A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital para oferta de 16 vagas para médicos residentes no Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, do Centro de Ciências Médicas (CCM), para o ano de 2023.
As inscrições podem ser feitas de 7 a 17 de fevereiro pela internet, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar a documentação comprobatória conforme descrito no edital. A taxa de inscrição custa R$ 400.
A residência em Medicina de Família e Comunidade tem duração de dois anos, tendo o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) como principal local de prática. Além do HULW, a UFPB possui um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e as instituições para execução de programas de estágio.
Segundo o edital, será concedida pontuação adicional para os participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que tenham os seus nomes publicados em lista atualizada periodicamente no site do Ministério da Educação.
O resultado final da seleção está previsto para o dia 13 de março. Para mais informações os candidatos podem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail residenciafc@prpg.ufpb.br.
Bolsa e demais benefícios
Os médicos residentes terão direito a uma bolsa de estudos no valor de R$ 4.106,09 paga pelo Ministério da Educação. Além de moradia, alimentação, férias anuais de 30 dias, licença paternidade de cinco dias e licença maternidade de 120 dias.
O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e posterior análise de currículo restrita ao Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), ou equivalente, da graduação em Medicina. A prova constará de 25 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Cirurgia geral, clínica médica, medicina geral de família e comunidade, pediatria e ginecologia e obstetrícia.
Dentre as vagas, uma será reservada para pessoa com deficiência e quatro estarão reservadas para pessoas que se autodeclararem pretos e pardos.
Isenção da taxa de inscrição
Até o dia 9 de fevereiro os candidatos podem solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição nos casos em que a taxa for superior a 30% do vencimento mensal do candidato sem dependentes, a 20% do salário do candidato com até dois dependentes, ou a 10% do salário de candidatos com mais de dois dependentes.
Também pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários-mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos; o candidato que tiver inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou o que comprovar ser membro de família de baixa renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário