Após a promessa de mil a mais nos concursos PF e PRF, o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que serão 625 vagas em cada corporação para a chamada de remanescentes. Os convocados farão parte de um novo CFP que deve acontecer ainda este ano.
O presidente confirmou a informação nesta terça-feira, 3, em conversa com apoiadores e com a imprensa no Palácio da Alvorada.
"Hoje foi acertado mais 625 vagas para cada força (PF e PRF). Foi o que deu para fazer. Os demais terão outra oportunidade, talvez esse ano ainda acabando as eleições", disse o presidente.
O presidente foi questionado sobre o decreto que embarreirava a convocação de excedentes e respondeu:
"Tudo o que eu podia fazer eu fiz. Vocês já são considerados excedentes."
Bolsonaro voltou a enfatizar para os aprovados que ambas as polícias são lucrativas e que por isso havia tentado um número maior e deseja contar com mais pessoal no quadro das corporações.
Na última segunda, 2, o presidente ligou para o ministro Anderson Torres e pediu para que tentasse a convocação de mais mil em cada, totalizando 2 mil novas vagas. No entanto, este quantitativo, pelo visto, não foi possível. O próximo passo é a publicação do decreto no Diário Oficial da União.
Para solicitar o aumento das vagas, o presidente mencionou a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN). Na conversa com o Anderson Torres ele ainda deixou evidente a possibilidade de formar essas novas turmas ainda em 2022.Em abril, Bolsonaro já havia conversado com apoiadores e sinalizado que tinha acertado chamar mais mil, sendo 500 em cada polícia.
"O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse Bolsonaro.
Tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Rodoviária Federal já realizam curso de formação das primeiras turmas e, inclusive, já tiveram as suas primeiras formaturas de aprovados podendo tomar posse nos cargos.
A PRF, inclusive, anunciou um novo CFP com vagas remanescentes. Elas sobraram da primeira turma, que já foi concluída, de alunos não aprovados ou desistentes. Esses novos já estão em formação. O curso acontece de abril até 29 de junho de 2022.
Editais dos concursos PF e PRF ofertam 1.500 vagas cada
Divulgados em janeiro de 2021, os editais dos concursos PF e PRF oferecem 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Já na época do lançamento do edital, Bolsonaro prometeu chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia.
+ "Concursos serão atendidos", afirma ministro Paulo Guedes
No concurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal. A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.
Os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
- Agente de polícia - 893 vagas
- Escrivão de polícia - 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
- Delegado de polícia - 123 vagas.
Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário