Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Em Taboleiro Grande/RN porco nasce parecido com elefante



http://4.bp.blogspot.com/-wqxHk6Kjncw/T193jZDQVfI/AAAAAAAAGH0/gl4GyUOXitY/s1600/2.jpg
O nascimento de um porco com má formação vem chamando atenção da população de Taboleiro Grande/RN.

O animal nasceu no sítio Telha  durante a noite e permanece vivo até o momento dessa postagem.
 
Por causa da ausência das narinas, substituídas por uma espécie de tromba, o animalzinho consegue respirar pela boca com muita dificuldade.
 
Os olhos também não existem e percebe-se as sobrancelhas.
 
O senhor Alcides do Mirador disse que não sabe se o porquinho teria se alimentado e iria tentar fazer isso agora pela tarde, mas teme que o bichinho tenha a respiração cortada com a passagem do alimento e não resista.
 
A porca teve ao todo, três porquinhos, dois são normais e esse nasceu com essas deformações.
Fonte: Blog T. Grande News

Sarney e Marco Maia assinam acordo para implantação de TV digital nos estados

Da Redação

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-MA), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já se encontram na sala de audiências da Presidência do Senado para assinatura de um acordo de implantação, em parceria, de canais de TV digital nos estados. O objetivo é reduzir os custos dos projetos de expansão das emissoras das duas Casas do Congresso.

O acordo prevê que onde uma das Casas implantar a sua estação de transmissão de televisão digital, cederá à outra, sem ônus, uma faixa de programação ou subcanalização.
Em 1º de março, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, esteve no Senado para assinar portarias que ampliam a transmissão da TV Senado em sinal digital aberto. Inicialmente, as autorizações abrangem 19 capitais.

Campanha da CNBB sobre saúde pública será tema de reflexão em sessão especial

Da Redação
Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove até o final deste mês a Campanha da Fraternidade de 2012. Para marcar o fato, o Senado Federal promoverá na próxima segunda-feira (19) sessão especial a partir das 11h.

A solenidade acontecerá por iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
De acordo a CNBB, a campanha desse ano tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e a mobilização por melhorias no sistema público de saúde”.

Para o senador Ricardo Ferraço, a iniciativa da CNBB vem intensificar o debate que ganhou dimensões no ano passado com a discussão e a votação, no Congresso Nacional, da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (PLS 121/2007), que define os percentuais mínimos a serem investidos em ações e serviços de saúde pelo governo federal, pelos estados e pelas prefeituras.

“A Igreja espera sensibilizar a população sobre os diversos problemas enfrentados pela saúde pública no país, como as longas filas para o atendimento, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos, mencionando também a situação da saúde indígena, dos quilombolas e da população que vive nas regiões mais afastadas”, afirma o Ricardo Ferraço no requerimento.
A Campanha da Fraternidade está na sua 49ª edição e é realizada pela Igreja Católica no Brasil todos os anos tendo como principal objetivo despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolva a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.

Aberta no dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade acontece durante o período da Quaresma, que, segundo o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.

O Papa Bento XVI enviou mensagem para a CNBB dizendo esperar que a Campanha da Fraternidade de 2012 possa “inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles”.
Raíssa Abreu
Agência Senado

Cássio Cunha Lima comemora os 46 anos da Universidade Estadual da Paraíba

Em discurso no Plenário, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) comemorou o aniversário de 46 anos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), celebrados nesta quinta-feira (15). O senador registrou que a entidade surgiu em Campina Grande em 1966, com o nome de Universidade Regional do Nordeste, por iniciativa do economista Edvaldo do Ó.

- Por uma lei municipal, a universidade nasceu como uma entidade do município. Tive a honra de ser formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba – disse.

Em 1987, disse o senador, o governador paraibano Tarcísio de Miranda Buriti estadualizou a universidade. Cássio Cunha Lima recordou ainda que, em 2004, quando exercia mandato de governador da Paraíba, assinou lei estadual que dotou a entidade de avançada autonomia universitária.

- Quando olhamos para a nossa universidade estadual dos dias atuais, e comparando com alguns anos atrás, é outra realidade. E é por isso que trago as minhas felicitações a todos que fazem e fizeram a UEPB. E renovo daqui o meu compromisso com a preservação da autonomia, com os avanços e conquistas desse instrumento de desenvolvimento para a Paraíba, que é a nossa Universidade Estadual – disse.

O senador disse que, em sua gestão à frente do governo do estado, a UEPB foi expandida para outras cidades interioranas, aumentando o número de cursos e de alunos.
- O Brasil só vai conseguir avançar quando definitivamente oferecer uma oportunidade educacional de qualidade para os nossos jovens – afirmou.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou a dedicação do colega no apoio ao avanço da educação.

Agência Senado

Anúncio sobre duplicação de escolas de tempo integral é elogiado por Raup

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) saudou em Plenário, nesta sexta-feira (16), o anúncio da presidente Dilma Rousseff de que ainda este ano será duplicado o número de escolas de tempo integral no país.

No programa semanal Café com a Presidenta, na última segunda-feira (12), Dilma disse que até o fim de 2012 estarão nesse regime 30 mil estabelecimentos, que atenderão cinco milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive em áreas rurais.

As escolas de tempo integral são organizadas para oferecer, além das aulas regulares, atividades complementares que incluem acompanhamento escolar, práticas esportivas e conteúdos complementares, como informática. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo.

- É uma notícia auspiciosa para milhões de brasileiros que não podem pagar um ensino de qualidade e que sonham com a melhoria das condições de vida – comentou.
O senador disse que a medida anunciada vai permitir a antecipação das metas do Programa Mais Educação. Até 2014, conforme assinalou, o número de escolas de tempo integral será também duplicado em relação ao total a ser alcançado esse ano: 60 mil escolas em turno estendido. 

- Trata-se de, sobretudo, de deflagrar um processo fundamental para o nosso crescimento econômico e para o nosso desenvolvimento sustentável – afirmou.

Como informado por Raupp, o governo investirá ainda este ano R$ 1,4 bilhão no programa Mais Educação. Ele observou que a adesão das prefeituras poderá ser feita até 30 de março, com prioridade para escolas que concentram beneficiários do programa Bolsa Família, além das que tiveram avaliação baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Raupp apontou a necessidade de melhoria na infraestrutura das escolas, para que funcionem em tempo integral, com projeto pedagógico capaz de potencializar os efeitos desse regime. Destacou outros desafios na área da educação, inclusive a qualificação e a promoção salarial dos professores, condição também para a melhoria do Ensino Médio, para que o país possa obter o mesmo êxito de países como a Coreia e agora a China.

O senador ainda destacou os investimentos que o governador de seu estado, Confúcio Moura, vem fazendo em escolas de tempo integral, na mesma linha de experiência que já vinha adotando antes como prefeito de Porto Velho. 

Agência Senado

Anibal Diniz faz apelo por retomada das transmissões da Rádio Senado ondas curta


O senador Anibal Diniz (PT-AC) conclamou os demais senadores, em especial os que representam estados da Região Norte, a se unirem pela volta das transmissões da Rádio Senado em ondas curtas. Em discurso da tribuna nesta sexta-feira (16), ele explicou que, desde fevereiro, estão suspensas as transmissões da emissora na frequência de 5990 khz, faixa de 49 metros, devido ao fim do contrato com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que cedia transmissor de ondas curtas à emissora do Senado.

– Tenho certeza de que todos os senadores hão de convir que nós precisamos desse instrumento de comunicação para fazer com que as ações do Senado cheguem àquelas populações mais carentes de informação, isoladas naquela imensa selva Amazônica, na beira dos rios e nas localidades mais isoladas.

Anibal Diniz ofereceu ao diretor de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, apoio para buscar restabelecer as transmissões via ondas curtas. Ele explicou que a EBC precisa da faixa de 49 metros para reforçar a transmissão da Rádio Nacional para a Amazônia, mas informou que a empresa está disposta a firmar novo contrato para transmissão das sessões.

– Minha opinião é no sentido de que nós, senadores da Amazônia, façamos um apelo conjunto à direção do Senado para que haja novo contrato com a Empresa Brasil de Comunicação e as sessões plenárias voltem a ser transmitidas em ondas curtas para as áreas mais isoladas desse nosso imenso Brasil – disse.

Anibal Diniz lembrou que o presidente do Senado, José Sarney, é um “entusiasta da Comunicação, que não tem medido esforços no sentido de tornar as ações do Senado mais transparentes”.

Agência Senado

Vereador solicita campanha de esclarecimento sobre consumo responsável da água

No próximo dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da Água, recurso natural essencial para a sobrevivência da vida em todo o planeta.

Para o vereador Cláudio Sandêgi, a data é um momento importante para que a Prefeitura de Caicó realize uma ampla campanha de esclarecimento sobre o uso responsável da água.
O parlamentar do Partido Verde argumenta que esse trabalho poderia ser desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente.

Ainda segundo o edil, a campanha poderia incluir palestras de conscientização nos bairros e um trabalho em parceria com os meios de comunicação do município de Caicó, pois de acordo com Cláudio Sandêgi trata-se de um assunto fundamental que deve ser divulgado de forma inteligente e planejada.

O vereador lembra que é responsabilidade do Poder Público Municipal realizar campanhas desse tipo com o objetivo de mobilizar toda a população sobre assuntos relevantes do seu dia-a-dia. Ele argumenta que levando a informação à comunidade será possível obter bons resultados. E, justifica, com isso, será possível motivar as pessoas a utilizarem a água de forma responsável.

Fonte: Blog A VOZ DE CAICÓ 
Vereador Cláudio Sandêgi

quinta-feira, 15 de março de 2012

Senac oferece Curso Básico de Segurança Industrial em Caicó

O Senac Caicó está com matrículas abertas para o Curso Básico de Segurança Industrial, exigência para profissionais que atuam no mercado de Petróleo e Gás.

Previsto para o mês de março, o curso tem curta duração (8 horas/aula), com atividades teóricas e práticas. Segundo a gerente do Senac, Tatiane Cunha, a capacitação é voltada para empresas que trabalham com produtos inflamáveis e precisam ter conhecimento extinção de fogo, como postos de gasolinas. “O curso também é um diferencial para empreendimentos e profissionais da área de enfermagem, bonelaria, facções e tecelagem, atividades que estão entre as que mais empregam na região Seridó”, afirma. 

Durante o treinamento, os alunos aprendem a utilizar adequadamente os instrumentos básicos em casos de incêndios, bem como diferenciar os tipos de extintores existentes.     O investimento na capacitação é de R$ 100, podendo ser divido em até duas parcelas. 

Tatiane Cunha ainda destaca que “a qualidade técnica dos professores e a infraestrutura são os principais diferenciais do Senac. 


Além disso, essa capacitação oferece boas oportunidades de empregabilidade, por ser uma exigência em alguns tipos de empresa”. 


Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (84) 3421-3933.
Serviço: 


O quê? Curso Básico de Segurança Industrial


Onde? Senac Caicó (Rua Zeco Diniz, 1289, Penedo, Caicó/RN)


Quando? Turmas previstas para o mês de março


Investimento? R$ 100,00 (dividido em até duas parcelas de R$ 50,00)


Informações: (84) 3421-3933 

TRE oficializa realização de Concurso Público com 66 vagas para a Paraíba

 -tribunal reg... 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB),  desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, divulgou oficialmente a realização de concurso público. A comissão de concurso já foi instituida, obedecendo a Portaria nº 69/2012,  e será presidida pelo juiz corregedor Miguel de Britto Lyra Filho.

A comissão irá se reunir na próxima sexta-feira (16), às 9h no edifício sede do TRE-PB. O concurso visa preencher os cargos atualmente vagos no Tribunal, bem  como formar cadastro de reserva para aqueles que, embora sem vagas,  apresentam uma grande rotatividade, gerando a vacância do cargo.

Atualmente encontram-se vagos dois cargos de técnico judiciário e um de analista judiciário, na área administrativa, sem especialidade, a serem lotados em zonas eleitorais do Estado. O concurso público visa também formar cadastro de reserva para suprir as  vagas que surgirem durante seu prazo de validade. O prazo do concurso poderá ser de até dois anos renováveis uma única vez por igual período.

A possibilidade da criação de novos cargos no âmbito da Justiça Eleitoral durante esse período não está afastada de acordo com informações do  secretário da Comissão de Concurso do TRE-PB, Allan William Lucena de Oliveira.

“A última criação de cargos na Justiça Eleitoral ocorreu há quase sete anos, com o  advento da Lei nº 11.202/2005, que destinou ao TRE/PB 21 cargos de analista judiciário e 45 cargos de técnico judiciário. O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está realizando estudos para a criação de novos cargos na Justiça Eleitoral. Uma vez finalizados esses estudos, o TSE deverá encaminhar sua proposta ao devido processo legislativo  (aprovação no Congresso e sanção presidencial) “, salientou, Allan William.
Assessoria TRE

Secretaria de Saúde de Caicó firma convênio de estágio com cursos de Enfermagem e Odontologia da UERN

2124Coordenadores, professores e secretária assinando o convênio
Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (14) o Município de Caicó, através da secretaria de Saúde firmou convênios com os cursos de Enfermagem e Odontologia, da Universidade Estadual do RN, campus de Caicó. Além dos coordenadores dos cursos, assinaram os convênios a diretora do campus, professora Maria Reilta e a secretária de saúde, Lúcia Batista.
Um dos convênios oficializa o estágio curricular nos dois cursos, cuja relação entre as duas instituições já existia.“Os nossos alunos de enfermagem já realizam estágios nas unidades básicas de saúde do município. Contudo, essa relação ainda não tinha sido oficializada”, explicou Reilta. A outra parceria com o curso de Odontologia, que por se tratar de um bacharelado, o estágio só se torna possível com a celebração do convênio, permitirá a realização de prótese dentária. A UERN entra com a mão de obra especializada, e a secretária de Saúde com os recursos externos, oriundos do ministério da Saúde.
Havia uma dificuldade do município em executar esse serviço, pela ausência de mão de obra. Então nos associamos ao interesse da UERN no sentido de conquistar mais um espaço para os seus alunos, e diante de conversas com a professora Reilta, chegamos a essa conclusão”, disse a secretária Lúcia Batista. Inicialmente, a parceria permitirá o atendimento de 10 pessoas por mês, nas clínicas odontológicas da própria UERN, e depois da triagem, serão encaminhados a um laboratório de próteses, credenciado para esse fim pelo município. Por Marcos Dantas

Câmara de Caicó deve realizar primeiro concurso de sua história no mês de maio

Depois da publicação do certame licitatório, na modalidade Pregão Presencial nº 001/12, tipo Menor Preço, objetivando a contratação de empresa para assessoria administrativa na realização de concurso público, no último dia 06 de março, a Câmara Municipal de Caicó realizou mais uma etapa do processo nesta quarta-feira (14).

Houve o recebimento e abertura das propostas, às 10h30, no plenário do Legislativo. A única instituição a se habilitar foi a Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), com sede na capital Teresina. No Rio Grande do Norte, a entidade responde por concursos em Goianinha, Mossoró, Itaú e deve realizar a seleção no município de São Fernando. Provavelmente no dia 21 de março será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado o nome da empresa ganhadora. Ainda no dia 26 será firmado e publicado no DOE com a entidade responsável pelo certame. No dia 31 deve ser lançado o edital.

“A modalidade de Pregão hoje é a mais recomendada, já que ela é confiável e garante uma segurança jurídica total, para que o concurso público seja realizado com transparência e celeridade”, disse a presidente da Comissão de Licitação, Rita Aparecida de Medeiros.

Segundo previsões da Câmara, o calendário de inscrições deve ser aberto de 09 a 20 de abril, no site oficial da FUNVAPI () para que as provas sejam aplicadas na segunda quinzena de maio. Segundo o secretário-geral do Poder Legislativo, Arlúcio Cunha, “o cumprimento de todas essas etapas tem gerado grande expectativa aos futuros candidatos e, por isso, as inscrições devem superar as previsões no primeiro concurso público realizado na história da Casa”.

Por Alexandre Costa 
Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caicó 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atleta de Judô do CUCA vai representar o RN no Brasileiro Regional II de Judô

O jovem atleta Renato Rômulo Ferreira Barbosa que integra a equipe de Judô do CUCA, participou recentemente do XVIII – Torneio Herbert Luís – 2012 Seletiva para o Brasileiro Regional de Judô, em Natal, no Colégio Marista, no dia 03 de março de 2012. Na mesma competição, a cidade de Caicó classificou dois para a Seleção B de Judô do RN: Hudson Lucena (categoria -53) e Mônica Sátiro (categoria -63). Esses atletas irão treinar com a Seleção do RN e tem possibilidade de ir para o Brasileiro Regional de Judô, em João Pessoa-PB.


Na categoria pré-juvenil (-53) Renato Rômulo foi campeão e com a pontuação obtida, ele ganhou a vaga para a Seleção A do Estado do RN, para representar o mesmo no Brasileiro Regional II, em João Pessoa-PB, nos dias 14 e 15 de abril.


Renato Rômulo agradece o apoio do Colégio e Curso CUCA, na pessoa do Professor Pierre Pinto, do atual diretor Manoel Medeiros e do Coordenador Técnico Desportivo, José Elson, sem falar do apoio irrestrito da ACJ – Associação Caicoense de Judô, na pessoa do Presidente Neif Nagib e do vice Edson Antunes.


Renato Rômulo deu início a sua carreira judoísta no Colégio CUCA, através do Professor Suédson Relva Nogueira e dando continuidade aos treinos com o Professor Diego Assunção que assumiu o Judô do Colégio CUCA a partir do ano de 2012.


“Achei muito boa a competição, conheci amigos e será uma oportunidade única de representar o Estado e a cidade de Caicó nesta importante competição”, afirmou o atleta Renato Rômulo. Ele agradece aos amigos de treino e ressalta que sem eles não chegaria ao nível em que está no Judô.


O jovem Renato reconhece que o Judô trouxe mais responsabilidade para sua vida, além da ética e moral.


Aluno Bolsista do CUCA, aos 14 anos, o atleta Renato Rômulo confirmou que pretende seguir no Judô e alcançar muitas vitórias, sempre procurando cada vez mais a determinação e seguindo o código moral do Judô: delicadeza, coragem, sinceridade, controlo de si, honra, modéstia, amizade e respeito.


Saiba mais sobre o Judô:
O Judô, um desporto, uma escola da vida e uma paixão é uma modalidade de elevado valor educativo para a juventude que lhe proporciona grandes sensações de prazer, de alegria, de conhecer vários amigos que os ajudarão a progredir, a melhorar, a tornar-se mais perfeito, mais destro, mais ágil, mais forte. O Judô é uma actividade que se pode praticar de várias maneiras, é uma grande família, é um treino e uma educação que permite realizar progressos físicos e mentais. Através desta actividade a juventude torna-se mais forte, mais flexível, mais ágil, mais rápida. Aumenta o domínio que os jovens têm sobre eles próprios, sobre o seu espírito de decisão, a sua tenacidade face às dificuldades ou à fadiga.


Origem do Judô e Valores
O Judô é uma invenção puramente japonesa que data do final do século XIX. O seu fundador, Mestre Jigoro Kano, pretendeu criar um instrumento de progresso físico e mental, de amizade e de entreajuda nas nossas relações com os outros. A educação, no Japão, tinha encontrado a sua expressão mais nobre no Budo, o ideal dos samurais.


O próprio Mestre Kano tinha estudado em duas escolas de jiu-jitsu que reclamavam desse mesmo ideal, tendo recolhido no seu país a herança das técnicas de combate tradicionais e das preocupações de educação total do indivíduo, tanto na sua vertente física como mental. Soube dar-lhe uma forma adaptada à vida moderna, sem perda de originalidade e sem o abandono do valor das tradições. Soube impor ao Japão, e depois ao mundo inteiro, esta nova disciplina. Foi graças a ele que o Judô se tornou o único desporto de origem não ocidental praticado hoje em dia em todo o mundo.


Os lemas através dos quais exprimiu os objectivos essenciais da prática,"máxima eficácia mínimo esforço" "prosperidade e benefícios mútuos", permanecem actuais. Os valores do domínio individual, de tenacidade no esforço, de cortesia, de igualdade de espírito na vitória e na derrota, que devemos procurar no tatami, contribuem largamente para desenvolver uma personalidade apreciada por todos. 


Reportagem: Paulo Júnior
Jornal Correio do Seridó 
A máquina da notícia

PSD garante vaga de Fábio Faria na Comissão de Turismo

Definida na tarde desta quarta-feira (14) a participação do Partido Social Democrático (PSD) nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Primeiro vice-líder do partido, Fábio Faria foi confirmado na Comissão de Turismo e Desporto (CTD), que integra desde o primeiro ano de mandato parlamentar.

"Esta comissão trata de duas áreas muito importantes para o Rio Grande do Norte, e tem papel mais presente ainda agora, quando o Estado se prepara para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014", afirma Fábio Faria ao lembrar que os projetos do Mundial e das Olimpíadas passam pela CTD, inclusive o acompanhamento dos investimentos públicos no projeto.

Além de Fábio Faria (RN), outro deputado do PSD está assegurado como titular na CTD, Danrlei de Deus (RS). O partido conquistou o direito às vagas nas comissões de acordo com a representatividade da sua bancada, uma das maiores da Câmara Federal. 



Estella Dantas

RESENHA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ - QUARTA-FEIRA, DIA 14 DE MARÇO DE 2012

ALMIR DA COSTA DANTAS FILHO

Solicitou a colocação de novas luminárias nas entradas de nosso município.

Solicitou entendimentos visando à elaboração de projeto delimitando as áreas que compreendem os bairros de nosso município, regularizando o reconhecimento legal de toda a zona urbana.

Encaminhou voto de pesar pelo falecimento do senhor Antônio Jarbas Fontes, popularmente conhecido por Jarbas Tiririca.

CLÁUDIO SANDÊGI LOPES FERNANDES

Solicitou a complementação da pavimentação das Ruas: Senador José Bernardo, próximo ao Educandário Santa Teresinha; Manoel Dantas, próximo a UFRN, como também a reabertura da Rua Zeco Diniz, próximo a sede da APAE, contribuindo para melhorar o tráfego de veículos.

Solicitou que seja feito planejamento junto a secretarias municipais de meio ambiente e saúde, para uma campanha de esclarecimento do uso e consumo de água de forma responsável em todo o município de Caicó.

Solicitou que seja disponibilizado mata burros aos proprietários rurais que limitam suas terras com as estradas estaduais ou federais, como forma de prevenir acidentes envolvendo animais nas estradas.

Solicitou a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas no município de Caicó.

Solicitou ao Governo do RN providências quanto à reforma do centro cultural Adjuto Dias.

DÍLSON FREITAS FONTES – LELEU

Solicitou ao Secretário estadual de segurança, o retorno de uma delegada para atuar na delegacia da mulher de nossa cidade.

Solicitou a construção de uma praça no bairro João Paulo II, equipada com parque infantil e equipamentos de ginástica.

Solicitou a viabilidade de um estudo visando à implantação na grade curricular das escolas da rede pública de ensino, precisamente no ensino médio, a disciplina de Direito Constitucional, proporcionando aos discentes maior conhecimento de mundo.

Solicitou a implantação do sistema de auto=falantes nas agências bancárias para anunciar o número de atendimento exposto no painel eletrônico, garantindo assim acessibilidade as pessoas portadoras de deficiência visual.

Apresentou Moção de Parabéns ao senhor Wilson Dantas, pela passagem do seu aniversário.

Encaminhou voto de pesar pelo falecimento do senhor Mirabor Pereira de Araújo.

JOSÉ MARIA DE QUEIROZ

Solicitou a construção de uma galeria no bairro Alto da Boa Vista.

Solicitou a pavimentação das Ruas Manoel Alves dos Santos, no bairro Recreio e José do Patrocínio de Medeiros no bairro Alto da Boa Vista, e ainda a Rua São Sebastião no bairro Boa Passagem.

Solicitou ao prefeito de Caicó que encaminhe Projeto de Lei fazendo a doação de um terreno do patrimônio público municipal destinado a construção do Centro de Convivência do Idoso, em local a ser estudado, devendo ter nesse lugar a prática de jogos, academia, piscina, dança e outras atividades, visando a melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Solicitou a pavimentação das Ruas Aderbal Batista de Araújo, Benedito Leal e Darci Júnior, todas no Conjunto Vila do Príncipe.

JÚLIO GREGÒRIO DE AZEVEDO

Solicitou que seja elaborado um projeto visando a plantação de árvores frutíferas no anel viário do bairro Soledade.

Solicitou a construção de uma galeria na Rua Zózimo Macedo, na divisa dos bairros Paulo VI e João XXIII.

Solicitou a pavimentação das Ruas Maria Armelina Dantas e Inácio Gomes, no bairro Alto da Boa Vista.

Apresentou Moção de Parabéns ao senhor Francisco Araújo da Silva, popularmente conhecido pro Minhoca, pela passagem do seu aniversário.

Solicitou ao Governo do RN um estudo técnico no sentido de ser feito a pavimentação doa cesso a Penitenciaria Estadual do Seridó até a RN 288.

MILTON TEIXEIRA BATISTA

Solicitou que seja construída uma creche escolar no bairro Nova Caicó.

Solicitou a realização de uma audiência pública, através do Centro de Estudos e Debates, com a finalidade de discutir sobre o atraso na entrega de correspondências aos moradores residentes no bairro Itans.

NILDSON MEDEIROS DANTAS

Solicitou empenho dos deputados federais João Maia, Felipe Maia e Fátima Bezerra, junto ao Ministério da Educação, no sentido de conseguir recursos para o IFRN, campus de Caicó, visando à aquisição de um ônibus para o transporte de alunos matriculados naquele instituto federal.

Solicitou a construção de um calçadão na rua que fica as margens da BR-427, no bairro Castelo Branco.

Solicitou a secretaria municipal de Educação que através do Site oficial da Prefeitura seja criado um link para que as escolas municipais informem suas ações educativas, o histórico escolar do aluno, como as notas, assiduidade, atividades, entre outras propostas educacionais, para que seus familiares possam acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos.

Solicitou entendimentos para a construção de um posto policial no bairro Itans.

Solicitou que seja construída praças nos bairros Recreio e Salviano Santos.

Solicitou a secretaria municipal de tributação e finanças, com base no mapeamento do município de Caicó, prestar as seguintes informações:
1- Códigos de logradouros referentes a ruas, avenidas que ainda não foram denominadas por Lei;
2- Relação de bairros que já estão denominados por Lei;
3- Relação de bairros do município que já tem seus nomes, mas que ainda não foram reconhecidos por Lei.

RAIMUNDO INÁCIO FILHO – LOBÃO

Solicitou agilidade ao funcionamento da escola municipal do bairro Salviano Santos.

Solicitou a pavimentação da Rua Major Ajax, no bairro Canutos e Filhos.

Solicitou a instalação de um posto policial no bairro João Paulo II.

Solicitou a realização de uma audiência pública, através do Centro de Estudos e Debates, com a finalidade de discutir sobre a Criação da 2ª vara criminal da comarca de Caicó, com competência exclusiva em execução penal, conforme solicitação encaminhada a esse poder legislativo do juiz criminal desta comarca.

VALDEMAR ARAÚJO MEDEIROS

Solicitou que seja feita passarelas na ponte velha sobre o Rio Seridó que dá acesso o centro a zona Leste da cidade de Caicó.

Solicitou a pavimentação da Rua Dulce Costa, no bairro Samanaú.

Apresentou Moção de Parabéns ao senhor Ruscley Fernandes Lima pela passagem do seu aniversário.