Páginas

sábado, 30 de abril de 2022

MPF recomenda que ANS cobre devido atendimento a crianças com autismo por parte de plano de saúde no RN

 


O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que adote providências que garantam o devido atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, pelo plano de saúde Unimed Natal. A operadora cortou o atendimento que era feito a essas crianças em ambiente escolar e domiciliar, parte fundamental do tratamento.

O autor da recomendação, o procurador da República Camões Boaventura, criticou o fato de o corte promovido pelo plano de saúde, “abruptamente”, prejudicar severamente as terapias adotadas pelos médicos através da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e do método Denver de Intervenção Precoce.

“O tratamento mais adequado para o autista cabe exclusivamente ao médico e não ao plano de saúde, de modo que o convênio não pode interferir no tratamento necessário ao desenvolvimento mental e social do indivíduo diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista, tendo a operadora de saúde, diante da prescrição médica explicita, a obrigação de cobrir a todas as terapias recomendadas”, resume o representante do MPF.

Omissão

A Unimed Natal alega ter se baseado em uma legislação da Saúde Suplementar (Lei nº 9.656/98) e no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, que não prevê a cobertura assistencial em ambiente escolar e domiciliar. O MPF alerta, contudo, que a jurisprudência aponta o rol de procedimentos como algo “exemplificativo e não taxativo, ou seja, que se o tratamento for prescrito pelo médico e o plano cobrir a doença, síndrome ou transtorno, tem-se o dever de cobrir o tratamento conforme indicação médica mesmo se não estiver listado”.

A agência também já derrubou, em todo o Brasil, o limite no número de cobertura para sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia para os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, reforçando o entendimento de que esse tratamento deve ser fornecido conforme requisição médica.

Medidas

A recomendação do MFP requer da ANS o envio de ofício à Unimed Natal “esclarecendo que o profissional de saúde possui a prerrogativa de indicar a conduta mais adequada da prática clínica (…), orientando nesse sentido que a operadora de saúde retome com urgência a oferta de terapia aos usuários com Transtorno do Espectro Autista em ambiente natural, tais como escola e domicílio, conforme orientação médica para cada caso”.

O documento solicita ainda que a agência altere a Resolução n° 428/17, ou publique uma nova no prazo de até 180 dias, suprindo a omissão quanto à falta de protocolos clínicos específicos e eficazes para o tratamento dos usuários dos Planos Privados de Saúde acometidos do TEA, com base nos tratamentos internacionalmente reconhecidos.

Muitas reclamações de familiares das crianças clientes da Unimed Natal já chegaram ao conhecimento do MPF e também se transformaram em ações na justiça. A adoção das medidas recomendadas, por parte da ANS, podem vir a superar a possível insegurança jurídica decorrente de decisões diferentes.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista, conhecido como autismo, é um conjunto de condições que resultam no comprometimento da capacidade socialização, comunicação, linguagem e interesse de um indivíduo, bem como que tais condições passam a se expressar ainda na infância e tendem a persistir durante a adolescência e a vida adulta, sendo importante que a pessoa com TEA tenha acompanhamento médico desde cedo.

Cada indivíduo dentro do espectro apresenta um conjunto de sintomas com características e intensidades bem variadas, de modo que tanto o diagnóstico, quanto o tratamento, devem ser personalizados de acordo com as particularidades de cada caso, sendo fundamental para o desenvolvimento e qualidade de vida do autista o tratamento multidisciplinar realizado por profissionais especializados, em ambiente clínico e também nas escolas e residências, conforme prescrição médica.

Esse tratamento geralmente associa médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos para ajudar o paciente a cumprir tarefas simples e desenvolver a sociabilidade. A demora no início do tratamento, bem como a suspensão de etapas do mesmo, podem resultar em prejuízos para o desenvolvimento da criança, daí a preocupação do Ministério Público Federal.


 

RN terá melhor oferta de voos em três anos para o mês de maio

 


Dados divulgados no mais recente Boletim de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estimam um crescimento de 6% na oferta de voos para o Rio Grande do Norte em maio. 

São previstos 1243 voos para o estado, entre chegadas e partidas. Esse número é a melhor previsão para o mês em três anos, superando a movimentação aérea para o mesmo período de 2019, antes da pandemia. A previsão também é de crescimento na oferta de assentos, passando dos 190 mil. Um aumento de 3% na comparação com maio de 2019.

“Esses números consolidam uma trajetória de crescimento que já acompanhamos desde o final do ano passado, e não acontecem por acaso. O aumento, no fluxo de voos e na oferta de assentos, são uma resposta às ações de promoção do destino em mercados emissores importantes, e acontecem na esteira do decreto estadual que reduz a alíquota dos impostos que incidem sobre o Querosene de Aviação, o que beneficia as aéreas", explica Bruno Reis, diretor presidente da Emprotur.

A expectativa é que a Latam tenha a maior fatia dos assentos com destino ao Aeroporto de Natal em maio, chegando a 43% do total, seguida pela GOL com 32%. E com a adição de três novos voos semanais ligando Lisboa a Natal, a companhia portuguesa TAP passa a ter uma fatia de 5% do mercado potiguar.

Desembarques de origem argentina e chilena também crescem

O boletim também aponta um crescimento exponencial nos desembarques internacionais no Aeroporto de Natal. Segundo dados obtidos na plataforma Destination Gateway da ForwardKeys a previsão é de um aumento de 597% nos desembarques com origem na Argentina, e de 138% com origem no Chile. A comparação é entre os meses de abril e maio de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.

Confira o boletim da Emprotur

 

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid neste sábado


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  30/04/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
02 leitos clínicos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️
@hrserido

São Fernando celebra o Tríduo de São José Operário e Dom Antônio vai presidir celebração da Crisma neste sábado


Em São Fernando, a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio está celebrando o Tríduo de São José Operário, de 27 de abril a 1º maio, com o tema: “Um sonho de pai”.

Neste sábado (30), às 19 horas, a programação consta da celebração da Crisma dos adultos, na Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos, com a presença do Padre Ronney Galvão, administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio.

Segundo a doutrina da Igreja Católica, a Crisma – ou a Confirmação – é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo.

O Sacramento do Crisma é feito para nos enraizar mais profundamente, de forma voluntária, nessa filiação divina. Também se torna mais forte o vínculo com a Igreja, assim como a participação mais ativa em sua missão. O crismado é um soldado de Cristo, sua testemunha.

Veja a programação completa do Tríduo de São José Operário: 


 


Aviões da Gol e Azul colidem em pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos


Dois aviões se chocaram no pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite de sexta-feira (29). Não houve feridos no incidente e as duas aeronaves foram encaminhadas para manutenção.

De acordo com nota enviada pela Gol Linhas Aéreas, o avião, que havia saído do Rio de Janeiro, atingiu acidentalmente a cauda da aeronave da Azul com a ponta da asa. Os passageiros desembarcaram em segurança do Boeing 737-800.

Já a Azul Linhas Aéreas informou, também em nota, que aeronave da Gol atingiu a "parte traseira da fuselagem" do Embraer E195-E1 da companhia durante o procedimento de táxi. A aeronave estava vazia e parada para pernoite.

As causas da batida não foram informadas. O especialista em aviação Lito Sousa levantou algumas possibilidades que podem ter acontecido, entre elas, uma das duas aeronaves estar fora de posição.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal em Campinas, afirmou que a aeronave da Gol estava com 56 passageiros.

"O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica foi acionado pela concessionária de Viracopos e já iniciou a análise e apuração do incidente", diz o texto da nota.
 

Grana extra: herdeiros podem sacar o FGTS e PIS/Pasep do falecido?

 


Muitas pessoas não sabem que os herdeiros ainda podem usar recursos como PIS/Pasep e FGTS depois da morte do titular. Isso acontece porque, de acordo com a lei, esses recursos não se perdem com a morte do trabalhador. Enquanto houver herdeiros ou dependentes habilitados pela Previdência Social, esses podem sacar da sua conta.

Isso é regulado pelo. Art. 1º da Lei nº 6.858/80 em combinação com o art. 666 do Código de Processo Civil, que descreve parcialmente as condições para os herdeiros receberem esses valores.  Além de ser isento de tributação, o saldo total presente em suas contas será liberado para resgate.

Outro ponto interessante é que os valores podem ser sacados, independente da abertura de um inventário, conforme previsão do artigo 666 do CPC.Você precisará esperar que os recursos usados no processo sejam retirados do inventário antes de poder resgatá-los.

Quais herdeiros têm prioridade no saque? Normalmente todo trabalhador possui vínculos familiares que dão origem a herdeiros. Entretanto, para a lei, existem categorias de herdeiros e a existência de um membro de uma categoria exclui a preferência dos membros de outras.

Veja a segui uma lista com a ordem de preferência para sacar o benefício:

    Companheiro(a), cônjuge, filhos menores de 21 anos ou inválidos;
    Pais;
    Irmãos não emancipados menores de 21 anos ou inválidos.

Herdeiros ou dependentes habilitados pela Previdência Social Federal podem sacar benefícios, direito que lhes foi dado através do art. 1º da Lei nº 6.858 80 e art. 666 do Código de Processo Civil.

Além disso, o saldo total da conta está isento de tributação, de modo que todos os valores contidos são resgatáveis. Outro ponto interessante é que o valor máximo pode ser sacado, mesmo que a conta esteja sendo aberta.

Com relação ao segundo ponto, caso haja inventario aberto e os recursos tenham sido mencionados no procedimento, provavelmente seria necessário aguardar o fechamento do processo para resgatar os valores.

Como realizar o resgate

O FGTS e o PIS/Pasep podem ser sacados da mesma forma, bastando ir a uma agência física da Caixa Econômica Federal, portando documentação específica.

Os beneficiários precisam consultar a agência física da Caixa Econômica Federal para obter informações a respeito dos documentos, entre eles:

    Identidade do herdeiro;
    Carteira de trabalho do falecido;
    Certidão de óbito;
    Número do PIS/Pasep/NIS do falecido;
    Certidão de nascimento ou RG e CPF para dependentes menores de idade;
    Declaração de dependentes habilitados.

 

Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento realiza o dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo em São Fernando

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento convidou à população e realizou o dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo, neste sábado, 30 de abril, na Unidade Básica de Saúde Inácia Duarte, das 08 às 15h.

Nesta etapa estão contemplados com a vacina: trabalhadores de saúde, idosos, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da força de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas com deficiência, portadores de comorbidades e trabalha.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

 

Professores da rede de educação de Natal suspendem greve

 


Os professores da rede municipal de educação de Natal decidiram suspender a greve em assembleia nesta sexta-feira (29). A decisão da categoria, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), foi tomada para início das negociações com a prefeitura.

"A deliberação da categoria levou em consideração as recentes sentenças da Justiça, contrárias aos educadores, bem como a exigência do Judiciário para a interrupção do movimento grevista como fator condicionante para o início das negociações com a prefeitura sobre as demandas da educação", afirmou o sindicato.

Ainda de acordo com o Sinte-RN, o departamento jurídico vai buscar, junto ao desembargador Virgílio Macedo Júnior, o agendamento de uma audiência de conciliação com a presença do prefeito Álvaro Dias. O fim da greve havia sido determinado pela Justiça ainda no início do mês.

"Mesmo com a suspensão, a categoria vai continuar a luta pela atualização do Piso 2022, pela melhoria da infraestrutura das escolas e CMEIs e pela realização de concurso público", garantiu.

Além disso, o sindicato informou que os professores vão se manter em estado de greve. "O que significa que a retomada da paralisação é possível tendo em vista novos acontecimentos, como o não estabelecimento de uma mesa de negociação com o município", explicou.

A coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, fala da necessidade de negociação: “Os professores e professoras da Rede Municipal fazem a luta com ética, com verdade. O objetivo do Sinte e da categoria é negociar com a gestão municipal para que a educação pública de Natal seja valorizada, para que carreira do magistério seja respeitada”, afirma.

Fátima também chama atenção para a continuidade das atividades em prol da carreira e da educação. “Na tarde da próxima segunda-feira, a partir das 14h, estaremos reunidos em frente à Câmara Municipal. Nosso objetivo é dialogar e sensibilizar os vereadores para a causa da educação”, finaliza.

Saiba como acompanhar o eclipse solar deste sábado

 


Poucos verão com os próprios olhos, mas muitos poderão acompanhar – na página do Observatório Nacional no Youtube – o eclipse solar em regiões remotas do planeta. Será na tarde deste sábado (30).

O fenômeno só poderá ser observado por quem estiver na parte sul da América do Sul, especialmente no extremo do continente, onde o eclipse será mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse poderá ser visto também em partes da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Este é o primeiro dos dois eclipses solares previstos para este ano – nenhum observável no Brasil. Ele terá início às 15h45 (horário de Brasília).

A retransmissão ao vivo, do Observatório Nacional, terá início um pouco mais cedo, às 15h. Nela, os amantes da astronomia terão muitas atrações, promete a astrônoma Josina Nascimento.

Além de explicar como ocorrem os eclipses, ela disponibilizará imagens de outro fenômeno solar, visto a partir de Marte. “São imagens obtidas do ponto de vista marciano, flagradas pelo rover Perseverance, que está em Marte. O vídeo mostra o momento em que a lua Fobos passou em frente ao Sol. É imperdível”, disse à Agência Brasil a astrônoma.

Lua entre o Sol e a Terra

De acordo com o Observatório Nacional, eclipses solares ocorrem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.

Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. “E nos casos em que não há definição da umbra, como os eclipses solares de 2022, temos somente eclipse parcial”.

Em média, um eclipse total do Sol ocorre a cada 18 meses, mas por serem visíveis somente em estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros.

Cuidados para a observação

A observação de eclipses solares nunca deve ser feita nem a olho nu, nem com óculos escuros, chapas de Raio X ou filmes fotográficos, porque a claridade e o calor do Sol podem danificar seriamente a retina.

Uma sugestão dada por especialistas é de que interessados em fazer esse tipo de observação procurem, em lojas de ferragens ou de materiais de construção, o chamado vidro de solda. A tonalidade desse vidro deve ser, no mínimo, 14. O vidro deve ser colocado diante dos olhos para uma observação segura do Sol.

Outras retransmissões

Diante do grande interesse causado pela astronomia, o Observatório Nacional tem feito diversas lives, nas quais comenta eventuais fenômenos que estejam ocorrendo.

A retransmissão do eclipse solar não será a única deste sábado. Mais cedo, às 4h, Josina fará outra transmissão, na qual mostrará imagens e comentará a conjunção entre os dois planetas mais brilhantes: Júpiter e Vênus.

Como o fenômeno continuará pelos próximos dias, está prevista outra live, no mesmo horário, domingo (1º). “As lives sobre essa conjunção serão muito especiais porque mostrarão algo que não é visível a olho nu: a participação de Netuno nesse alinhamento”, disse ela.

“Isso será possível porque mostraremos imagens captadas a partir dos telescópios de astrônomos profissionais e amadores, parceiros do Observatório”, completou.

Todas as lives serão transmitidas pela página do Observatório Nacional no Youtube. Para acessá-la, clique aqui.

MAIS RIGOR: Papa pede auditorias anuais em igrejas para proteger crianças de abuso

 


A realização de auditorias anuais para avaliar como as igrejas ao redor do mundo estão implementando medidas para proteger crianças do abuso sexual de sacerdotes católicos, dizendo que, sem mais transparência, os fiéis continuarão a perder confiança. Este  foi um pedido  feito pelo papa nesta sexta-feira (29).

“Abusos de qualquer forma são inaceitáveis”, disse Francisco a membros da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, que foi estabelecida em 2014 para promover melhores práticas e uma cultura de proteção em todo o mundo.

A comissão teve um início complicado, com a renúncia de vários membros que reclamaram que o órgão não tinha força e de que haviam encontrado resistência interna.

O grupo recebeu uma nova concessão em março, quando a Constituição atualizada do Vaticano o colocou no departamento doutrinal, que decide casos de abusos.

Francisco disse que queria uma “relato confiável anual sobre o que está sendo feito no presente e o que precisa mudar” para proteger crianças e adultos vulneráveis de sacerdotes predatórios.

“Esse relatório será um fator de transparência e responsabilidade e, eu espero, irá oferecer uma auditoria clara de nosso progresso nessa iniciativa”, disse Francisco.

Mega-Sena de hoje deve pagar prêmio de R$ 48 milhões


O Concurso 2.477 da Mega-Sena, que será realizado hoje (30) à noite em São Paulo, deve pagar o prêmio de R$ 48 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso, na quinta-feira (28), não teve acertadores das seis dezenas e o prêmio ficou acumulado para este sábado.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Campanha de vacinação contra gripe e sarampo tem dia D neste sábado



Postos de Saúde em todo o país estarão abertos neste sábado (30), no dia D de mobilização nacional contra a gripe e o sarampo. A inciativa marca o fim da primeira etapa da campanha de vacinação, que teve como alvo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Os profissionais também foram chamados a atualizar a carteira de vacinação, caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo.

O dia D também vai marcar o início da vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra as duas doenças. Pelo calendário oficial do Ministério da Saúde, na segunda etapa, nos dias 2 de maio e 3 de junho, além do público infantil, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros também devem se vacinar.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para a vacinação.

Campanha
O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. “É muito importante que todos os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários procurem um posto de vacinação. No ano passado, tivemos um surto em várias regiões do país por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa e as cepas passadas. Precisamos combater as doenças. A vacinação vai impedir a proliferação dos vírus e evitar que tenhamos maior pressão sobre o sistema de saúde”, disse o ministro Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha.

Saiba as etapas da campanha e quais públicos serão atendidos:
1ª etapa - de 04/04 a 30/04

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª etapa - de 02/05 a 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar até R$ 1 mil no FGTS



A partir de hoje (30), os trabalhadores nascidos em fevereiro receberão até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

O trabalhador precisará ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados pedidos.

O aplicativo está dando a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer documento oficial com foto para cadastrar a biometria.

Pelo calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Retirada
Outro ponto a que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

Consulta
Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador deve fazer uma consulta. O processo pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br quanto pelo aplicativo FGTS. O site informa apenas a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

Confira o calendário de depósitos:

Mês de nascimento        Data da liberação
Janeiro                            20 de abril
Fevereiro                        30 de abril
Março                              4 de maio
Abril                                11 de maio
Maio                                14 de maio
Junho                              18 de maio
Julho                               21 de maio
Agosto                             25 de maio
Setembro                         28 de maio
Outubro                           1º de junho
Novembro                        8 de junho
Dezembro                        15 de junho

Governo do RN conclui pagamento de abril dos servidores neste sábado

 


O Governo do Rio Grande do Norte paga, neste sábado (30), a segunda e última parcela do pagamento de abril, ainda dentro do mês trabalhado. Mais da metade dos trabalhadores do Estado já receberam o salário integral adiantado no último dia 14 ou 30% adiantado para quem recebe acima de R$ 4 mil. 

De acordo com o Estado, neste sábado serão depositados os 70% restantes para esta faixa salarial e ainda o salário integral das pastas com recursos próprios, totalizando um montante de mais de R$ 272 milhões e encerrando a folha deste mês, de R$ 530,8 milhões. 

A última parcela da quarta e última folha do passivo herdado, no valor de R$ 316 milhões e referente a dezembro de 2018, será depositada em 31 de maio para servidores que recebem acima de R$ 6 mil. Quase 90% do funcionalismo estadual já está com seu salário em dia. Com isso, a atual gestão estadual quitará uma herança de aproximadamente R$ 1 bilhão de salários

Prefeitura de Itaporanga - PB abre Processo Seletivo de voluntários para o programa Brasil na Escola

 


Prefeitura de Itaporanga, no estado da Paraíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação divulga a abertura de seu mais novo Processo Seletivo de voluntários para o programa Brasil na Escola.

A quantidade de voluntários será de quatro vagas distribuídas pelo número de turmas das escolas municipais que ofertam o Ensino Fundamental Anos Finais, sendo duas vagas para o ensino de linguagem e duas vagas para o ensino de matemática.

O valor repassado a nível de ressarcimento das despesas com transporte e alimentação, será de R$ 150,00 por turma, em carga horária diária mínima de quatro horas. A carga horária também será de quatro horas semanais por turma.

Para participar, o candidato deve: ser brasileiro e residir no município de Itaporanga; ter a idade mínima de 18 anos; estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino; estar quite com a Justiça Eleitoral; ser licenciado em Letras ou Matemática ou estar cursando do terceiro período em diante; ou ser graduado em pedagogia, história, geografia, ciências, inglês com especialização em matemática ou linguagem.

O voluntário deverá:

  • Participar do planejamento das atividades juntamente com a coordenação do programa designada na unidade educacional;
  • Cumprir carga horária de acordo com as diretrizes e especificidades do programa;
  • Acompanhar o desempenho escolar dos alunos, inclusive, efetuando o controle de frequência;
  • Acompanhar as turmas na condução das atividades para diminuir os índices de reprovação nos Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Elaborar e apresentar à coordenação relatório dos conteúdos e atividades realizadas mensalmente e com comprovação de recibo de ressarcimento de despesas;
  • Cumprir com responsabilidade, pontualidade e assiduidade suas obrigações junto ao Programa;
  • Realizar as formações indicadas pelo MEC;
  • Participar das formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Procedimentos para participação:

As inscrições serão gratuitas e ocorrerão no período de 3 de maio a 5 de maio de 2022, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Antônio Teixeira de Araújo, 28, centro, no horário das 8h às 12h.

A seleção se dará através de análise de curricular, levando em conta a licenciatura e graduação em matemática ou língua portuguesa, se participou de algum estágio supervisionado e o tempo de experiência como professor.

DPU e UPA - RN anuncia novo Processo Seletivo para estagiários

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Defensoria Pública da União em Natal - DPU e a Universidade Patativa do Assaré - UPA anunciam a realização de um novo Processo Seletivo, tendo como objetivo a formação de cadastro reserva para estagiários de nível superior.

As oportunidades são para estudantes do curso de direito e para concorrer é necessário que o candidato esteja comprovadamente matriculado entre o quinto e o penúltimo semestre de curso, não realize outro estagio além deste, dentre outros requisitos.

Ao ser admitido, o estagiário deverá 20 horas semanais e contará com bolsa auxílio de R$ 800,00, além de auxílio-transporte no valor de R$ 8,00 por dia estagiado.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever de 27 de abril de 2022 a 4 de maio de 2022, pelo site da UPA. A classificação dos candidatos será feita por meio de prova objetiva online, prevista para o dia 8 de maio de 2022, tendo como conteúdo programático questões de conhecimentos específicos.

Vigência

O prazo de validade do Processo Seletivo é de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

IFRN: edital de Processo Seletivo para professor visitante em Lajes é disponibilizado

 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) torna público Processo Seletivo Simplificado que visa a admissão de um professor visitante na matéria/disciplina de sistemas de informação a fim de atuar no campus de Lajes.

Para participar, é necessário que os candidatos tenham - graduação em sistemas de informação, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, ciência da computação, engenharia de computação, engenharia de software, sistemas e computação, engenharia informática, computação e matemática computacional ou áreas afins, com doutorado em área correlata, bem como idade mínima de 18 anos, estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares, sejam brasileiros, tenham aptidão física e mental, entre outros.

A carga horária a ser cumprida é de 40 horas semanais e o salário base mensal ofertado será de acordo com a atualização prevista na Lei n.º 13.325, de 29 de julho de 2016, referente ao período a partir de 1º de agosto de 2019, mais adicionais de insalubridade/ periculosidade, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Inscrição e seleção

As candidaturas serão recebidas a partir das 10h do dia 2 até às 23h59 do dia 12 de maio de 2022, exclusivamente via internet, no site do Instituto Federal. O valor da taxa a ser paga é de R$ 260,00. O pedido de isenção deve ser feito nos dias 2 e 3 de maio de 2022.

Como forma de seleção, serão realizadas dois etapas, sendo elas: exame do currículo lattes do candidato, com especial enfoque em sua produtividade técnico-científica, e apresentação oral do projeto entregue, que será realizada de forma remota, por meio de videoconferência.

A validade do presente Processo Seletivo será de dois anos, contados a partir da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo Seletivo para profissionais voluntários é anunciado em Fernando Pedroza - RN

 


No estado do Rio Grande do Norte, o Município de Fernando Pedroza anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo com o objetivo de contratar profissionais que desejam atuar no Programa Brasil na Escola de forma voluntária.

De acordo com o Edital, a oportunidade é para: monitor de língua portuguesa e matemática, por um período de seis meses; e monitor para acompanhamento e monitoramento da frequência por um período de oito meses.

Caso aprovados, os profissionais deverão exercer suas atividades em jornadas de 10 horas semanais.

Para participar

Os interessados podem se inscrever presencialmente, no período de 2 a 4 de maio de 2022, das 8h às 11h e das 14h às 16h, na sede a Escola Municipal Fabrício Pedroza, situada na rua Severino Sérvulo, 211 - Centro. Fernando Pedroza/RN - 59.517-000.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados mediante análise curricular e documental e entrevista.

Seec - RN divulga Processo Seletivo para área da educação

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Seec/RN divulga a abertura das inscrições para um novo Processo Seletivo, o qual tem por objetivo a formação de cadastro reserva de profissionais da educação.

Há oportunidades para Professor de Língua Portuguesa; Professor de Inglês; Professores de Ciências Humanas; Professor de Ciências da Natureza; Professor de Matemática; Professor de Qualificação Profissional; Professor de Participação Cidadã; Tradutor Intérprete de Libras e Educador.

Dentro do total de vagas ofertadas há chances àqueles que se encontram nas condições específicas do edital.

Quando contratado, o profissional deverá exercer funções em jornadas de 80 a 120 horas mensais, referente a remuneração mensal que alterna entre R$ 1.100,00 a R$ 3.031,19.

Para participar, é necessário que o candidato seja brasileiro; não possua antecedentes criminais; esteja em dia com as obrigações eleitorais; possua disponibilidade de tempo e possua escolaridade compatível com o cargo.

Inscrição e seleção

Os interessados em participar podem se inscrever via internet, no período das 8h do dia 29 de abril até às 23h59 do dia 4 de maio de 2022, acessando o site da Seec/RN.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados através de prova de títulos. O resultado final com os aprovados será divulgado nos sites da Seec/RN e no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, na data provável de 11 de maio de 2022, a partir das 12h.

Este Processo Seletivo terá a validade de até 18 meses.

Seec - RN divulga Processo Seletivo para bolsistas no projeto 'Esperançar: Alfabetização Possível'

 


Secretaria de Estado da Educação da Cultura, do Esporte e do Lazer, no estado do Rio Grande do Norte, divulga novo Processo Seletivo destinado a formação de cadastro reserva de bolsistas para atuarem no projeto "Esperançar: Alfabetização Possível", da 16º Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), para a alfabetização de jovens, crianças e idosos nos municípios de Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Poço Branco e São Bento do Norte.

As oportunidades se dão para: Bolsistas Mediadores de Alfabetização, Bolsistas Mediadores de Práticas Culturais, Bolsistas Mediadores de Praticas Corporais, Bolsistas Tradutores Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras, Bolsistas Coordenadores para Monitoramento de Turmas, Bolsistas Coordenadores de Praticas Culturais e Bolsistas Coordenadores de Práticas Corporais.

O valor das bolsas será de R$ 800,00 a R$ 1.200,00.

Para participar, o candidato deve possuir o grau de escolaridade necessário para o cargo; estar quite com as obrigações eleitorais; ter idade mínima de 18 anos completos; ter disponibilidade de 10 a 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades de formação, monitoramento das turmas e planejamento pedagógico; ter noções básicas de informática; dentre outros requisitos presentes na seletiva.

Procedimentos para participação

As inscrições serão por meio da entrega do currículo a partir das 8h do dia 2 de maio de 2022 até às 17h do dia 6 de maio de 2022, presencialmente, no endereço da sede da 16º Direc, localizada na rua 29 de outubro, nº 204, centro - João Câmara/RN.

A seleção se dará por meio de análise curricular, levando em conta os critérios de formação; experiência em educação de jovens e adultos; residência física ou social comprobatória na comunidade; participação comprovada em movimentos sociais que atuam junto com a comunidade; e maior idade.

O prazo de validade da vinculação é de cinco meses, contado a partir da data de ínicio das aulas.