Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

“Bloco do Magão” terá site oficial


Logomarca do Bloco do Magão para o Carnaval 2012

A agência de comunicação Malagueta&SuerdaMedeiros, que está abrindo suas portas em Caicó, vai deixar o carnavalesco de Caicó e do mundo bem informado a cerca do que acontece no Carnaval de Caicó, especificamente com o BLOGO DO MAGÃO através do site do bloco que os mesmos estarão inaugurando em breve. Para acessar o cantinho do Magão, basta clicar aqui www.blocodomagao.com.br/

A agência firmou contrato com o Bloco do Magão que além de cuidar de toda parte visual do bloco, está prospectando apoios para viabilizar a saída da agremiação neste ano de 2012.

Presidente da Câmara de Caicó faz balanço de primeiro ano de gestão


O presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes (PSB), reuniu nesta sexta-feira (20), no restaurante Ponto Certo, profissionais de imprensa, lideranças políticas e comunitárias, profissionais liberais, autônomos e colaboradores do seu para fazer um balanço administrativo do seu primeiro ano de gestão à frente do Legislativo.



Em meio às denúncias de irregularidades em 2011, Leleu assumiu a presidência da Casa e conseguiu implantar um novo ritmo administrativo para, principalmente, retomar a confiança perante a sociedade. “Foram parcerias firmadas com entidades que sempre buscaram o desenvolvimento da cidade, como a Igreja, Polícia Militar, OAB, Judiciário, SEBRAE, INSS, Prefeitura e tantos outros que, no decorrer de 2011, se irmanaram no trabalho do Legislativo caicoense na discussão de grandes temas”, lembrou o presidente.



Nos temas políticos, o senador Agripino Maia trouxe a barragem de Oiticicas, a deputada federal Fátima Bezerra a reforma política, o deputado estadual George Soares a ZPE do Sertão e o diretório estadual do PCdoB falou sobre a importância da revolução cubana para a América Latina.



O Centro de Estudos e Debates discutiu o plano de saneamento, barraqueiros, construções às margens do açude Itans, tarifa verde, trânsito, micro e pequenas empresas. “Nós pretendemos dar continuidade ao trabalho de reestruturação do Legislativo, deixando para as próximas legislaturas uma nova sede atendendo às necessidades arquitetônicas de acessibilidade e atendimento ao público, na Cidade Judiciária”, concluiu. 

Por Alexandre Costa 
Fotos: Ilmo Gomes 

Leleu Fontes acredita que ingresso do prefeito Bibi Costa pode fortalecer o PSB em Caicó

Em entrevista à imprensa na manhã deste sábado (21), o presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes (PSB), agradeceu as duas décadas de militância no sistema do PMDB, na época comandado pelo ex-prefeito Manoel Torres e pelo ex-deputado Álvaro Dias, mas admitiu a necessidade de percorrer novos caminhos na vida pública e, mais recentemente, a sua entrada no Partido Socialista Brasileiro.

“O nosso ingresso aconteceu por questões ideológicas e por acreditar na proposta socialista do partido, em especial na condução que é dada no Rio Grande do Norte sob a responsabilidade da ex-governadora Wilma de Faria”, explicou Leleu.

Leleu ainda salientou que espera que, no plano municipal, o prefeito Bibi Costa possa ingressar nos quadros da legenda e tornar o PSB a principal força política de Caicó. “Ele tem o perfil de um político moderno, zeloso pelo dinheiro público. E esse equilíbrio financeiro e contábil foi determinante para que pudéssemos apóiá-lo”.

Sobre seus projetos, Leleu preferiu cautela, mas adiantou que a princípio deve disputar a reeleição de vereador. Segundo ele, nada impede de defender a formação de uma aliança com partidos de oposição ao governo de Rosalba Ciarlini.

“O meu nome está à disposição do partido. Caso os dirigentes estaduais avaliam que eu devo disputar a majoritária, estou pronto. Tenho conversado com amigos e correligionários, como o ex-deputado Dadá Costa, a quem posso dizer estar sendo muito importante para minha permanência na vida pública”, finalizou o vereador. 

Por Alexandre Costa 

Verão TCM de hoje tem Chrystian de Saboya, cantora Simara Tâmara e rendeiras de Tremembé


O Verão TCM que vai ao ar hoje, logo mais às 20h30, na TCM Canal 10, apresentado nesta edição por Dayvid Almeida e Andreia Ramos, está embalado pelo som da cantora Symara Tâmara. Além dessa super atração, Dayvid e Andreia batem um papo com o colunista Chrystian de Saboya, que veraneando em Tibau, aproveita para dar dicas de como receber bem uma visita. 
Simara Tâmara
Rendeira de Tremenbé

 O trabalho especial das rendeiras de Tremembé também é destaque do Verão TCM. E você não pode perder a chance de aprender a fazer o mais tradicional doce de Tibau, o saboroso gelé. É logo mais às 20h30, no Canal 10 TCM e www.portat.com.br

Assessoria Imprensa TCM assessoriatcm@gmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Seminário vai discutir sobre o novo Código do Município de Caicó

O Secretário Municipal de Infra-estrutura e Serviços Urbanos, Fernando Dionísio da Silva está convidando a sociedade caicoense para participar do Seminário onde será exposta a Lei 4.464/11 que trata do novo Código de Obras do Município de Caicó.

O evento ocorrerá no dia 28 de fevereiro de 2012, às 14 horas e 30 minutos, no Auditório do Centro Administrativo.

O mediador será o Coordenador de Projetos de Engenharia, o Arquiteto e Urbanista, Emerson Cirne de Medeiros.

Por Paulo Júnior

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

São-josoeense é aprovado em 3 vestibulares de Engenharia Elétrica

2012 tem sido um ano onde os estudantes do município resolveram mostrar seu potencial e alto índice intelectual e com isso São José do Seridó continua sendo destaque na educação.

Ao todo, 26 São José Seridoenses foram aprovados no vestibular, na sua maioria alunos de escola pública.
Em medicina, o jovem Vinicius Dantas bateu todas as expectativas possíveis, com mais de 5 aprovações no curso de Medicina.

Na área de engenharia elétrica, o jovem Jardel Adriano tem sido outro grande destaque com 3 aprovações em três universidades: UFRN, UFCG e UERJ e ainda Escola Preparatória de Sargentos do Exercito ( ESPECEX ) e AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Jardel ressalta que mesmo sabendo das facilidades que tem para ser aprovado em outros cursos, prefere a Engenharia Elétrica por ser um curso no qual ele se identifica.
O jovem São José Seridoense mesmo sendo aprovado em três universidades, escolheu a ESPECEX para cursar.

Perguntado se repetiria os cursos, mesmo sabendo da necessidade de estudar muito, ele foi emblemático: “Se amanhã tivesse, eu faria tudo de novo”,disse.
Jardel diz que a família é base de tudo e atribui o sucesso dos 26 aprovados no vestibular a atenção dos professores, o apoio incondicional do Poder Público Municipal a educação e a base familiar.

Jardel Adriano que viajou para o Rio disse que agradece a marcação serrada dos pais para que ele fosse um aluno que realmente gosta de estudar.

Para a mãe de Jardel, a funcionária pública Isabel, Jardel é motivo de muita alegria para toda a família e que agora que ele já está bem encaminhado, vai incentivar o seu outro filho e a filha menor a seguir os passos de Jardel.

Por Carlos Felipe - Jornal Correio do Seridó 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Caicó sedia Conferência Regional de Cultura do Seridó Ocidental

A região do Seridó Ocidental através de seus fazedores de cultura e gestores públicos tem a oportunidade de discutir proposta para o processo de construção do Sistema Estadual de Cultural. 

Nesta quinta-feira, às 8 horas, haverá a Conferência Regional de Cultura do Seridó Ocidental, no Centro Administrativo de Caicó. 

O desenvolvimento dos trabalhos constará de apresentação geral sobre o Plano Estadual de Cultura, discussão de eixos, apresentações de propostas para o estado e união, aprovação em plenária e eleição de delegados representativos para a Conferência Estadual de Cultura.

Participarão do evento, a Secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Amélia Rosado, a Assessora Jurídica, Ivanira Ribeiro e a Coordenadora das Casas de Cultura do RN, Joana D’arc. A Secretária Municipal de Educação, Ana Maria da Silva de Oliveira estará presente no encontro, além de Custódio Jacinto de Medeiros, da coordenação da Conferência Regional de Cultura – Seridó Ocidental.

As atividades do evento constam de: Fundo Estadual de Cultura, Agentes de Leitura, Publicações, Armas e Brasões; Sistema Estadual de Cultura; Receber Relatórios de 2011 e a Programação de 2012 das Casas de Cultura; e Edital do Carnaval 2012.

Por Paulo Júnior

Comando do 6º BPM encaminhou ordem de serviço com diárias operacionais para o carnaval de Caicó

Em entrevista à imprensa, hoje (18), o comandante do 6º BPM, major Walmary Costa, confirmou que enviou o último dia 31 de dezembro a ordem de serviço para o carnaval 2012 em Caicó, onde constam as diárias operacionais para os policiais que trabalharem nesse período.

“Entregamos pessoalmente ao Comando de Policiamento do Interior, para que o comandante-geral possa enviar reposta em breve. É necessário, porque a gente só pode fazer um policiamento desde tamanho se tiver a diária operacional”, disse o major Costa.

Por Alexandre Costa 

Comissão discute duas alternativas de percurso para carnaval de Caicó

Uma comissão formada por representantes da prefeitura, Câmara, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agremiações carnavalescas e Polícia Rodoviária Estadual discutiu duas alternativas de percurso para os blocos de rua no carnaval de Caicó. A reunião aconteceu hoje (18) e também teve como pauta a iluminação das ruas, banheiros químicos e funcionamento da Ilha de Sant’Ana.


O primeiro trecho é utilizado atualmente pelo Ala Ursa do Poço de Sant’Ana: Seridó, Coronel Martiniano, Renato Dantas, Celso Dantas e voltando para o ponto de partida.


Como está em funcionamento o Hospital de Oncologia, na antiga Maternidade Mãe Quininha, existe uma possibilidade de alteração para o trajeto realizado na procissão da Festa de Sant’Ana: Seridó, Pedro Velho, Celso Dantas, Coronel Martiniano e voltando pela Seridó. Essa situação será discutida com a direção da Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer.

Por Alexandre Costa









Segurança Pública: mais de 27 mil vagas em concursos com até R$13.672 de remuneração

A área de Segurança Pública conta com milhares de vagas em concursos abertos e previstos para este ano, nos estados e Distrito Federal. São pelo menos 27.695 vagas em cargos que exigem escolaridade do nível fundamental (1º grau) ao superior e que proporcionam remuneração de até R$13.672.

Como nos próximos anos o Brasil será palco de grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo de Futebol (em 12 cidades) e os Jogos Olímpicos (no Rio de Janeiro), há a necessidade de ampliação do efetivo para garantir a segurança. Somente as polícias Federal e Rodoviária Federal oferecerão 1.460 vagas em cargos dos níveis médio e superior.
Na esfera estadual, por exemplo, São Paulo tem pelo menos 6.637 vagas, das quais 2.036 são para concursos abertos e 4.601 para seleções previstas. Há ainda centenas de vagas nos demais estados do Sudeste, além do Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Escolha qual o concurso de seu interesse e elabore um cronograma de estudo.
Área Federal
Polícia Federal – 1.200 vagas
Polícia Rodoviária Federal – 260 vagas
Distrito Federal
Polícia Militar – 1.000 vagas
Polícia Civil – 150 vagas
Alagoas
Polícia Militar, Civil e perícia oficial – 1.530 vagas

Amapá
Corpo de Bombeiros – 230 vagas

Bahia
Polícia Civil – 1.200 vagas
Polícia Militar – 2.800 vagas

Ceará
Polícia Militar – 200 vagas
Goiás
Polícia Militar – 1.000 vagas

Polícia Civil – 1.920 vagas

Mato Grosso
Polícia Militar – 3 mil vagas

Pará

Susipe – 1.000 vagasPolícia Militar – 1.068 vagas
Polícia Civil – 600 vagas

Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros – 150 vagas (soldado)

Polícia Civil – 1.650 vagas

Rio Grande do Sul
Brigada Militar – 2.100 vagas

São Paulo
Polícia Militar – 1.900 vagas
Polícia Militar – 1.992 vagas (temporário)
Polícia Civil -  2.701 vagas
Polícia Civil – 44 vagas (médico legista)
Folha Dirigida

Ministério entra na polêmica e BBB pode sair do ar

Órgão vai analisar imagens de suposto estupro e emissora pode sair do ar

Brasília - O Ministério das Comunicações se manifestou sobre a maior polêmica da história do Big Brother Brasil, envolvendo Monique Amin e Daniel Echaniz. Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, o órgão informou que vai identificar por meio das imagens se a TV Globo realmente exibiu um suposto estupro dentro do programa.

Caso forem provadas que as imagens "causaram constrangimentos" ao telespectador, o Ministério irá instaurar um processo cujas sanções incluem multa e interrupção dos serviços da emissora.

Leia o comunicado na íntegra:

"Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura, fiscalizados pela Anatel, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações - LGT.

Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação. As imagens serão analisadas e, se estiverem em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão e com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico (art. 38, alínea "d" do Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei n˚ 4.117/62 - c/c art. 28, item 12, alíneas "a" e "b" do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão - Decreto n˚ 52.795/63), será instaurado Processo de Apuração de Infração neste ministério, cujas sanções cabíveis incluem a interrupção dos serviços (Parágrafo único do art. 63 e multa nos termos do art. 62 do mesmo Código).

Paralelamente, foi solicitado à Anatel que faça também a verificação da veiculação nos canais de TV por assinatura".

Polícia investiga o caso
O edredom e as roupas íntimas de Monique Amin e de Daniel Echaniz, dupla envolvida na maior polêmica da história do ‘Big Brother Brasil’, já estão em poder da polícia para identificar possíveis traços de sêmen. Mesmo após a modelo ter se negado a registrar queixa e fazer o exame de corpo de delito nesta terça-feira, inquérito foi instaurado para investigar a possibilidade de crime de estupro de vulnerável (pessoa sem condições de reagir).
Os ‘brothers’ prestaram depoimento na casa do ‘BBB’, no Projac, em Jacarepaguá. Eles foram ouvidos separadamente, por 1h30, pelo delegado da 32ª DP (Taquara), Antônio Ricardo Nunes. A dupla negou que tenha feito sexo sob o cobertor. Daniel foi ouvido como testemunha. Monique foi acompanhada por quatro advogados da emissora. Segundo o delegado, a estudante afirmou que tudo o que se lembra ocorreu de forma consentida.
“Eles confirmaram que ficaram embaixo dos cobertores com o consentimento de ambos. Eles se tocaram, mas negaram que houve relação sexual. Mesmo após ingerir bebida alcoólica, ela tinha condições de dizer não”, afirmou o delegado, que encaminhou o edredom, a calcinha e a cueca usados por eles na noite do fato à perícia.
Delegado esteve no Projac e ouviu os BBBs | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O delegado vai confrontar as imagens com os depoimentos para apurar se Monique sabia o que acontecia. “Queremos confirmar se houve relação sexual com ela inconsciente. Se houver divergências, vamos ouvi-los de novo ou fazer acareação (depoimento com envolvidos frente a frente)”, afirmou. Ele não descarta ouvir outros participantes. Nunes ressaltou que a TV Globo não deve ser responsabilizada.
A promotora Christiane Monnerat disse que, se houver indício de que Monique não tinha capacidade de reação, o Ministério Público pode denunciar o caso, independente da vontade dela. Na casa, ninguém comentou o episódio. Em conversa no confinamento, Monique revelou que não usa anticoncepcional. E cortou o ‘brother’ Rafa, quando falou que ela tinha ‘se arrumado’ na noite do suposto estupro: “Deleta o que você falou”, disse.
Polícia Civil mandou uma equipe ao Projac para colher depoimentos | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Em nota, a Rede Globo afirmou que Daniel não volta ao programa. A organização disse que “num primeiro momento, imagens apontavam para cena de carícias semelhante a de outras edições”, mas que análise cuidadosa revelou “comportamento inadequado” do modelo. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu informações à Globo sobre as providências.

Versões
Amor
No domingo à noite, após a cena sob o edredom ser exibida, o apresentador Pedro Bial exclamou: “O amor é lindo”. E gerou protestos na Internet.

Racismo
Na segunda-feira, o diretor-geral do programa, Boninho, inocentou Daniel dizendo que Monique afirmara no confessionário que consentira as carícias. Disse ainda que o modelo era vítima de racismo e que não seria punido.

Expulso
Daniel foi expulso ainda na segunda-feira. Após os depoimentos à polícia, Boninho afirmou: “A lei brasileira é ampla, e o que se discute é o abuso porque ela estava fora de condições. Ele saiu do programa porque passou dos limites do relacionamento com as pessoas”.

Repercussão internacional
O suposto estupro no BBB 12 ganhou as manchetes internacionais em veículos como o britânico The Guardian, que citou a reportagem de O DIA sobre a visita da polícia aos estúdios do programa. O The Guardian publicou que, antes do suposto estupro, “a primeira festa do programa foi regada a álcool e ao som ao vivo de uma escola de samba”. O Daily Mail estampou em manchete na Internet que uma participante do BBB foi “estuprada ao vivo na TV”, após se embriagar.
O Dia Online

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Como fui me meter numa coisa tão baixa", diz ex-BBB

DE SÃO PAULO
O suposto estupro da participante Monique na atual edição do "Big Brother Brasil" está mexendo com os nervos até de quem já saiu há muito tempo do programa. 

"Esse programa "BBB" é muito baixo nível", escreveu a ex-BBB Bianca Jahara, 33, no Twitter. "Não sei como fui me meter numa coisa tão suja e baixa!!!"
Bianca, que é produtora de moda, participou da oitava edição do "BBB". 

Ela já admitiu em outras ocasiões que se pudesse voltar no tempo não participaria do reality show novamente.

AgNews
Bianca Jahara
A produtora de moda Bianca Jahara, que não sabe como foi se meter numa coisa tão suja e baixa como o "BBB"

Presidente da Câmara Municipal de Caicó lamenta morte do ex-prefeito Manoel Torres

Em nota à imprensa o presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes (PSB), lamentou a morte do ex-prefeito Manoel Torres de Araújo (PMDB), neste domingo (15).    

Câmara Municipal de Caicó
Nota de Pesar

O ex-prefeito Manoel Torres de Araújo desenvolveu um grande trabalho político, não somente no município de Caicó, mas em todo o estado do Rio Grande do Norte. Esse Poder Legislativo mostra sua profunda tristeza e presta seu apoio aos seus familiares e amigos.

Sua morte enluta a todos, pois Manoel Torres tinha um vasto trabalho em prol do nosso povo, no crescimento do município e na melhoria nas condições de vida dos cidadãos.

Fica o exemplo de trabalho e dedicação do ex-prefeito. Seu nome estará sempre na história e na memória dos caicoenses e potiguares. À família enlutada, estendemos votos de solidariedade e conforto em hora tão dolorosa.

Dílson Freitas Fontes – Leleu
Presidente da Câmara Municipal de Caicó

Cursinho CUCA promove concurso de bolsas de estudo em Caicó

O Cursinho CUCA está promovendo inscrições para o concurso de bolsas de estudo aos que desejam se preparar melhor para vestibulares e concursos públicos.

Serão ofertadas 100 bolsas de estudo. As inscrições estão abertas até esta terça-feira (17).

A prova acontecerá nesta quarta-feira (18).

Para mais informações basta ir até a sede do CUCA, na Rua Generina Vale, 695, Centro, Caicó/RN. Ou pelo telefone (84) 3417-5058.

Governadora faz um “balanço positivo” da segurança do RN no ano de 2011

A governadora Rosalba Ciarlini colocou a segurança na pauta principal hoje do seu programa de rádio. A chefe do Executivo potiguar fez um “balanço positivo” da segurança no ano de 2011.

“Tivemos a satisfação de fechar 2011 com números muito bons na Região Oeste, principalmente em Mossoró, onde havia um aumento da violência, com números muito altos no primeiro semestre do ano”, avaliou Rosalba Ciarlini. Segundo a Governadora, as medidas tomadas durante o ano passado deram resultado. “Se compararmos os números do segundo semestre, vamos ver que houve uma redução de 45% no número de homicídios”, disse.

Focando especificamente na região Oeste, a governadora enalteceu o trabalho feito em Mossoró. “Isso aconteceu porque adotamos em Mossoró e na Região Oeste um conjunto de medidas eficientes. Investimos em estrutura, criando um novo Batalhão da PM, com viaturas e armamento. Reforçamos o contingente da Polícia Civil, melhorando o setor de inteligência. Criamos o Sertão Seguro, com equipe do BOPE para atuar em toda aquela região. Enfim, fizemos valer o peso de uma estratégia de segurança que está sendo adotada em todo o estado, na capital e no interior, e que com certeza está dando resultado”, observou Rosalba.

Fonte: Assessoria de imprensa

UFRN entre as 20 do país que mais aprovam para OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na tarde de ontem o desempenho das instituições de ensino superior no 5º Exame da OAB, que teve a segunda fase aplicada em dezembro de 2011. Dos 106.086 candidatos que fizeram a prova, 26.010 foram aprovados, o que corresponde a 24% do total. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a 14ª instituição do país que, percentualmente, mais aprovou candidatos. As 20 melhores, todas públicas, apresentaram índice de aprovação superior a 65,16%. Segundo a OAB, 98% delas foram incluídas na última edição do selo de qualidade do programa OAB Recomenda, divulgado em dezembro. Além da UFRN, possuem o selo a UERN e a FARN. No RN, 1.705 candidatos se inscreveram esse ano para o exame da OAB. Desse total, 846 foram aprovados na primeira fase e 409 conseguiram aprovação na segunda fase (somando candidatos de todas as faculdades).

Veja instituições que se destacaram :

1º - Universidade Federal do Espírito Santo (80,60% de aprovação);
2º - Universidade Federal de Pernambuco (78,57%);
3º - Universidade Federal de Minas Gerais (77,89%);
4º - Universidade Federal do Ceará (77,05%);
5º - Universidade Federal de Juiz de Fora (76,12%);
6º - Universidade Federal de Pelotas (74,67%);
7º - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (73,81%);
8º - Universidade de São Paulo (72,05%);
9º - Universidade Federal do Paraná (71,64%);
10º - Universidade de Federal de Santa Catarina (70,51%);
11º - Universidade Federal de Viçosa (69,57%);
12º - Fundação Universidade Federal do Rio Grande (69,44%);
13º - Universidade Federal do Estado da Bahia (69,23);
14º - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (68,75%);
15º - Universidade Federal da Bahia (68,14%);
16º - Universidade Federal da Paraíba (66,67);
17º - Universidade Estadual de Montes Claros (66,67%);
18º - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (66,18%);
19º - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (66,13);
20º - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (65,16).

Começa hoje cadastro de novos alunos

Para os 6.208 aprovados no vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte começa hoje, dia 17, e segue até o dia 20 o processo de cadastramento, que funciona como a confirmação das vagas, antes da realização das matrículas.  Os estudantes que não se cadastrarem perderão as vagas, que serão postas para preenchimento em chamadas posteriores - como vagas remanescentes, elegendo os candidatos seguintes que tiverem a melhor colocação.

Os  novos calouros da UFRN devem prestar atenção aos prazos  e comparecer no local e horário marcado por curso, portando cópias autenticadas de Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar, CPF e RG, além da Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino (uma cópia legível e autenticada), dispensada para os maiores de 45 anos.

É preciso ainda apresentar o documento original da Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida pela página www.tse.gov.br (a apresentação é  dispensada para os candidatos que completaram ou vão completar 18 anos após o dia 5 de maio de 2010).

Os candidatos aprovados para o campus Natal, deverão procurar a Escola de Ciências e Tecnologia, Campus Central. Hoje, das 8h às 11h30, será a vez dos cursos de Ciências Atuariais, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química. À tarde, das 13h30  às 17 horas; para os aprovados em Ciências e Tecnologia.

Na quarta-feira, dia 18, das 8h às 11h30, a Pró-Reitoria de Graduação receberá o cadastro dos novos alunos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Direito, Filosofia, Geografia, Gestão de Políticas Públicas e Letras.

Para os aprovados em Artes Visuais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Design, História, Música, Pedagogia, Serviço Social e Teatro o cadastramento acontece das 13h30 às 17 horas, de amanhã.

Na quinta-feira, dia 19, será a vez dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Nutrição e Psicologia, no turno matutino (8 h às 11h30). E, à tarde, para os de Biomedicina, Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. A sexta-feira será reservada para os retardatários de todos os cursos de Natal, das 8 às 17 horas

O cadastramento será simultâneo nos demais campi. Em Caicó, ocorrerá no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó. Hoje, dia 17, deverão comparecer os aprovados em  Matemática e Pedagogia, das 8 às 11 horas; e de Direito e Geografia, das 14 às 17 horas. Na quarta-feira, 18, pela manhã, será a vez dos classificados em  História e Ciências Contábeis, das 8 às 11 horas; e Sistemas de Informação, das 14 às 17 horas. O dia 19, das 8h às 17 horas, será destinado aos retardatários.

Em Currais Novos, o cadastramento será no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó e começará também hoje com o curso de  Letras, das 8 às 11 horas; e Administração e Turismo, das 14 às 17 horas. Quem perder o prazo terá somente o dia de amanhã, para fazer o cadastramento.

Em Santa Cruz, o cadastramento será realizado na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. O curso de  Fisioterapia será feito hoje, 17, das 8 às 11 horas; como também Nutrição, das 14 às 17 horas. Os aprovados no curso de  Enfermagem terão a manhã da quarta-feira, dia 18. O horário da tarde, das 14h às 17h, será destinado aos retardatários de todos os cursos de Santa Cruz.

Datas UFRN

Guarde na agenda as datas para os próximos passos  na UFRN:

17 a 20 de janeiro - cadastramento dos alunos ingressantes na UFRN, no prédio de auditórios, do setor de Ciências Tecnológicas - Setor IV (dividido por área).

30 de janeiro a 3 de fevereiro - matrícula  para os aprovados com ingresso no primeiro semestre, na coordenação de cada curso.

13 de fevereiro - início do ano letivo e Calourada.

23 a 27 de julho - matrícula  para os aprovados com  ingresso no segundo semestre, na coordenação de cada curso.

TN

O RN se despede de Manoel Torres

Caicó - Com homenagens e reverências de políticos, empresários, gente do povo e familiares, o Seridó se despediu ontem do ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Torres de Araújo, 93 anos de idade. "Seu Manoel" como era conhecido no meio político, morreu na manhã de domingo, um mês depois de dar entrada na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, para tratar de uma fatura no fêmur. "Honesto", "correto", "justo". Esses era alguns dos adjetivos para definir o homem, o político e o empresário que fundou o PSD na década de 1940. Com a reforma política filiou-se ao MDB (hoje PMDB). 
 
Foi prefeito de Caicó no início da década de 1970 vencendo o médico Vivaldo Costa, então estreante na política, por uma maioria de apenas 75 votos, numa campanha memorável, na qual a tônica era a bandeira branca da paz.

"Manoel Torres era como a fibra do algodão. Pessoa de determinação e muita coragem. Ele não sabia ficar em cima do muro. Entregava-se por inteiro àquela causa, e nunca fez inimigo. Podia ter divergências partidárias, mas nunca inimigos", lembrou a governadora Rosalba Ciarlini, que antecipou a posse de dois novos auxiliares para ir ao enterro. "Esta é uma tarde que marca toda uma história da política do Rio Grande do Norte, do Seridó e de Caicó. Tenho que  agradecer [ao ex-prefeito Manoel Torres] em nome de centenas de peemedebistas espalhados Rio Grande do Norte afora. Você foi um exemplo. Muito obrigado por tudo que nos deu, e nos ensinou", complementou o deputado Henrique Eduardo Alves.

O ex-deputado Álvaro Dias, que entrou na política pelas mãos de Torres lembrou que ele sempre foi uma referência para todos os políticos. "Muito obrigado pelas lições que ouvi durante tantas vezes em sua casa. Aqui quem fala "Seu Mané", é aquele jovem médico que um dia foi na sua casa e através de suas mãos ingressou na vida pública. Guimarães Rosa diz: não morrem os mortos que os vivos vivem. Ele não vai morrer nunca, e estará sempre presente na memória e na alma do povo do Seridó".

O sepultamento foi na tarde de ontem, no Cemitério Campo Jorge, em Caicó. Ele morreu na manhã do domingo. O velório começou ainda no domingo, quando por volta das 17h20, o corpo chegou a Caicó, e foi conduzido para o salão nobre da antiga prefeitura, no centro da cidade.

Antes de chegar ao local, o cortejo fúnebre passou em frente à residência dele, na Rua Felipe Guerra, num gesto de despedida por parte da família. O corpo foi recebido pela banda de música Recreio Caicoense ao som de Bandeira Branca, usada em praticamente em todas as suas campanhas políticas, principalmente em uma época de ânimos acirrados.

No trajeto, seguido por centenas de pessoas em carros, motos, bicicletas e a pé, a filarmônica, executou músicas, inclusive Bandeira Branca. A missa de corpo presente foi celebrada pelo pároco Monsenhor Edson Medeiros, e concelebrada por diversos padres da Diocese.

Além de Rosalba, Henrique e Álvaro Dias, estiveram presentes ao velório o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta para quem Manoel Torres é exemplo de ética e de honradez; deputado estadual Vivaldo Costa; secretário de Agricultura Betinho Rosado, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores do Seridó.

Em e-mail encaminhado ao blogueiro Marcos Dantas, o desembargador Cláudio Santos, lembra que "os grandes homens públicos que foram prefeito à moda antiga estão paulatino e lamentavelmente desaparecendo". E cita José Marcelino (Equador), Mauro Medeiros (Parelhas),  José Braz (Acari), Manoel Paulino (Jardim do Seridó), "restando ainda uns poucos outros, como é o caso de Geraldo Gomes (Currais Novos), Manoel Nogueira (Ouro Branco), Nelson Queiroz (Jucurutu), entre outros".

Humildade, respeito e liderança

Manoel Torres de Araújo nasceu no dia 15 de fevereiro de 1918, no sítio Clemente, zona rural de Timbaúba dos Batistas/RN, antes um distrito de Caicó. Foi um dos nove filhos do casal Paulino Batista e Maria Marcolina. Casou-se com Oscarina de Oliveira Torres em 1942, com quem teve os filhos: Ozelita Torres, (médica residente em São Paulo), Lígia Torres, (médica residente em Natal), Carlos Torres (Galileu) - assessor político, Manoel Torres Filho (agropecuarista), Jussara Torres, (enfermeira), e Marco Torres (Carrossel) já falecido. Oscarina Torres morreu em novembro de 2008.

Em 1945, ao lado dos irmãos, do monsenhor Walfredo Gurgel, do coronel Joel Dantas, Plínio Saldanha e outros políticos da época fundou o PSD (Partido Social Democrático), liderado no Estado pelo senador George Avelino e por João Câmara. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954 e reeleito nas duas legislaturas seguintes.

Em 1968 disputou a prefeitura de Caicó e perdeu por 72 votos para o advogado Francisco de Assis Medeiros, (Doutor Chiquinho ou Burra Cega, como era conhecido). Quatro anos depois voltou a disputar a prefeitura de Caicó e ganhou do agora deputado estadual, Vivaldo Costa, com uma maioria de 75 votos.

Em 1988, aproveitando que o seu sistema adversário estava dividido com duas candidaturas, lançou-se candidato e ganhou a prefeitura novamente. A chefia do Executivo na época era disputada por Sílvio Santos, que era apoiado por Vivaldo Costa e Francisco Pereira, apoiado por Irami Araújo.

Em 1994, foi indicado como suplente numa chapa que elegeu Geraldo Melo como senador, mas não foi prestigiado, não chegando a assumir em nenhum período o cargo. Em 1996, perdeu a disputa pela prefeitura para Vivaldo Costa, e quatro anos depois foi candidato a vice-prefeito de Roberto Germano e ajudou a derrotar Vivaldo. Manoel Torres  foi quatro vezes deputado estadual, duas vezes prefeito de Caicó (1973-1975 e 1989-1992).

Na atuação parlamentar o destaque fica, dentre outras matérias, para os projetos que instituíram as emancipações políticas de São Fernando e Timbaúba dos Batistas.


Por TN

Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil

A Microsoft escolheu São Paulo para estabelecer seu maior centro de tecnologia e inovação na América Latina, inaugurado nesta terça-feira, 17 de janeiro, na zona sul da cidade. Em uma área de 1,3 mil metros quadrados, o Microsoft Technology Center (MTC) tem ambientes para desenvolvimento de projetos, laboratórios e salas interativas em que a empresa mostra como seus produtos e invenções apoiadas por ela podem ser transformadas em ideias úteis.

Um exemplo de utilidade, que a multinacional apresenta no MTC do Brasil, é o ProDeaf, tecnologia criada por jovens pernambucanos que permite a comunicação entre surdos e não-surdos por celular com o sistema da Microsoft, Windows Phone. Com ela, surdos podem, por exemplo, fazer ligação para não-surdos – a linguagem dos sinais é convertida em voz e vice-versa. A ideia foi premiada na nona edição da Imagine Cup, competição de computação conduzida pela Microsoft entre estudantes de mais de cem países.

Trazer esse tipo de iniciativa ao centro – ao lado de um portfólio de produtos empresariais, que incluem a plataforma em nuvem Windows Azure e o Microsoft Office 365 – sinaliza a intenção da multinacional de propagandear suas criações e vendê-las, em um mercado global cada vez mais competitivo. Mas, segundo o diretor do MTC Brasil, Fabio Souto, o centro de tecnologia busca mais que audiência. 

“O objetivo é trazer as discussões do uso de certas tecnologias para cá, combinando nossa rede de parceiros com as nossas soluções”.

A infraestrutura do centro em São Paulo foi montada em parceria com 15 nomes fortes do setor de tecnologia, entre os quais estão HP, Intel, Nokia e Dell. Há no local um datacenter com 360 processadores, cuja capacidade de armazenamento é de 700 terabytes. O valor investido pela Microsoft no centro foi de US$ 10 milhões.

O ambiente será conduzido por oito pessoas com profundo conhecimento das plataformas da Microsoft e dará continuidade ao trabalho que a empresa desenvolve em outros 17 países, onde também existem os centros de tecnologia da Microsoft. Na América Latina, o MTC também está presente no México.

A atividade nos centros já em funcionamento considera a conexão com clientes e parceiros o ponto-chave. A Microsoft recebe demandas, como uma nuvem privada, e discute com o cliente suas necessidades e viabilidade do negócio. Tudo na pretensão de operar como um hub de inovação e teste, segundo a empresa. Nenhum produto é comercializado em um MTC. As negociações ocorrem nos canais tradicionais da empresa.

Nayara Fraga

Calendário com 24 concursos prevê abertura de 10.142 vagas

O Banco do Brasil anunciou a abertura de concurso para formação de cadastro de reserva em oito estados e no Distrito Federal. O Rio de Janeiro não foi incluído neste edital, mas há oportunidades para São Paulo, Minas Gerais e Bahia, por exemplo. As inscrições podem ser feitas do dia 23 deste mês até 14 de fevereiro. E nesta segunda-feira foram abertas as inscrições da seleção promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio com 284 vagas: 71 para o cargo de técnico judiciário, que exige nível médio, e 213 para o cargo de analista judiciário, que exige nível superior em áreas diferentes, de acordo com a vaga.
Ao todo, são 24 processos seletivos com inscrições abertas para 10.142 vagas (temporárias, ou não), além de formação de cadastro de reserva. As seleções do Senado Federal, Detran-RJ, INSS, Procon-RJ, Caixa Econômica Federal e Marinha são destaques esta semana. Veja como participar:

- BANCO DO BRASIL - O Banco do Brasil está com concurso aberto para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário é de R$ 1.408, e haverá ainda gratificação semestral de 25%, para a jornada de 30 horas semanais. O candidato deve ter o nível médio completo. As inscrições ficarão abertas de 23 de janeiro a 14 de fevereiro, no site da Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 42, e a prova será aplicada no dia 25 de março. A seleção pública abrange os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (com exceção de diversas cidades), Pará, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Ao optar por concorrer em determinada macrorregião/microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela, tanto para realização de prova, quanto para contratação.

-TJ/RJ - O Tribunal de Justiça do Rio está abrindo 284 vagas: 71 para o cargo de técnico judiciário, que exige nível médio, e 213 para o cargo de analista judiciário, que exige nível superior em áreas diferentes, de acordo com a vaga. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira até 6 de fevereiro, pelo site da instituição organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas. Os vencimentos iniciais do cargo de técnico são de R$ 3.459,74 e dos cargos de analista, R$ 5.285,33 (analista judiciário) e R$ 6.679,53 (analista judiciário em execução de mandados). O concurso é válido por um ano, prorrogável por mais um. Entre as áreas para os cargos de analista judiciário que exigem formação específica estão medicina, psicologia, biblioteconomia, contabilidade e comunicação social.
- SENADO FEDERAL - Seguem abertas até 5 de fevereiro as inscrições para o concurso do Senado que visa ao preenchimento de 246 vagas de nível médio, técnico e superior para lotação em Brasília. Nove vagas são para consultor legislativo, que exige nível superior em diversas áreas (salário de R$ 23.826,57); 133 vagas são para analista legislativo (salário de R$ 18.440,64); 79 vagas para o cargo de técnico legislativo, que exigem formação em enfermagem, saúde bucal e eletrônica (salário de 13.833,64); e 25 vagas para a função de polícia do Senado, que exigem nível médio e carteira de habilitação na categoria B (salário de R$ 13.833,64). Os interessados podem se cadastrar no site da Fundação Getúlio Vargas. Taxas de inscrições de R$ 180 (polícia do Senado e técnico legislativo), R$ 190 (analista legislativo) e R$ 200 (consultor legislativo).

- CASA DA MOEDA DO BRASIL - Saiu o edital para o concurso da Casa da Moeda para 1.015 vagas - 27 imediatas e 988 para formação de cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior. O salário varia de R$ 1.395,10 a R$ 3.592,98. O prazo de inscrição vai até o dia 31 deste mês pelo site da Cesgranrio. As taxas são de R$ 45 para cargos de níveis médio/técnico e de R$ 90 para cargos de nível superior. O edital foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Os cargos de nível médio/técnico são de assistente técnico administrativo - apoio administrativo e programador de computador; auxiliar de operação industrial - acabamento de produção, armazenagem, elétrica, hidráulica, impressão gráfica e mecânica; e técnico industrial - artes gráficas, edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, meio ambiente, pré-impressão, projetos elétricos e projetos mecânicos. São sete vagas efetivas e 476 para cadastro de reserva. Os cargos de nível superior são de administrador de dados, análise de negócios, arquitetura, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, designer, economia e finanças, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, gestão em TI, gravação de valores, logística de transporte, patrocínio, PCP e vendas, produtos e processos, projetos artísticos, recursos humanos, rede de telecomunicações e suporte, segurança da informação e suporte em TI. São 20 vagas imediatas e 512 para cadastro de reserva. O processo seletivo público terá provas objetivas, sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio, e qualificação biopsicossocial e procedimentos admissionais competentes, sob responsabilidade da Casa da Moeda do Brasil. As provas objetivas serão aplicadas no dia 4 de março. O resultado final do concurso será divulgado no dia 22 de março.

- SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/RJ - A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro promove seleção para o preenchimento de 95 vagas temporárias em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.500 a R$ 3.000. Os interessados podem se inscrever até quinta-feira, dia 19, pelo site do Cepuerj. As taxas são de R$ 30 (nível médio) e de R$ 40 (nível superior). Os postos de nível superior são para advogado, analista de sistemas, economista, estatístico, geógrafo, sociólogo, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional. Os de nível médio são para assistente administrativo, auxiliar administrativo e técnico de processamento de dados. A jornada de trabalho varia de 30 a 40 horas semanais. Os inscritos serão avaliados por meio de análise curricular (títulos e experiência profissional). Os documentos devem ser entregues nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. Em seguida, eles passarão por um curso de formação entre os dias 5 e 30 de março. O resultado final será divulgado até o dia 4 de abril no site da organizadora do concurso.

- DETRAN-RJ - O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) abriu concurso público para 96 vagas em cargos de nível superior, com remuneração inicial de R$ 2.315. As oportunidades são para administrador, analista contábil, analista de documentação, analista de gestão e planejamento, analista de gestão e trânsito, analista de identificação civil e analista de tecnologia da informação. As inscrições podem ser feitas pelo site da Exatus até 2 de fevereiro de 2012. Ainda será divulgada a data das provas, que serão realizadas nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Teresópolis e Cabo Frio.

- PROCON-RJ - O órgão abriu 181 vagas nos cargos de agente administrativo e de proteção e defesa do consumidor (que exigem ensino médio completo), técnico em contabilidade e em informática, advogado, executivo público (para quem tem formação em administração, economia, ciências contábeis, análise de sistemas e TI) e analista de proteção e defesa do consumidor (para graduados em qualquer área). Os salários vão de R$ 1.470 a R$ 4.200, mais gratificação de desempenho de atividade, que pode chegar a R$ 1.260. Inscrições, pelo site da Fundação Ceperj, podem ser feitas até o dia 29 deste mês, com taxas de R$ 70 e R$ 120.
- TRF 2ª REGIÃO - O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) abriu concurso para formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior, com salários de até R$ 6.551,52. As inscrições devem ser feitas até 7 de fevereiro, pelo site da Fundação Carlos Chagas. Os cargos de nível superior são de analista judiciário nas áreas judiciária (geral e execução de mandados), administrativa e apoio especializado (arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, contadoria, enfermagem, enfermagem do trabalho, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia eletrônica, estatística, informática, medicina, odontologia, psicologia, serviço social e taquigrafia). Os cargos de nível médio são de técnico judiciário nas especialidades administrativa (geral; segurança e transporte; e telecomunicações e eletricidade) e de apoio especializado (contabilidade, enfermagem e informática). As provas objetivas serão aplicadas no dia 25 de março. Haverá também prova de redação, de digitação, capacidade física taquigrafia e estudo de caso, dependendo do cargo. As provas de redação e estudo de caso serão aplicadas no mesmo dia da prova objetiva. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 62,60 e R$ 72,60.

- FUNDAÇÃO INSTITUTO DA PESCA/RJ - A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) está com 31 vagas abertas para quatro cargos de níveis superior e médio técnico. Os vencimentos são de R$ 1.400,89 para o cargo de técnico de laboratório e de R$ 2.801,85 para os cargos de nível superior: técnico de recursos pesqueiros, pesquisador na área de ciências agrárias e biológicas e extensionista. O concurso reserva 25% das vagas para candidatos portadores de necessidades especiais, negros e índios. Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação Ceperj ou no posto presencial na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 55 para os cargos de nível superior e de R$ 45 para o cargo de nível médio técnico. O período de inscrição vai até o dia 12 de fevereiro. Para concorrer aos cargos de técnico de recursos pesqueiros, pesquisador na área de ciências agrárias e biológicas e extensionista, o candidato pode ter nível superior em diversas áreas, como biologia e medicina veterinária. Já para a função de técnico de laboratório, é necessário quer o candidato tenha curso técnico na área. As provas objetivas para todos os cargos serão aplicadas em 18 de março.

- PREFEITURA DE PETRÓPOLIS/RJ - A prefeitura de Petrópolis abriu seleção pública para 1.617 vagas para todos os níveis de escolaridade. Entre os cargos de nível médio, estão recepcionista bilíngue e técnico administrativo. Para nível superior, procurador jurídico, museólogo, arquivista, turismólogo e dentista, entre outros. Para nível fundamental, zelador, auxiliar de serviços gerais e cozinheiro. A maior parte das vagas (1.219) será destinada à Secretaria de Educação. As demais são para as secretarias de Saúde, Cultura, Administração e Previdência. Salários de até R$ 2.730,90. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 18, pelo site da Fundação Dom Cintra . As taxas de inscrição são de R$ 70 (nivel superior), R$ 50 (nível médio) e R$ 35 (fundamental).
- PREFEITURA DE MANGARATIBA/RJ - A Prefeitura de Mangaratiba (RJ) abriu as inscrições do concurso público para 125 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 545 a R$ 1.474,31. Para nível superior, as oportunidades são para fiscal de tributos, advogado do município, engenheiro civil e assistente social. As vagas de nível médio são para agente de fiscalização ambiental, agente de fiscalização fazendária, fiscal de saúde pública II, fiscal de posturas, oficial de fazenda, fiscal de tributos II, agente da defesa civil e fiscal de obras I. Os cargos de nível fundamental são auxiliar administrativo e guarda municipal. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 20, pelo site do Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional (IESAP) ou no posto de inscrição, localizado na Rua Coronel Moreira da Silva, 232 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto no dia 30 de dezembro. As taxas são de R$ 60 (nível fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (nível superior). As provas estão previstas para os dias 25 de março e 1º de abril.

- PREFEITURA DE MACAÉ/RJ - O município fluminense lançou dois editais de concurso para o preenchimento de 744 vagas, com salários de R$ 625,56 a R$ 2.367,82. Os postos são para a rede pública municipal de ensino, administração direta, Fundação Macaé de Cultura e Fundação de Esporte e Turismo, em cargos de todos os níveis de escolaridade. A inscrição deve ser feita pessoalmente, até o dia 25 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados), no Colégio Municipal Prof.ª Maria Isabel Damasceno Simão, na Rua Francisco Portela, nº. 410, Centro, na Funemac (Complexo Universitário), na Rua Aluísio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, ou na Região Serrana, no Colégio M. Pedro Adami (Escola Polo), na Rua Pedro Adami, 108 - Distrito Córrego do Ouro. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 28 a R$ 65. O cargo de nível alfabetizado é de auxiliar de manutenção e conservação de estradas. Os de nível fundamental incompleto são de artífice (pedreiro) e auxiliar de serviços gerais. Quem tem nível fundamental completo, pode concorrer aos cargos de agente de coletor de animais, agente de combate as endemias, auxiliar de topografia, entre outros. Entre os cargos de nível médio, há oportunidades para professor de educação infantil e do 1º segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano), agente de trânsito, assistente de administração e logística, guarda municipal e técnico em informática. Os cargos de nível superior são de professor C espanhol, analista de sistemas, arquiteto, assistente jurídico, contador, biólogo, engenheiros, geólogo, gerente de projetos, técnico em petróleo e gás, fisioterapeuta, entre outros.

- PREFEITURA DE MAGÉ/RJ - Serão preenchidas 2.354 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de R$ 675 a R$ 2.700. Entre os cargos de nível superior, há oportunidades para administradores, assistentes social, biólogos, engenheiros, médicos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e professores. Os postos de nível médio/técnico são para agente administrativo I, estimuladora, inspetor de aluno, técnico de enfermagem, topógrafo I e II. As vagas de nível fundamental são para agente de obras públicas, agente de serviços gerais, auxiliar de serviços gerais, gari, merendeira, pintor, porteiro, zelador-vigia, agente de trânsito, eletricista de automóvel, guarda ambiental, guarda municipal e motorista I. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Professor Carlos Augusto Bitencourt (Funcab), até o dia 29 de janeiro. Os candidatos também podem se inscrever no posto de atendimento na sede da prefeitura, localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha, s/nº (Centro), ou na Secretaria de Trabalho, localizada na Avenida Santos Dumont - Terminal Rodoviário 1º Módulo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A taxa são de R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio/técnico) e R$ 70 (nível superior).

- PREFEITURA DE PARATY/RJ - Serão preenchidas 346 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 668,50 a R$ 5.600. Entre os cargos de nível superior estão bibliotecário, enfermeiro,engenheiro, fisioterapeuta, geólogo, médico e professor. Em nível médio, há vagas para agente administrativo, auxiliar administrativo e de farmácia, fiscal sanitário, professor 1º segmento, entre outros. Os postos de nível fundamental são para coveiro, jardineiro, mecânico, merendeira, animador cultural, entre outros. As inscrições devem ser feitas pelo site do Cepuerj até às 21h do dia 21 de janeiro. A taxa é de R$ 90 para nível superior, R$ 50 para nível médio e R$ 30 para nível fundamental.

- PREFEITURA DE BARRA DO PIRAÍ/RJ - Estão abertas as inscrições do concurso para 107 vagas em cargos de nível médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 630 a R$ 2.312,02.Os cargos de nível superior são para arquiteto, assistente social, cirurgião-dentista - buco maxilofacial, engenheiro civil, médico do trabalho, médico neurologista, médico psiquiatra e secretário dos conselhos de política e direitos. Os postos de nível médio/técnico são para professor II - educação infantil e 1º segmento do ensino fundamental, guarda municipal feminino, guarda municipal masculino e técnico em agrimensura. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal até o dia 25 deste mês. Candidatos que não possuem computadores podem utilizar os equipamentos do quiosque do Saber, localizado na Praça Nilo Peçanha (Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Taxas de R$ 50 e R$ 60.

- ZOOLÓGICO DE SP - A Fundação Parque Zoológico de São Paulo está com inscrições abertas para 66 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. As oportunidades estão distribuídas entre o zoológico de São Paulo e a unidade divisão de produção rural, em Araçoiaba da Serra. Os interessados podem se inscrever até esta terça-feira, no site do Cetro Concursos. As taxas variam de R$ 20 a R$ 50, de acordo com a função desejada. Candidatos que possuem até a 4ª série do ensino fundamental podem se inscrever para auxiliar de serviços operacionais, tratador de animais, eletricista, encanador, marceneiro, pedreiro, pintor e preparador de alimentação. Para aqueles que completaram o ensino fundamental, há 11 vagas de vigilante. No nível médio, as chances são para auxiliar técnico de laboratório e comprador. Candidatos com nível técnico podem se candidatar a técnico de paisagismo.Já para profissionais com formação superior, os cargos disponíveis são de engenheiro agrônomo e engenheiro de manutenção civil . Os salários variam de R$ 678 a R$ 3.368, com jornadas de 40 (comprador) e 42 horas semanais (demais cargos).

- METRÔ/SP - A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) promove concurso público para o preenchimento de 63 vagas e formação de cadastro reserva. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários variam de R$ 1.304,04 a R$ 5.473,35. As inscrições devem ser realizadas no site da Fundação Carlos Chagas, até o dia 23. As taxas são de R$ 45 (nível fundamental), R$ 65 (nível médio) e R$ 95 (nível superior). Os candidatos com ensino superior completo podem concorrer aos cargos de advogado junior, analista de desenvolvimento gestão junior (nas áreas de administração de empresas, arquitetura, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências da computação, ciências sociais, comunicação social, desenho industrial, economia, geologia, matemática ou estatística e psicologia), engenheiro junior (civil, elétrico, eletrônico, mecânico ou de segurança do trabalho) e médico do trabalho. Já os candidatos com nível de escolaridade médio completo e/ou técnico podem se inscrever para as funções de técnico de segurança do trabalho, técnico de sistemas metroviários (nas áreas de agrimensura, civil, elétrica, eletrônica e mecânica), auxiliar de enfermagem do trabalho, assistente administrativo junior, oficial de logística almoxarifado e operador de transporte metroviário. As oportunidades para o nível fundamental são para oficial de manutenção (nas áreas civil, pintura industrial, serralheria, elétrica, mecânica ou ou solda) e usinador ferramenteiro.

- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/BA - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu concurso para preencher 1.093 vagas de professor da educação básica e de 2.209 vagas para a função de assistente de atividade administrativa das Unidades Escolares Estaduais. As inscrições foram prorrogadas para até esta segunda-feira, pelo site da Consultec, com taxa de R$ 32,44 para professor e de R$ 17,44 para assistente de atividade administrativa.O cargo de professor exige formação de nível superior e ensino médio completo ou licenciatura a partir do 6° semestre ou formação de nível superior. A remuneração varia de R$ 779,20 a R$ 976,78. Já o de assistente de atividade administrativa exige nível médio, e a remuneração é de R$ 545. A aplicação das provas objetivas será realizada no dia 29 de janeiro, nas cidades sedes das Diretorias Regionais de Educação: Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bomfim, Amargosa, Guanambi, Santo Amaro, Cruz das Almas.
-TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ACRE - O órgão abriu 20 vagas e irá formar cadastro de reserva para o cargo de juiz de direito substituto. O salário é de R$ 20.677,84. O concurso será realizado em seis etapas. A primeira contará com prova objetiva, prevista para o dia 15 de abril de 2012. A etapa seguinte consistirá na realização de duas provas escritas. A terceira etapa compreenderá as fases de inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. Os candidatos também serão avaliados por meio de prova oral e avaliação de títulos. As inscrições terminam hoje, pelo site do Cespe/UnB.

- TRIBUNAL DE JUSTIÇA/MG -I- O órgão vai preencher 14 vagas de juiz substituto. Para concorrer, o candidato deve ter no mínimo três anos de atividade jurídica. A remuneração do cargo é de R$ 20.677,83. Inscrições terminam hoje e podem ser feitas no site da Vunesp. Com cinco horas de duração e cem questões, a prova objetiva será realizada em Belo Horizonte, na data prevista de 26 de fevereiro de 2012. Taxa de inscrição de R$ 200.

- TRIBUNAL DE JUSTIÇA/MG - II - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais abriu concurso para 162 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado - 5% das vagas são reservadas para portadores de deficiência - 108 são para ingresso e 54 são para remoção de pessoas que já exerçam a titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no estado de Minas Gerais, por mais de dois anos. A remuneração varia de acordo com os serviços prestados. Para ingresso, o candidato deve ter diploma de bacharel em direito ou ter exercido função em serviço notarial ou de registro por 10 anos. Para remoção são necessários mais de dois anos de experiência como titular de serventias em Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), a partir desta segunda-feira até o dia 28 deste mês. A taxa é de R$ 200. É facultado ao candidato concorrer simultaneamente em ambos os critérios de ingresso (provimento e remoção), uma vez que as provas serão realizadas em momentos distintos.

- PERÍCIA FORENSE/CE _ A Perícia Forense do Estado do Ceará lançou concurso público para os cargos de médico perito legista de 1ª classe, perito criminal de 1ª classe, perito legista de 1ª classe e auxiliar de perícia de 1ª classe. A seleção se destina ao preenchimento de 177 vagas, sendo 15 reservadas para candidatos portadores de deficiência. Haverá, ainda, formação de cadastro de reserva para todos os cargos. As inscrições poderão se feitas até esta terça-feira, no site do Cespe/UnB. Os valores das taxas de inscrição são R$ 40 para candidatos a auxiliar de perícia; R$ 60, para perito criminal e perito legista; e R$ 100, para médico perito legista. Os salários variam de R$ 1.897,61 a R$ 7.582,45. A maioria das vagas abertas é para auxiliar de perícia de 1ª classe. O órgão abriu 88 vagas para o cargo, que exige curso superior em qualquer área de formação. O concurso terá as etapas de provas objetivas, na data provável de 15 de abril, e curso de formação e treinamento profissional, realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública, em conjunto com o Cespe/UnB. No curso, serão realizadas as fases de exame de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social. Todas as etapas serão em Fortaleza (CE).

- TRIBUNAL DE CONTAS/DF - O Tribunal de Contas do Distrito Federal promove concurso público visando o preenchimento de 29 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de auditor de controle externo. Os candidatos devem possuir diploma de graduação em qualquer área de formação. A remuneração oferecida é de R$ 11.273,99 para jornada de 40 horas semanais. As inscrições podem ser feitas no site do Cespe/UnB até o dia 27 deste mês. A taxa de inscrição é R$ 110. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e prova discursiva, que estão previstas para ocorrerem nas datas prováveis de 24 e 25 de março de 2012, respectivamente. As provas e a perícia médica dos candidatos que se declararem portadores de deficiência serão realizadas em Brasília (DF).

- FUNDAÇÃO DE SAÚDE DE CURITIBA - A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes) de Curitiba está convocando 1.259 profissionais para atuar no futuro Hospital do Idoso Zilda Arns, na rede municipal de urgências médicas – centros de urgências médicas (CMUM) e serviço móvel de urgência (Samu) - e na área administrativa da entidade. Os salários variam de R$ 900 a R$ 8.100. os cargos de especialidade médica são para clínico geral, clínica médica, vascular, endocrinologia, geriatria, neurologia, pneumologia, gastroenterologia e/ou endoscopista, nutrologia, psiquiatria, infectologia, médico do trabalho, radiologia, anestesiologia, pediatria, cirurgia geral, urologia, cirurgia torácica. As vagas de nível superior são para administrador, advogado, analista de sistemas, cirurgião dentista, comunicador social (jornalista), enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro biomédico, engenheiro do trabalho, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional. Os postos de nível médio/técnico são para técnico em administração, técnico em contabilidade, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de enfermagem com curso em instrumentação cirúrgica, técnico em informática, técnico em manutenção de equipamentos médicos, técnico de segurança do trabalho, técnico em radiologia, agente funerário, auxiliar administrativo, assistente administrativo. Inscrições até 3 de fevereiro, no site da PUC do Paraná . As taxas são de R$ 70 e R$ 90.

O Globo