Páginas

sábado, 9 de abril de 2022

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid e taxa de ocupação de leitos de UTI é de 20% neste sábado

 


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

09/04/22

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:

20 leitos (10 intensivos e 10 clínicos)

▪️

#vacinasalvavidas

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Celebrações de Ramos abrem a Semana Santa neste domingo



A Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa neste domingo, 10, com a festividade do Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de sua condenação, crucificação , morte e ressurreição. 

Neste dia são promovidas procissões com distribuição de ramos aos fiéis nas igrejas. Essas celebrações voltarão a acontecer após dois anos de restrições às atividades presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

Veja a programação da paróquias de Caicó:

1) PARÓQUIA DE SANT'ANA (TODAS AS CELEBRAÇÕES ACONTECERÃO NO SANTUÁRIO DO ROSÁRIO)

6h30 – Santuário do Rosário

8h30 – Santuário do Rosário

19h – Santuário do Rosário

02.PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ – BAIRRO PARAÍBA

6h: Benção dos Ramos, procissão saindo da UERN até a Matriz de São José.

19h: Missa. (MATRIZ)

03.PARÓQUIA DE FÁTIMA

06:30 h – Matriz de Fátima – Vila do Príncipe – Missa com bênçãos dos Ramos

19:00 h – Matriz de Fátima – Vila do Príncipe – Missa com bênçãos dos Ramos

4 -PARÓQUIA DE SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO – CASTELO BRANCO

6h 30min – Benção dos Ramos e Procissão, com cocentração no Pátio da Matriz em seguida Missa. Logo após haverá batizados.

19h – Missa na Matriz.

05.PARÓQUIA DE SÃO FRANCSICO DE ASSIS – BAIRRO PAULO VI

06h30 – procissão saindo do posto de saúde indo até a Matriz, encerrando com a Missa às 07:00h

06.PARÓQUIA DE SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DAS DORES

6hs – Bênçãos dos Ramos na Rua Godofredo Fernandes em frente a residência de Naldo e Heli da Sergipana, e em seguida caminhada para a Matriz e missa.

7- PARÓQUIA DE SANTA MARTA DE BETÂNIA

8h –  MISSA na Matriz

17h –  Missa na Vila Altiva.

19h  – Missa na Matriz

08 COMUNIDADE ERMIDA DA MISERICÓRDIA

QUARTA FEIRA  SANTA – 13 de abril

19h  – Santa Missa

Atlético-GO e Flamengo empatam em grande jogo na estreia no Brasileirão



Um jogo muito movimentado. O empate em 1 a 1 entre Atlético-GO e Flamengo no Antônio Accioly foi emocionante desde os primeiros minutos. Logo aos três da etapa incial, Wellington Rato abriu o placar, mas Shaylon estava impedido no início da jogada. No decorrer da etapa inicial, o Flamengo foi melhor, mas esbarrava na fechada defesa do Atlético. 

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. Por mais que o Flamengo continuasse pressionando, o Atlético conseguia buscar o contra-ataque. 

Foi assim que os donos da casa abriram o placar. Andreas Pereira errou o passe, Edson interceptou e tocou para Jorginho, que acionou Dudu na ponta direita. Ele cruza para trás e Wellington Rato completa de primeira. Os cariocas empataram pouco depois com Bruno Henrique, de cabeça, no ângulo, após escanteio cobrado por Arrascaeta. Os dois lados ainda acertaram as traves e por pouco não marcaram mais um.

Paciência dos dois lados
Atlético-GO e Flamengo tiveram de ser bastante pacientes. Os visitantes rodavam bastante a bola em busca de espaço na defesa adversária. Os donos da casa, por sua vez, precisavam de tranquilidade para não marcar de forma errada e aproveitar os contra-ataques. A estratégia deu certo mais para o Dragão, que abriu o placar justamente aproveitando um erro de passe. Enquanto o Fla conseguiu empatar após cruzamento de um dos 10 escanteios que teve no jogo.

Números de Atlético-GO 1 x 1 Flamengo
Posse de bola - 45% x 55%

Finalizações - 12 x 14

Escanteios - 4 x 10

Faltas cometidas - 7 x 11

Desarmes - 13 x 21

Dribles - 6 x 2

Torcedores invadem o campo
Ainda antes do apito final, o time do Flamengo reclamou de torcedores que invadiram o gramado. O primeiro relato foi na hora do gol de empate dos visitantes, que afirmaram que uma pessoa teria invadido o campo para celebrar o gol de Bruno Henrique. Após o apito final foi a festa. Inúmeros torcedores entraram em campo na tentativa de tirar uma foto ou uma casquinha dos ídolos em campo.

Agenda
O Flamengo volta a campo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Talleres, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. No Brasileiro, o time joga no domingo, às 16h, contra o São Paulo, no Maracanã, também pela segunda rodada.

O Atlético-GO tem jogo pela Sul-Americana na terça-feira, às 21h30, na Argentina, contra o Defensa y Justicia, pela segunda rodada da fase de grupos. No Brasileiro, a equipe atua domingo, 18h, fora de casa, contra o Bragantino, também na segunda rodada.

Fórmula 1: Leclerc coloca Ferrari na pole position do GP da Austrália



Charles Leclerc, da Ferrari, ficou neste sábado (9) com a pole position para o Grande Prêmio da Austrália, superando o campeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, no circuito de Albert Park.

Leclerc deixou o seu melhor para o fim, com uma volta de 1min17s868, quase três décimos mais rápida que a de Verstappen, deixando o holandês em estado de choque pelo desempenho do seu carro RB18.

O companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez, foi o terceiro mais rápido, com Lando Norris, da McLaren, em quarto lugar no grid de largada.

A 11ª pole position de Leclerc, e a sua segunda na temporada, preparou mais um confronto com Verstappen no domingo. A rivalidade entre eles está dominando as primeiras corridas.

Leclerc disse que conseguiu “arrumar tudo” na terceira e última fase da sessão classificatória. “Estamos novamente muito próximos da Red Bull. Então será uma corrida acirrada”, afirmou.

O piloto da Ferrari foi convocado pelos fiscais de prova por “dirigir de maneira desnecessariamente lenta” em uma volta para valer, mas nenhuma medida foi tomada. Leclerc e sua equipe explicaram que a ideia era que fosse uma volta de resfriamento e não uma volta a todo vapor, antes de mudarem de ideia.

O bicampeão mundial Fernando Alonso bateu no começo da última sessão da classificação, levando seu carro da Alpine ao muro na curva 11.

“Eu perdi a hidráulica e não conseguia mudar a marcha”, lamentou, no rádio da equipe, antes de seu carro ser retirado do circuito por um guindaste.

Lance Stroll, da Aston Martin, colidiu com Nicholas Latifi, da Williams, na curva cinco da primeira etapa do treino, tirando os dois canadenses de ação.

Latifi, que agora bateu em três dos últimos quatro fins de semana de corrida, tentou ultrapassar Stroll, após tê-lo deixado passar, mas acabou batendo nele, enquanto Stroll virava à direita.

Stroll reclamou bastante pelo rádio, mas os fiscais de prova decidiram que ele foi o principal responsável pela batida e lhe deram uma punição de três posições no grid e dois pontos na classificação. Ele e seu companheiro de equipe Sebastian Vettel bateram no último treino livre no sábado.

O acidente de Stroll no classificatório deu à equipe mais tempo para consertar o carro de Vettel, e o tetracampeão finalmente foi à pista, a dois minutos do fim, para fazer a segunda volta mais lenta.

Vettel foi o 17º mais rápido e acabou eliminado na primeira fase junto com Stroll, Alex Albon e Latifi, da Williams, e Kevin Magunssen, da Haas.

Albon, que largaria em 16º lugar, foi desclassificado porque seu carro não tinha combustível suficiente para a extração de um litro de amostra após a sessão, mas os fiscais depois disseram que ele poderá largar na corrida de domingo.

O piloto tailandês, que já recebeu uma punição de três posições no grid de largada na corrida passada, em Jeddah, havia sido orientado a encostar na lateral da pista pelo engenheiro de prova ao fim da primeira sessão.


SEMANA SANTA: Governo do RN decreta ponto facultativo para próxima quinta-feira



O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para a próxima quinta-feira (14), véspera do feriado da Sexta-Feira da Paixão. A confirmação ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado, com a republicação por incorreção de decreto da sexta-feira (8).

Pelo decreto, fica declarado ponto facultativo na Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, na quinta-feira. A medida, contudo, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.

Rússia aponta general que lutou na Síria para comandar guerra na Ucrânia, diz emissora



A Rússia nomeou o general Alexander Dvornikov, que tem experiência de combate na Síria, para comandar a invasão da Ucrânia, informou a emissora britânica BBC neste sábado (9).

Uma autoridade ocidental afirmou à BBC, em condição de anonimato, esperar que "o comando e o controle em geral melhorem" após uma série de reveses de Moscou na ação militar deflagrada contra o vizinho em 24 de fevereiro.

Segundo essa fonte, Dvornikov "tem muita experiência em operações russas na Síria", país em guerra civil onde Moscou apoia a campanha do ditador Bashar al-Assad contra grupos rebeldes desde 2015, com sucesso.

A autoridade disse que a ofensiva russa na Ucrânia tem esbarrado na resistência das tropas de Kiev, ainda que possua um contingente mais numeroso. "A menos que a Rússia consiga mudar as suas táticas, é muito difícil ver como podem ter sucesso mesmo nesses objetivos limitados que eles restabeleceram para si mesmos", afirmou.

Até aqui, nunca houve um comandante único designado para a guerra, ao menos em público. Segundo analistas militares russos, as decisões eram tomadas no âmbito do Estado-Maior das Forças Armadas, sob o comando do general Valeri Gerasimov, mas descentralizadas para generais no campo.

Isso pode explicar a diversidade de objetivos, às vezes conflitantes, que marcou a fase inicial da operação. Sem foco e concentração de forças, os russos se dispersaram em frentes separadas, levando ao sucesso no sul da Ucrânia e ao fracasso na tentativa de cercar Kiev –alvo abandonado em favor da ação no Donbass (o leste controlado por separatistas desde 2014).

A indicação de Dvornikov, se confirmada, mostra que Vladimir Putin está preocupado com uma solução mais coordenada para a nova etapa do conflito, que já foi anunciada como sendo a tomada das áreas totais das antigas províncias de Lugansk e Donetsk.

O general é conhecido como um comandante implacável, com fama de ações brutais na guerra civil da Síria.

Grêmio perde pênalti e não sai do 0 a 0 com a Ponte Preta em estreia na Série B



Em um jogo com a cara da Série B, o Grêmio não saiu de um empate sem gols com a Ponte Preta, na tarde deste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), pela rodada de abertura da competição. O time gaúcho ainda viu o volante Lucas Silva perder um pênalti no primeiro tempo.

A torcida tricolor compareceu em bom número ao estádio, mas vai voltar para casa frustrada. Afinal, o Grêmio foi superior a Ponte Preta e só não conquistou a primeira vitória por causa da falta de pontaria dos seus jogadores e também do goleiro Caíque França, que fez pelo menos duas boas defesas para a Ponte.

Mesmo atuando fora de casa, o Grêmio foi quem tomou a iniciativa desde o início e poderia ter aberto o placar logo aos cinco minutos. Após falha da defesa, Lucas Silva recebeu dentro da área e bateu rasteiro. Caíque França desviou com as pontas dos dedos.

O Grêmio continuou em cima e Bruno Alves perdeu boa chance de cabeça após escanteio cobrado por Campaz. Mas a melhor oportunidade veio aos 22 minutos, quando Elias Manoel foi derrubado por Thiago Manoel dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Lucas Silva chutou rasteiro para fora.

A Ponte aos poucos conseguiu equilibrar as ações, mas sem assustar o goleiro Brenno. Já nos acréscimos, Amaral recuou fraco, Elias Manoel passou por Thiago Lopes e parou mais uma vez em Caíque França.

O panorama não mudou depois do intervalo e o Grêmio continuou perdendo chances. Aos 11 minutos, Ferreira fez fila na entrada da área e soltou a bomba para fora. Na sequência, Campaz finalizou de primeira e Caíque França espalmou. O rebote sobrou para Bitello mandar pela linha de fundo.

A Ponte Preta teve duas boas chances de chegar após trocas de passes na entrada da área, mas, em ambas, Matheus Anjos demorou para tomar a decisão e foi desarmado. Os minutos finais foram de pressão do Grêmio. No entanto, o time paulista se defendeu bem e segurou o empate.

A Ponte Preta volta a campo no próximo sábado, contra o Operário, às 11 horas, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). Na sexta-feira, o Grêmio recebe a Chapecoense, às 19 horas, na sua Arena, em Porto Alegre (RS). Os jogos são válidos pela 2ª rodada.



Santos segura Fluminense no Rio e garante empate na estreia no Brasileirão

 


Em um jogo arrastado e de poucas emoções, o Santos fez uma exibição protocolar, entrou para buscar um ponto fora de casa, no Rio de Janeiro, e conseguiu cumprir o objetivo. O 0 a 0 deste sábado diante do atual campeão carioca serviu para dar um alívio no ambiente do clube, agravado pela derrota para o Banfield na estreia na Copa Sul-Americana, no meio de semana. 

O técnico Fabián Bustos corre contra o tempo para tentar acertar um time que sofre com a falta de entrosamento e também vive sob a desconfiança da torcida em função dos resultados recentes ruins.

Em um calendário apertado, o próximo desafio acontece em casa. No próximo domingo, o compromisso é contra o Coritiba, na Vila Belmiro. Já o Fluminense deixa o Rio para enfrentar o Cuiabá fora de casa, no sábado.

No Maracanã, o Santos iniciou a partida disposto a se concentrar na defesa. Contando com o apoio de sua torcida, o Fluminense forçou o ritmo no início, até chegou a criar boas oportunidades, mas esbarrou na forte marcação dos paulistas e também na boa forma do goleiro João Paulo.

Na etapa inicial, o camisa 1 travou um duelo direto com o centroavante Germán Cano, principal arma ofensiva dos cariocas. Dos seis chutes que deu nos primeiros 45 minutos, pelo menos em três ocasiões o argentino levou perigo à meta santista.

Mas, a partir dos 25 minutos, o panorama começou a mudar. Se antes a transição em velocidade não acontecia, com o decorrer do jogo os espaços começaram a surgir para o Santos. E foi Vinícius Zanocelo quem mais se destacou.

Em duas escapadas pela direita, em uma ele rolou a bola para o interior da área com perigo (a zaga fez o corte) e em outra obrigou Fábio a difícil intervenção.

Mesmo com o domínio da partida e das ações ofensivas (deu 12 arremates contra três do rival paulista), o Fluminense acabou diminuindo o ritmo e teve de se contentar com o 0 a 0 ao fim do primeiro tempo.

Com Nonato no lugar de Yago Felipe, o Fluminense voltou mais ofensivo para a etapa final. Para aumentar o poder de ataque, o técnico Abel Braga colocou ainda o veloz Luiz Henrique no time.

Se o Santos já foi tímido nas tentativas de agredir o Fluminense na etapa inicial, no segundo tempo o time praticamente abdicou de buscar o gol adversário. Nem as entradas de Ângulo, Lucas Braga e Pirani tornaram a equipe de Fabián Bustos mais efetiva.

Com o jogo arrastado e sem criatividade ofensiva, as chances criadas passaram a ser de chutes de longe. Cano e Luiz Henrique assustaram o goleiro João Paulo em duas tentativas.

Uma velha solução caseira foi o último recurso de Abel Braga, que sacou Cano para a entrada de Fred. E a receita quase funcionou. Aos 40 minutos, em penetração pela direita, o veterano camisa nove acertou a trave de João Paulo.

Satisfeito com o empate fora de casa, o Santos se fechou e vez e teve que encarar a pressão desordenada dos mandantes.



Brasil registra 98 óbitos e 21 mil casos de Covid nas últimas 24h


Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (9), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

O país registrou 98* óbitos nas últimas 24h, totalizando 661.220 mortes;

Foram 21.229* novos casos de coronavírus registrados, no total 30.145.192;

*Sem dados do DF e do MT, que não divulgam aos sábados, e do AP, RJ e RR.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 159, a menor desde 17 de janeiro de 2022 e a média móvel de novos casos é de 21.852.

O ministério da Saúde calcula que mais de 29 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Pelo 8º dia consecutivo, RN não tem óbitos por Covid

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (9). São 500.378 casos totalizados. Na sexta-feira (8) eram contabilizados 499.986, ou seja, 392 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 258 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.153. Nenhum óbito registrado nos últimos oito dias.

A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.491.

Recuperados são 488.133. Casos suspeitos somam 557 e descartados são 939.103. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.092.

RN sedia mobilização popular e social em defesa da Educação

 


Reconhecida mundialmente, a inegável importância do Patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, será celebrada na Segunda Conferência Nacional Popular de Educação. Com realização autorizada pela governadora Fátima Bezerra, por meio do Decreto Nº 31.113, de 23 de novembro de 2021, o evento será sediado na capital potiguar entre os dias 15 e 17 de julho. As pautas e os compromissos da edição de 2022 foram reafirmados em reunião na tarde desta sexta-feira (08) com a chefe do Executivo do Rio Grande do Norte e as coordenações nacional e local da Conape.

“Importante a gente ver aqui as entidades que estão à frente da mobilização, todas empenhadas, e, ao mesmo tempo, o governo cumprindo com o seu papel para que tenhamos toda a logística e infraestrutura necessária para acolher essa importante mobilização do ponto de vista social e popular, em defesa da retomada da agenda em prol da educação”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em audiência com as entidades organizadoras da Conape 2022 na sala de reuniões da Governadoria, em Natal.

Em harmonia com a plataforma da educação no Estado do Rio Grande do Norte, a Conape tem como tema a “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e se insere no esforço de prestigiar o Estado do Rio Grande do Norte ao longo do Centenário de Paulo Freire (2021-2022).

“Vamos cumprir com esse papel histórico. Que Natal a partir do dia 15 de julho possa ser transformada na capital da luta no Brasil em defesa da educação pública sob a inspiração de Paulo Freire”, ressaltou Fátima Bezerra.

Segundo a secretária adjunta da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), Márcia Gurgel, “está tudo sendo encaminhado e estamos na expectativa de ter uma Conferência realmente que renove as energias das discussões para que conquistemos a retomada do Plano da Educação, com a perspectiva de termos as metas projetadas para 10 anos. Em relação à essa lacuna que tivemos, de seis anos, que possamos fazer um novo diagnóstico e relançar os dados, reabrindo os debates que já estavam sendo acumulados.”

“A Conape 2022 tem a intenção de contribuir para a reconstrução do país”, afirmou o coordenador executivo da FNPE, Heleno Araújo, ao falar da centralidade da Conape 2022 que gira em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

A professora Ruth Regis, presidente do Fórum Estadual da Educação (FEE/RN), falou dos desafios “para articular a entidades ligadas ao campo da educação e os movimentos sociais na mobilização pela reconstrução do país frente aos retrocessos”.

Ela deu um panorama sobre a realização das conferências intermunicipais populares de Educação realizadas no RN - organizadas pelo FEE/RN, em 10 polos regionais que congregaram os 167 municípios, com participação total de mais de mil pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores. A etapa estadual foi realizada nos dias 10 e 11 de março.

Acompanharam a governadora Fátima Bezerra durante a audiência o vice-governador Antenor Roberto, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, e equipe da Seec: Magnólia Margarida, Regina Pinheiro e Glauciane Pinheiro.

Participaram, ainda, o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão; o secretário executivo do FNPE, Walisson Araújo; representante da Anpae, Luis Dourado; o diretor do ADURN-Sindicato, Dárlio Texeira; os coordenadores-gerais do Sinte-RN, Bruno Vital e Ionaldo Tomaz.

Conape

A primeira edição da CONAPE ocorreu em 2018, em Minas Gerais/BH.

A Conferência Nacional Popular de Educação é um espaço de resistência e luta pela democracia, pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, articulada pelas 40 entidades que formam o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

A etapa nacional ocorre sob coordenação do FNPE, articulação com o FEE/RN, e coordenação executiva da ANPAE,  Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE), Central única dos Trabalhadores (CUT), Federação de sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior (FASUBRA), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Torcedores da Nota Potiguar decidem os craques das finais do campeonato estadual



A Nota Potiguar vai dar uma forcinha para aqueles torcedores que sempre sonharam em ter o poder de revelar o melhor jogador em campo. Durantes os dois jogos, que definem o time vencedor do Campeonato Estadual de Futebol Nota Potiguar, os apaixonados pelo esporte terão a oportunidade de votar e escolher o craque de cada uma das partidas, previstas para os dias 10 e 13 deste mês. 

O atleta mais votado em cada jogo receberá um troféu exclusivo e, como prêmio adicional, dez vouchers no valor de R$ 200 do Programa Turismo Cidadão para usufruir em restaurantes e outros serviços turísticos do Rio Grande do Norte. 

Essa é a chance de expressar o amor pelo time do coração e eleger o jogador favorito com melhor desempenho em campo. Para escolher é bem fácil. Após o início dos jogos, uma enquete será disponibilizada no site da Nota Potiguar (https://np.set.rn.gov.br/portal/) e cada torcedor fica com decisão de escolher o melhor da partida! Ao final, será revelado o vencedor de cada jogo escolhido pelo público para receber o troféu “Craque Nota Potiguar” e dez vouchers cada um. 

O primeiro jogo da final do Campeonato Estadual de Futebol Nota Potiguar ocorre no próximo domingo (10), entre América e ABC, na Arena das Dunas, a partir das 16h. O jogo também será transmitido pelo canal da Band RN no YouTube. O outro jogo entre os dois times será realizado na quarta-feira (13), no Estádio Frasqueirão, com início programado para as 20h30. E então torcedor, já está preparado para votar? Acesse o site https://np.set.rn.gov.br durante os jogos e não perca essa oportunidade!

IPVA de veículos com placas de final 3, 4 e 5 vence nesta segunda-feira (11)

 


Os proprietários de veículos de placas com final 3, 4 e 5 têm até a próxima segunda-feira (11) para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Quem optar por pagar o imposto de uma única vez poderá aproveitar o desconto de 5%. O prazo de vencimento é válido também para quem recorrer ao parcelamento, que pode ser feito em até sete parcelas, sem acréscimos.

Caso o proprietário do veículo participe da Campanha Nota Potiguar, pode contar também com um desconto de até 10% do valor integral do imposto, que já vem descontado no boleto de pagamento. Esse benefício deduzido do valor total independe da opção de pagamento em cota única ou parcelado. No entanto, se o contribuinte não quitar os débitos nos respectivos vencimentos, serão incididos automaticamente juros e multas, referentes a cada dia de atraso.

As guias para pagamento deverão ser obtidas na internet e, mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total. Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), através do link: https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp.

Para obter o boleto, o contribuinte precisa acessar o site do Detran e clicar na opção ‘consulta de veículos’, e em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.

O calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Rio Grande do Norte segue normalmente até junho, com as datas de pagamento organizadas segundo o número final da placa dos veículos.  Os detalhes podem ser conferidos na página da Secretaria de Tributação (SET-RN), no menu superior, seção “IPVA”, ou através do link: http://www.set.rn.gov.br/contentProducao/aplicacao/set_v2/impostos/gerados/ipva_calendario.asp.

Governo do Estado amplia apoio aos clubes potiguares participantes do Brasileirão 2022

 


O Governo do Estado anunciou a ampliação da campanha Nota Potiguar Veste o Torcedor do RN, que adquire produtos esportivos – entre ingressos, camisas e outros itens - dos clubes de futebol potiguares, participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol, para serem distribuídos entre os usuários do aplicativo Nota Potiguar. Serão aplicados R$ 2 milhões, que serão revertidos para os times. 

A ampliação se dá em função da participação de três clubes do Rio Grande do Norte na maior competição da modalidade no país, beneficiando o ABC, o América de Natal e o Globo de Ceará-Mirim.

A decisão foi comunicada pela governadora Fátima Bezerra durante solenidade, nesta sexta-feira (08) , que reuniu diretoria da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e dirigentes dos três clubes, que disputarão as séries C e D do Brasileirão, sendo o ABC na primeira e o América e o Globo na outra. No ano passado, o governo, através da Nota Potiguar, havia destinados equivalente  a 10 mil itens esportivos oficiais das lojas de ABC e América. Com a entrada do Globo no campeonato deste ano, o Programa Nota Potiguar vai contemplar também os torcedores da Águia de Ceará-Mirim que possuem o aplicativo e solicitam as notas fiscais no momento de compras, que é a base do Programa Estadual de Cidadania e Educação Fiscal. 

“A parceria da Nota Potiguar com os clubes já é um sucesso e foi fundamental para a sobrevivência do futebol profissional do nosso estado, principalmente nos momentos difíceis da pandemia. Suporte financeiro largamente reconhecido pelos clubes como decisivo para os resultados alcançados no ano passado. E, por isso, sensíveis aos apelos dos times e da federação, estamos ampliando o investimento para os clubes através da Nota Potiguar”, disse Fátima Bezerra. 

A governadora destacou a importância da Nota Potiguar como instrumento para conscientização da cidadania fiscal dos potiguares, ao estimulá-los a solicitar a nota fiscal como exercício de um direito do consumidor, e também o lado social da ação ao ajudar financeiramente as instituições filantrópicas, que prestam um serviço importante à população.

Entre os participantes da solenidade, estavam o presidente da FNF, José Vanildo, o presidente do ABC, Bira Marques, o presidente do América, José Ivanaldo de Souza, o vice-presidente do América, Vitor Nazareno Rocha, e o presidente do Globo, Marconi Barretto, entre outros integrantes dos conselhos deliberativos dos três clubes. 

“Realmente, podemos colocar que Fátima Bezerra é a governadora do futebol porque deu a ajuda na reta final. A Nota Potiguar chegou para favorecer ABC e América subirem de série. Infelizmente, o América não conseguiu, mas o ABC soube aproveitar e está hoje na série C. Com a renovação dessa parceria, é uma oportunidade de jogarmos nossos times para frente novamente”, ressaltou Bira Marques.

Marconi Barretto também reconheceu a relevância da parceria para o Globo e para que o futebol do Rio Grande do Norte se consolide gradativamente no cenário nacional, a exemplo do que ocorreu no Ceará e Alagoas. A visão do América é semelhante. “Esse projeto é fundamental para as nossas equipes consigam disputar de igual para igual, figurando nas melhores colocações do Campeonato Brasileiro”, resumiu o presidente o América de Natal. 

A campanha Nota Potiguar Veste o Torcedor do RN é uma iniciativa do Governo do Estado, que entra no terceiro ano, para fomentar o esporte no RN, através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), FNF e os clubes de futebol ABC, América e agora o Globo, que representam o futebol potiguar no Campeonato Brasileiro. Serão distribuídos vouchers para reservas de camisas oficiais, canecas, bonés ou ingressos para jogos dos clubes participantes. A quantidade e os itens ainda serão definidos, assim como as demais regras e datas de lançamento dos lotes.

“A Nota Potiguar tem sido muito sensível a estabelecer parcerias para ofertar o melhor para os usuários do aplicativo. E tem sido assim na área esportiva, não somente com o futebol, mas também com o vôlei, por exemplo. No futebol, nos dois últimos ano, a campanha foi um sucesso. Os vouchers das camisas foram esgotados em pouco tempo após a abertura. E o melhor os times tiveram desempenho satisfatório com esse apoio”, disse o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que participou da solenidade ao lado do adjunto da SET-RN, Álvaro Bezerra, e do coordenador da Nota Potiguar, Adriano Almeida.



Justiça determina fim da exigência do passaporte vacinal na UFRN

 


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou o fim da obrigatoriedade do passaporte vacinal contra covid-19 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Até então, o documento era exigido tanto para a circulação de pessoas quanto para a matrícula através da Internet. A UFRN informou que cumprirá a determinação, mas pretende recorrer da decisão.

A decisão judicial é do desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, que acatou o pedido do advogado André Santana. Anteriormente, o advogado já havia acionado a Justiça Federal no RN com o objetivo de suspender a obrigatoriedade do passaporte vacinal. Na época, o juiz Janilson Bezerra de Siqueira negou o pedido. Com isso, o advogado acionou o TRF-5, que reverteu a decisão. Na mais recente decisão, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira acatou os argumentos e determinou a suspensão da exigência. 

"A matéria já foi  resolvida em sede de  Suprema Corte, que  deixou assentado somente ser possível  a exigência de  passaporte sanitário  através de lei formal  que, no caso, inexiste", disse o magistrado na decisão. "Ninguém é  obrigado a fazer ou  deixar de fazer alguma  coisa senão em virtude de lei, daí que a exigência combatida é de ilegalidade manifesta", acrescentou.

Após a decisão, a UFRN se pronunciou oficialmente através de ofício, nesta sexta-feira (09), em cumprimento ao parecer da Advocacia Geral da União, comunicando a suspensão das medidas de controle do comprovante de vacina ou de testes a servidores ou alunos e do cumprimento da ordem judicial.

Em nota, a UFRN explicou que vai recorrer da decisão. "A UFRN foi comunicada da decisão judicial, dando cumprimento imediato, e solicitou da Procuradoria Federal que seja apresentado o recurso cabível". 



RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 8% neste sábado

 


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 8%, registrada no início da tarde deste sábado (9). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 14.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 10% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 5,9% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 63 leitos críticos (UTI) disponíveis e 7 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 82 disponíveis e 7 ocupados.

Outros 17 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 7 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Governadora se reúne com embaixador da Palestina

 


A governadora Fátima Bezerra e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, discutiram potencialidades turísticas e econômicas do Rio Grande do Norte. 

O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (08), no Centro Administrativo do Estado, em Natal, durante visita do diplomata ao estado.

Esta é a segunda vez que o embaixador visita o RN e também a governadora Fátima Bezerra. Em 2019, o Rio Grande do Norte foi escolhido como um dos estados a ser visitado pelos diplomatas árabes pelo potencial de negócios. Na época, o embaixador esteve em Natal acompanhado do prefeito de Bethlehem (Belém), Anton Salman numa agenda destinada a estreitar os laços de amizade entre o Rio Grande do Norte e a Palestina e entre Natal e Belém.

“É com grande alegria que recebo esta visita e reitero a importância de estreitar nossos laços. Nossa expectativa é de muita confiança, já que conseguimos reorganizar o Estado, tivemos êxito no objetivo de posicionar o RN para o desenvolvimento”, afirmou a governadora, que esteve acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto. Na ocasião, ela agradeceu as missões de generosidade e sociais do diplomata palestino.

Além dos já citados, também participaram do encontro: secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; secretária adjunta de Turismo do RN, Danielly Rêgo; diretor da Fundação José Augusto, Fábio Dantas; assessor da Potigás, Emíle Safieh. A comunidade palestina esteve representada por Sami Elali, Muhamad Tawfic e Theo Elali.

 

CORONAVÍRUS: RN possui 63 leitos críticos e 82 leitos clínicos disponíveis neste sábado

 



O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h50 deste sábado (9).

Neste período, não havia pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (01) estava aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 63 leitos críticos e outros 82, sendo clínicos.

Inmet alerta para chuvas intensas em 74 municípios potiguares


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 74 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale deste sábado (9) até 10h do domingo (10).

O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas. De acordo com o órgão, as chuvas que podem atingir a cidade são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.

Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Caiçara do Norte
Caicó
Caraúbas
Carnaubais
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ipanguaçu
Ipeira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho D’Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Bento do Norte
São Fernando
São João do Sabugi
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tibau
Timbaúbados Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

g1-RN

Caixa inaugura nove unidades neste sábado



A Caixa Econômica Federal inaugura, neste sábado, nove unidades do banco. Serão quatro agências especializadas em agronegócio para os produtores rurais de Toledo (PR), Cascavel (PR), Uruguaiana (RS) e Canarana (MT) e outras cinco de atendimento, com instalações novas e mais modernas, que ficarão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

A ação faz parte do plano de expansão da Caixa, que vai totalizar a entrega, nos próximos meses, de 268 novas unidades, sendo 100 delas exclusivas para atendimento do agronegócio. Este segmento tem sido priorizado pelo banco público, que ampliou sua carteira de crédito para R$ 40 bilhões em 2022. Até o meio do ano, a meta da Caixa é se tornar o segundo banco brasileiro em crédito agrícola, atrás apenas do Banco do Brasil, que é o principal operador do Plano Safra. Outra meta do banco é ter pelo menos uma unidade em municípios com mais de 40 mil habitantes.

As novas unidades agro estão localizadas nos endereços:
▪ Unidade agro Toledo (PR): com área de 100m², está localizada na Avenida Parigot de Souza, nº 2943, Centro;

▪ Unidade agro Cascavel (PR): com área de 100m², está localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 1132, Centro;

▪ Unidade agro Uruguaiana (RS): com área de 148m², está situada na Rua Sete de Setembro, nº 2057, Centro;

▪ Unidade agro Canarana (MT): com área de 130m², está localizada na Rua Miraguai, nº 91B, Centro.

Segundo a Caixa, todas as novas unidades voltadas para o agronegócio funcionarão das 10h às 15h, em dias úteis. Será disponibilizado aos clientes atendimento completo do portfólio de produtos e serviços da instituição.

As agências também atendem a adequações de acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Ainda de acordo com a caixa, as unidades não são equipadas com numerário e não realizam operações com dinheiro em espécie.

As novas unidades de atendimento estão nos seguintes endereços:
▪ Agência SP Market: Av. Nações Unidas, 22.351, Jurubatuba, funciona de 10h às 16h, com 17 empregados, 5 terminais de autoatendimento e 4 guichês de caixa;

▪ Agência Descalvado (SP): Av. Guerino Osvaldo, 400, Centro, Descalvado, tem horário de atendimento de 10h às 15h, com 9 empregados, 7 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa;

▪ Agência JT Rio de Janeiro: Rua Lavradio, 98, Centro, tem horário de atendimento de 10h às 16h, com 30 empregados, 3 terminais de autoatendimento e 7 guichês de caixa;

▪ Agência Goianápolis: Rua José Caetano Borges, 267, Av. João Maximiano de Souza, Centro, tem horário de atendimento de 11h às 16h, com 7 empregados, 5 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa;

▪ Agência Mirassol D’oeste: localizada na Rua Antônio Martins da Costa, 426, Centro, funciona de 9h às 14h, com 9 empregados, 6 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa.



Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 45 milhões


O Concurso 2.470 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (9) em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 45 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso, na quarta-feira (6), não teve acertadores das seis dezenas e o prêmio ficou acumulado para hoje. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Pequenas empresas geram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae

 


Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) apresentaram saldo positivo de geração de empregos em fevereiro.

Segundo a pesquisa divulgada hoje (7), os pequenos negócios foram responsáveis por 220.066 novos postos de trabalho no segundo mês de 2022, chegando a cerca de 67% do volume total, que inclui empreendimentos de todos os portes.

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos. Na sequência, a construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho.

Melhor desempenho

Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.

Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.