Pesquisa realizada pelo Procon Municipal apontou uma redução dos preços dos ovos de chocolate. Os dados coletados pela equipe mostram uma diminuição de 4,45% nos valores entre as semanas analisadas. A pesquisa foi realizada nos dias 28 a 31 de março e 01 a 07 de abril, abrangendo 35 tipos variados de ovos e chocolates das marcas Garoto, Lacta, Nestlé e Arcor, e também caixas de bombons sortidos das mesmas marcas.
O objetivo principal da pesquisa é orientar os consumidores em suas compras de páscoa neste período, e também, verificar possíveis diferenças de preços existentes entre os estabelecimentos. Nos dados, o consumidor encontrará variação de maior e menor preço, os preços médios dos ovos de páscoa e caixas de bombons. Em posse desses números o consumidor natalense pode buscar vantagem no melhor preço para comprar. A análise completa dos preços está disponível no site: www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa.
Análise dos preços
Uma das constatações da pesquisa é que entre os 35 tipos de chocolates pesquisados 80% tiveram redução de preço médio em relação à semana anterior, e isso demonstra que na véspera da páscoa a tendência dos preços é baixar. Outro aspecto que corrobora essa tendência é que em alguns estabelecimentos pesquisados já podia ser percebida a diminuição do volume de ovos nas gôndolas e em outros foi verificada a falta de determinados ovos de chocolate na segunda semana.
Das marcas pesquisadas, a Lacta foi a que teve maior variedade chegando a 54,17%, seguido pela Nestlé com 38,33%, a Garoto com 36,25%, e a Arcor com apenas 15% e esse produto foi encontrado em alguns comércios como: Nordestão de Capim Macio, Favorito da Ayrton Senna e de Capim Macio, e no Atacadão da zona sul, mas apenas na primeira semana.
Em produtos, os hipermercados e supermercados possuem as maiores variedades. Em alguns estabelecimentos chegam a 81%, esse percentual foi observado nas duas semanas, quanto aos preços o consumidor deve observar todos os estabelecimentos desse segmento, uma vez que, os melhores, em média, estão nos hipermercados e supermercados.
Nos Atacarejos, o consumidor deverá encontrar alguns produtos com preços abaixo da média, no entanto, foi observado que nesses estabelecimentos não existe muita opção de ovos de páscoa para o consumidor (sendo registradas apenas as marcas Garoto e Nestlé, além de outras marcas específicas desse comércio).
Foi constatado ainda um preço médio de R$ 3,83, a cada 100g, nas caixas de chocolate. Já na anterior, o preço médio desse produto estava por R$ 3,09, e isso equivale a uma variação de 19,21%. Analisando esse mesmo produto na primeira semana, foi observado o preço de R$ 10,66 e na segunda semana o preço médio era de R$ 10,43, e isso representa uma variação negativa de 2,20%, essa tendência foi observada em diversos produtos pesquisados.
Situação observada pela pesquisa foi a caixa de bombons Nestlé 250 g. Na primeira semana o melhor preço encontrado foi de R$ 7,48, em uma loja em um shopping da zona Sul. Na outra semana, o preço era de R$ 12,48, ou seja, um aumento de cinco reais entre as duas semanas. "O importante mesmo é o consumidor estar atento e pesquisar", alerta o Procon.
Na segunda semana o melhor preço foi observado em um supermercado, que tem lojas nas zonas Norte e Sul, com o preço médio dessa caixa de bombons custando R$ 7,99. Já na primeira semana, a mesma caixa de bombons estava com preço de R$ 9,39, ou seja, R$ 1,40 mais barato entre as duas semanas.
Para compra da caixa de bombons o melhor lugar de compra são os Atacarejos, uma vez que a média na primeira semana nesse segmento era de R$ 9,55 e na segunda R$ 9,42, e isso representa uma variação negativa de 1,38%.
"O Procon Natal recomenda aos consumidores que querem garantir bons preços na hora de comprar o chocolate da páscoa, que acessem a pesquisa para conferir os preços por estabelecimento antes de comprar. A tendência é que nos últimos dias que antecedem o domingo de páscoa haja grandes queimas de estoque, como têm se verificado há anos, porém sem muita opção de escolha e possível falta de algum produto específico", destacou o órgão.
"Mesmo com o intervalo que houve na pesquisa, mais uma vez, na maioria dos produtos pesquisados, há grandes diferenças entre os preços praticados no comércio e até mesmo nos estabelecimentos de mesma bandeira. Como forma de se nortear na hora de comprar, o consumidor pode usar o valor do preço médio encontrado pela pesquisa como referência, para decidir se o local em que ele deseja realizar suas compras", completou.
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