Os experimentos estão sendo feitos por uma rede de estudiosos, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A coordenação é do professor Paolo Marinho de Andrade Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Marinho de Andrade Zanotto. 

“Tentamos entender o que está acontecendo no cérebro. Estamos usando modelos com camundongos e um modelo humano de microencéfalo, que são células-tronco modificadas, reprogramadas em laboratório, em uma condição onde elas se desenvolvem tridimensionalmente em uma estrutura parecida com um microencéfalo”, disse o professor.

SAÚDE: Cerca de 600 mil brasileiros devem desenvolver câncer em 2016, estima Inca

Em 2016, quase 600 mil brasileiros devem desenvolver câncer. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca. Os tipos de câncer que devem registrar mais ocorrências, segundo o instituto, são os de pele, próstata e mama.
De acordo com instituto, entre os homens, são esperados mais de 295 mil novos casos de câncer e, entre as mulheres, mais de 300 mil casos. O Inca associa a estimativa aos aumentos da expectativa de vida e da urbanização.
Além da idade, outros fatores de risco já relacionados com o aumento da chance de desenvolver o câncer são tabagismo, obesidade, sedentarismo, consumo de carnes processadas, como linguiça, salsicha e embutidos em geral, e o consumo de álcool.

Governo vai lançar programa para estimular venda de veículos em 2016

vendas-de-carros-usados-cairam-20
O governo deve anunciar ainda em janeiro a assinatura de um decreto que estimule a venda de veículos novos em 2016, afirmou nesta quarta-feira, 6, o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotivos (Fenabrave), Alarico Assumpção.

“São 19 entidades do setor automotivo que estão discutindo com o governo um novo programa de renovação de frota, que deverá se chamar Programa Sustentabilidade Veicular, e o anúncio deverá ser feito no decorrer deste mês”, disse. Segundo ele, há um “compromisso verbal” para a implementação dessa medida.

Ministério da Saúde realiza mudanças no Calendário de Vacinação

VACINA
Foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite. Também não será mais necessária a terceira dose da vacina de HPV
Os postos de saúde de todo o país já estão com novo calendário de vacinação para 2016. Estão sendo alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose.

As mudanças, realizadas pelo Ministério da Saúde, começaram a valer a partir dessa segunda-feira (04).
“Essas mudanças são rotineiras. O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos. Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário”, explicou o secretario de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.

Goleiro Bruno revela ter perdido todo o dinheiro e não vê jogos da Seleção

Foto: Divulgação
Foto: Wilton Junior/Agência Estado
 O goleiro Bruno Fernandes, preso há cinco anos e meio por envolvimento na morte da ex-namorada Eliza Samúdio, deu uma entrevista à Rádio Itatiaia e revelou detalhes de sua vida no presídio, suas expectativas de voltar a jogar e sua vida financeira, muito difícil atualmente.
“Quando se fala em Bruno, parece que o Bruno era um tio Patinhas, que o Bruno tinha uma fortuna. Eu perdi tudo, cara. Financeiramente hoje estou zerado. Quando eu fui preso, lógico que você fica abalado, você acredita em qualquer coisa que o advogado te fala, então pessoas aproveitaram muito dessa situação. Primeiro que eu estava em lugar de observação que era para ficar 15 dias e eu fiquei 10 meses. Eu só tinha acesso a um advogado, é muito estranho. Depois de 90 dias é que tive acesso à minha família”, revelou o jogador.

Dilma pode mexer em pensões e leis trabalhistas para estimular economia, diz agência

(Foto: Flickr/Agência Senado)
(Foto: Flickr/Agência Senado)
A presidente Dilma Rousseff está analisando mudanças relativas a pensões, impostos e leis trabalhistas que poderiam estimular a economia do país sem que haja qualquer tipo de relaxamento na austeridade do governo, de acordo com comentários de uma fonte oficial à Reuters.
A fonte, que pediu para seu nome permanecer anônimo, disse que o governo também está considerando medidas adicionais, todas com intuito de reduzir o custo de negociações e reforçar a confiança dos investidores, porém não deu mais detalhes a respeito.

Senado decidirá se inclui o racismo como agravante na prática de crime

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Paulo Paim (PT-RS) – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Senado pode deliberar em 2016 sobre projeto de lei que inclui, entre as circunstâncias que agravam a pena de um criminoso, ter agido com o sentimento de discriminação e preconceito racial. Autor do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS) deseja inserir no Código Penal regra que propicie o enquadramento judicial  do fator subjetivo, originado no sentimento preconceituoso ou racista, que impele a ação concreta do indivíduo que pratica um crime.
A Agência Senado destacou que o Código Penal atualmente lista, entre outras agravantes do ato delituoso, o motivo fútil ou torpe, a traição, a emboscada, a dissimulação, o emprego de veneno ou fogo, o abuso de poder, a ação contra criança, maior de 60 anos, enfermo ou mulher grávida, a ocorrência presente de incêndio, naufrágio, inundação ou o estado de embriaguez preordenada.

Ricardo Coutinho desmente rompimento com Dilma e garante: ‘não sou submisso a ninguém’

Ricardo Coutinho - Governador da Paraíba - Foto: Divulgação
Ricardo Coutinho – Governador da Paraíba – Foto: Divulgação
“Não vou romper com Dilma (Rousseff), até porque seria irresponsável culpá-la por algo que ela não sabia”. A observação foi feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que participou nesta quarta-feira (6), por telefone, do programa Rádio Verdade, do Sistema Arapuan, para desmentir informações veiculadas em nível nacional de um suposto anunciou de rompimento com o Planalto por causa do desabastecimento de combustível na Paraíba.
Adiante, afirmou: “Não sou criança para agir dessa forma. Tenho certeza que o consenso deva prevalecer. Não sou submisso a ninguém e só me ajoelho a quem seja maior que todos nós, Nosso Senhor. Preciso defender os interesses do meu Estado acima de qualquer coisa”.

Presidente do Movimento Brasil Competitivo diz que governo não pode deixar de lado o ajuste fiscal

Gerdau diz que o mais importante é que o Brasil e os políticos se conscientizem do tema do ajuste fiscal
Gerdau diz que o mais importante é que o Brasil e os políticos se conscientizem do tema do ajuste fiscal
O presidente do Conselho Consultivo do Grupo Gerdau e fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter, disse hoje (6) que não há como o governo deixar de lado o ajuste fiscal, mesmo estando preocupado com a retomada do crescimento da economia. Ele esteve reunido como o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em Brasília.
“Não há condições de deixar o ajuste fiscal de lado”. Para ele, a medida é uma realidade numérica que tem que ser feita. “Sem o ajuste fiscal não se resolve nenhum problema. De outro lado, esse posicionamento de crescimento talvez receba um pouco mais de prioridade com o ministro Nelson Barbosa”, destacou.

ONU ameaça impor novas sanções à Coreia do Norte após teste nuclear

Em comunicado, o Conselho da ONU condenou os novos testes nucleares da Coreia do NorteAP/Photo/Frank Franklin II/Agencia Sputnik Brasil
Em comunicado, o Conselho da ONU condenou os novos testes nucleares da Coreia do NorteAP/Photo/Frank Franklin II/Agencia Sputnik Brasil
O Conselho de Segurança das Nações Unidas divulgou hoje (6) um comunicado informando que “condena veementemente” novos testes nucleares da Coreia do Norte e que pode implementar novas sanções contra Pyongyang.
Elbio Rosselli, presidente do Conselho de Segurança, disse em entrevista coletiva que os membros da ONU “expressaram anteriormente sua determinação de adotar outras medidas significativas no caso de outro teste nuclear da RPDC [Coreia do Norte]”.
“Em linha com este compromisso e com a gravidade desta violação, os membros do Conselho de Segurança começarão a trabalhar imediatamente sobre essas medidas em uma nova resolução do Conselho de Segurança”, afirmou. Elbio Rosselli acrescentou que o teste foi “uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança”.
Segundo a Agência Sputnik Brasil, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou as declarações da Coreia do Norte — que, no início do dia, anunciou ter feito um teste bem-sucedido com uma bomba de hidrogênio — como “profundamente preocupantes” e “profundamente desestabilizadoras para a segurança regional”.
“Este teste mais uma vez viola numerosas resoluções do Conselho de Segurança (…). É também uma grave violação da norma internacional contra os testes nucleares”, conluiu Rosselli.

IBGE é autorizado a contratar 7,8 mil profissionais para pesquisas no país

IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está autorizado a contratar 7.825 profissionais temporários para que trabalhem com pesquisas econômicas e sociodemográficas em caráter temporário.

A autorização consta na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial da União (DOU) e é assinada pelo ministro do Planejamento, Valdir Simão.
De acordo com a publicação, são 25 vagas para supervisor de pesquisa por telefone, 7.500 para agente de pesquisa e mapeamento e 300 para agente de pesquisa por telefone.
O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que o prazo total não exceda ao limite máximo de três anos.
A contratação vai ocorrer por meio de processo seletivo simplificado e a remuneração dos aprovados para as funções será definida pelo IBGE.

Rio 2016 desiste de transporte grátis e cobrará R$ 25 por cartão diário

AAgoHxp
A promessa de oferecer transporte gratuito aos torcedores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 não será cumprida. A prefeitura lançou na última segunda-feira seu plano de mobilidade para o evento incluindo um cartão para integrar os modais municipais e estaduais com custo de R$ 25 por dia.
No último ano, o Comitê Organizador dos Jogos afirmou ter chegado a um acordo com os governos locais para oferecer gratuidades em ônibus, trens e metrôs para pessoas com ingresso dos eventos olímpicos. Nesta segunda-feira, a prefeitura anunciou o lançamento do Cartão de Transporte Olímpico, aceito em ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens, VLT e barcas, além dos teleféricos do Alemão e da Providência. Há três valores de recarga: R$ 25 por um dia, R$ 70 por três dias e R$ 160 por sete dias.
“Era um grande sonho do Rio ter um cartão que integrasse todos os modais de validade diária e não mais pelo controle de embarques. Esse é um desejo para uma cidade turística que recebe tantos visitantes e as Olimpíadas vão permitir essa primeira experiência, em que o cartão comercializado para o espectador olímpico dará direito a viagens ilimitadas em todos os modais municipais ou estaduais”, afirmou Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes do Rio.
O plano de mobilidade da cidade para os Jogos Olímpicos inclui ainda 260km de faixas prioritárias nas vias da cidade e a implantação de um aplicativo para os torcedores planejarem suas viagens. O software deve fornecer informações em tempo real sobre o transporte e fazer um planejamento automático de viagens levando em conta a origem e o destino selecionados. O aplicativo estará disponível em outros idiomas além do português.

Primeiras migrações de rádios AM para FM devem ocorrer até abril

radio-am-fm-dial
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse hoje (6) que as primeiras migrações de emissoras de rádio AM (modulação em amplitude) para FM (frequência modulada) devem ocorrer até abril deste ano. Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM, sendo que 1.385 já pediram para mudar de faixa. Ao todo, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016. As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a digitalização da TV no país.
“Esperamos que, no primeiro quadrimestre, vou colocar o prazo de abril, já tenhamos as primeiras emissoras com toda a documentação e o laudo técnico concluído e a gente faça as primeiras migrações de AM/FM no nosso país”, disse Figueiredo, durante o programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM. Ele lembrou que a migração de faixa não é obrigatória e que as emissoras de rádio AM que decidirem migrar para FM terão o direito de transmitir simultaneamente no canal antigo e na nova frequência por um período de até cinco anos.
“É, com certeza, um grande benefício para a população. Principalmente nas grandes cidades, onde temos a interferência das grandes construções, vamos ter a frequência modulada, ou seja, a FM, sendo um canal muito mais adequado e com qualidade indubitavelmente melhor de transmissão de voz.”
Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Os valores que cada emissora terá que pagar para fazer a mudança variam de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. A tabela, elaborada pelo Ministério das Comunicações, foi feita com base em critérios como índices econômicos e sociais e a população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Senado vai analisar projeto que prorroga prazo para municípios elaborarem planos de mobilidade urbana

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
A Política Nacional de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2012, deu três anos para que as cidades com mais de 20 mil habitantes elaborassem os Planos de Mobilidade Urbana. O prazo se esgotou em abril de 2015 sem que a maioria dos prefeitos tivesse cumprido a exigência legal.
Agora, a Câmara alterou a data limite para abril de 2018. A proposta de alteração (PL 7898/2014), aprovada pelos deputados no fim do ano passado, ainda depende da análise do Senado.

Quarta URSAP realiza reunião com coordenadores de endemias de 25 municípios do Seridó

Francielle Lopes – Diretora da 4.ª URSAP – Foto: Divulgação
Francielle Lopes – Diretora da 4.ª URSAP – Foto: Divulgação
A 4.ª Regional de Saúde – através do setor de endemias – estará realizando uma reunião com os coordenadores de endemias dos 25 municípios jurisdicionados a 4.ª URSAP, com objetivo de repassar a Nova Diretriz das Ações de Combate ao Aedes aegypti. Essa diretriz foi repassada pelo Ministério da Saúde à SESAP.
A reunião é uma extensão da reunião que foi realizada nesta segunda-feira, 04, pela SESAP através de sua Coordenadoria de Promoção à Saúde, que discutiu a situação do Rio Grande do Norte em relação aos casos de dengue, zika, chikungunya, infestação predial, municípios em estado de alerta, além da assistência aos usuários.

Chuvas banham região do no Alto Sertão do Estado e localidade rural atinge 240 milímetros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A população da região do Alto Sertão amanheceu feliz com as chuvas caídas que banharam vários municípios acalmando a aflição de muitos agricultores que sofriam com a falta d’agua.
Os pluviômetros registraram precipitações que variaram de 40 a 240 milímetros em diversas localidades rurais. Na sede do município de Cajazeiras, onde a chuva foi mais intensa registrou 72 milímetros. Já na comunidade rural denominada Sítio Almas choveu 240 milímetros, causando alagamentos em alguns trechos.
Informações oriundas de algumas comunidades rurais dão conta de que as chuvas registradas deixaram alguns açudes que estavam quase seco com um volume considerável e uns de pequeno porte até sangraram.
Na região, o município de Poço José de Moura choveu 40 milímetros, São João do Rio do Peixe (50), Santa Helena (70) e no Distrito de Várzea da Ema (130). Choveu bem também no centro sul do Ceará. No município de Icó no Ceará, a chuva alcançou 130 milímetros.
Numa localidade rural denominada Vaca morta, a chuva atingiu 200 milímetros. No início da semana, a região do distrito de Engenheiro Àvidos (Boqueirão) foi banhada com uma chuva de 128 milímetros. Diante das fortes chuvas foram verificados alguns transtornos e prejuízos.
Registro de chuvas em comunidades rurais em Cajazeiras: Zé Dias (103), Serrinha (130), Bálsamo (91), , Boqueirão (75), Calixto (105), Riacho Fundo (120).
O tempo permanece fechado podendo cair mais chuva a qualquer momento na região.

Nesta sexta-feira o Brasil comemora o Dia do Fotógrafo

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Brasil comemora em oito de janeiro o dia do fotógrafo. Para valorizar a categoria, uma proposta (PLC 64/2014) em análise no Senado regulamenta a profissão e estabelece que ela seja exercida por diplomados em cursos superior ou técnico.
Também poderá trabalhar profissionalmente quem já exerce a atividade por no mínimo dois anos. O tempo de serviço pode ser comprovado por recibos de pagamentos ou uma declaração de empresa do setor.
Segundo a Agência Senado, o projeto já aprovado na Câmara dos Deputados ainda beneficia professores, pesquisadores e fotógrafos de publicidade, entre outros profissionais que trabalham com fotografia.
O relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais, senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, argumentou que a medida busca valorizar a profissão e disse que muitos fotógrafos são reconhecidos por seu trabalho artístico.
Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que é jornalista, lembrou que além de registrar cenas cotidianas e familiares, estes profissionais testemunham momentos históricos no Brasil e no mundo, como protestos, rebeliões e guerras.
“Muitos profissionais tem fotos da história brasileira como os pés trocados do Jânio Quadros, quem não lembra desta foto, não sabendo para onde vai, né? Ou de um presidente civil aparecendo um militar atrás com um quepe na cabeça, do Getúlio sentado numa rede na Fazenda em São Borja. Então, estes profissionais, às vezes com uma fotografia, falam muito mais do que um texto por mais primoroso que seja, porque a imagem tem uma força extraordinária”, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS).
Outro projeto (PLC 141/2015) em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado que busca beneficiar a categoria acaba com a cobrança de impostos e contribuições na importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.

Morre o jornalista Jurandy Nóbrega aos 71 anos

Jurandy Nóbrega militou no jornalismo político de Paraíba, Pernambuco, Brasília e Rio Grande do Norte - Foto: Reprodução/Facebook
Jurandy Nóbrega militou no jornalismo político de Paraíba, Pernambuco, Brasília e Rio Grande do Norte – Foto: Reprodução/Facebook
O jornalista, radialista e publicitário Jurandy Nóbrega faleceu, na noite desta quinta-feira (7), aos 71 anos,  no Hospital da Unimed, em Natal. A morte foi confirmada pelo filho Ebenézer Brito da Nóbrega, por meio de uma publicação em seu perfil no facebook. De acordo com a postagem, o jornalista estava internado desde o dia 28 de dezembro, por problemas renais e hepáticos.
“Vai um grande homem que sempre me espelhei e tirei ensinamentos importantes na formação da minha personalidade. Um profissional que fez estória no jornalismo político do RN. Tenho orgulho de ser seu filho. Descanse em paz meu querido, meu velho, meu AMIGO!”, publicou o filho.
Jurandy Nóbrega militou no jornalismo político de Paraíba, Pernambuco, Brasília e Rio Grande do Norte. Foi funcionário da Tribuna do Norte, do Jornal de Natal, da Gazeta do Oeste, do vespertino O Jornal de Hoje e ainda passou pelas redações dos jornais associados O Norte, de João Pessoa; Correio Braziliense e Diário de Natal.
Trabalhou também nas rádios Espinharas, de Patos-PB; Borborema, de Campina Grande-PB; Nacional e Planalto, de Brasília-DF; e, em Natal, nas rádios Poty, Tropical e Cidade.
A Tribuna do Norte destacou que no ano passado, Jurandy Nóbrega foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em comemoração ao Dia do Jornalista.

Universidades públicas do RN abrem 11,2 mil vagas

Os candidatos que pretendem buscar vagas em universidades públicas do Rio Grande do Norte através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir as opções no site do Ministério da Educação. No Estado, estão disponíveis 11.204 vagas de graduação nas instituições públicas de ensino na capital e interior. Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que as notas do Enem, feito em outubro do ano passado, serão divulgadas hoje (8).
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é que a disponibiliza mais vagas. Ao todo, serão 6.898 postos a serem ocupados pelos estudantes. A maior parte está em Natal, onde 5.903 novos estudantes poderão ocupar as cadeiras da instituição. Há vagas também para Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz.

STF autoriza quebra de sigilo bancário e fiscal de Eduardo Cunha

Sem título
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sua esposa, Cláudia Cruz, e sua filha, Danielle Dytz da Cunha, além de pelo menos três empresas ligadas à família. Zavascki é relator da Operação Lava-Jato no STF e atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o período de análise será entre 2005 e 2014. Cunha e seus familiares estão sendo investigados pelo Supremo por supostas contas secretas no exterior, abastecidas com recursos de desvios de dinheiro da Petrobras.
A intenção da quebra de sigilo é obter detalhes da movimentação financeira do deputado e do possível uso irregular de empresas como Jesus.com, C3 Produções e Rádio Satélite, que atuam na área de Comunicação. Investigadores apontam que as contas mantidas em um banco suíço teriam repassado dinheiro para uma das companhias.

Quase 20 cidades do Rio Grande do Norte estão em colapso de abastecimento

noticia_135289
A situação dos reservatórios de água do Estado é preocupante, de acordo com o último levantamento feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), realizado em dezembro do ano passado, 17 cidades estão em situação de colapso de abastecimento, e outras 74 estão enfrentando rodízio no fornecimento de água.
De acordo com os números da companhia, dos 17 municípios que estão em situação de colapso, 11 são da região do Alto Oeste e outros 6 do Seridó. O Portal No Minuto destacou que entre as cidades afetadas estão: Acari, Antônio Martins, Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Martins e Cerro Corá.
Já em relação às cidades que enfrentam rodízio de fornecimento de água, 23 delas são da região do Alto Oeste, 11 da Agreste, 12 da região Central, 13 da região Oeste e 15 do Seridó.
Confira a lista de municípios que enfrentam rodízio de abastecimento:
Afonso Bezerra; Água Nova; Almino Afonso; Alto do Rodrigues; Angicos; Assu; Barcelona; Bodó; Caiçara de Rio do Vento; Caicó; Campo Grande;  Carnaúba dos Dantas; Carnaubais; Coronel João Pessoa; DR. Severiano; Encanto; Espírito Santo; Fernando Pedrosa; Florânia;  Timbaúba dos Batistas; Jardim de Piranhas; Francisco Dantas; Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; Ipueira; Itaú; Janduís; Jardim de Angicos; José da Penha; Jucurutu; Lagoa de Velhos; Lagoa Nova; Lajes; Lucrécia;  Macau; Marcelino Vieira; Messias Targino; Olho d´água dos Borges; Ouro Branco; Paraú; Parelhas; Passagem; Patu; Pau dos Ferros; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pendências; Portalegre; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; Riachuelo; Rodolfo Fernandes; Ruy Barbosa; Santa Maria; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Fernando; São Francisco do Oeste; São João do Sabugi; São José do Seridó; São Paulo do Potengi; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Severiano Melo; Taboleiro Grande; Tenente Laurentino; Triunfo Potiguar; Umarizal; Venha Ver e Viçosa.

Greve de médicos peritos do INSS completa quatro meses

noticia_135261
A greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completou quatro meses essa semana e já é a paralisação mais longa da categoria. As negociações com o governo não avançaram nos últimos dias e não há previsão para o término da greve, de acordo com o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso.
Entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica com retorno da exclusividade da carreira médica pericial.
Cardoso disse que as negociações entre o governo e a categoria estão paralisadas. “Aparentemente, o governo está usando a estratégia de cansar os peritos. Mas estão sacrificando a população junto. É a greve mais longa da perícia do INSS como um todo. Infelizmente precisamos manter essa greve por conta de um governo que não negocia e não quer negociar”, disse.
O INSS estima que 1,3 milhão de perícias não tenham sido realizadas desde o dia 4 de setembro do ano passado, quando a paralisação foi iniciada. Nesse período, 910 mil perícias foram feitas. Já a estimativa da ANMP é que 2 milhões de perícias tenham deixado de ser realizadas. A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.

OIM: 46 desaparecidos ou mortos no Medierrâneo em 2016

Grupo de refugiados chegam à ilha grega de Lesbos (30 de setembro de 2015) Foto: Acnur/Achilleas Zavallis
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
Na primeira semana do novo ano, o Projeto Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para Migrações, OIM, informou relatos de 46 migrantes ou refugiados mortos ou desaparecidos no Mediterrâneo.
As maioria deles estava a bordo de duas embarcações que naufragaram próximo à costa da Turquia na terça-feira.
Números Altos
Segundo a agência parceira da ONU, o número já representa mais da metade das fatalidades relatadas em todo o mês de janeiro do ano passado e mais mortes do que as registradas nos primeiros três meses de 2014.
Um funcionário da OIM na Turquia, Emrah Guler, disse que as autoridades turcas afirmaram ter encontrado os corpos de 34 pessoas, incluindo três crianças, em dois locais na costa do Mar Egeu.
As vítimas aparentemente tentaram chegar à ilha grega de Lesbos. Não se sabe ainda com certeza quantas embarcações foram envolvidas ou quantas pessoas estavam a bordo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Confrontos da 2ª fase da Copinha estão definidos

Maior vencedor da Copinha, Corinthians luta pelo 10º título neste anoFoto: Denny Cesare/Codigo19/Folhapress

Esta quinta-feira marcou o fim da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com isso, os duelos da próxima etapa da competição já estão definidos.

Entre as surpresas dessa fase estão as ausências de times como o Atlético-MG, que foi superado pelo Desportiva Paraense, e da Portuguesa, que ficou em último no grupo de Goiânia e Brasília.

A segunda fase já começa nesta sexta-feira, com duelos como Juventude x Atlético-PR, Criciúma x Internacional e Primavera x Fluminense. Veja todos os duelos:

Juventude x Atlético-PR
Sport x Tanabi
Vila Nova x Linense
Botafogo x Mirassol
Cruzeiro x Noroeste
Coritiba x Marília
Santos x Ceará
Joinville x Confiança
São Carlos x Rio Claro
Criciúma x Internacional
Corinthians x Paysandu
Guarani x Botafogo-PB
Água Santa x Avaí
Primavera x Fluminense
Ponte Preta x Ituano
Grêmio x Desportivo Brasil
São Paulo x Taboão da Serra
Figueirense x Audax
Vitória x ABC
São Bernardo x Rondonópolis
Taubaté x Araxá
Desportiva Paraense x Bahia
Goiânia x Red Bull
Flamengo x Brasília
Sampaio Corrêa x Santo André
Flamengo-SP x Palmeiras
Vasco x América-MG
Juventus x São Raimundo-RR

ONU quer livre acesso humanitário em regiões sitiadas na Síria

O Ocha afirmou que 4,5 milhões de pessoas vivem em áreas de difícil acesso na Síria. Foto: Acnur/ B. Diab
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
A ONU pediu esta quinta-feira a todos os lados envolvidos na guerra na Síria que permitam o acesso humanitário a 400 mil pessoas que vivem em regiões sitiadas ou de difícil alcance.
O pedido foi feito pelos coordenadores residente e regional do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, no país, Yacoub El Hillo e Kevin Kennedy.
Fome
Essas pessoas estão em áreas como Deir Ez-Zor, Daraya, Foah e Kafraya. O Ocha informou que no ano passado apenas 10% dos pedidos para a entrega de ajuda humanitária nessas regiões foram aprovados.
Segundo a agência da ONU, muitos estão morrendo de fome nessas áreas ou são assassinados quando tentam fugir. Nesta última terça-feira, um homem morreu de fome na região e sua família de cinco pessoas sofre de desnutrição severa.
Resposta Humanitária
O Ocha afirmou que 4,5 milhões de pessoas vivem em áreas de difícil acesso na Síria e os conflitos no país continuam impedindo a resposta humanitária. A liberdade de movimento é restrita por causa de soldados e grupos armados e também pelas minas terrestres colocadas na região.
A cidade de Mandaya, por exemplo, onde 42 mil pessoas estão isoladas, recebeu um comboio de ajuda humanitária pela última vez em outubro do ano passado. Alguns civis foram retirados da área em dezembro por razões médicas.
A ONU agradeceu ao governo sírio por permitir o acesso a três regiões sitiadas e está preparando a entrega de ajuda humanitária que deve ser feita nos próximos dias.

Homem suspeito de estuprar duas crianças é morto durante rebelião em presídio da Paraíba

Reprodução/ Paulo Costa
PM conteve à rebelião
Um homem, 53 anos, que estava preso sob a acusação de estuprar duas crianças, 3 e 6 anos, foi assassinado na manhã desta quinta-feira (7), durante uma rebelião no Presídio Romero Nóbrega, na cidade de Patos, no Sertão do estado.
Segundo o major Sérgio Fonseca, chefe do Sistema Penitenciário da Paraíba, o detento assassinado chegou na unidade nessa quarta-feira (6). “Ele estava preso suspeito de estuprar duas meninas. Quando apenado chegou na unidade, os presos não se manifestaram, conforme informou à direção. Hoje (7), durante o banho de sol, os presos assassinaram o detento”, disse.
Ainda de acordo com o major, os presos atearam fogo em colchões. A rebelião foi controlada com a chegada das forças de segurança. “Acreditamos que os presos incendiaram os colchões para dificultar a autoria do assassinato. Entretanto, a inteligência do sistema penitenciário já está trabalhando para identificar a autoria”, avisou.
O Portal Correio destacou que viaturas do Samu, Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estiveram no presídio. Até as 09h40, o corpo do apenado ainda estava dentro do presídio à espera da perícia da Polícia Civil.

Chuva de 200 milímetros é registrada no sertão da Paraíba

Após enfrentar uma temperatura muito elevada nos últimos dias, a região do sertão do estado foi banhada por fortes chuvas que chegaram a atingir em determinados locais a marca de 200 milímetros. 

No município de Cajazeiras, a chuva caída durante toda a noite de quinta-feira até a manhã de sexta-feira atingiu 170.4 milímetro conforme dados do escritório da Emater. 

Informações dão conta que numa localidade rural denominada Vaca morta, a chuva atingiu 200 milímetros. No início da semana, a região do distrito de Engenheiro Àvidos (Boqueirão) foi banhada com uma chuva de 128 milímetros. Diante das fortes chuvas foram verificados alguns transtornos e prejuízos. 

Segundo o Portal CZN, o abastecimento d’água do município ficou prejudicado pela falta de energia elétrica na Estação de Tratamento localizada em Boqueirão. Na sede do município, a falta de energia ocorreu durante a madrugada e até a manhã de sexta-feira (21) em boa parte da cidade. Uma parte do muro da Escola Estadual Dom Moisés Coelho localizada no centro caiu durante a chuva. 

O açude de Boqueirão amanheceu com o volume de 105.264.200m³, sendo que a tomada d’água no momento é de 1.633.200m³ de água, porem, este volume ainda pode aumentar devido à intensidade da precipitação pluviométrica que foi superior aos 120 milímetros.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ousado: jonal afirma que busca por Messi é o primeiro pedido de Guardiola à diretoria do City

Apesar de ainda não ter confirmado seu destino após o fim da temporada, Guardiola deixou o a imprensa europeia ainda mais agitada ao anunciar na última terça-feira que quer trabalhar na Inglaterra. A versão de que o técnico já tem um acordo com o Manchester City - noticiada há alguns meses - ganhou ainda mais força, e alguns veículos já falam até mesmo sobre a montagem do time. O "Daily Express", por exemplo, diz nesta quarta que Messi é o primeiro pedido de Pep à diretoria.

O jornal inglês afirma que o treinador já solicitou ao City que faça uma reunião com Messi para explicar o projeto do clube nos próximos anos, com Guardiola no comando. O treinador acreditaria que sua presença possa ser um atrativo para convencer o argentino a mudar de ares, depois de explodir para o mundo do futebol sob seu comando no Barcelona, há sete anos.
A publicação afirma que a estratégia já teria sido usado por Guardiola em sua chegada ao Bayern de Munique, sem sucesso. Entretanto, o City teria alguns diferenciais: o potencial econômico para contratar, a oportunidade de jogar na badalada Premier League, o fim dos problemas com a rigorosa Receita espanhola e até mesmo a presença de Agüero, seu amigo pessoal.
Apesar dos intensos rumores que o ligam ao City, Guardiola garantiu em entrevista coletiva na última terça que "não há nada certo" com relação ao seu futuro, embora tenha admitido uma proposta de trabalho na Inglaterra. Com contrato com o Bayern até o fim da atual temporada, o espanhol também seria alvo do Manchester United, que tem Louis van Gaal sob ameaça nas últimas semanas.

Acusado de estuprar irmã consegue habeas corpus, tenta fugir, mas acaba preso

Reprodução
Delegacia de Guarabira
O homem acusado de estuprar a irmã de 11 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (6), em uma área rural que fica entre as cidades de Guarabira e Pirpirituba, no Agreste da Paraíba, a cerca de 100 km de João Pessoa.

Segundo o Portal Correio, o delegado Wallber Virgolino informou que ele estava respondendo ao processo em liberdade após conseguir um habeas corpus, mas estava foragido desde que foi condenado, este ano.

Segundo o delegado, a polícia recebeu informações sobre a localização e o prendeu. O jovem, que tem 26 anos, foi levado para a Central de Polícia de Guarabira

Conselho de Segurança condena teste nuclear nortecoreano

Embaixador do Uruguai, Elbio Rosselli. Foto: ONU/Rick Bajornas
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Conselho de Segurança condenou o teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte esta quarta-feira durante reunião de emergência.
A declaração foi feita pelo presidente do Conselho, embaixador uruguaio Elbio Rosseli. O Uruguai ocupa a presidência rotativa do órgão pelo mês de janeiro.
Ameaça
Rosseli afirmou que os 15 Estados-membros "condenaram de forma veemente o teste, que representa uma violação clara de quatro resoluções do Conselho de Segurança adotadas desde 2006 e ao regime de não-proliferação de armas.
O Conselho declarou que o teste significa que "continua existindo uma ameaça à paz e à segurança internacionais".
Os países integrantes do Conselho de Segurança "expressaram ainda determinação acordada anteriormente para adotar medidas significativas no caso de a Coreia do Norte realizar outro teste nuclear", como aconteceu agora.
O embaixador uruguaio afirmou que seguindo essa diretriz e a gravidade da violação, os Estados-membros vão começar a trabalhar imediatamente nessas medidas numa nova resolução do Conselho de Segurança.

Conselho de Segurança faz reunião de emergência sobre Coreia do Norte

Yukiya Amano. Foto: Aiea/Dean Calma
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Conselho de Segurança realiza esta quarta-feira reunião de emergência para discutir o teste com bomba de hidrogênio anunciado pela Coreia do Norte.
O país disse ter feito com sucesso o primeiro teste com uma miniatura da bomba H, que é muito mais poderosa do que uma bomba atômica.
Violação
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, Yukiya Amano, afirmou que se confirmado, isso representa uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança e é "profundamente lamentável".
Amano pediu que a Coreia do Norte implemente todas as resoluções adotadas pelo Conselho e pela Aiea.
Segundo ele, a agência da ONU continua pronta para ajudar numa solução pacífica da questão nuclear nortecoreana. A meta é retomar o sistema de verificação das atividades nucleares do país assim que for alcançado um acordo entre todas as nações envolvidas nesse processo.
Ameaça
O chefe da Comissão sobre o Tratado de Proibição de Testes Nucleares, Ctbto, Lassina Zerbo, afirmou que "as estações de monitoramento detectaram um evento sísmico incomum na Coreia do Norte".
Segundo ele, o local é o mesmo onde foi realizado outro teste em fevereiro de 2013.
Zerbo disse que "se confirmado como um teste nuclear, a ação representa uma grave ameaça à paz e à segurança internacionais".
Ele pediu ao governo nortecoreano que não realize mais testes e que assine, junto com outros 183 países, o Tratado de Proibição de Testes Nucleares.
O tratado proíbe todas as explosões nucleares. O documento vai entrar em vigor assim que for assinado e ratificado pelos oito países restantes com tecnologia nuclear: China, Egito, Coreia do Norte, Índia, Irã, Israel, Paquistão e Estados Unidos.

Ban condena e exige fim das atividades nucleares na Coreia do Norte

Ban Ki-moon em declarações a jornalistas. Foto: ONU/Mark Garten
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
O secretário-geral da ONU condenou o teste nuclear subterrâneo anunciado pela Coreia do Norte nesta quarta-feira e chamou a ação de "profundamente preocupante".
Ban Ki-moon exigiu que o país "interrompa quaisquer outras atividades nucleares e cumpra suas obrigações para que o processo possa ser verificado".
Segurança Regional
Falando a jornalistas na sede da ONU, em Nova York, o secretário-geral declarou que este teste "mais uma vez viola diversas resoluções do Conselho de Segurança, apesar do pedido conjunto da comunidade internacional para a interrupção de tais atividades".
Ban afirmou que o ato é também uma "grave contravenção" da norma internacional contra testes nucleares.
Desestabilizador
Para ele, a ação é "profundamente desestabilizadora para a segurança regional e prejudica gravemente as ações internacionais de não-proliferação".
Ban afirmou que a ONU está monitorando e avaliando os acontecimentos em cooperação com organizações internacionais da área, incluindo a Comissão sobre o Tratado de Proibição de Testes Nucleares, Ctbto, e partes interessadas.
Antes de falar com a imprensa, o secretário-geral se reuniu com seus principais acessores para discutir o assunto.
No fim da manhã desta quarta-feira, o Conselho de Segurança inicia consultas a portas fechadas sobre a questão.

Unama condena ataques do Talebã que mataram 5 civis em Cabul

Vista aérea de Cabul, Afeganistão. Foto: Unama/Ari Gaitanis
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão, Unama, condenou a onda de bombardeios em áreas civis em Cabul pelo Talebã nos primeiros dias no novo ano.
O grupo assumiu a responsabilidade por três diferentes ataques suicidas usando explosivos improvisados na capital afegã entre 1º e 4 de janeiro. As ações mataram cinco pessoas e deixaram pelo menos 56 feridas.
Crianças
As vítimas foram mortas ou feridas enquanto faziam atividades cotidianas em suas casas, restaurantes, lojas, escritórios ou em ruas movimentadas.
Entre elas estavam 10 crianças e nove mulheres. Quatro funcionários civis da ONU também ficaram feridos.
Medo
O vice-representante especial do secretário-geral no Afeganistão e chefe em exercício da Unama, afirmou que o uso de explosivos em áreas civis continua a causar "danos extremos" a mulheres, crianças e homens afegãos.
Mark Bowden ressaltou ainda que a "perda de vida, mutilação, destruição de casas, negócios e propriedades e medo generalizado" são "consequências reais de ataques suicidas em áreas urbanas".
Ano Novo
Segundo a Missão da ONU, no 1º dia do ano, o Talebã atacou um restaurante, matando dois civis e ferindo 18. Na segunda-feira, dois ataques suicidas realizados pelo grupo em local próximo ao Aeroporto Internacional de Cabul mataram três civis e deixaram 38 feridos.
O segundo ataque da segunda-feira ocorreu em uma área densamente populada, destruindo ou danificando mais de 80 residências e lojas.
Houve ainda uma bomba magnética presa a um carro que explodiu na noite de terça-feira na área de Wazir Akbar Khan, na capital afegã.
Lei Internacional
A lei humanitária internacional proibe explicitamente ataques a civis e exige que todas as partes cumpram suas obrigações legais para evitar danos a civis.
Segundo a Unama, os ataques ocorreram em momento em que muitas afegãos tinham esperança de uma retomada do diálogo para paz no país.
A Missão da ONU ofereceu condolências às famílias dos que morreram nos incidentes e deseja pronta recuperação aos feridos.
Em fevereiro, a Unama vai divulgar seu relatório anual sobre vítimas civis no Afeganistão em relação ao ano de 2015.