Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Forró é atração no Bairro Boa Passagem

O Presidente do Conselho Comunitário do Bairro Boa Passagem, Netão realiza neste sábado, a partir das 22 horas, uma festa com animação do Forró Suado e Trio Vênus. Durante o dia, o Presidente Netão realizou o Dia de Cidadania na Praça da Boa Passagem e a Corrida de Jegues, inclusive com um grande público. 


Festa do Brega na Zona Norte neste sábado

O 2.° Caicó Brega será atração neste sábado, a partir das 22 horas, no Galego Casa Show, no Bairro Alto da Boa Vista, em Caicó. As atrações são: Luiz Brega, Dão Amado, Ademir e Damião Demétrio. 

PR fortalece base eleitoral de São Gonçalo visando 2012

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou do ato de filiação do Partido da República (PR) que aconteceu no município na tarde deste sábado (27). O evento reuniu lideranças políticas de vários partidos, vereadores da base aliada como Nino, Barão e Nonato Queiroz, novos filiados, além do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, o deputado estadual George Soares, o prefeito de Ceará Mirim, Antônio Peixoto, e o presidente regional da legenda, o deputado federal João Maia.

Na ocasião foi lançado o PR Jovem de São Gonçalo que tem como presidente Michael Moreira o site do PR Jovem www.prjovem.com. “Todos os jovens do município estão aqui partilhando do mesmo sentimento de gratidão, pela grande administração que o PR está fazendo em São Gonçalo, através do prefeito Jaime Calado, principalmente pelos investimentos na educação do nosso povo”, destacou Michael.

Entre os novos 51 filiados destacam-se nomes como Edson Bacurau, Lió, Clóvis Barbosa, Marizaldo Sena, Umila Moraes, Arlete Paiva, o radialista Riva Júnior, Francisca Siqueira, Valda Siqueira, Tico da Água, Liro do Campo, que até pouco tempo integravam outros partidos. “Foi muito difícil sair do PMDB que eu passei minha vida toda, mas agradeço por que aqui fui muito bem recebido. Estou chegando ao PR consciente de que vamos somar forças para reeleger Jaime, esse homem que está fazendo uma gestão comprometida com a melhoria de São Gonçalo”, declarou Bacurau.

Para João Maia o ato de filiação é um momento importante e de chamamento. “Estou aqui hoje satisfeito por que vejo em Jaime um gestor comprometido e de credibilidade. Isso mostra que o PR está contribuindo para o desenvolvimento deste município. No momento em que São Gonçalo recebe um aeroporto de grande porte o nosso partido recebe os novos filiados para somar”, enfatizou.

Jaime também saudou os novos filiados da legenda. “Nós temos um compromisso com a melhoria de São Gonçalo e cada conquista não é apenas minha, mas de todos nós. Digo aos novos filiados que vocês escolheram um partido de pessoas que pensam, planejam e fazem, e ainda mais, um partido de fé, esperança e amor”, disse Jaime.

Por Marcos Dantas 

Diocese de Caicó promove Congresso de Catequese neste final de semana

A Diocese de Caicó realiza neste sábado (27) e domingo (28) o Congresso Diocesano de Catequese, tendo como tema “Catequista, sinal de amor”. O evento será coordenado pela Irmã Maria de Jesus, tendo como assistente espiritual o padre Fabiano Dantas e o articulador Andrey Jonathon.

Programação:
Sábado (26)
16h: Acolhida dos catequistas no Centro Pastoral Dom Wagner;
19h: Missa de abertura na Igreja de São José;
20h40: Deslocamento para o pátio interno do Colégio Diocesano;
21h: Jantar de confraternização pelo dia do Catequista;
23h: Caminhamento para as respectivas hospedagens.

Domingo (27)
7h: Acolhida e café no Centro Pastoral Dom Wagner;
8h: Início dos trabalhos no salão de eventos do CDS, ao lado da Igreja de São José.
8h15: Apresentação do grupo da cidade de Jardim do Seridó;
9h30: Pregação com o padre Fabiano;
10h40: Intervalo
11h: Dinâmica avaliativa com a Equipe Diocesana de Catequese;
12h: Almoço de Encerramento no Centro Pastoral Dom Wagner.

Amadora em Portugal acessa o blog do Paulo Júnior

Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com 175 872 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa em Portugal.[1] É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, com apenas 23,77 km² de área mas 172 110 habitantes (2008), subdividido em 11 freguesias

O município é limitado a nordeste pelo município de Odivelas, a sueste por Lisboa, a sul e oeste por Oeiras e a oeste e norte por Sintra.


A Amadora é o município com mais elevada densidade populacional do país.

A Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens.

Santana no Amapá também acessa o blog do Paulo Júnior

Agradecemos aos internautas da cidade de Santana, no Amapá que acessam o blog do Paulo Júnior. Conheça mais sobre a cidade de Santana.

Santana teve início do agrupamento populacional em Ilha de Santana, localizada em frente, à margem esquerda do rio Amazonas, em 1753. Os primeiros habitantes eram moradores portugueses e mestiços vindos do Pará, além de índios Tucuju, comandados pelo desbravador português Francisco Portilho de Melo, que evadiu-se para esta região fugindo das autoridades fiscais paraenses em razão do comércio clandestino de escravos e metais.
Em 1956, foram descobertas jazidas de manganês na cidade, e isso fez com que aumentasse a população da região. Posteriormente, foi construída a ferrovia Santana - Serra do Navio, o que também ajudou para que a cidade se tornasse mais populosa. No dia 17 de dezembro de 1987, Santana se tornou um município.
O nome Santana é homenagem a padroeira do lugar, Santa Ana, mãe de Maria Santíssima Atualmente a cidade possui aproximadamente 100.000 habitantes e fica distante da capital Macapá 30 km.
Economicamente a cidade se destaca no setor primário pela a criação de gado bovino, bubalino e suíno, a atividade pesqueira e a extração da madeira, além da venda de produtos tipicamente nortistas; e a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana - ALCMS.
Os principais eventos da cidade são: a festa de Santa Ana, em 27 de julho, o Santana na Roça, no período das festas juninas, o festejo do Divino Espírito Santo em 2 de janeiro e em 29 de junho os festejos em louvor à Mãe de Deus.
Mapa de localização dos municípios de Macapá e Santana.
                  Foto aérea da cidade de Santana no estado do Amapá na região norte do Brasil.
                                  Foto aérea do porto da cidade de Santana no estado do Amapá.

                                              Porto da cidade de Santana no estado do Amapá, Brasil.

    Navio sendo carregado no porto de Santana cidade do estado do Amapá na região norte do Brasil.

PMN pretende formar bancada na Câmara Municipal

Fortalecimento da militância e a formação de uma bancada de vereadores em Natal foram as temáticas que nortearam o Encontro Municipal do PMN, realizado nesta manhã no salão Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa do RN.

O Encontro contou com a presença de centenas de filiados, amigos e simpatizantes do PMN, entre eles o ex-vereador Renatos Dantas (PMN), o deputado Rogério Marinho (PSDB), Joanilson de Paula Rego (PSC), Sergio Andrade (PP), Jacó Jácome (coordenador de Juventude do RN), o médico Arnóbio Pacheco, além de dezenas de pré-candidatos a vereadores em Natal e de diversas cidades do interior do estado.

Para o ex-vereador Renato Dantas a volta ao partido acontece por acreditar que o este é um novo PMN. Dantas se diz motivado como um soldado e quer lutar para melhorar a vida do povo de Natal.

A juventude também esteve presente e foi representada pelo coordenador executivo de Juventude do Governo do Estado, Jacó Jácome. Para Jacó a “juventude é muito mais que uma época de transição, é a juventude que conquista novos direitos, luta pela execução dos que já existem e forma o futuro, assim como no passado fizeram os cara- pintadas”.

O presidente do partido, deputado Antônio Jácome, declarou que o PMN está renascendo nas pequenas bases e está sendo formado sem alardes e holofotes, mas priorizando a união, a igualdade e o respeito a todos os filiados, seja detentor de mandato ou não.

Sede estadual:
Rua São José, 1997, Lagoa Nova – Natal RN (84) 2010-7295
Assessoria de Comunicação Gabinete Dep. Antônio Jácome
Suzy Noronha

De virada, Botafogo vence o Fluminense e entra na briga pelo título do Brasileirão

Os jogadores do Botafogo comemoram o gol da virada  
O Botafogo está mais vivo do que nunca na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Fluminense, de virada, por 2 a 1, neste sábado, no Engenhão. Os gols da partida foram marcados por Elkeson e Lucas para os alvinegros, enquanto Fred descontou para os tricolores.


Com essa vitória, o time do técnico Caio Júnior sobre para terceira colocação, com 34 pontos, há apenas três do líder Corinthians. Já a equipe comandada por Abel Braga, permanece com 25 pontos na nona posição. 

Na próxima rodada, a primeira do returno, o Botafogo recebe o Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão. Já o Fluminense, por sua vez, enfrenta o São Paulo, na quarta-feira, às 21h50, no Morumbi.

O Botafogo começou melhor o primeiro tempo e, comandado por Elkeson (outro que fez uma grande atuação foi Renato), chegou algumas vezes com perigo ao gol tricolor. Aos 6, o camisa 9 do Glorioso cobrou falta e Cavaleiri espalmou. Três minutos depois, Maicosuel fez fila na entrada da área, tocou para Loco Abreu, que chutou para fora. Aos 20, Elkeson entrou na área, chutou cruzado e Loco Abreu não alcançou.
A equipe dirigida por Abel Braga reagiu e também assustou. Cartlinhos entrou na área, e hutou e a bola bateu na zaga, aos 27. Em seguida, Lanzini (até então apagado em campo) recebeu sozinho na área, mas chutou por cima. Aos 32, Lanzini lançou Fred, que dominou e Jéfferson tirou o perigo. 


Aos 37, Márcio Rosário não se entendeu com Cavaleiri, Loco Abreu roubou a bola, driblou o goleiro, mas o zagueiro se recuperou, tirando perigo. 


No segundo tempo, o Fluminense abriu o placar aos 10. Fred aproveitou escanteio cobrado da esquerda, subiu antes de Herrera e, de cabeça, marcou o gol. 


Mas o Flu nem teve tempo para comemorar. No minuto seguinte, Elkeson recebeu na área, driblou Márcio Rosário e tocou na saída de Cavalieri. 


Aos 18, Jéfferson pegou a bola na área e lançou Loco Abreu, ainda no campo de defesa. O atacante saiu em disparadae foi avançando, sem marcação. Ele esperou Lucas se aproximar, e lançou o lateral na área. O camisa 2 dominou e chutou cruzado, virando o placar.
No minuto seguinte, Abel Braga tirou Diogo e colocou Martinuccio. Mas a substituição não surtiu efeito e as melhores chances continuaram sendo do Botafogo. Fonte: O Globo


Foto: Cezar Loureiro
O Globo

BREGÃO DA BONITA É ATRAÇÃO HOJE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Banco do Brasil terá que cumprir a Lei das Filas

O Branco do Brasil terá que dispor de pessoal suficiente para que o atendimento seja oferecido aos seus clientes em, no máximo, 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera ou após feriado prolongados. Dessa forma, o Tribunal de Justiça do RN reconheceu a constitucionalidade da Lei nº 5.054/98 – Lei das Filas – e que compete ao município legislar sobre assuntos de interesse local, como determina a Constituição Federal de 1988.

No processo, o Banco do Brasil argumentou que o Município não poderia legislar sobre entidade que possui filiais em outras localidades, cujo sistema é nacionalmente integrado e essencial ao funcionamento, como legislou o Município Apelado na Lei nº 5.054/98, alterada pela Lei nº 5.671/2005 e disse ainda que, diante do artigo 170 da Constituição Federal, não seria razoável a intervenção legal da Administração Pública no modo de operação das atividades dos bancos.

Mas a decisão do Desembargado Amaury Moura Sobrinho confirmou a sentença proferida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal. 

“Depois de estudar os autos, considero que o Município do Natal respeitou a sua competência constitucional para legislar, conforme artigo 30, I e II. (…) é evidente que a legislação tratou sobre assunto de interesse local, bem como buscou prestigiar o princípio da defesa do consumidor, consagrado no artigo 170, V, da Constituição Federal. Noutro passo, não vejo violação do princípio da isonomia, pois o legislador municipal tratou com isonomia as instituições bancárias dentro de suas especificidades”, disse o Desembargador em sua decisão.

PROCESSO Nº 2011.005872-0
Fonte: TJRN

Sucessão em Jardim de Piranhas: Antonio Macaco e João Maia fecham chapa em definitivo em Brasília

O prefeito de Jardim de Piranhas, Antonio Macaco (PDT), já retornou de Brasília (DF). Lá, ele foi recebido em audiência pelo ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB) e pelo senador José Agripino Maia (DEM). Tratou de assuntos administrativos.
 
Antonio também teve um encontro com o deputado federal seridoense João Maia (PR). Acertaram em definitivo os ponteiros em relação à sucessão municipal. Também esteve presente o empresário cearense Rogério Couro Fino. A chapa para prefeito está formada e imexível:


Rogério Couro Fino – Prefeito
Galbê Maia – Vice-prefeito.

Confira os preços e locais das vendas das senhas do show da musa Paula Fernandes em Caicó

Os preços do 1º lote promocional que vai até o dia 31 de agosto são os seguintes:
R$ 60,00 reais Inteira e R$ 30,00 reais meia.

R$ 80,00
reais a área Vip.

São encontradas na Vídeo Master Locadora e Farmácia Barra Nova.
R$ 400,00 reais a mesa para quatro pessoas.

As mesas estão sendo vendida na recepção da Rádio Rural de Caicó AM.

Local da festa: AABB

Data:
22 de Setembro
- Os portões do clube serão abertos às 19 horas. A festa começa às 21 horas com apresentação de Marcos Vinicius acústico. 

Em seguida: Paula Fernandes. Pra finalizar a banda forrozeira Me Pega.

Vivaldo Costa vai reunir lideranças em Caicó

No próximo domingo, dia 28 de agosto, o Deputado Estadual Vivaldo Costa estará reunidos com lideranças do seu sistema político. O ingresso de novos nomes no PSD será um dos assuntos da reunião.

Vivaldo Costa que fortalecer o PSD em Caicó e região e pretende lançar vários candidatos a vereador nas eleições de Caicó.

Um dos nomes que Vivaldo Costa está apostando alto é o do radialista Wagner Almeida, o Testinha. Vivaldo também não abre mão coordenar o processo de escolha do candidato do seu sistema em Caicó.

CRISE NO GOVERNO Ministra Ideli Salvatti apresentou emendas para ONG de assessor

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) apresentou duas emendas parlamentares, quando exercia o mandato de senadora pelo PT, em benefício de uma ONG ligada a um assessor seu no Senado. As emendas, no valor total de R$ 200 mil, foram apresentadas na elaboração dos orçamentos de 2008 e 2010. 

As verbas foram carimbadas para a entidade Cesap (Centro de Elaborações, Assessoria e Desenvolvimento de Projetos), sediada em Florianópolis. A ONG foi criada em 2003, e teve como sócio-fundador Claudionor de Macedo. Em 2004, ele assumiu o cargo de assessor parlamentar de Ideli no Senado, e pediu afastamento de suas atividades na organização.
Sergio Lima - 25.ago.2011/Folhapress
Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na saída do Congresso
Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na saída do Congresso
Segundo a ministra, por meio de sua assessoria de imprensa, Claudionor seguiu "apenas como membro colaborador" da ONG durante o período em que trabalhou diretamente para Ideli no Senado. Hoje, Claudionor voltou ao quadro de dirigentes da entidade. 

As emendas de Ideli para a ONG de seu assessor resultaram na assinatura de dois convênios. O primeiro foi assinado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 31 de dezembro de 2008, no valor de R$ 158,5 mil. Dois anos depois, em 28 de dezembro de 2010, outro convênio foi assinado com a Cesap, desta vez com Secretaria de Políticas para as Mulheres, no valor de R$ 110.320. 

Dos valores acertados, R$ 148 mil já foram pagos para a entidade.
Na nota enviada por sua assessoria, a ministra nega irregularidades e afirma que as emendas beneficiaram centenas de famílias. 

"Com os recursos destinados através das duas emendas foram criados 12 grupos voltados para ajudar mulheres chefes de família na geração de renda. O trabalho beneficiou indiretamente centenas de famílias das cidades de Itajaí, Tijucas e Palhoça", afirma a nota. 

DE BRASÍLIA  
Folha Online

MANCHETES DO JORNAL CORREIO DO SERIDÓ

A edição de número 323 do Jornal Correio do Seridó estará circulando neste sábado, em Caicó e região:

Confiram algumas manchetes:

Polícia Federal vai realizar concurso público

Prefeitura de Pombal abre inscrições para concurso público

Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação participam do Projeto Criança 2000 em Caicó

Prefeitura de Caicó sanciona plano de saneamento e piso do magistério

Pierre Pinto fala sobre o tema: Diamantes jogados no lixo

Leleu Fontes: Wilma de Faria e Bibi Costa unidos para a vitória

Saúde na Escola chega à 3° escola atendida em Caicó

Empresário caicoense confirma que o PRP terá candidatos nas eleições 2012 em Caicó

Em 2012, Jackson não quer acordo com oposição em São José do Seridó

Para Fátima, crescimento da Marcha das Margaridas mostra o poder de mobilização das mulheres

Merenda Escola em São José do Seridó é sinônimo de satisfação

Prefeito Jackson Dantas anuncia mais uma obra para o município

Câmara de Caicó iniciará as discussões para atualização do Plano Diretor

Conselho Comunitário da Boa Passagem promove Dia da Cidadania e Corrida de Jegues neste sábado com várias atrações

Professor Antônio Neves fala sobre o novo momento do PDT em Caicó

Vereador Cláudio Sandêgi sugere debate para fortalecimento do turismo

João Maia comenta resultado do leilão do novo Aeroporto do Rio Grande do Norte

“Quanto mais forças políticas se juntarem à governadora, melhor”, diz João Maia

Supermercado Zezinho sorteia brindes valiosos para os clientes

Vereador Nildson Dantas aborda três importantes assuntos na tribuna da Câmara Municipal

Concurso para o INSS terá 2,7 mil vagas com salários até R$ 8,8 mil

Caso Milena: Advogado do acusado afirma que camisa foi queimada para espantar mosquitos

Diretora Cida fala sobre a comemoração dos 20 anos do Externato Santa Clara

Filial do CUCA chega a Região Norte do Brasil

Cursinho Preparatório para Oficial da PM do RN, CE e PB é no CUCA Concursos
São Fernando festeja Nossa Senhora das Dores

Confirmado o show de Paula Fernandes em Caicó

Festa vai escolher a Musa do Caicó Esporte Clube

JORNAL CORREIO DO SERIDÓ – A SUA FONTE DE NOTÍCIA – 7 ANOS DE COMUNICAÇÃO

CCJ aprova multa de R$ 191 para quem levar bebida em carro

Leal: apreensão nesse caso é ilógica.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei 7050/02, do Senado, que define como infração gravíssima o transporte de bebidas alcoólicas na cabine de passageiros do veículo. Essa infração é punida com sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 191,44.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, voltará para o Senado, por ter sido alterada na Câmara.

Por sugestão do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), a comissão aprovou a retirada de uma terceira punição (além da multa e dos pontos), que era a “retenção do veículo até o saneamento da irregularidade”.

O deputado considera a medida “injurídica e ilógica”. Ele questiona: “Se a infração constitui-se tão somente no transporte de bebidas alcoólicas na cabina de passageiros, basta tirá-las dali e não restará mais nada de errado com o veículo que justifique a retenção.”

Da Redação/WS

Concurso de redação do Senado tem participação de quase 20 mil escolas públicas

A quarta edição do Concurso de Redação do Senado terá a participação de 19.800 escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Numa primeira etapa, as redações serão avaliadas por comissões julgadoras das secretarias estaduais de Educação. O tema escolhido para 2011 é "O Brasil que a gente quer é a gente quem faz".

Neste ano, o concurso passou a integrar o Programa Senado Jovem Brasileiro.
A diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Andréa Valente, explica que o objetivo do concurso é estimular os estudantes a refletir sobre o exercício da cidadania e a importância do processo democrático e também fazê-los ter conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Senado e do Legislativo como um todo.

- Cada estado terá apenas um finalista, que será escolhido por uma comissão julgadora das secretarias estaduais de educação. As redações finalistas serão encaminhadas ao Senado pelos coordenadores estaduais do concurso e serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por servidores do Senado Federal e um membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Essa comissão vai escolher os três primeiros colocados - detalha.

O concurso de redação é promovido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as secretarias estaduais de Educação do Brasil. A premiação do concurso será entregue no dia 16 de novembro. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site, no blog ou pelo Twitter (@redacaosenado).

Paola Lima / Agência Senado

Projeto pode facilitar punição de motorista embriagado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar na quarta-feira (31) projeto que torna crime dirigir sob o efeito de qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa no sangue. Atualmente, a lei pune o condutor que dirija com mais de 6 decigramas por litro de sangue, o que dificulta a punição caso o motorista se recuse a fazer o exame de sangue ou o teste do bafômetro.

Na justificativa do PLS 48/11, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) cita entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o motorista não pode ser incriminado caso se recuse a fazer o teste do bafômetro porque ninguém é obrigado a produzir prova contra si. Assim, mesmo que exame clínico aponte a embriaguez, fica impossível medir o teor de álcool no sangue, que é um elemento essencial do crime.

Estendendo a punição a todos os condutores que dirigem sob efeito do álcool, o projeto facilita a punição, já que prevê a comprovação da embriaguez por outros meios, como exame clínico, perícia, testemunhas e imagens. Para o relator da proposta, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), ao corrigir a distorção, o projeto garantirá a eficácia plena da Lei Seca. O parecer do senador é favorável à aprovação do projeto sem emendas.

O texto prevê, ainda, aumento na pena quando o motorista embriagado não for habilitado ou estiver com a carteira de habilitação suspensa; dirigir perto de escolas, hospitais e locais de grande movimentação ou concentração de pessoas; transportar menor, idoso, gestante ou pessoa com discernimento reduzido; conduzir profissionalmente veículo de transporte de passageiros ou cargas; e dirigir em rodovias.
A proposição será apreciada em decisão terminativa e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Isabela Vilar / Agência Senado

V Feira Folclórica do CUCA movimenta estudantes e educadores em Caicó

Aconteceu durante toda esta sexta-feira (26), a V Feira Folclórica do Colégio CUCA (Colégio Universitário de Caicó). Às 08 horas foi a abertura oficial do evento que contou com apresentações culturais, como por exemplo, a apresentação dos Negros do Rosário de Caicó. 

Várias salas de aula foram transformadas em espaços onde os visitantes puderam conferir alguns dos trabalhos realizados pelos alunos da Escola.

Também foi mostrada uma sala contando a história do Forró, Cinema Nacional, brincadeiras de ontem e hoje, artesanato, história do cordel, comidas típicas da região do Seridó, lendas de Caicó, além de várias oficinas para entretenimento da criançada. 

Para o diretor do Cuca, professor Manoel Medeiros, a realização da feira proporcionou uma maior aprendizagem aos alunos. Durante todo o dia, vários alunos de escolas públicas e particulares visitaram as dependências do Cuca e puderam comprovar todo o trabalho que foi confeccionado pelos alunos da escola.

Candidatas ao posto de Miss Universo aprendem a sambar em SP

As candidatas ao posto de mulher mais linda do universo já estão cumprindo agenda do concurso em São Paulo, local que abriga o evento este ano, em 12 de setembro. E a manhã desta sexta-feira (26) foi diferente para a maioria delas. As beldades visitaram a quadra da escola de samba Rosas de Ouro e aprenderam a balançar o esqueleto ao ritmo brasileiro

EXTERNATO SANTA CLARA REABRE CURSO PREPARATÓRIO PARA A SELEÇÃO AO ENSINO MÉDIO DO IFRN

O Externato Santa Clara pensando na progressão dos estudos rumo a uma educação de qualidade e na satisfatória aprovação dos alunos em 2010, reabre o curso preparatório para a seleção ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com as disciplinas Português e Matemática. 

Venha aprofundar os seus conhecimentos. As inscrições estão sendo realizadas das 7h às 11h e 14h às 17h, na Unidade II Centro (por trás da Casa Bella), no período de 17/08 a 26/08/2011 e na Unidade I Boa Passagem das 7h às 11h e 13h às 17h. Para maiores informações ligar: 3421-3540, 3421-4448, 9666-1313.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo faz acordo com oposição e consegue aprovar verba para reajustar Bolsa Família

A ministra Ideli Salvatti do Gabinete Institucional da Presidência da República - Foto: Aílton de Freitas/O Globo
BRASÍLIA - Logo depois da visita da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, à Câmara nesta quinta-feira , o governo conseguiu aprovar, em sessão do Congresso, quatro créditos adicionais ao Orçamento da União de 2011, com destaque para aquele que autoriza a liberação de R$ 755 milhões para bancar o reajuste dado esse ano ao Bolsa Família. 

Na prática, oficialmente, o governo precisa da autorização do Congresso para fazer uso dessas verbas extras. Ao todo, os quatro créditos aprovados somam R$ 1,16 bilhão. Pela primeira vez no ano, o governo conseguiu aprovar créditos numa sessão do Congresso. 

A oposição estava em obstrução, e não havia mobilização da base aliada. A presidente Dilma Rousseff vinha manifestando preocupação com a demora na votação dos créditos. O crédito do Bolsa Família foi enviado em março ao Congresso.
São os primeiros créditos do ano. É importante essa retomada de diálogo com a oposição
O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), costurou o acordo com a oposição. DEM e PSDB afirmaram que era um gesto de boa vontade.
- São os primeiros créditos do ano. É importante essa retomada de diálogo com a oposição _ disse Gilmar Machado. 

- Os itens são para o Bolsa Família. Mas esse acordo pontual é um gesto absolutamente representativo da oposição, e aguardamos do governo a reciprocidade - disse o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto.

Fundarpe divulga programação do Festival Nação Cultural em Gravatá

O Festival Nação Cultural chega em mais uma cidade do Circuito do Frio. Gravatá recebe a partir da próxima quinta-feira (1º) até o sábado (3), grandes nomes da  Música Popular Brasileira, apresentações de grupos regionais e oficinas. Os shows acontecem na Praça Chucre Mussá Zazá. 


PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (01/09):
Doo Lira
Paulo Izidoro
Almir Guineto
Sandra de Sá
Diogo Nogueira


Sexta-feira (02/09):
Maurício Menezes
O Teatro Mágico
Zeca Pagodinho
Maciel Melo

  
Sábado (03/09):
Ricardo Allegria
Volver
Moraes Moreira
Mundo Livre S/A

Da redação do jornalextra.com.br

Dani Bolina recebe 54% dos votos e é a quinta eliminada do reality A Fazenda

Com 54% dos votos do público, Dani Bolina é eliminada do reality show A Fazenda. Após 14 dias no confinamento, a gaúcha enfrentou Monique Evans e Thiago Gagliasso na quinta Roça do programa e colocou o pé na estrada na noite desta quinta-feira (25).

A breve passagem de Dani pela propriedade em Itu teve início no dia 9 de agosto. A competidora substituiu a lutadora Duda Yankovich, que foi expulsa por ter agredido Thiago Gagliasso em um jogo de basquete na piscina da sede.

Já em sua chegada ao reality, a assistente de palco causou um tremendo impacto entre os peões. Quem não ficou nada satisfeita foi Joana Machado - afinal de contas, as duas viveram um triângulo amoroso com o jogador de futebol Adriano, o Imperador. Para quebrar o gelo e tentar se integrar aos demais confinados, Dani abraçou a personal trainer e tentou uma reconciliação.

Foto: Reprodução/Rede Record

William Bonner dá puxão de orelha em repórter no "Jornal Nacional"

Os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes, apresentadores do "Jornal Nacional", da Rede Globo
O apresentador William Bonner não se inibiu com os milhões de espectadores do "Jornal Nacional". 

No programa de hoje, ele deu um puxão de orelha ao vivo no repórter Marcos Uchôa.
O enviado especial da Globo a Trípoli, capital da Líbia, foi chamado logo no começo do telejornal. 

Um problema técnico acabou atrasando um pouco a bronca, mas ela não foi esquecida.
Assim que cumprimentou Uchôa, Bonner foi logo avisando: "Vou começar dando um puxão de orelha". 

O apresentador reclamou então de o repórter não estar usando capacete durante a entrada ao vivo. 

O item é considerado fundamental para a segurança dos repórteres que estão na região, onde há enfrentamentos entre rebeldes e forças leais ao regime de Muammar Gaddafi.
Bonner também comentou o fato no Twitter em resposta a uma fã que considerou legal a preocupação dele com o enviado. 

"Minha [preocupação] e de todos, aqui. Mas ele sabe o que faz. E faz bem feito", escreveu. 

Foto: João Miguel Júnior/Divulgação/TV Globo 

Voto do desembargador Saraiva Sobrinho é destaque no JORNAL DA MANHÃ

Há “prova inequívoca” de que a Polícia Civil está à beira da falência, com delegacias policiais desprovidas, em sua maioria, de delegados de carreira e de equipe mínima de agentes e escrivães e com sua atividade investigatória comprometida enquanto a criminalidade aumenta.

Essas observações fazem parte do voto do desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, vencido na sessão do Tribunal de Justiça que reformou decisão tomada em primeira instância. A decisão judicial concedia prazo de 60 dias para o Governo do RN convocar os aprovados no último concurso da Polícia Civil.

O voto do desembargador Saraiva Sobrinho foi um dos destaques da edição desta quarta-feira do JORNAL DA MANHÃ, da 95FM. No final do seu voto, o desembargador conclui: “Adite-se a tudo isso o clamor social que ecoa de todas as ‘regiões’ do Estado, que atualmente possui uma população traumatizada pelo sempre número da violência, enclausurada em suas próprias residências, sem poder dispor do seu direito de ir e vir, em profunda inversão da lógica jurídico-social…”

Saraiva Sobrinho disse, ainda, que o aumento da criminalidade é público e notório. E concordou com o argumento da Procuradoria Geral de Justiça de que a convocação de delegados, agentes e escrivães aprovados em concurso teria impacto orçamentário reduzido para as contas do Governo do Estado.

Imediatamente após o JM revelar o voto do desembargador, a presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol-RN), Ana Cláudia Saraiva, anunciou, por telefone, que a instituição pretende recorrer, até quando for possível, da decisão tomada pelo Tribunal de Justiça. Ana Claudia comentou que, de fato, a Polícia Civil está à beira de um colapso.

Armanda Lima
Jornalista profissional

José Agripino critica pouco investimento do governo na assistência a menores infratores

O senador José Agripino (DEM-RN) afirmou que vai exigir uma manifestação do governo sobre o caso das sete crianças, com idades de 7 a 13 anos, que invadiram um hotel para furtar, enfrentaram a polícia e depois destruíram o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente em São Paulo. O senador criticou a quantidade de recursos destinados pelo governo federal a ações institucionais para tratar de problemas desse tipo.

- Nunca vi na minha vida uma coisa daquela. Crianças pequenininhas tentando se atracar com policiais, esmurrando, chutando. Eram crianças enlouquecidas. As imagens do Conselho Tutelar causaram uma perplexidade ainda maior, era papel picado e pedaço de coisa quebrada por todo canto. O que está por trás daquilo? - indagou o parlamentar.

José Agripino lembrou que existe, no âmbito do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei. De acordo com ele, esse sistema teve aportes de R$ 6,1 milhões em 2009, que caíram para R$ 1,4 milhão em 2010.

- O que já era pouco caiu para R$ 1,4 milhão, que é praticamente nada, é lixo, não interessa, é assunto que não tem importância nenhuma. O poder público não dá atenção nenhuma. Veja bem a qualidade da gestão deste governo - afirmou o parlamentar.
José Agripino citou também o programa chamado Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que recebeu R$ 22,5 milhões em 2009 e R$ 17,8 milhões em 2010.

- O Estado brasileiro criou programas para cuidar deste tipo de problema. O que me causa perplexidade, perplexidade do mesmo tamanho das cenas que vi na televisão, é o volume de recursos destinados a esses programas e a importância que o governo vem dando a eles. Neste governo, essa questão de conflito de criança e de adolescente não vale nada, não tem atenção nenhuma - protestou.

Agripino comparou o valor destinado ao sistema de atendimento ao adolescente ao acréscimo de R$ 14 bilhões no orçamento do Ministério dos Transportes durante o período eleitoral, no ano passado.

- É como se, por dia, ao longo de três anos, essas obras recebessem o mesmo que se gastou para solucionar conflito entre adolescentes e a lei - afirmou.

Para José Agripino, "algo tem de ser feito, pelas famílias e pelo Estado". Ele disse que o governo tem obrigação de atender essas crianças.

- Seguramente não é culpa deles, algo estranho aconteceu na vida deles e é preciso que o Estado chegue neles. Faço esse pronunciamento porque queria ver se as autoridades do governo acordavam para este assunto. Isso é muito sério. O governo tem obrigação de se manifestar, de tomar providência, de alocar recursos para os conselhos tutelares, para esse fundo.

José Paulo Tupynambá / Agência Senado

Senador Jucá anuncia programa de distribuição de bicicletas para estudantes

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (25), o lançamento, pelo governo federal, do programa Caminho da Escola, que entregará bicicletas e capacetes a municípios brasileiros. 

As bicicletas serão distribuídas a estudantes como alternativa para o deslocamento até as escolas. Num primeiro momento, de acordo com Jucá, serão contemplados 70 municípios, de até 20 mil habitantes.

- Está programada para este ano a entrega de cem mil bicicletas, já para a primeira programação. E 26 mil estudantes receberão, nos próximos dias, essas primeiras bicicletas do programa - disse.

Jucá comentou também o lançamento pelo Palácio do Planalto, na quarta-feira (24), do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer). O programa libera recursos para atender mais de 3 milhões de micro e pequenas empresas. 

Após o discurso de Jucá, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) também parabenizou a presidente Dilma pelo lançamento do programa de distribuição de bicicletas. Segundo ele, as bicicletas contribuirão muito para reduzir o tempo gastos pelos estudantes que moram na zona rural em seu percurso de casa até a escola.

Da Redação / Agência Senado

Paulo Davim ressalta importância do consenso na proposta do Código Florestal

O senador Paulo Davim (PV-RN) chamou a atenção para a importância de o Senado chegar a um consenso na discussão do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011). Para o senador, o debate sobre o novo código tem de ter como "maior e único interesse" o fortalecimento do país.

- Espero que seja um debate descontaminado, que não seja movido pela emoção nem por interesses outros que não o interesse soberano do país; um debate cujo maior e único interesse seja fortalecer o país do ponto de vista da produção no campo e do agronegócio, mas também de preservar o patrimônio ímpar que temos, as nossas belezas naturais e os nossos biomas - disse o senador, em discurso nesta quinta-feira (25).

A defesa de um debate "descontaminado", que dê atenção a informações técnicas fornecidas por entidades como Embrapa, SPBC e academias de ciências foi feita por Paulo Davim também em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente nesta semana, com a presença de quatro ex-ministros de Meio Ambiente - Marina Silva, Carlos Minc, Sarney Filho e José Carlos Carvalho - para tratar do Código Florestal. 

O senador pediu também o fim do preconceito contra os ambientalistas. Para ele, é preciso desfazer o mito de que ambientalista é contra o progresso do país e de que ambientalistas e produtores não podem ficar do mesmo lado. Na sua avaliação, a união entre uns e outros seria a "sustentabilidade".

- A gente precisa apenas encontrar o caminho do meio, despender um esforço maior para chegar a um consenso onde a gente possa estimular a produção do agronegócio no Brasil, mas também preservar as opções que a natureza nos deu para enfrentarmos os problemas da própria humanidade - disse o senador.
Paulo Davim disse que o Senado tem uma oportunidade ímpar de promover um debate qualificado e elaborar uma lei que não seja "descartável", mas duradoura.

O senador ressaltou que a produção agrícola nacional cresceu 268% nos últimos 35 anos, apenas com aprimoramento do plantio. E, com um plano de manejo responsável, será possível aumentar ainda mais esta produção com responsabilidade ambiental.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) reforçou a necessidade de um consenso sobre o Código Florestal e lembrou que, também nesta semana, foi feita uma audiência pública na Comissão de Agricultura com três ex-ministros: Francisco Turra, Allysson Paulinelli e Reinhold Stephanes. O senador admitiu que será difícil, mas o Senado terá tempo para refletir e elaborar uma proposta de consenso.  

Da Redação / Agência Senado

Brasil terá mais presídios, anuncia ministro da Justiça

Um plano de ampliação e modernização do sistema prisional brasileiro deverá ser anunciado em setembro pelo governo federal, conforme adiantou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em depoimento nesta quinta-feira (25) na Comissão Temporária de Segurança Pública do Senado.

Considerado "bastante ousado" pelo ministro, o plano deverá prever a aplicação de R$ 1 bilhão no aumento do número de vagas em presídios em todo o país. 

Também deverão ser contempladas medidas que visem proporcionar a reinserção social dos presos, ao fim do cumprimento das penas.

- Gostaríamos de anunciar a construção de creches e escolas, mas não podemos mais conviver com a realidade cruel do sistema prisional do país - afirmou Cardozo aos senadores. 
Integração
O plano de melhoria dos presídios, segundo o ministro da Justiça, será executado em sintonia com outras ações que buscam a integração de esforços entre governos federal, estaduais e municipais. Ele atribuiu à desarticulação institucional entre as três esferas grande parte dos problemas de segurança pública. 

O mais grave, conforme José Eduardo Cardozo, é que essa desarticulação está presente em uma mesma esfera, como é o caso da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, no âmbito da União. A desarticulação, acrescentou, se reproduz em nível estadual, em que as polícias militares e civis chegam a agir em conflito.
- Não pode o mesmo corpo andar em desarticulação dos pés, pernas, braços e mente - afirmou. 

Informações
Outro desafio às ações na área de segurança, conforme o ministro, é a ausência de informações e dados confiáveis. Ele deu o exemplo do Mapa da Violência, um diagnóstico sobre homicídios no Brasil elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça.
Os dados da edição de 2011 desse mapa, recolhidos dos arquivos do Sistema Único de Saúde (SUS), referem-se ao ano de 2008 - portanto, com três anos de defasagem.
Em muitos estados, acrescentou, a situação da criminalidade de hoje é totalmente diferente de três anos atrás e, portanto, as ações do governo não se baseiam na realidade.

- Onde vamos alocar os recursos, se não temos informações, dados e estatísticas sobre a evolução do problema? - indagou.

Para resolver o problema, José Eduardo Cardozo anunciou a criação de um programa nacional de informações e estatísticas na área de segurança pública. A notificação dos casos, para alimentação desse sistema nacional, será compulsória. O estado que não colaborar poderá ser excluído das verbas do Plano Nacional de Segurança Pública. 
Treinamento
Outro problema que Cardozo disse pretender enfrentar com a integração é a falta de treinamento das polícias para conduzir investigações nos inquéritos sobre homicídios. Ele citou o caso de Alagoas, que tem 6 mil inquéritos parados há anos, sem nenhuma perspectiva de solução dos respectivos crimes.

Um dos instrumentos para isso, conforme o ministro, poderá ser o treinamento dos policiais e a elaboração de um manual de rotinas de investigação, que deverá ser adotado pelas polícias.
- É preciso treinar, padronizar os procedimentos e dar suporte às ações de segurança pública - observou.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) apoiou o esforço em favor da integração na área de segurança públicas, mas fez um alerta: é preciso definir claramente, na Constituição federal, os papeis das polícias e da própria União no assunto. 

A audiência pública Comissão Temporária de Segurança Pública foi presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Djalba Lima / Agência Senado