Páginas

sábado, 10 de junho de 2023

Manchester City vence a Inter e conquista a primeira Champions League de sua história



É CAMPEÃO! E É INÉDITO! O Manchester City venceu a Inter de Milão por 1 a 0, saiu da fila e conquistou seu primeiro título de Champions League. Na etapa inicial, a equipe de Pep Guardiola assustou os italianos com Haaland, mas perdeu De Bruyne por lesão.

Em um segundo tempo emocionante, Rodri anotou o gol do triunfo, enquanto o time nerazzurri esteve próximo de evitar a derrota, mas parou no travessão e em milagres de Ederson, que evitou a igualdade no marcador.

Com a conquista da “Orelhuda”, o Manchester City alcança o patamar que já possui Liverpool, Manchester United, Chelsea, Nottingham Forest e Aston Villa. Os Sky Blues tornam-se a sexta equipe da Inglaterra a alcançar o lugar mais alto da Europa.

INGLESES MELHORES

Na etapa inicial, o Manchester City teve as melhores oportunidades e construiu uma grande chance no início da partida com Bernardo Silva recebendo uma bola pelo lado direito, infiltrando da área, mas finalizando pela linha de fundo com muito perigo. A Inter de Milão respondeu com Brozovic tabelando com Lautaro Martínez e batendo por cima da meta. Mas após o susto, a equipe de Pep Guardiola quase abriu o placar com Haaland sendo acionado na área após passe de De Bruyne e chutando para grande defesa de Onana. E na sequência, o meia belga recebeu um passe na intermediária, cortou a marcação para o meio e bateu de longe para intervenção tranquila do goleiro camaronês.

QUE INFELICIDADE

Aos 29 minutos, De Bruyne sentou no gramado por conta de uma lesão muscular. Pep Guardiola mandou Phil Foden aquecer, mas o belga pediu para o treinador segurar a substituição. No entanto, o camisa 17 não aguentou a dor e foi substituído aos 35 minutos. Assim como na decisão da Champions League contra o Chelsea em 2021, o atleta não conseguiu completar o duelo por conta de uma contusão, embora De Bruyne tenha deixado o gramado apenas na segunda etapa há dois anos.

QUEM NÃO FAZ, LEVA

Na segunda etapa, a Inter de Milão voltou melhor e teve uma grande oportunidade com Lautaro Martínez aproveitando uma bobeada de Akanji, mas o argentino optou por tentar uma finalização sem muito ângulo para defesa de Ederson. Em uma das poucas chegadas do Manchester City, Bernardo Silva foi acionado pelo lado direito, cruzou na área, mas a bola desviou em Acerbi e sobrou açucarada para Rodri chegar batendo de primeira e estufar as redes aos 22 minutos. Os italianos responderam com Dimarco aproveitando novo erro de Akanji em uma bola lançada na área e encobriu o goleiro brasileiro com uma cabeçada precisa, mas carimbou o travessão. No rebote, o lateral-esquerdo acertou Lukaku.

MILAGRE DE EDERSON

Após sofrer o gol, a Inter de Milão pressionou em busca do empate. Logo após a chance desperdiçada por Dimarco, Lukaku foi acionado pelo lado direito e finalizou rasteiro para defesa tranquila de Ederson. O Manchester City assustou com Phil Foden, mas os italianos estiveram mais próximos de estufar as redes. Aos 43 minutos, Gosens recebeu um cruzamento pelo lado esquerdo, encontrou Lukaku na pequena área e o centroavante cabeceou para uma defesa milagrosa do goleiro brasileiro, enquanto Ruben Dias afastou o perigo tirando a bola pela linha de fundo. E no último lance da partida, os italianos quase igualaram o marcador em cobrança de escanteio que encontrou a cabeça de Dimarco, mas Ederson fez uma nova grande defesa para garantir o título do clube inglês.

TRÍPLICE COROA

Com a conquista da Champions League, o Manchester City igualou o feito do Manchester United na temporada 1998/1999. Com Pep Guardiola, a equipe inglesa venceu a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões em 2022/2023. O técnico catalão há havia alcançado essa marca com o Barcelona em 2008/2009.

Secretaria de Esporte realizará avaliação para o Internacional de Porto Alegre em São Vicente

 


Na próxima quinta-feira (15 de junho), a Secretaria de Esporte de São Vicente em parceria com o Potyguar de Currais Novos realizará uma avaliação para o Sport Clube Internacional de Porto Alegre

A mesma foi articulada pelo empresário Danniel Morais que firmou parceria com a Escolinha Sevilha de São Vicente. A mesma contará com a presença das escolinhas de futebol da região do Seridó:

Escolinha Sevilha: Sub 13, 15 e 17
Escolinha do Ninha: Sub 13 e 15
Escolinha do Geová de Parelhas: Sub 15 e 17
Escolinha do Noninha de Jucurutu: Sub 15 e 17
Potyguar: Sub 17

Os que integram a Secretaria de Esporte agradecem ao apoio de todos os professores das escolinhas e o apoio da prefeitura de São Vicente.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

EM SUA TRAJETÓRIA MISSIONÁRIA - Padre Edmundo Kagerer recebeu a medalha de mérito em Oberkappel na Áustria


No dia 04 de setembro de 2014, na pequena comunidade de OBERKAPPEL (é um município da Áustria localizado no distrito de Rohrbach, no estado de Alta Áustria), o vice-governador Franz Hiesl entregou a medalha de mérito do estado ao missionário Edmund Kagerer. 

Na época, a publicação no site Meinbezirk.at destacava que o homem de 77 anos de Kafring (Oberkappel) estava ativo na missão (Caicó no Brasil) desde 1969. 

Lá cuidava de três paróquias e iniciou a fundação de inúmeras ofertas: Uma igreja com centro paroquial, jardim de infância e creche, duas escolas primárias, uma escola secundária, uma Aldeia SOS com muitas casas onde vivem as famílias, um assentamento de trabalhadores para 400 famílias de trabalhadores, uma farmácia e uma clínica odontológica e uma enfermaria com seis leitos. 

Padre Edmundo, como é conhecido no Brasil, estava oficialmente aposentado no ano da publicação desta homenagem, mas naquele tempo auxiliava seu sucessor na paróquia de Santo Estevão Diácono. 

Acima de tudo, seu compromisso sacerdotal e pastoral foi dirigido aos idosos e pobres das favelas da cidade. Ele mesmo não gostava de ser o centro das atenções, mas era muito atencioso com seus semelhantes.

           Oberkappel - Município da Áustria onde o Padre Edmundo Kagerer foi homenageado 


Padre Edmundo Kagerer morre aos 85 anos em Caicó

 


A Diocese de Caicó está de luto. Faleceu nesta sexta-feira (9), aos 85 anos, o padre Edmundo Kagerer. 

O sacerdote nasceu na Áustria e na Diocese de Caicó desenvolveu seus trabalhos pastorais durante muitos anos na Paróquia de Santo Estevão Diácono, no bairro Castelo Branco. 

Ele foi o responsável pela implantação do projeto Aldeias SOS no bairro e possuía outros relevantes serviços prestados na comunidade caicoense. Ainda serão confirmadas informações sobre velório e sepultamento. 

RN tem previsão de chuva para várias regiões no fim de semana

 


O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 38 municípios, em sua grande maioria localizados na região Leste Potiguar, que se encontra no período chuvoso. Os maiores acumulados na região foram em Parnamirim, com 31,8 milímetros (mm), Rio do Fogo, com 28,6 mm e Natal com 22,7 mm. Os dados referem-se ao período das 07h da manhã de quinta-feira (08) e desta sexta-feira (09), confirmando a previsão anteriormente anunciada.

O chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot explica que “o mês de junho é o mais chuvoso no litoral leste do Rio Grande do Norte, em média chove em 26 dias, dos 30 dias do mês. Mas esse ano tem chovido pouco, devido a predominância do vento sul/sudeste que não favorece a ocorrência de chuva na região. A previsão é que se mantendo o vento de Leste, deverá se manter a ocorrência de chuva nos próximos dias”.

O Sistema de Monitoramento pode ser acessado pelos sites emparn.rn.gov.br aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br

Previsão dia a dia

Sexta- feira (09) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste, Agreste e Litoral Potiguar.
Sábado (10) – Céu parcialmente nublado a claro com chuva na região de Mossoró.
Domingo (11) – Céu parcialmente nublado a claro com chuvas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste, Vale do Açu, Agreste e Litoral Potiguar.

Marinha retifica um dos três Concursos Públicos publicados



Serviço de Seleção de Pessoal da Marinha - SSPM, retifica um dos três Concursos Públicos que têm objetivo de preencher 40 vagas para o Quadro de Capelães Navais e Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha, e para o Corpo de Engenheiros da Marinha.

Conforme o documento (retificação I) relacionado ao edital de Corpo de Engenheiros da Marinha CPCEM, houve alteração no subitem acerca da realização da prova escrita objetiva e discursiva de conhecimentos.

As áreas estão separadas entre os respectivos editais:

  • Quadro de Capelães Navais - CAPNAV - SSPM: Religião Assembleia de Deus (1);
  • Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha- CP T - SSPM: Arqueologia (1); Comunicação Social (1); Direito (2); Estatística (1); Informática/Especialidade Banco de Dados (1); Informática/Especialidade Desenvolvimento de Sistemas (1); Informática/Especialidade Infraestrutura de TI (1); Informática/Especialidade Segurança da Informação (1); Meteorologia (1); Museologia (1); Oceanografia (1); Pedagogia (1); Psicologia (1); Segurança do Tráfego Aquaviário (2);
  • Corpo de Engenheiros da Marinha - CP CEM - SSPM: Engenharia Aeronáutica (1); Engenharia Cartográfica (1); Engenharia Civil (2); Engenharia de Produção (1); Engenharia de Sistemas de Trabalho (1); Engenharia de Telecomunicações (2); Engenharia Elétrica (2); Engenharia Eletrônica (1); Engenharia Mecânica (8); Engenharia Mecânica de Aeronáutica (1); Engenharia Mecatrônica (1); Engenharia Nuclear (2).

A fim de atuar nos cargos é necessário que o candidato esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, tenha entre 30 e 40 anos para o quadro de capelães, e menos de 35 anos no dia 30 de junho de 2024 para as demais áreas. Ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso de nível superior. Para a função de capelão, também é necessário ter pelo menos de três anos em atividades pastorais. Também é exigido altura mínima de 1,54m e máxima de 2m.

Algumas oportunidades são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios descritos no edital

O candidato aprovado e classificado no resultado final realizará o Ensino Militar do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. O valor da remuneração durante o curso será de R$ 9.070,60, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa.

As inscrições devem ser realizadas via site da Marinha, a partir das 8h do dia 29 de maio de 2023 às 23h59 do dia 11 de junho de 202, com a taxa sendo de R$ 140,00.

Há possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa entre os dias 29 a 31 de maio de 2023, desde que o candidato atenda ao requisitos exigidos nos editais.

Da Seleção

A avaliação se dará em prova escrita e redação para todos os cargos, teste discursivo para auxiliares e engenheiros da marinha, tradução de texto para engenheiros, e eventos complementares para todos, sendo verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, avaliação psicológicas, e verificação de documentos.

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 30 de julho de 2023.

Exército Brasileiro divulga edital de Concurso de Admissão com 35 vagas




Exército Brasileiro divulgou edital completo do Concurso de Admissão, em 2023, destinado à matrícula no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), e no Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Capelães Militares (CFO/QCM) a funcionar na Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx) em 2024.

Serão distribuídas 35 vagas, confira:

  • Quadro complementar: Administração (1); Ciências Contábeis (3); Direito (8); Enfermagem (6); Estatística (1); Informática (3); Magistério Biologia (1); Magistério Espanhol (1); Magistério Física (1); Magistério Inglês (1);Magistério Matemática (2); Magistério Português (2); Magistério Química (1); Psicologia (1);
  • Quadro de Capelães: Padre Católico Romano (2); Pastor Evangélico (1).

A fim de adentrar no curso, é necessário que o candidato seja brasileiro nato, estar nos limites de idade estabelecidos, possua carteira de identidade civil ou militar; ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou 1,55m de altura, se do sexo feminino.

Para o CFO/QC, é necessário ainda possuir idade de, no máximo, 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (2024); diploma de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), na área objeto do Concurso de Admissão a que se refere a inscrição, emitido por instituições credenciadas e cursos oficialmente reconhecidos pelo MEC.

Já para o CFO/QCM são exigidos requisitos específicos como possuir idade de, no mínimo 30 anos e, no máximo, 40 anos de idade, completados até a data do término do Curso; apresentar diploma do Curso de Formação Teológica regular de nível superior, conforme documento expedido por instituição de ensino reconhecida pela autoridade eclesiástica de sua religião; apresentar documento que comprove sua ordenação como padre católico romano ou a consagração como pastor evangélico, constando a data do referido ato.

As inscrições podem ser realizadas no período das 10h de 12 de junho de 2023 às 15h de 2 de agosto de 2023, por meio de preenchimento de ficha em endereço eletrônico, com o valor da taxa sendo de R$ 150,00. O candidato que fizer jus, poderá solicitar a isenção do pagamento, entre os dias 12 e 15 de junho de 2023.

Da Seleção

O Concurso de Admissão tem abrangência nacional, sendo composto por verificações de requisitos intelectuais, de saúde, físicos, psicológicos e documentais. Compõe-se em exame intelectual, verificação documental preliminar, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, revisão médica. O exame intelectual está previsto para o dia 3 de setembro de 2023.


Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos deverá atrair grande público no dia 15 de julho


“É tempo de reencontro”. O tema central da Feirinha de Sant’Ana de Currais Novos traduz a essência maior de um dos mais importantes eventos sociais da festa da padroeira do município. 

Em sua 27ª edição em 2023, a Feirinha deverá atrair grande público no Largo da Avenida Cel. José Bezerra no dia 15 de julho.

No lançamento oficial da programação na manhã desta quarta-feira (07) na CDL, parceiros do evento como a FECOMÉRCIO, SEBRAE, Paróquia de Sant’Ana e Prefeitura Municipal, apresentaram as expectativas para o evento deste ano. “Teremos uma feirinha mais popular e um grande festival cultural, um diferencial deste ano”, comentou o pároco de Sant’Ana, Cláudio Dantas.

Para o diretor do SindVarejo Currais Novos, Helder Araújo, a Feirinha e a Festa de Sant’Ana mostram a força do comércio e da economia de Currais Novos. “É uma festa ímpar com uma grande geração de emprego e renda, muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou. 

De acordo com Gilson Bezerra, Presidente da CDL Currais Novos, a feirinha é “um movimento cultural e de confraternização das famílias e que fomenta a economia, desde as grandes até as pequenas empresas”.

O Prefeito Odon Jr ressaltou a importância religiosa, social e econômica da Festa de Sant’Ana para Currais Novos. “Nós vemos os eventos como uma possibilidade de injetar recursos na economia, e todos temos uma contribuição forte com este evento”, disse Odon, que anunciou a parceria com o SEBRAE para Currais Novos sediar a Rural Tur em 2024, o maior evento de turismo rural do país. A Vice-Prefeita Ana Albuquerque, vereadores e imprensa, também participaram do lançamento.

Caixa Econômica Federal abre Processo Seletivo para estágio

 


Caixa Econômica Federal e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) anunciaram a realização do novo Processo Seletivo, destinado à formação de cadastro reserva. As oportunidades são para estagiários de níveis médio, técnico e superior.

Conforme o edital, há oportunidades para estudantes dos seguintes cursos:

Nível Médio/técnico: Ensino Médio Regular e EJA, Técnicos em Administração, Comércio, Contabilidade, Finanças, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Secretariado, Seguros, Serviços Públicos, Vendas e Segurança do Trabalho;

Nível Superior: Arquitetura e Urbanismo, Assistente de Projetos Sociais (Pedagogia, Psicologia, Serviços Sociais, Ciências Sociais, Ciências Políticas), Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica.

Dentro do quantitativo de vagas, constam as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Para participar do Processo Seletivo, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, com frequência efetiva nos cursos de ensino médio regular, ensino médio EJA, técnico e superior, reconhecidos pelo Ministério da Educação, estejam em dia com obrigações eleitorais quando maiores de 18 anos, entre outros requisitos que constam no edital.

Os estagiários contratados devem exercer carga horária entre 20 e 25 horas semanais. A bolsa-auxílio varia entre R$ 400,00 a R$ 1.000,00, além de auxílio transporte no valor de R$ 130,00.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 20 de junho de 2023 até às 12h do dia 14 de julho de 2023. Não há taxa de inscrição.

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de prova online para todos os candidatos, que serão realizadas durante o período de inscrições. Também será realizada entrevista somente para os candidatos de nível superior.

As provas serão compostas por questões de língua portuguesa, matemática, informática, e conhecimentos específicos.

O Processo Seletivo será válido até o dia 5 de novembro de 2023, a partir da homologação do resultado final, podendo ser renovado a critério da Caixa Econômica.

Flamengo vence a segunda na Libertadores e encaminha a classificação

 


PLACAR FI do Portal Futebol Interior desta quinta-feira (08) acompanhou 12 competições diferentes, que envolveram a goleada e classificação do São Paulo na Copa Sul-Americana, a vitória do Flamengo na Libertadores e muito mais.

Na Copa do Mundo Sub-20, Uruguai e Itália venceram e disputarão o título da competição na categoria. Na Copa do Brasil Sub-17, o Athletico-PR atropelou o Sport mais uma vez e disputará a final do torneio diante do Palmeiras.

PLACAR FI DESTA QUINTA-FEIRA:

CONTINENTAIS

LIBERTADORES
Metropolitanos-VEN 0 x 1 Independente Medellín-COL
Flamengo 2 x 1 Racing-ARG
Olimpia-PAR 3 x 0 Atlético Nacional-COL

SUL-AMERICANA
Danubio-URU 1 x 0 Huracán-ARG
Oriente Petrolero-BOL 1 x 3 Tacuary-PAR
Goiás 0 x 0 Gimnasia y Esgrima-ARG
São Paulo 5 x 0 Tolima-COL
San Lorenzo-ARG 0 x 0 Palestino-CHI
César Vallejo-PER 3 x 2 Magallanes-CHI
Santa Fe-COL 2 x 0 Universitario-PER

NACIONAIS

SÉRIE B
Criciúma 0 x 1 Juventude

SÉRIE C
Remo-PA 0 x 0 América-RN
Floresta-CE 2 x 0 São Bernardo
Aparecidense-GO 0 x 2 Brusque-SC
CSA-AL 2 x 1 Manaus-AM
Figueirense-SC 2 x 0 Ypiranga-RS

SÉRIE D
Caucaia-CE 0 x 0 Maranhão-MA
São Francisco-AC 1 x 0 Trem-AP
Princesa do Solimões-AM 5 x 0 Humaitá-AC
Jacuipense-BA 4 x 1 Cruzeiro-AL
Santa Cruz-PE 0 x 0 Pacajus-CE

COPA DO BRASIL SUB-17
Athletico-PR 4 x 1 Sport

BRASILEIRO FEMININO SUB-20
Ferroviária 2 x 4 Internacional

ESTADUAIS

AMAPAENSE
Oratório 3 x 0 São Paulo

PAULISTA FEMININO
Corinthians 11 x 0 Realidade Jovem
Santos 3 x 2 Ferroviária

PAULISTA SUB-20
América 0 x 2 Tanabi
Fernandópolis 0 x 3 Olímpia
Batatais 0 x 0 Botafogo-SP
Brasilis 1 x 1 Ponte Preta
Mauá 2 x 3 EC São Bernardo
Independente 0 x 0 Guarani

PAULISTA FEMININO SUB-17
Mauaense 0 x 2 Centro Olímpico
Santos 7 x 0 Ska Brasil
São Paulo 2 x 0 Manos FC
São Caetano 0 x 7 Ferroviária
União Mogi 3 x 3 Osasco Audax
São José 0 x 3 Corinthians

INTERNACIONAIS

COPA DO MUNDO SUB-20
Uruguai 1 x 0 Israel
Itália 2 x 1 Coreia do Sul

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Currais Novos retoma produção algodoeira com projeto agroecológico do Instituto Riachuelo


Um dos três mais importantes ciclos econômicos de Currais Novos no passado e um dos símbolos do município, o algodão voltou a ser plantado e comercializado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEMAAB) e o Instituto Riachuelo, com a participação de 10 agricultores integrantes desse projeto.

Em visita à região do Trangola na última segunda-feira (05), o Prefeito Odon Jr e o Secretário de Agricultura, Lucas Galvão, visitaram plantios de algodão. “Este é um projeto piloto do Instituto Riachuelo que está beneficiando 10 produtores de Currais Novos com a retomada da produção e comercialização do algodão, gerando renda na nossa zona rural”, comentou Odon. 

A parceria entre a Prefeitura e o Instituto Riachuelo será de grande importância para a retomada e revitalização da cultura do algodão no município. Os agricultores recebem suporte técnico, capacitações, consultorias e o escoamento da produção, gerando negócios para o produtor rural.

Senado instala frente parlamentar em defesa dos mototaxistas e motofretistas



O Senado instalou nesta quarta-feira (7) a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas.

O grupo tem como finalidades principais acompanhar políticas e ações voltadas à categoria; reunir os senadores e deputados federais que têm preocupação especial com o tema; promover debates, seminários e eventos; acompanhar a tramitação de propostas no Congresso Nacional que tratem do assunto; e defender as pautas de interesse de mototaxistas e motofretistas.


Bolsa Família paga R$ 50 a mais para gestantes e adolescentes este mês

 


Como prometido há meses pelo governo, o Bolsa Família começa neste mês de junho a incluir no benefício adicional gestantes e adolescentes, além do grupo já atendido anteriormente, de crianças a partir de 7 anos.

O valor extra de R$ 50 é somado à parcela mensal de R$ 600 já recebida pelos beneficiários. Desde março, famílias com dependentes de até 7 anos já recebem um adicional de R$ 150 por criança. Agora, a partir de 19 de junho, os demais grupos elegíveis começam a receber o benefício adicional.

O benefício variável do Bolsa Família é dividido em três modalidades, de acordo com a composição familiar:

  • Benefício Variável Familiar Criança (para crianças de 7 a 12 anos incompletos);
  • Benefício Variável Familiar Adolescente (para dependentes de 12 a 17 anos incompletos); e
  • Benefício Variável Familiar Gestante (para gestantes e lactantes).

Gestantes e adolescentes começam a receber dia 19

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para junho segue a sequência do Número de Identificação Social (NIS), com datas de pagamento específicas para cada final do NIS, sendo a partir do dia 19 de junho para o final 1 e até o dia 30 de junho para o final 0.

Veja:

  • Final 1: pagamento em 19 de junho;
  • Final 2: pagamento em 20 de junho;
  • Final 3: pagamento em 21 de junho;
  • Final 4: pagamento em 22 de junho;
  • Final 5: pagamento em 23 de junho;
  • Final 6: pagamento em 26 de junho;
  • Final 7: pagamento em 27 de junho;
  • Final 8: pagamento em 28 de junho;
  • Final 9: pagamento em 29 de junho;
  • Final 0: pagamento em 30 de junho.

Podem receber o Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com dados corretos e atualizados, com renda familiar per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. Famílias que já recebem o Bolsa Família, mas possuem um valor inferior a 1 salário mínimo (R$ 660) por pessoa, continuarão recebendo metade do benefício por 2 anos, sendo desligadas do programa ao fim desse período.

Para se inscrever no programa, é possível procurar um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município onde mora. Mais informações, incluindo os documentos necessários, podem ser encontradas na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, clicando aqui.


Prefeitura na Paraíba anuncia concurso com 58 vagas e salários de até R$ 15 mil



A prefeitura de Imaculada, no Sertão da Paraíba, anunciou um concurso público com 58 vagas em diversas áreas. Destas, três são destinadas a pessoas com deficiências. De acordo com o edital, o salário pode variar de R$ 1,3 mil a R $15 mil, conforme o cargo escolhido.

Clique aqui e veja o edital

Inscrições

As inscrições iniciam nesta sexta-feira (09) e terminam no dia 9 de julho. Os interessados podem acessar o site da organizadora Educa PB e pagar a taxa de inscrição que varia entre R$ 60 a R$ 80.

Vagas

As vagas são para diversos cargos como:

  • Auxiliar de serviços – 9 vagas (uma para pessoa com deficiência)
  • Assistente social – 1 vagas
  • Coveiro – 2 vagas
  • Enfermeiro PSF – 1 vagas
  • Enfermeiro plantonista – 4 vagas
  • Gari – 3 vagas
  • Odontólogo – 2 vagas
  • Médico PSF – 3 vagas
  • Motorista ‘D’ – 5 vagas
  • Operador de maquinas – 1 vagas
  • Psicólogo – 1 vagas
  • Técnico em enfermagem – 4 (uma para pessoa com deficiência)
  • Professor da educação infantil e do ensino fundamental (do 1ª ao 5º) – 9 vagas (uma para pessoa com deficiência)
  • Professor de português – 2 vagas
  • Professor de educação física – 2 vagas
  • Professor de história – 2 vagas
  • Professor de geografia – 2 vagas
  • Professor de matemática – 2 vagas

O concurso

As provas são divididas em três etapas: prova objetiva, prova prática (classificatória e eliminatória) e prova de título (classificatória). Dependendo do cargo que escolher, as provas práticas são diferentes, como por exemplo para motorista ‘D’, que deve realizar uma prova de direção.

Previsão

Segundo o edital, as provas objetivas devem acontecer para todos os cargos no dia 06 de agosto, prova de título nos dias 29 e 30 de agosto e a prova prática no dia 3 de novembro.

UFPB promove novo Processo Seletivo com 29 vagas disponíveis

 


Universidade Federal da Paraíba (UFPB) torna pública a realização de um novo Processo Seletivo Simplificado de nível superior destinado à contratação de professores substitutos na Classe A, nas denominações de Assistentes A, Auxiliares A e Adjuntos A.

No total, são ofertadas 29 vagas dentre os profissionais nas seguintes áreas de conhecimentos: antropologia (1); língua espanhola e suas literaturas (1); língua francesa (1); língua inglesa e estágio supervisionado (1); literaturas de língua inglesa (1); psicologia clínica e neurociências (1); doenças infectocontagiosas (1); endocrinologia/internato (1); pediatria (1); projetos de pesquisa e extensão do campo I, projetos de pesquisa e extensão do campo II e estágio supervisionado (1); projeto, expressão e representação gráfica (1); ciência de alimentos (1); construção civil (1); estruturas (1); processamento de materiais (1); saúde da criança e adolescente (1); algoritmos (1); linguagem de programação e estrutura de dados (1); gastronomia e cultura (3); biologia vegetal (1); bioquímica (1); diagnóstico por imagem e semiologia veterinária (1); infraestrutura para sistemas de informação (1); secretariado executivo (1); letras - língua inglesa (1); libras - língua brasileira de sinais (1) e língua portuguesa e linguística (1).

Estas oportunidades estão distribuídas entre o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Educação (CE), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Informática (CI), Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

Quando admitidos, os docentes deverão desempenhar atividades em regime de trabalho semanal de 20 e de 40 horas, e farão jus ao vencimento básico mensal que alterna de R$ 2.437,59 e R$ 3.412,63, acrescido de retribuição por titulação que varia de R$ 243,76 a R$ 2.943,39, além de auxílio-alimentação.

Conforme descrito no edital, as vagas são destinadas ao Departamento de Ciências Sociais (DCS), Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (Dlem), Departamento de Psicologia (DPSI), Departamento de Doenças Infecciosas, Parasitárias e Inflamatórias (DDIPI), Departamento de Medicina Interna (DMI), Departamento de Pediatria e Genética (DPG), Departamento de Educação do Campo (DEC), Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA), Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deca), Departamento de Engenharia de Materiais (Demat), Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (Desc), Departamento de Computação Científica (DCC), Departamento de Informática (DI), Departamento de Gastronomia (DG), Departamento de Biociências (DB), Departamento de Química e Física (DQF), Departamento de Ciências Veterinárias (DCV), Departamento de Ciências Exatas (DCX) e no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) e no Departamento de Letras (DL).

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 21 a 30 de junho de 2023, na secretaria da unidade acadêmica responsável pela vaga desejada, nos endereços e horários especificados no edital (Anexo I) ou via serviço postal, mediante pagamento da taxa que alterna entre R$ 60,00 e R$ 85,00. Os pedidos de isenção poderão ser solicitados nos dias 21 e 22 de junho de 2023.

Como forma de avaliar os candidatos inscritos, serão elaboradas duas etapas compostas por prova didática, de caráter eliminatório, que constará de aula expositiva ou de natureza teórico-prática e prova de títulos, de caráter classificatório, caracterizada na apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos referentes à experiência docente, científica, técnica, tecnológica, extensionista, cultural, artística ou profissional, como também trabalhos realizados ou publicados nos últimos cinco anos. As provas estão previstas para ocorrerem no período de 12 de julho a 8 de agosto de 2023.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo é de um ano e poderá, a critério da Administração Pública, representada pelas unidades acadêmicas responsáveis pela seleção, ser prorrogado por igual período. Já as contratações serão feitas pelo prazo determinado de até um ano, com possibilidade de serem prorrogadas até o limite legal estabelecido no art. 4º da Lei nº 8.745/1993.

É importante destacar ainda que, dentre o quantitativo de vagas ofertadas nesta seleção, há chances reservadas às pessoas que se enquadram nos requisitos estabelecidos no edital.

MEC divulga cronogramas do Sisu, Prouni e Fies

 


O Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais com os cronogramas dos processos seletivos para o segundo semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os documentos foram publicados na edição de quarta-feira (7) do Diário Oficial da União

Em datas próximas às da abertura de inscrições de cada seleção, o MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas em cada programa, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas.

A classificação em todos os três processos seletivos será realizada com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que, para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Para os interessados em se inscrever no Fies, serão válidas as notas do Enem, a partir de 2010.

Sisu

O período de inscrição para o Sisu será de 19 a 22 de junho e o resultado será divulgado no dia 27 deste mês. O Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais – universidades e institutos.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Para isso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O estudante escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo que a inscrição válida será a última registrada no sistema. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista.

As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (renda por cabeça).

As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera uma nova nota.

Prouni

Em 27 de junho serão abertas as inscrições para o Prouni, que podem ser realizadas até o dia 30 deste mês. O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

Para quem não for selecionado nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para se inscrever é preciso que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Enem, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e não tenha tirado zero na redação. No caso de o participante ter feito as duas últimas edições do Enem, será considerado aquele com a melhor média de notas.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Fies

Já o prazo de inscrições para o Fies é de 4 a 7 de julho; e o resultado – em chamada única – será divulgado no dia 11 de julho.

Para os estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos do Fies, anteriores a essa edição para o segundo semestre, a complementação da inscrição na página do Fies deverá ser de 14 a 16 de junho e estará condicionada ao atendimento dos demais requisitos, prazos e procedimentos para a concessão do financiamento, nos termos dos normativos vigentes do Fies.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, com juros zero a quem tem menor renda e em uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem, a partir da edição de 2010, ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quem é bolsista parcial do Prouni também pode participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade que não é coberta pela bolsa, desde que se enquadre nas condições previstas no edital.