Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CARTÃO DE NATAL DO SESC SERIDÓ

Fátima Bezerra é destaque no Jornal da Câmara e participa do programa "Brasil em Debate"

O Jornal da Câmara desta quarta-feira (21) destacou o pronunciamento que a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT), fez no plenário dia 16.

O jornal descreveu alguns dos pontos do Plano Nacional de Educação que Fátima Bezerra trouxe para o grande expediente, como a necessidade de sua rápida aprovação, a importância da emenda que trata da valorização dos professores (proposta por ela) e metas como a universalização do acesso do ensino fundamental e médio até 2016.

“Não é justo nem aceitável que o professor continue ganhando, em média, 40% menos do que recebem os demais profissionais com mesmo grau de formação”, reproduziu o jornal.

Leia a íntegra da matéria aqui.

Saiba mais sobre o Plano Nacional de Educação aqui.

Leia o discurso do grande expediente aqui.

Fátima Bezerra também falou sobre o Plano Nacional de Educação no  “Brasil em Debate”. O programa da TV Câmara contou com a participação da deputada federal Dorinha Rezende (DEM).

CARTÃO DE NATAL DA SLUP SORVETES

CARTÃO DE NATAL DO CUCA

Funcionamento especial no Natal

O Midway Mall informa que neste domingo, dia 25 (feriado de Natal), abrirá em horário especial. Pensando na maior comodidade dos seus clientes, o shopping manterá em funcionamento, das 11h às 22h, sua praça de alimentação, o restaurante Guinza, na área Gourmet, e o Cinemark.

Lembrando que a partir da segunda-feira, 26, ao sábado, 30, o funcionamento volta ao normal, das 10h às 22h.

Horário especial de Natal e Ano Novo no Midway Mall:

Dia 24: de 9h às 19h.
Dia 25 (feriado): aberto apenas Alimentação, Cinemark  e Restaurante Guinza, na área Gourmet.
Do dia 26 ao dia 30: das 10h às 22h.
Dia 31: das 10h às 19h.
Dia 1º de janeiro de 2012 (feriado): funciona apenas o Cinemark. Lojas estarão fechadas.

Mais informações no site: www.midwaymall.com.br

Fátima Bezerra recebe título de cidadã mipibuense

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) recebeu nesta quinta-feira (22) o título de cidadã mipibuense proposto por pelo vereador Jean Nerino (PSB).

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), os vereadores Goerge Câmara (PCdoB) e Jamaci Oliveira e os ex-vereador Manoelzinho também se tornaram cidadãos da cidade. A cerimônia de entrega foi realizada na Câmara Municipal.


“Fátima Bezerra tem sido uma grande lutadora pela modernização do sistema de trens urbanos para Natal e Grande Natal, incluindo São José de Mipibu, e tem sido uma grande parceira da cidade”, justificou Jean Nerino.


A Câmara Municipal entregou um documento com uma lista de reivindicações à deputada federal, entre elas a construção de uma unidade de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, um teatro, uma casa de cultura.


“Os pleitos são muito justos. Agradeço a Jean Nerino pela iniciativa e aos demais vereadores que aprovaram o título. A melhor forma de agradecer é continuar trabalhando cada vez mais por São José de Mipibu, Grande Natal e o Rio Grande do Norte”, retribuiu a deputada federal.


Imprensa Fátima Bezerra 
imprensa@fatimabezerra.com.br
 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Edital do concurso do Senado será publicado nesta sexta. Provas serão em 11 de março

Será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23) edital de concurso público para o Senado Federal. As provas estão marcadas para o dia 11 de março e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a organizadora do certame. A previsão é de preenchimento de 246 vagas inicialmente, sendo 104 para o cargo de técnico legislativo (nível médio), 133 para analista legislativo (nível superior) e nove para consultor legislativo (nível superior).

O Senado decidiu pela contratação direta da FGV, que não cobrará pelos serviços prestados, arrecadando apenas as taxas de inscrição. A fundação tem experiência na realização de processos seletivos nacionais, tendo feito com sucesso o último concurso do Senado em 2008, e foi responsável pelos estudos técnicos para realização da reforma administrativa da Casa, conhecendo de perto seu funcionamento.

O novo concurso suprirá a necessidade de reposição de servidores diante do grande número de aposentadorias desde o último concurso. Nos últimos dois anos, 531 servidores se aposentaram, sendo 360 só este ano. 

O concurso público terá validade de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a exclusivo critério da administração do Senado Federal. A reserva de vagas às pessoas com deficiência foi garantida na forma da lei, assim como a isenção do recolhimento da taxa de inscrição aos candidatos hipossuficientes.
Provas
As provas da primeira etapa do concurso serão realizadas no dia 11 de março de 2012, nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, de forma a garantir amplo acesso dos interessados e uma seleção abrangente. As provas para os cargos de consultor legislativo e técnico legislativo ocorrerão em turno oposto às avaliações para o cargo de analista legislativo, permitindo aos candidatos a possibilidade de concorrer a mais de um cargo.

Serão aplicadas provas discursivas para todos os cargos, além de prova de títulos para o cargo de consultor legislativo. Aos candidatos para o cargo de técnico legislativo, especialidade policial legislativo federal, será exigida, ainda, aptidão física e psicológica, assim como investigação social e documental e aprovação em curso de formação específico.

O presidente da Comissão do Concurso Público do Senado, Davi Anjos Paiva, disse que os conteúdos programáticos do certame foram criteriosamente selecionados pela FGV. O objetivo é garantir o acesso aos quadros do Senado dos candidatos mais bem preparados, "capazes de prestar à sociedade um serviço público de elevada qualidade".
Concorrência
A expectativa é de que cerca de 80 mil interessados se inscrevam no concurso do Senado. Quase o dobro dos candidatos da última seleção, que ocorreu em 2008, e contou com 42.970 inscritos. À época, os dois cargos mais procurados foram policial legislativo federal, que teve a concorrência de 1.196,5 candidatos por vaga, e de técnico legislativo/administração, com 1.043,7 candidatos por vaga. 

O exame objetivo foi composto por 70 questões para os cargos de nível médio e 80 para os de nível superior. A prova discursiva consistiu de uma questão para nível médio e duas para nível superior. Foram cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, e Língua Inglesa, Língua Espanhola e Informática, para áreas específicas. A previsão inicial era de se preencher 150 vagas, mas 511 aprovados foram chamados.

Ao anunciar o lançamento do edital, o presidente do Senado, José Sarney, explicou que além dos 531 servidores que se aposentaram nos últimos dois anos, outros 690 devem fazer mesmo até 2015, totalizando 1.221 aposentadorias entre 2010 e 2015. 

- Isso significa que nós não vamos ter o pessoal necessário ao grande volume de serviços que, cada vez mais, nós temos, principalmente neste momento em que estamos ampliando a interatividade do povo brasileiro com o Poder Legislativo. E vai ser uma oportunidade muito boa para os jovens que desejam entrar no mercado de serviços e, ao mesmo tempo, para aqueles que já estão trabalhando, mas desejam melhorar - afirmou o presidente, destacando que o concurso ocorrerá em todas as capitais do Brasil e desejando sorte aos candidatos.
Paola Lima / Agência Senado
 

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Remédio suspeito de causar mortes foi feito com substância errada

Segundo laudo, foi identificada a presença de anti- hipertensivo; dez pessoas morreram contaminadas

Natal: o que abre e o que fecha em SP

Atendimento em algumas repartições públicas municipais sofrerá alterações no período natalino

ONU faz 'minuto de silêncio' pelo ex-líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il

EUA, países da UE e o Japão estiveram entre os membros que boicotaram a homenagem a Kim

Congresso libera dinheiro para 22 obras apontadas como irregulares

Relatório prevê a suspensão de repasse para apenas cinco das obras contestadas pelo Tribunal de Contas

Dilma e Lula se reúnem em SP

Encontro entre ex-presidente e sua sucessora em hotel na Zona Sul durou aproximadamente duas horas

Briga de casal pode ter iniciado incêndio em favela de São Paulo

Um corpo carbonizado, que pode ser de um dos moradores, foi encontrado pelos bombeiros

Mercadante já circula no Planalto como novo ministro da Educação

Em jantar no Alvorada com Dilma, atual ministro da Ciência e Tecnologia não escondia a satisfação

CMO rejeita reajuste a servidores e aposentados

Com exceção de quatro deputados, os membros da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) acompanharam o voto do relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que rejeitou dois destaques para votação dos reajustes de aposentados e de servidores do Ministério Público da União e do Poder Judiciário. Os destaques tinham sido pedidos pelo deputado Efraim Morais Filho (DEM-PB).  

Dessa forma, o projeto seguirá para o Plenário do Congresso sem previsão de reajuste para essas categorias. A sessão do Congresso deverá começar em alguns instantes. 
Foi aprovado na CMO o artigo 4º do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) que autoriza o governo a abrir crédito suplementar por meio de decreto.
Mais informações a seguir
Da Redação / Agência Senado

Concurso da Câmara Municipal de Caicó terá 15 vagas para níveis fundamental e médio

[Foto]

Para o presidente do Senado, José Sarney, a instituição vive um momento de maturidade democrática. A avaliação foi feita durante discurso no Plenário na tarde desta quinta-feira (22), quando Sarney apresentou um balanço das atividades da Casa em 2011.
- O âmago da democracia está na harmonia, no diálogo e no respeito - disse Sarney.

O presidente disse que em 2011 o Senado se defrontou com grandes desafios, já que teve de lidar com temas nacionais, de enorme importância. Sarney agradeceu os senadores que colaboraram com os trabalhos do Senado e elogiou o clima de harmonia na convivência entre os parlamentares.
- Os senadores mostraram grande senso de responsabilidade - afirmou Sarney.

Ele sublinhou alguns dos projetos aprovados pelo Plenário neste ano, destacando entre as matérias mais importantes o projeto (PLS 121/2007) que trata da regulamentação da Emenda 29, que determina percentuais mínimos a serem investidos na saúde, e o projeto (PL 1209/2011) que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Sarney também elogiou a agilidade do Senado na busca do consenso pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 114/2011, que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015. Sobre o novo Código Florestal (PLC 30/2011), Sarney disse que a matéria exigiu capacidade de diálogo e harmonia entre diversos setores da sociedade. 

- O Senado buscou o equilíbrio entre a produção e o meio ambiente, conciliando o presente com as necessidades das futuras gerações - afirmou. 
Transparência
Para Sarney, o ano de 2011 foi histórico quanto ao tema transparência. Ele destacou a criação da Comissão da Verdade (PLC 88/2011) e a lei regulamenta o acesso a documentos de interesse considerados sigilosos, produzidos ou custodiados pelo Estado (PLC 41/2010)
- Já no primeiro semestre de 2012, o Senado vai adotar os princípios da nova legislação com um portal específico da transparência - assegurou Sarney.

Para o presidente do Senado, é preciso ampliar os canais de atendimento ao cidadão e facilitar o acesso da sociedade às informações oficiais. Nesse aspecto, Sarney elogiou o Programa Jovem Senador, que permite que estudantes selecionados atuem como senadores, apresentando e aprovando projetos.  

Participação popular
O presidente da instituição, José Sarney, elogiou o trabalho das comissões e a participação popular registrada na Casa em vários momentos ao longo do ano.
Sarney disse que as comissões do Senado realizaram, em 2011, 430 audiências públicas, com a presença de representantes dos mais variados setores da sociedade e com ampla participação popular. O presidente elogiou a interação do Senado com o cidadão e lembrou que a presença popular motivou a criação da revista Em Discussão!, publicada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), que resume a participação da sociedade civil nas audiências públicas do Senado. 

Conforme informou Sarney, foram registrados 100 milhões de acessos ao site da Agência Senado e um milhão de acessos ao serviço Alô Senado. Esses números, salientou o presidente, mostram a importância do trabalho de aproximar o cidadão do Legislativo.
Sarney também lembrou as manifestações populares que ocorrem tanto nas dependências do Senado como na esplanada em frente ao Palácio do Congresso, frisando que o povo tem direito de apresentar suas reivindicações, manifestar suas opiniões e questionar o poder público.
- O Parlamento é o coração do sistema democrático - concluiu Sarney. 

Gestão e modernidade
Sarney também enumerou várias medidas de gestão que colaboraram com a modernização da administração do Senado em 2011. Segundo Sarney, as medidas denotam a busca pela excelência organizacional e pela melhoria contínua. Ele destacou a implantação de uma política de capacitação de servidores, os cursos de aperfeiçoamento e a implantação do portal do gestor, que trata de recursos humanos, processos e demandas próprias da administração pública. 

O presidente ainda salientou ter havido uma racionalização da jornada de trabalho, com a conseqüente redução dos registros de horas extras, que permitiram uma economia de R$ 32 milhões em relação a 2010. Sarney apontou melhorias no processo legislativo e elogiou as ações de modernização da Secretaria Geral da Mesa, como a implantação das consolidações temáticas na internet e a disponibilização de resultados de sessões on line.
Medidas como a substituição de papel por documentos eletrônicos, na avaliação do presidente, evidenciam que o Senado é uma Casa que procura se modernizar. 

Para 2012, Sarney disse que o Senado vai buscar a modernização das comissões, com adoção de tablets com todos os documentos que compõem a pauta e uma página na internet exclusiva para os resultados das sessões das comissões. De acordo com Sarney, o Senado hoje se caracteriza cada vez mais pela busca da modernidade. 

- É um processo contínuo, que não se esgota nas conquistas obtidas, mas está em permanente e acelerado caminho de aperfeiçoamento. 
Agenda para o Brasil
Apesar de demonstrar satisfação com a produção do Senado em 2011, Sarney disse que fica um ar de frustração pelo fato de a PEC 11/2011, que modifica o rito das medidas provisórias e da qual é autor, não ter sido ainda apreciada pela Câmara dos Deputados. O próximo ano, na visão de Sarney, também será de intenso trabalho no Senado.

- Os planos para 2012 não são menos ambiciosos. Há uma grande agenda legislativa para aprofundar as mudanças no Brasil - afirmou.

O presidente Sarney agradeceu o empenho dos senadores e elogiou o trabalho desempenhado pelos servidores da Casa, destacando a atuação da secrétaria-geral da Mesa, Cláudia Lyra, do diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, e do diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Fernando César Mesquita. Sarney aproveitou o discurso para desejar um feliz Natal e um ano de 2012 com muitas realizações para os colegas senadores e para todos os colaboradores do Senado.

Da Redação / Agência Senado

Concurso da Câmara Municipal de Caicó terá 15 vagas para níveis fundamental e médio

1381 Presidente Leleu Fontes durante discurso na Câmara - Foto: Ilmo Gomes
Os vereadores continuam reunidos em convocação extraordinária na Câmara Municipal de Caicó. Uma das matérias é a autorização para a realização do Concurso Público, logo que os trabalhos sejam retomados em 2012. Serão 15 vagas disponíveis, onde cinco delas serão para cargos que exijam nível fundamental completo e as outras dez para nível médio.

Para nível fundamental serão disponibilizadas vagas para ASG e vigia, com salário equivalente ao mínimo vigente. Já para o nível médio, serão disponibilizadas vagas para “técnicos legislativos”, com salários de 1 mil reais. A decisão sobre a data do concurso será tomada no final deste mês, mas provavelmente será no mês de março ou abril. Por Marcos Dantas - Assessoria de comunicação

Vereadores aprovam mini-reforma na estrutura funcional da Câmara Municipal de Caicó

Além da aprovação do Concurso Público, que será realizado logo nos primeiros meses de 2012, durante a convocação extraordinária desta quinta-feira (22), os vereadores aprovaram uma mini-reforma na estrutura funcional da Câmara Municipal de Caicó. Os cargos de livre nomeação e exoneração serão escolhidos pelo presidente da Câmara, mediante aprovação de todos os demais membros da mesa diretora.

O projeto também determinou a gratificação de cada cargo: secretário-geral da Câmara (2.500,00 reais); recepcionista do gabinete da presidência (1.000,00 reais); assessor de imprensa (1.000,00 reais); chefe da Comissão de Licitação e Contratos (2.500,00 reais); chefe do Setor Financeiro (2.500,00 reais); assessor jurídico (2.500,00 reais) e procurador jurídico (7.000,00 reais). Cada gabinete de vereador contará com os seguintes cargos: 1 chefe de gabinete, 1 recepcionista e 2 assistentes políticos. Os valores das remunerações aprovados na lei passam a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2012.  Por Marcos Dantas - Assessoria de comunicação 

"Domingão do Faustão" contrata diretor da Band

"Domingão do Faustão" contrata diretor da Band

Hélio Vargas, diretor artístico e de programação da Band, vai deixar a emissora rumo ao "Domingão do Faustão", da Globo.

Vargas andou perdendo funções na Band após a chegada do argentino Diego Guebel, que assumiu todo o artístico e operacional da emissora.

Mesmo assim, o alto comando da Band chegou a confirmar que gostaria que Hélio Vargas permanecesse no canal, trabalhando com Guebel.

Procurado pelo blog, Vargas negou veementemente que fosse para o "Domingão do Faustão". Já a direção do programa da Globo confirmou a contratação do profissional.
Ele ficará abaixo de Jayme Praça, diretor-geral do "Domingão".
"Passo a ter um diretor experiente entre os jovens que tenho no programa", diz Praça.
Procurada, a Band não se pronuncia oficialmente sobre o assunto.

Final de "O Aprendiz" tem a pior média da história e gera movimento "Volta Justus" no Twitter


"O Aprendiz" encerrou ontem (20) sua jornada na Record com a pior média de audiência de todas as finais do programa e com um movimento no Twitter pela volta de Roberto Justus ao comando da atração.

A edição, apresentada por João Dória Jr., registrou em sua finalíssima 7 pontos de audiência.  Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP. O número da final que consagrou Janaína (foto) como vencedora é exatamente metade do alcançado na última final comandada por Justus. Em 2009, última edição do "O Aprendiz" apresentada pelo publicitário, o desfecho do reality registrou 14 pontos de média.
O número de ontem foi ainda menor do que o da final de 2010, já com Dória, que marcou 8 pontos.

Juntamente com o desfecho do programa, um movimento "Volta Justus", tomou conta das redes sociais ontem. Muita gente quer que Roberto Justus, que retornou à emissora este ano, retome o comando da atração.

Na Record, "O Aprendiz" é considerado um formato desgastado atualmente, que merece descanso antes de retornar ao ar em mais uma edição.

Ibope expande medição de audiência em São Paulo

O Ibope começa a se mexer diante da chegada de um concorrente na medição de audiência em TV: a Nielsen.

Em comunicado oficial, o instituto anunciou hoje (20)  que a partir de janeiro a amostragem de audiência da Grande São Paulo vai crescer.

Três novos municípios serão incluídos na medição na região: Itapevi, Cotia e Ferraz de Vasconcelos. A amostragem da Grande São Paulo vai abranger cerca de 800 domicílios.
A Nielsen pretende entrar no segmento em 2012.

Confira a capa do CD de Rafinha Bastos

Rafinha Bastos vai lançar seu CD hoje (19), às 22 horas, na internet, bem no horário do seu antigo programa, o "CQC" (Band), de onde foi suspenso em outubro.
A novidade, que promete ser um desabafo do comediante por meio da música, deve causar polêmica.

O CD tem ao todo oito músicas. A música de trabalho é "Oração para Todos".
Confira a capa do CD, que será lançado hoje à noite.

Globo e Record exibem ao mesmo tempo o mesmo documentário sobre ursos polares


Espionagem? Coincidência? O telespectador dos programas de domingo à noite deve ter levado um susto anteontem (18). Não bastassem as recorrentes pautas e reportagens especiais muito similares, "Fantástico" (Globo) e "Domingo Espetacular" (Record) exibiram no domingo, exatamente no mesmo horário, imagens idênticas sobre a vida dos ursos polares.
Por volta das 21h40, ambas as revistas eletrônicas colocaram no ar imagens captadas pelo mesmo biólogo sobre a vida desses animais.

Quem trocou de canal no momento das reportagens deve ter achado que a TV estava com problema. Era exatamento o mesmo conteúdo nos dois canais.
 As imagens da Globo foram captadas pela rede BBC, por câmeras ocultas instaladas no habitat dos ursos.

Procurada, a Globo diz que possui contrato  de exclusividade com  First Option em TV aberta no Brasil, com a vigência de cada documentário adquirido no período de dois anos.
A Record diz que as imagens dos ursos polares exibidas no "Domingo Espetacular" são do “60 Minutes”. A Record tem os direitos do programa da CBS. 



Escrito por Keila Jimenez

Aeronautas aceitam proposta e desistem de greve; aeroviários mantêm paralisação

Em assembleias realizadas na tarde desta quinta-feira (22), os aeronautas (funcionários que trabalham em voo) aceitaram a proposta das empresas aéreas e decidiram desistir da greve anunciada para começar hoje, às 23h. As assembleias foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém. A decisão vale para todos os Estados.

Já os aeroviários (que trabalham em solo) decidiram, em assembleias realizadas ontem (21), manter a paralisação, segundo Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários. A sindicalista afirmou que a greve deve atingir os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Cofins (Belo Horizonte), Brasília e Fortaleza a partir de 23h.

No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde parte dos aeroviários paralisaram nesta quinta, uma assembleia na segunda-feira (26) decidirá se haverá greve ou não. No aeroporto de Guarulhos não haverá greve, mas a paralisação em outros terminais pode gerar reflexos e causar atrasos e cancelamentos. 

Guilherme Balza
Do UOL Notícias*, em São Paulo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ex-bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha é o novo arcebispo Metropolitano de Natal


1363 Dom Jaime governou a Diocese de Caicó por nove anos – de 1996 a 2005 
 
O Blog confirma a informação... O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, em conformidade com o Código de Direito Canônico, que recomenda que todo Bispo que complete 75 anos de idade deve apresentar renúncia ao cargo. Dom Matias completou 75 anos em abril, mês em que apresentou o pedido de renúncia.
 
E o Papa Bento XVI, nomeou o bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha, como o novo arcebispo Metropolitano de Natal. A data da posse dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal. A partir de hoje até o dia da posse, Dom Matias será administrador apostólico de Natal. Nas missas, na oração eucarística, os padres dirão: "pelo nosso bispo eleito Jaime e pelo nosso administrador apostólico Matias". Dom Jaime foi bispo da Diocese de Caicó, antes de ser nomeado em Campina Grande, na Paraíba. Por Marcos Dantas

Lobão e Roberto se reúnem com João Maia e solicitam recuperação dos açudes de Caicó

1368  
João Maia com Roberto e Lobão em Brasília

O deputado federal João Maia (PR) recebeu logo cedo nesta quarta-feira (21), a visita na sua residência em Brasília, do vereador caicoense Lobão Filho e do superintendente da Funasa do RN, Roberto Germano, ambos do PMDB. Os dois estão em Brasília desde ontem. Na oportunidade, eles pediram o empenho do deputado federal para liberar emendas, que garantam a recuperação dos açudes destruídos pelas chuvas do ano passado, em várias comunidades rurais de Caicó.

Nós passamos para João Maia o levantamento que o deputado Henrique Alves conseguiu junto ao DNOCS para a recuperação dos açudes, e como a emenda que João Maia teve direito, na Comissão de Desenvolvimento ainda dispõe de 13 milhões, pedimos seu empenho para que disponibilizasse os quatro milhões necessários para a recuperação”, disse Lobão.

Como a Adese, a pedido do próprio deputado é quem está à frente das discussões do que deve ser feito na região, com os recursos de 20 milhões de emenda, o deputado João Maia pediu para que Lobão e Roberto Germano discutissem com a Agência de Desenvolvimento, através de seus diretores, a possibilidade da aplicação dos recursos. “Deixamos a reunião animados, mas sabemos que teremos que convencer a Adese da destinação destes recursos, e assim que chegarmos em Caicó vamos marcar uma reunião com Galvão, com Dom Delson para discutir o assunto”, disse Roberto Germano.  Por Marcos Dantas 




A Associação Nacional de Moradores e Mutuários entende o papel social dos jornais, rádios e tvs no Rio Grande do Norte atuando na defesa de um mundo mais justo e digno. Esta é nossa singela homenagem..

CARTÃO MESA DE NATAL.jpg








terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeito Bibi Costa participa de confraternização no Conjunto Nova Caicó e anuncia novos benefícios para a comunidade

Na última sexta-feira, o Prefeito Bibi Costa participou de uma confraternização com os moradores do conjunto habitacional Nova Caicó, na Zona Norte. Estavam presentes o Presidente do Conselho Comunitário da Nova Caicó – Deusdeth Ferreira Neto, o Presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes, o Secretário de Turismo, Eurípedes Júnior, além da comunidade. O Jornal Correio do Seridó esteve representado pelo fotógrafo, Eliezer Dantas.


Ao falar aos presentes, o Prefeito Bibi Costa disse que vai lutar para construir mais casas na Nova Caicó, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, junto a Caixa Econômica Federal. 


Bibi Costa lembrou que conseguiu a quadra de esportes da Nova Caicó com ajuda do senador José Agripino. Também lembrou a Escola que está sendo construída na comunidade, através de uma ação do deputado Rogério Marinho, que alocou recursos para a obra. Bibi espera entregar a obra no próximo ano e garantiu que tem recursos assegurados para a construção da Unidade de Saúde da Nova Caicó. Também anunciou durante a confraternização que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento será construída na Nova Caicó. 


Bibi Costa também lembrou que o município receberá recursos para a construção de uma CEASA. “Se for na minha época, nós haveremos de trazer para a Nova Caicó. Aqui é uma cidade, é o cartão postal da cidade de Caicó, com ruas duplicadas e tubulação moderna”, disse Bibi Costa, ressaltando também o apoio que teve da ex-Governadora Wilma de Faria e do ex-Governador, Iberê Ferreira de Souza. 

“Para chegar alguém para fazer igual a mim, ainda vai nascer”, concluiu Bibi.



Fátima Bezerra participa de ato do PT e discute Plano Nacional de Educação em Areia Branca

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta segunda-feira (19) do ato do PT de Areia Branca na Câmara Municipal que marcou a filiação de mais de 50 pessoas ao partido neste ano. Antes, ela apresentou as principais diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação na Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou com representantes de diversos partidos da base aliada. O prefeito da cidade, Manoel Cunha Souza (PP), destacou o empenho de Fátima Bezerra na realização de projetos de educação, habitação e esportes de Areia Branca. “A participação do governo federal tem sido muito importante para a nossa administração. Quero agradecer aqui a parceria de Fátima Bezerra. Fico muito em feliz em saber que tem apoiado e continuará apoiando todos projetos em prol da coletividade”, disse Souza. “Ainda tenho um ano de administração e quero ainda ‘utilizar’ o seu mandato como parceria administrativa para realizarmos ainda mais no município”.


Além do prefeito, compuseram a mesa o vice-prefeito da cidade, Bruno Filho (PMDB), o presidente do PT do Rio Grande do Norte e vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, o presidente do PT de Areia Branca, Madson Mateus, o presidente da Câmara Municipal, Aldo Dantas, o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, o presidente do PCdoB municipal, Jocsã Siqueira, o presidente do PMDB municipal, Cleodon Bezerra, o presidente do PSB municipal, Toninho Cuia, o representante do PPS, Wilson Dantas, a ex-presidente do PT municipal e militante, Gecilda Monteiro (Tilda), e os novos filiados, a exemplo de César das Pedrinhas, Daniel Filho, Irmão Jonas, Ronaldinho, todos pré-candidatos a vereadores.


Fátima Bezerra fez um balanço das ações do primeiro ano de Dilma Rousseff à frente do país. “As pesquisas de opinião pública mostram o povo aplaudindo o governo porque ela vem conduzindo o governo com muita maestria, sensibilidade, de forma republicana. Os projetos estratégicos que vêm sendo realizados neste estado são frutos dos investimentos federais”.


A deputada federal considerou “inaceitável” misturar política com decisões administrativas. “Espero que o governo do estado trate os prefeitos de forma igualitária, independente dos partidos aos quais pertencem, como vem fazendo o governo federal”. Foi bastante aplaudida nesta hora.


Fátima Bezerra também discorreu sobre os planos do PT para o próximo ano. “Queremos o maior número de prefeitos e vereadores do PT e partidos aliados. Vamos conquistar uma vaga na Câmara Municipal em 2012 e estamos abertos para compor a chapa majoritária. O PT vem com gosto de gás!”

Veja mais fotos aqui

PNE

O PNE foi o motivo do encontro de Fátima Bezerra e os professores horas antes na Secretaria Municipal de Educação.

Ela apresentou as principais metas e diretrizes do Plano e comentou a diferença no método de elaboração do projeto de lei, já que no governo de Fernando Henrique Cardoso o debate com os movimentos sociais foi desprezado na elaboração do PNE, enquanto nos governos Lula e Dilma as contribuições da sociedade organizada foram consideradas.


“O PNE traz muitos avanços, como a universalização das vagas do ensino pré-escolar ao ensino médio, a ampliação das vagas da creche, do ensino superior e profissional”, disse Fátima Bezerra. “E quando chegou no Congresso Nacional nós propomos mudanças através de emendas para que avançasse ainda mais”.


Uma das modificações veio de uma emenda que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) sugeriu e Fátima Bezerra acatou que trata de equiparar os salários dos professores aos dos demais profissionais com igual formação acadêmica.


Ela incentivou os professores a continuarem a mobilização para que seja aprovado o investimento de 10% do PIB para educação. “É um avanço sair de 3,5% para 5% e propor 7%, mas não é suficiente. Se a gente fez um PNE mais ousado, significa que aquela conta dos 7% não dá mais”, disse, depois de discorrer sobre as principais alterações que a comissão especial introduziu ao plano.

Assessoria de imprensa 
 

Semarh assina convênios no valor de R$ 30 milhões para abastecimento de água e esgotamento sanitário

O secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales e o diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso Pinto, assinam nesta quarta-feira (21), às 9h, convênios no valor de R$ 19 milhões para saneamento básico que vão beneficiar as cidades de São Paulo do Potengi, Parelhas e São José do Seridó. A assinatura ocorrerá na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em Brasília. No período da tarde, Gilberto Jales assina com o Ministério do Meio Ambiente convênio para recuperação e manutenção de sistemas de abastecimento de água com dessalinizadores no valor de R$ 11 milhões.

Os convênios assinados entre o Governo do Estado e a FUNASA são para o esgotamento sanitário das cidades de São Paulo do Potengi com recursos no valor de R$ 8,5 milhões e Parelhas no valor de R$ 8,1 milhão. Já a cidade de São José do Seridó terá recursos para abastecimento de água no valor de 2,7 milhões. Os convênios da FUNASA beneficiam cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes. Os recursos são da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que abrange o período de 2011 a 2014.

Dessalinizadores

No período da tarde em Brasília, o secretário Gilberto Jales também assina convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente para instalação, recuperação e manutenção de sistemas de abastecimento de água com dessalinizadores. O convênio que será assinado entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente assegura recursos no valor de R$ 11 milhões.

A previsão é que sejam beneficiadas com os sistemas de dessalinizadores 68 comunidades de diversos municípios do Estado. O Rio Grande do Norte e Alagoas são os primeiros Estados a assinar o convênio de um total de dez Estados no Brasil contemplados. Durante a viagem à Brasília, Gilberto Jales também tem reunião no Ministério da Integração Nacional sobre a liberação da última parcela para a conclusão da obra da Adutora do Seridó.

Fonte: Assecom-RN

Governo Rosalba Ciarlini vai viabilizar a construção dos aterros sanitários do Seridó

O Prefeito de São Fernando, Genilson Maia esteve nesta terça-feira, em Natal, onde participou ao lado de outros prefeitos do Seridó, de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini, para discutir o aterro sanitário para o Seridó. 

Segundo o Prefeito Genilson Maia, muitas vezes, o lixo é jogado a céu aberto, prejudicando o meio ambiente. No Seridó, foi planejado através da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e Prefeitura Municipais, a construção de um aterro sanitário, dividido em duas partes: um nas proximidades de Caicó, integrando os municípios do Seridó Ocidente e  outro nas proximidades de Currais Novos, contemplando os municípios do Seridó Oriental. 

“Várias reuniões já aconteceram e a obra não foi iniciada. Isso tem preocupado os prefeitos, pois há uma legislação federal em vigor que fixa prazos para que os gestores públicos resolvam o problema do lixo através do aterro sanitário. Como a sociedade em geral sabe da crise que os municípios enfrentam, sobretudo, os municípios menores, os gestores ficam numa situação de apuros, pois não têm recursos para construir os aterros sanitários que têm um alto custo financeiro e a manutenção é mais cara ainda”, enfatizou o Prefeito Genilson Maia.  

A saída foi a construção de um consórcio com a adesão de todos os municípios. Há uma diretoria provisória que tem como presidente o Prefeito de Caicó, Bibi Costa e atualmente, os gestores estão no aguardo das providências que serão tomadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente. 

A Governadora Rosalba Ciarlini afirmou que ainda este ano, as obras do aterro sanitário serão iniciadas. A Secretaria de Recursos Hídricos contratou uma equipe técnica que fará os estudos ambientais das áreas onde serão realizados os aterros sanitários em Caicó e Currais Novos e nas áreas onde serão implantadas as estações de transbordos em outros municípios. 

“Saímos com esperança da reunião de que neste ano, a proposta do aterro sanitário seja colocada em prática, pois com isso, será resolvido o problema do lixo do Seridó”, comentou Genilson Maia – Prefeito de São Fernando.


Por Paulo Júnior 
Jornal Correio do Seridó  

LANÇADO NO SITE OFICIAL DO CARNAVAL EM CAICÓ A NOVA LOGOMARCA DO CARNAVAL 2012

CARNAVAL EM CAICÓ 2012
"TODO MUNDO VEM PRÁ CÁ !!!"

www.carnavalemcaico.com.br

Criação e Arte: Nildo Figgo
Administrador e Webmaster: Marcelo Lima de Medeiros (DJ Tchelo)

EM BREVE, O SITE COMEÇARÁ AS ATUALIZAÇÕES DAS PROGRAMAÇÕES PARA O CARNAVAL 2012.

O SITE TERÁ AS PARCERIAS COM OS BLOCOS TREME-TREME E ALA URSA DO POÇO DE SANT'ANA, CAICÓ IATE CLUBE E MPE EVENTOS.

Integrantes do Projeto Parcerias Sinfônicas do SESC concorrem ao Prêmio Hangar de Música

Com apenas seis meses de atuação o Projeto Parcerias Sinfônicas, idealizado e promovido pelo Sistema Fecomercio, por meio do SESC, já rende bons frutos para os artistas que participam do encontro musical, que concorrem na categoria “Melhor Show do Ano” para o grupo, e na categoria “Melhor Cantora”, para Camila Masiso, na 10ª edição do Prêmio Hangar de Música. A premiação ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2012, no Palácio da Cultura, em Natal.

Mais uma prova do sucesso das apresentações do Projeto Parcerias Sinfônicas aconteceu no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, na noite da quarta-feira (07/12). O show contagiou a platéia que lotou a casa de espetáculo.

A qualidade do espetáculo musical, formado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a cantora Camila Masiso, e do compositor e músico Diogo Guanabara, prendeu a atenção dos espectadores, com a apresentação de clássicos da Música Popular Brasileira.
 
A prefeita de Mossoró, Fátima Rosado, elogiou a iniciativa do Sistema Fecomércio, em oferecer, de forma gratuita, música de qualidade, e, ao mesmo tempo, oportunizar artistas que buscam espaço para a consolidação da carreira profissional.

“A iniciativa da Fecomércio de promover a cultura local através do encontro da MPB com a música clássica evidencia o que temos de melhor na nossa musicalidade. O projeto promove de maneira singular o gosto pela boa música e incentiva o surgimento de novos talentos”, enaltece a prefeita.
 
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, destacou o papel importante do projeto Parcerias Sinfônicas, como mecanismo de valorização dos artistas locais e inserção de todas as camadas sociais em espetáculos que exaltam a qualidade musical.
“O Projeto Parcerias Sinfônicas expande o acesso à música de qualidade e garante que os artistas locais, como a Orquestra Sinfônica da UFRN, Camila Masiso, e Diogo Guanabara, tenham oportunidade de mostrar seus trabalhos, e contribui para que pessoas de todas as camadas sociais tenham acesso a espetáculos musicais de qualidade”, enfatiza.

A próxima apresentação do Projeto Parcerias Sinfônicas está marcada para o dia 16 de dezembro, na Concha Acústica, em Caicó.
 
Sobre o Prêmio Hangar
O Prêmio Hangar de Música é a maior premiação musical realizada no Nordeste. Acontece desde 1999 em Natal. Tem como objetivos premiar, reconhecer, valorizar, incentivar e divulgar a rica produção musical da cidade e do Estado.

Fátima Bezerra assina pedido de CPI da Privataria

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) assinou nesta quarta-feira (14) o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias feitas pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior no livro “A Privataria Tucana”, lançado recentemente.

O documento, protocolado pelo deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), solicita investigação da privatização de estatais na década de 1990 e de lavagem de dinheiro envolvendo figuras ligadas ao PSDB. Necessita de 171 assinaturas para que saia do papel. Na foto, Fátima Bezerra segura o documento ao lado de Protógenes e do deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA).


Para Fátima Bezerra, a Câmara Federal tem a obrigação de apurar as irregularidades apontadas pelo jornalista em mais de 300 páginas de denúncias.



“Amaury Jr. traz à tona fatos muito graves ocorridos durante o governo tucano, como corrupção, lavagem de dinheiro e espionagem. Os parlamentares e o judiciário não podem ignorar denúncias tão bem documentadas”, disse.


Entre os alvos da CPI estão expoentes do governo Fernando Henrique Cardoso, como o ex-governador de São Paulo José Serra, e o ex-tesoureiro de campanhas tucanas e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira.


A deputada federal também considerou “preocupante” o silêncio da grande mídia em torno do assunto e parabenizou os internautas por, em um curto espaço de tempo, divulgar o livro nas redes sociais. “É a sociedade mostrando que quer a apuração”.

Fátima Bezerra participa de evento que marca o início das obras da BR - 110


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou na manhã desta segunda (19) da inauguração da ponte de Campo Grande, que foi derrubada pela grande enchente que ocorreu em 2010 e do ato que marcou o início da obra da BR 110. Estiveram presentes no evento, a governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Bibi de Nenca (PMDB), o vice-prefeito Caramuru (PT), o superintendente do DNIT Ézio Gonçalves além de diversos prefeitos de municípios vizinhos como Assú, Messias Targino, Upanema e Caraúbas.    


A ponte na BR – 110 que permite o acesso ao município de Campo Grande foi totalmente destruída no ano passado, depois do rompimento de açudes na região. “Estou aqui hoje para fazer um agradecimento aos Governos Lula e Dilma e ao DNIT. Há um ano, depois da enchente, Caramuru me ligou falando da necessidade da construção da ponte que havia sido derrubada com a enchente. Imediatamente entrei em contato com o DNIT, que respondeu com toda agilidade e sensibilidade. Em menos de um ano a ponte está ai, pronta para ser utilizada pela população” frisou Fátima.



As obras na BR – 110 são de pavimentação e melhorias de traçado e será executada entre os municípios de Mossoró (km 51) e Campo Grande (km 129), totalizando 78 quilômetros de extensão. A rodovia terá 9,5m de largura com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal. O empreendimento faz parte da segunda fase do PAC e serão investidos R$ 84 milhões.



“Sabem quando essa obra se tornou realidade? Quando Dilma como coordenadora do PAC no Governo Lula colocou a obra no programa. Foram muitas audiências com ministros e autoridades do Governo Federal. Fico feliz por ter dado minha contribuição para a realização dessa obra, que já se arrastava há 50 anos. Muitos prometeram e não fizeram. Foi preciso o presidente Lula chegar ao poder para essa obra sair do papel. Tenho orgulho do nosso Partido dos Trabalhadores. Valeu o sonho, valeu a luta” comemorou a deputada Fátima. Ela também ressaltou o papel da bancada federal potiguar, prefeitos da região, vereadores, partidos aliados e movimentos sociais como o Movimento “Eu quero a BR 110” para concretização do projeto.



*Com informações do site do DNIT

Monsenhor Ausônio Tércio fala sobre Política em evento do PPS

Debater política não é característico do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. Contudo, na próxima sexta-feira, dia 23, a convite do Partido Popular Socialista (PPS) de Caicó, o padre estará proferindo palestra com o tema “Povo e Política”. O evento iniciará às 19 horas, na Câmara Municipal de Caicó e será aberto ao público.

Diretor do Colégio Diocesano Seridoense, Monsenhor Tércio é um referencial na educação do Seridó por ter sido membro do Conselho Estadual de Educação, diretor da extinta Faculdade Cardeal Sales e ex-professor da UFRN. O sacerdote também foi Vigário Geral da Diocese de Caicó durante três bispados, e por isso chegou a administrar a Igreja Católica no Seridó.

Detentor desse currículo, Monsenhor Ausônio Tércio fora convidado por Aluísio Alves para compor, como vice, sua chapa para o Governo do RN. Além de recusar este convite, recusou também a proposta para candidatar-se ao executivo municipal. Preferiu conciliar suas funções de padre com a direção do Colégio e da Fundação Educacional Sant’Ana (Rádios Rural).

 “Nesta sexta-feira faremos uma avaliação histórica do exercício da cidadania pelo voto, e refletiremos se atualmente a população está organizada politicamente”, destacou Monsenhor Tércio. Na mesma noite o PPS de Caicó apresentará a composição do Diretório Municipal e lançará a “Agenda 23”.

Diego Vale
PPS-Caicó

Banco do Nordeste comemora R$ 1 bilhão de carteira ativa no Agroamigo





 “No tempo da minha adolescência, tínhamos vergonha de dizer que éramos agricultor familiar. Agora, falamos com orgulho da nossa profissão”. 







Esse foi um trecho do discurso do cliente João Marques de Farias, durante as comemorações pelo alcance da marca histórica de R$ 1 bilhão no Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo.

O evento foi realizado ontem à noite, no Praiamar Hotel & Convention, em Natal, e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao setor, bem como caravana de agricultores familiares vinda do município de São Paulo do Potengi.
O agricultor João Marques, que representou os demais clientes na solenidade, ressaltou a importância do Agroamigo na melhoria de vida da sua família: “Antes, eu vivia com muita precisão. Conheci o Programa em 2006 e já fiz quatro empréstimos. Apliquei corretamente o dinheiro e hoje colho os frutos disso. Eu, minha esposa e filhos podemos dizer que temos, no mínimo, três refeições por dia. Possuo casa própria, moto, carro e sou integrado a diversas outras iniciativas do Governo Federal, tais como o Compra Direta e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do qual sou fornecedor”, afirma.

O Agroamigo, criado há seis anos, beneficia clientes com renda bruta anual de até R$ 6 mil. Cerca de R$ 650 milhões (do R$ 1 bilhão alcançado) beneficiaram projetos de convivência com o semiárido, com prioridade para o fortalecimento de infraestrutura hídrica. O Rio Grande do Norte responde por mais de 93 mil financiamentos desde a criação do Programa, com cerca de R$ 150 milhões investidos. Somente em 2011, o Banco do Nordeste já contratou no RN 19.084 operações de microcrédito rural, num montante superior a R$ 40,7 milhões em benefício na agricultura familiar.

O Programa também trabalha pela inclusão financeira e conscientização ambiental dos microempreendedores. Mais de 100 mil deles, em todo o Nordeste, já possuem conta corrente/poupança na Instituição. A meta para 2012 é abrir contas para todos os clientes, contribuindo para o processo de bancarização da população nordestina residente no meio rural.