Páginas

sábado, 17 de junho de 2023

Grupo Amigos Solidários realiza ação junina no bairro Frei Damião

 



O Grupo Amigos Solidários de Caicó, RN, está há 08 anos realizando ações solidárias na comunidade Frei Damião e neste sábado, 17, a ação contou com cardápio e decoração junina. 

Bandeirinhas coloridas, brincadeiras para as crianças e música junina fizeram parte da ação solidária deste sábado, alegrando o ambiente. Os integrantes do grupo usaram roupas e acessórios que remetem a época junina, e o cardápio contou com o tradicional munguzá e milho cozido distribuído na palha. 

O grupo Amigos Solidários realiza ação na comunidade Frei Damião a cada 15 dias, sempre aos sábados, distribuindo sopa ou cuscuz, havendo ações especiais em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Neste ano o festejo junino passou a fazer parte do calendário de comemorações. 

O grupo iniciou a partir de iniciativa de Padre Delfino que hoje já não reside em Caicó. Atualmente é formado por voluntários, que se conheceram através da vontade de ajudar ao próximo e semanalmente fazem doação de ingredientes, ou conseguem doações com outras pessoas, conforme a disponibilidade de cada membro. 

Para fazer parte do grupo Amigos Solidários acesse o Instagram @amigossolidarioscaico23 

Por jornalista Anna Jailma

Brasil goleia Guiné em amistoso contra racismo e vence pela 1ª vez após a Copa do Mundo

 


seleção brasileira venceu neste sábado, 17, o seu primeiro jogo após cair nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar. Em Barcelona, na Espanha, o time comandado pelo interino Ramón Menezes derrotou Guiné por 4 a 1, com gols de Joelinton, do Newcastle, Rodrygo, Militão e Vinícius Júnior, os três do Real Madrid. “Estava sonhando no quarto, imaginando esse momento.

Primeiro jogo da seleção, é orgulho grande. Fiquei lembrando do tempo de criança, desde a peneira no Sport e todo caminho até aqui. Passou um filme na cabeça”, disse o autor do primeiro gol, que fez sua estreia em verde e amarelo. Foi a segunda partida do Brasil após a derrota para a Croácia nos pênaltis. Antes, havia perdido para o Marrocos, em março. Contando o Mundial, a Canarinho não vencia desde 28 de novembro, quando bateu a Suíça por 1 a 0 na fase de grupos.

Foi a primeira vez que a seleção de Guiné enfrentou um campeão mundial. Com uma marcação forte, a equipe africana, que tem como destaque Keitá, ex-jogador do Liverpool, ficultou as ações do Brasil até Joelinton abrir o placar. Após cobrança de falta na área, o volante aproveitou bate e rebate para conferir, aos 27 minutos do primeiro tempo. Três minutos depois, Rodrygo roubou a bola na direita, avançou em direção à área e bateu com força. Guirassy diminuiu de cabeça aos 36, mas o time de Ramón voltou a ficar em vantagem confortável no início do segundo tempo, com Militão, após cobrança ensaiada de escanteio.

No final, o ex-corintiano Malcom sofreu pênalti e possibilitou ato simbólico. Casemiro pegou a bola e deu para Vinícius Júnior bater e fechar o placar num amistoso em que seu nome ficou em evidência, sobretudo por causa do preconceito que sofre na Espanha. O duelo teve diversas ações de combate ao racismo, incluindo a camisa preta que a seleção usou no primeiro tempo.

“Foi importantíssimo vencer, ainda mais em um lugar especial para o Vini. Parabéns à seleção brasileira e à CBF, que vêm lutando contra o racismo”, disse Casemiro, após o jogo.  Ainda à espera de uma resposta do técnico Carlo Ancelotti, técnico de Vinícius Júnior, Rodrygo e Militão no Real Madrid, o Brasil volta a campo na próxima terça-feira, 20, contra Senegal, em Lisboa.

Réplica da imagem de Sant’Ana vai para etapa da pintura e será entregue em julho

 



O ateliê Ambrósio Córdula está nas últimas etapas de produção da réplica da imagem de Sant’Ana Mestra de Caicó. Essa semana foi concluída a aplicação do gesso e próxima etapa será a aplicação das folhas de ouro e depois pintura.

O prazo de entrega será a primeira quinzena de julho. A réplica tem as mesmas dimensões da imagem original.

Nesse ano de 2023 a imagem de Sant’Ana que está no altar da Catedral completa 200 anos de sua chegada a Caicó e entronização na igreja.

A imagem bicentenária continuará no altar da Catedral e saindo anualmente no andor da procissão. Já a nova imagem deverá ser utilizada em eventos importantes realizados pela Paróquia, como a Chegada dos Peregrinos e a Carreata dos Caminhoneiros.

Doações de devotos estão custeando a confecção da nova imagem. Quem quiser contribuir pode fazer contribuições financeiras de qualquer valor pelo pix 08.070.468/0002-45 (CNPJ da Paróquia de Sant’Ana).

Escola na Uganda é alvo de ataque terrorista e tem pelo menos 41 mortos

 


Um ataque a uma escola em uma cidade do sudoeste da Uganda deixou ao menos 41 pessoas mortas na noite de sexta-feira (16). Segundo as autoridades locais, o ato foi classificado como “terrorista” e atribuído às Forças Democráticas Aliadas (ADF), um grupo rebelde com supostas ligações com o Estado Islâmico (EI). 

ataque terrorista ocorreu na escola Lhubirira, na cidade de Mpondwe, localizada a cerca de 2km da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), segundo informou a polícia em um comunicado publicado em sua conta no Twitter.

Segundo a polícia local, as vítimas, até o momento, são 38 estudantes, um guarda e dois membros da comunidade local. A maior parte dos corpos foram encontrados dentro da escola. A idade das vítimas não foi divulgada até o momento. Ainda segundo a polícia, seis estudantes foram sequestrados pelo grupo.

As autoridades também afirmaram que o grupo incendiou um dormitório e roubou comida. ”Um dormitório foi queimado e uma loja de alimentos foi saqueada”, disse a polícia. ”Oito vítimas também foram resgatadas e permanecem em estado crítico no hospital de Bwera.”, complementou.

Depois do ocorrido, tropas de Uganda iniciaram a investigação e rastrearam os agressores na região do parque nacional de Virunga, no território congolês.

“Oferecemos nossas mais profundas condolências às famílias daqueles que foram mortos e oferecemos nossas orações e pensamentos àqueles que ficaram feridos”, disse Joe Walusimbi, comissário distrital do distrito de Kasese, onde a escola está localizada.

Patrícia Poeta tenta renovar contrato com a Globo e se dá mal

 


apresentadora Patrícia Poeta parece que não está com tanta moral assim dentro da TV Globo. Criticada quase que diariamente pela forma que conduz o “Encontro” e pelas polêmicas com Manoel Soares, a famosa tentou dar uma “cartada” nos diretores da emissora, mas acabou ouvindo o que não queria.

coluna Erlan Bastos EM OFF apurou com exclusividade que Patrícia Poeta tentou fazer a antecipação da renovação do seu contrato com a Globo. Ela, porém, não conseguiu e ainda recebeu uma resposta atravessada de um poderoso diretor da emissora. Ou seja, a batata dela está assando e ela sabe disso.

A apresentadora do “Encontro” tentou fazer essa antecipação da renovação justificando que teria sido procurada pela Record TV, que teria “assediado” a jornalista para apresentar o programa “Hoje em Dia”.

A história, no entanto, não colou no alto escalão e a resposta que Patrícia Poeta recebeu via whatsapp foi direta. “Não é o momento de falar sobre contrato, não sabemos o que pode acontecer até o fim do papel, mas se você está interessada em ir para a Record, paciência”, disse um diretor poderoso em mensagem enviada para Patrícia.

HOJE EM DIA TÁ ÓTIMO? E A REDETV?

A coluna também apurou com exclusividade que a Record TV não tem interesse algum em Patrícia Poeta, tão pouco em fazer qualquer movimento no “Hoje em Dia”, atualmente com Ana Hickmann, Renata Alves, Ticiane Pinheiro e César Filho. Apuramos que o interesse, na verdade, é em Manoel Soares. A emissora dos bispos quer que ele apresente um programa de auditório semanal.

Já na RedeTV!, a apresentadora tem o espaço aberto. Diretores da emissora dizem que ela poderia muito bem assumir o “RedeTV! News”. Será que no canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho ela alcançaria a liderança?

Patrícia Poeta é odiada por internautas e quase todo dia é massacrada nas redes sociais pelo jeito “forçado” que comanda o programa “Encontro”. O que também não ajuda é a equipe que cuida da imagem e a assessoria da jornalista. Recentemente, chegaram a forjar uma cena patética dela andando na praia, além de processar jornalistas que criticam a famosa.

Erlan Bastos
Colunista do EM OFF

Gestão de Jardim do Seridó recebe Certificação referente ao trabalho inscrito na oficina Imuniza SUS – etapa estadual

 


O município de Jardim do Seridó, por meio da secretaria de saúde, recebeu a Certificação referente ao trabalho inscrito na oficina Imuniza SUS – etapa estadual.

O presente trabalho intitulado: “Imunização extramuros: desafios e reflexões frente à vacinação domiciliar na zona rural”, foi realizado através das experiências exitosas diante dessa atuação.

FESTA JUNINA: Idosos celebram Santo Antônio, São João e São Pedro em Jucurutu

 



Santo Antônio, São João e São Pedro foram celebrados pelos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na noite dessa quinta-feira, 15, no Ginásio Ailton Lopes, em Jucurutu-RN.

Na edição do Arraiá da Terceira Idade deste ano, a experiente geração festejou a cultura alusiva aos santos juninos com música, dança, comidas típicas e bastante descontração.

Nos programas dirigidos pela Secretaria Municipal de Assistência, são trabalhados conteúdos variados, além da temática social, enobrecendo a vida das pessoas atendidas.

Jucurutu tem representação na final da Taça São Fernando de Futsal 2023 neste sábado

 


Ao vencer as últimas disputas e prosseguir na competição, o União Esporte Clube enfrentará neste sábado, 17, o Cruzeiro FC, de Assú, intuindo a vitória que lhe consagrará com o título.

A chance de jogar a principal partida desse que é um grandioso campeonato do Estado engrandece o esporte jucurutuense. Lembrando que, desde o começo, todo o suporte tem sido ofertado aos atletas pelo governo do prefeito Iogo Queiroz.

A vaga está assegurada! Nova vitória no futsal vem aí! O jogo terá transmissão pelo Youtube do Governo Municipal de São Fernando.

Secretaria de Esportes de São Vicente realiza avaliação em parceria com Potyguar de Currais Novos

 




Em São Vicente-RN, foi realizada na noite desta quinta (15) uma mega avaliação com a presença do observador técnico do Sport Club Internacional, o profissional Marlon.

Na ocasião foram observados garotos de 12 a 17 anos e contou com a participação das Escolinhas, Sevilha de São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, Escolinha do Ninha de Currais Novos, Escolinha do Geová de Parelhas, Escolinha Arena do Marcinho de Caicó e Potyguar.

A avaliação foi promovida pelo Potyguar na pessoa do Danniel Morais em parceira com a secretaria de esporte de São Vicente. Em breve será divulga a lista dos aprovados. Agradecemos a todos os professores que trouxeram seus garotos para serem vistos, a secretaria de Esporte pelo apoio, bem como a Danniel pela oportunidade.


sexta-feira, 16 de junho de 2023

26º FORRONOVOS celebra cultura junina com homenagem ao movimento armorial

 


Um dos mais importantes movimentos artísticos do país está sendo homenageado no mais tradicional festejo junino de Currais Novos. O “Movimento Armorial”, idealizado por Ariano Suassuna há 50 anos, é o tema central do 26º FORRONOVOS, que teve início na noite desta quinta-feira (15) no Palácio dos Esportes “Cortez Pereira”.

O formato do FORRONOVOS conta com corredor cultural “Antoin Mé” na Avenida Cel. José Bezerra com as barracas das culinaristas e artesãs, além de espaço para o tradicional forró pé de serra, shows musicais, e a “Arena do Forró” com o 29º Festival de Quadrilhas.

“Um evento que marca a valorização da cultura junina em nosso município e traz uma programação cultural para o nosso povo e para os visitantes”, disse o Prefeito Odon Jr. A solenidade contou com a presença da Vice-Prefeita Ana Albuquerque, dos secretários David Narwith (Turismo), Ronaldo Gomes (Cultura), Joelmir Soares (Educação), do Presidente da CDL, Gilson Bezerra, além da grande participação popular.

A programação desta sexta-feira (16) tem início às 20h com o Festival de Quadrilhas Escolares na “Arena do Forró” no Palácio dos Esportes, além de apresentações e shows culturais no Corredor Cultural. No sábado, acontecerá a tradicional Corrida da Fogueira, e a noite a partir das 20h tem início o Festival de Quadrilhas Estilizadas e Tradicionais na “Arena do Forró”.

No domingo (18), o Festival de Quadrilhas contará com mais apresentações de grupos juninos, e em seguida, a apuração e resultado das campeãs.

TJRN inaugura CENAJUD em Serra Negra do Norte com apoio da Prefeitura Municipal

 



O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte inaugurou com o apoio da Prefeitura Municipal, na manhã desta sexta-feira (16) o CENAJUD no município de Serra Negra do Norte.

O evento contou com a participação do Presidente do TJRN – Desembargador Almícar Maia; o Juiz da Comarca de Caicó, Dr. Luiz Cândido Vilaça; o Prefeito Sérgio Fernandes, além de diversas autoridades do meio jurídico, administrativas e civis.

“O centro avançado do judiciário em Serra Negra, vem exatamente para suprir as deficiências inerentes a agregação da comarca, sobretudo para a assistência das pessoas mais necessitadas”, afirmou o Desembargador Almícar Maia.

O espaço que neste ato inaugural recebeu as bençãos divinas pela imposição das mãos do pároco, o Padre José Mário, trás ao município o retorno dos serviços judiciários sem a necessidade de deslocamento dos usuários à Caicó, que anteriormente acolhia as demandas.

O Prefeito Sérgio Fernandes destacou à incansável luta pelo retorno das atividades jurídicas com atendimento físico na cidade, e agradeceu o entendimento da corte que possibilitou o acesso da população a este excelso benefício.

O CENAJUD está a disposição dos munícipes na Rua Dr. Juvenal Lamartine de Faria, no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias de segundas à quintas-feiras. O horário de atendimento é das 08h às 14h, e nas sextas-feiras no horário das 07h às 14h.



Maior São João do Mundo, em Campina Grande, tem show de Xand Avião nesta sexta

 


O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, recebe, nesta sexta-feira (16), shows de Xand Avião, Ávine Vinny, Brasas do Forró e Millane.

De acordo com a programação do evento, as apresentações iniciam às 18h30 com Milane. A atração principal da noite, Xand Avião, está programada para à 1h.

O Maior São João do Mundo começou no dia 1º de junho e segue até o dia 2 de julho, no Parque do Povo.

Confira abaixo os horários dos shows:

  • Xand Avião – 1h
  • Ávine Vinny – 23h
  • Brasas do Forró – 21h
  • Millane – 18h30

Entre as principais atrações de renome nacional confirmadas na programação do São João 2023 de Campina Grande também estão Léo Santana, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro e Alok.

Estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João.

AQUI ACONTECE SÃO JOÃO conta com belíssimas apresentações na arena junina de Cruzeta

 



Na noite de quinta-feira (15), o 30º Aqui Acontece São João contou com belíssimas apresentações especiais na arena Junina em Cruzeta-RN

As quadrilhas cruzetenses das Escolas Municipais Ana Assis de Medeiros e Cônego Ambrósio Silva, da cidade de Acari – RN vieram Junina MHB e Arraial do Gonzagão, e representando a cidade de São Fernando – RN, a apresentação do Arraiá do Juvená.

O evento conta com uma mega estrutura para receber a todos. O 30° Aqui Acontece São João é uma realização da Prefeitura Municipal de Cruzeta, Stúdio Jhon Lennon e agora conta com o patrocínio Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Secretaria Executiva de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande Do Norte e SeridóPlast.

Bolsa família: adicional de R$50 começa a ser pago segunda (19)

 


A partir desta segunda-feira (19), o governo federal começa a pagar o valor complementar de R$ 50 para cada criança ou adolescente de 7 a 18 anos e gestantes no Bolsa Família.

O pagamento segue o calendário do Bolsa Família até dia 30 a depender do número final do NIS. Na segunda, por exemplo, o depósito entra na conta de quem tem NIS terminado em 1.

Com base no levantamento de março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) aponta que 15 milhões de crianças e adolescentes e 820 mil gestantes compõem as famílias beneficiárias do programa.

O valor mensal de R$ 50 será somado à parcela de R$ 600 paga aos beneficiários. Desde de março, famílias beneficiárias do programa com crianças de zero a seis anos já recebem um adicional de R$ 150.

IFRN promove novo Processo Seletivo para docente no Campus Natal - Cidade Alta

 


Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura de inscrições para um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo preencher uma vaga para o cargo de Professor Substituto, além de formar cadastro reserva, no Campus Natal - Cidade Alta.

De acordo com o edital, a oportunidade é para a área de Conservação e Restauração de Bens Culturais Imóveis. Podem concorrer candidatos com graduação em Arquitetura de Urbanismo, com pós-graduação lacto sensu em Produção Cultural ou Gestão Cultural ou em alguma das subáreas descritas no edital.

Ao ser admitido, o profissional deverá atuar em jornada de 40 horas semanais de trabalho, referente remuneração mensal no valor básico de R$ 3.412,63, podendo haver retribuição por titulação de até R$ 2.943,39, totalizando até R$ 6.356,02.

Para participar

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período das 9h do dia 14 de junho de 2023 até às 20h do dia 27 de junho de 2023, no site do IFRN. Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 78,00.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados em duas etapas, sendo elas: prova de títulos; e prova de desempenho didático. Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

São requisitos para contratação: nacionalidade brasileira; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações militares e eleitorais; idade mínima de 18 anos; além de outras.

Validade

O Processo Seletivo terá validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Jardim do Seridó - RN abre inscrições para novo Processo Seletivo com 15 vagas

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Jardim do Seridó divulga a abertura de um novo Processo Seletivo que tem como objetivo a contratação de profissionais que tenham níveis médio e superior.

De acordo com o edital, serão preenchidas 15 vagas além da formação de cadastro reserva distribuídas entre os cargos de Educador Físico - NASF (1); Assistente Social - Secretaria e CRAS (1); Orientador Social/Educador Social - CRAS, CREAS, SCFV (6); Visitador da Primeira Infância do SUAS/Criança Feliz (3); Supervisor dos Serviços da Primeira Infância do SUAS/Criança Feliz (1); Pedagogo - SCFV (1); Advogado - CREAS (3).

Dentro do total acima mencionado, há oportunidades exclusivas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.

Aos profissionais admitidos, estes irão desempenhar funções em carga horária de 20 a 40 horas semanais e contarão com salários no valor de R$ 1.320,00 a R$ 2.090,00 ao mês.

Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem comprovar a escolaridade exigida, bem como registro no respectivo conselho de classe, idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições no período de 14 a 26 de junho de 2023, exclusivamente via internet por meio do site da Funcern, mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00 a R$ 50,00.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a analise curricular, de acordo com os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de 12 meses, contados da homologação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação por igual período.

Governo autoriza preenchimento de 4,4 mil vagas em concursos federais

 


Os aspirantes a um cargo no serviço público podem começar a se preparar. O governo federal anunciou nesta sexta-feira (16) a autorização para preencher 4.436 vagas em 20 ministérios. A liberação dos postos de trabalho deve ser publicada nas próximas horas em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as contratações deverão ter impacto de R$ 735 milhões por ano no Orçamento da União.

Confira o número de vagas por ministérios e órgãos contemplados:

•     Ministério da Agricultura e Pecuária: 440

•     Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 80

•     Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): 742

•     Ministério da Educação (MEC): 220

•     Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): 50

•     Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): 50

•     Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): 100

•     Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): 160

•     Ministério das Relações Exteriores (MRE): 100

•     Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): 120

•     Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 100

•     Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): 100

•     Agência Nacional de Mineração (ANM): 24

•     Ministério de Minas e Energia (MME): 30

•     Analista de infraestrutura: 300

•     Analista em Tecnologia da Informação: 300

•     Auditor-Fiscal do Trabalho: 900

•     Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 50

•     Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): 50

•     Ministério da Saúde (MS): 220

•     Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 300

Fonte: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Essas não são as primeiras vagas autorizadas pelo governo. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já havia dado sinal verde para concursos públicos em órgãos que estavam em situação crítica de funcionários. Entre os órgãos beneficiados anteriormente estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e os ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e de Minas e Energia.

Existem vagas autorizadas desde 2020 cujos concursos estão em andamento, como o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na segunda-feira (12), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos publicou a nomeação de 1 mil técnicos do Seguro Social, aprovados no último concurso.

Gestão de Serra Negra do Norte vai realizar consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo

 


Em Serra Negra do Norte, a gestão anunciou nas redes sociais que precisa dialogar sobre a Lei Paulo Gustavo no município. Para isto, realizará consulta pública na próxima segunda-feira (19), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

A lei prevê repasses a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais do setor cultural, duramente atingido pelos efeitos econômicos da pandemia. Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

ARRAIÁ DO JUVENÁ DE SÃO FERNANDO se apresenta no Aqui Acontece São João na arena junina de Cruzeta



Em Cruzeta, a programação do 30° Aqui Acontece São João prossegue no segundo dia de apresentações na arena junina.
O evento conta com uma mega estrutura para receber a todos. O 30° Aqui Acontece São João é uma realização da Prefeitura Municipal de Cruzeta, Stúdio Jhon Lennon e agora conta com o patrocínio Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Secretaria Executiva de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande Do Norte e SeridóPlast.

ACARI CIDADE DA MODA: Primeira rodada de negócios impulsiona a economia local e valoriza marcas próprias do Seridó


Acontecerá em Acari/RN, a PRIMEIRA RODADA DE NEGÓCIOS "ACARI CIDADE DA MODA". O evento está marcado para o dia 01 de julho de 2023 (sábado) e será realizado no Municipal Clube. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Acari, o SEBRAE, a CDL/Acari, o IFRN, as secretarias de Educação e Assistência Social, e será coordenada pela Primeira Dama Renata Quinino e por Girlene Edson, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O principal objetivo é promover a exposição das marcas próprias de Acari e região Seridó em um grande desfile de moda. O evento contará com o apoio do professor do curso de moda, Edson Bottini, que contribuirá com sua experiência e conhecimento.

Essa primeira rodada de negócios será uma oportunidade única para empresários e empreendedores da região estabelecerem contatos, fecharem parcerias e expandirem seus negócios. Além disso, será uma excelente chance para promover a cidade de Acari como um polo de moda, destacando a criatividade e o talento dos designers e estilistas locais, além dos produtores da indústria têxtil.

O evento contará com a participação de diversas empresas e profissionais do setor, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e o fortalecimento do mercado da moda em Acari. Serão realizadas palestras, workshops e outras atividades que visam capacitar e informar os participantes sobre as tendências e oportunidades do setor.

A PRIMEIRA RODADA DE NEGÓCIOS "ACARI CIDADE DA MODA" é um marco importante para a cidade e para a região, representando um impulso significativo para a economia local e para o setor da moda. Todos estão convidados a prestigiar esse evento único, que certamente deixará um legado duradouro no cenário fashion do Seridó.

Penas pecuniárias: Vara Única da Comarca de Parelhas abre prazo para inscrições de projetos


A Vara Única da Comarca de Parelhas abriu inscrições para cadastramento de entidades e projetos aptos a receberem recursos do fundo de penas pecuniárias. O edital foi publicado na edição de 14 de junho, do Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

A ação integra o projeto Devolver para Reparar, do Poder Judiciário potiguar.  

A unidade judiciária destinará o montante no valor de R$ 46 mil, a ser destinado às entidades públicas ou privadas com finalidade social previamente conveniadas, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde.

Os projetos deverão ser cadastrados a partir do e-mail parelhas@tjrn.jus.br, até o dia 29 de junho.

Todos os documentos e demais orientações estão presentes nos anexos do edital.

Confira o edital completo, abaixo

Penas Pecuniárias: VU Parelhas lança edital para cadastramento de entidades

ARQUIVO PARA DOWNLOAD 

Saiba mais

O projeto “Devolver para Reparar” foi criado pelo Tribunal de Justiça em 2015 e tem como objetivo destinar os recursos arrecadados através do pagamento das penas pecuniárias resultantes de transações penais nos processos para programas sociais. A prestação pecuniária é um tipo de pena alternativa, que pode ser aplicada em crimes de menor potencial ofensivo, com o pagamento de quantia em dinheiro pelo réu.

De acordo com a Resolução nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça, os valores depositados na execução das penas pecuniárias, quando não destinados à vítima ou aos seus dependentes, serão, preferencialmente, destinados à entidade pública ou privada com finalidade social, previamente conveniada, ou para atividades de caráter essencial à segurança pública, educação e saúde.

Prefeitura de Portalegre – RN promove novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Portalegre anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação de Bioquímico.

Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível superior em farmácia, que comprovem especialização em bioquímica ou biomedicina, bem como registro no conselho de classe específico na respectiva área específica do cargo pretendido.

Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 30 horas semanais, referente a bolsa auxilio mensal no valor de R$ 2.100,00.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever no período de 12 a 19 de junho de 2023, no Setor de Protocolo da Prefeitura. O atendimento é das 9h às 12h.

Como forma de classificação, os candidatos serão submetidos à etapa de avaliação curricular, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, a contratação será firmada durante 12 meses. Entretanto, o Processo Seletivo terá validade de um ano, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Natal e mais 28 municípios do RN estão em alerta para chuvas

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de acumulado de chuvas para Natal e mais 28 municípios do Rio Grande do Norte. O aviso foi iniciado às 10 horas e se estende até às 23h59 desta quinta-feira (15).

Segundo o alerta, a capital potiguar e as outras cidades, concentradas no Leste e no Agreste do estado, podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

A orientação do Inmet é para que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alteração nas encostas. Outra recomendação é para que se evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. "Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", complementa.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), chuvas de volumes expressivos foram registradas no estado, principalmente no Leste Potiguar. Entre às 9h15 da manhã de quarta-feira (14) e 9h15 desta quinta-feira (15), choveu 48,6 milímetros em Rio do Fogo. Em Natal, a precipitação foi de 34,2 mm.

As análises da unidade de meteorologia da Emparn apontam que as chuvas são provocadas pela intensificação das ondas de Leste que favorecem a formação de nuvens de chuva na costa do Nordeste.

“O aumento da circulação de ventos de Leste que vêm do oceano Atlântico chegam no nosso litoral favorecendo a ocorrência das chuvas”, comentou o meteorologista, Gilmar Bristot.

Para o final de semana, os modelos meteorológicos apontam chuvas em todo o estado com concentração nas regiões Leste e Agreste Potiguar, que se encontram no período chuvoso. “Alguns municípios do litoral, como Nísia Floresta e Baía Formosa, poderão atingir acumulados de 50 mm, com chuvas principalmente no sábado”, disse Bristot.

Confira os municípios em alerta:

  1. Arez
  2. Baía Formosa
  3. Canguaretama
  4. Ceará-Mirim
  5. Espírito Santo
  6. Extremoz
  7. Goianinha
  8. Ielmo Marinho
  9. Jundiá
  10. Macaíba
  11. Maxaranguape
  12. Montanhas
  13. Monte Alegre
  14. Natal
  15. Nísia Floresta
  16. Parnamirim
  17. Pedra Grande
  18. Pedro Velho
  19. Pureza
  20. Rio do Fogo
  21. São Gonçalo do Amarante
  22. São José de Mipibu
  23. São Miguel do Gostoso
  24. Senador Georgino Avelino
  25. Taipu
  26. Tibau do Sul
  27. Touros
  28. Vera Cruz
  29. Vila Flor