Páginas

sábado, 13 de abril de 2024

Após Irã pedir para Estados Unidos não se envolverem em conflito, Casa Branca anuncia apoio ‘inabalável’ a Israel

 


Os Estados Unidos e a União Europeia condenaram fortemente o ataque do Irã contra Israel, enquanto reiteravam seu compromisso com a segurança de Israel. O governo dos EUA, liderado pelo presidente Joe Biden, emitiu uma declaração enfatizando seu apoio “inabalável” a Israel e sua prontidão para proteger o país contra as ameaças iranianas.

Antes da manifestação da Casa Branca, o regime de Teerã havia feito uma advertência, pedindo que os americanos ficassem “de fora” do conflito. “Caso o regime israelense cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os EUA devem ficar de fora”. O país islâmico afirma que o lançamento de dezenas de drones e mísseis em direção ao território iraniano é uma resposta ao bombardeio contra seu consulado em Damasco, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo dois generais.

Biden teve de interromper uma viagem de fim de semana a Delaware para retornar à Casa Branca a fim de realizar consultas urgentes sobre a crescente tensão no Oriente Médio. O seu silêncio — a manifestação da Casa Branca foi institucional, não pessoal — foi capitalizado por seu maior adversário político, o republicano Donald Trump. Em sua rede social, o ex-presidente dos EUA disse que o ataque a Israel nunca aconteceria se ele fosse presidente e afirmou que suas manifestações sobre o episódio influenciaram Biden a voltar mais cedo para Washington.

“Devido à indignação universal e à minha verdade, Joe Biden foi forçado a voltar à Casa Branca esta noite, em vez de amanhã. Bom!”, exclamou Trump. Além disso, o pré-candidato conservador declarou que, devido “à minha verdade”, seu rival foi convencido pelos assessores a não divulgar um vídeo gravado sobre o conflito no Oriente Médio. Os dois deverão se enfrentar nas eleições presidenciais americanas, em novembro.

A União Europeia também condenou veementemente o ataque iraniano, classificando-o como uma escalada sem precedentes e uma séria ameaça à segurança regional. Líderes de países como Reino Unido, França, México, República Tcheca, Dinamarca e Noruega expressaram sua reprovação, alertando para os riscos de uma escalada militar na região.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, denunciou o ataque como imprudente e capaz de inflamar as tensões, enquanto a ministra de Relações Exteriores da França, Stéphane Séjourné, destacou que o Irã ultrapassou limites com sua ofensiva. O Itamaraty afirmou em nota que acompanha os desdobramentos do conflito. O presidente da Argentina, Javier Milei, antecipou retorno ao seu país após a ofensiva, cancelando uma viagem à Dinamarca.

*Com informações da AFP

Israel ordena fechamento de escolas e limita atividades diante de ameaça do Irã


Israel anunciou neste sábado (13) o fechamento das escolas em todo o país e restrições a reuniões públicas por motivos de segurança, após ameaças de ataques por parte do Irã. A partir de domingo (14), as atividades educacionais, excursões e saídas escolares e extracurriculares serão suspensas, afirmou o porta-voz do exército, Daniel Hagari.

As medidas foram adotadas devido à situação de segurança e estarão em vigor no domingo e na segunda-feira. As reuniões ao ar livre serão limitadas a mil pessoas devido à Pessach, a Páscoa judaica, com restrições ainda maiores nas regiões fronteiriças. As atividades comerciais não serão afetadas. A tensão entre os dois países se intensificou após o Irã prometer retaliações pelo bombardeio contra seu consulado em Damasco, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo dois generais.

Além das restrições escolares e de reuniões públicas, o porta-voz enfatizou a importância da vigilância e responsabilidade da população diante da situação de segurança. Ele destacou que os sistemas de defesa e ataque da força aérea estão em alerta, com dezenas de aviões patrulhando os céus em prontidão. Hagari ressaltou a capacidade do sistema de defesa antiaérea, embora tenha alertado que a defesa não é totalmente infalível. O chanceler israelense, Israel Katz, cancelou uma viagem à Áustria e à Hungria devido à situação, priorizando a gestão das questões de segurança no país. Os eventos reforçaram as preocupações de uma escalada de conflito na região, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressando sua expectativa de represálias ao governo iraniano em um futuro próximo.

Irã lança drones e mísseis para atacar Israel e escala tensão no Oriente Médio


Irã realizou neste sábado (13) uma escalada significativa em seu conflito com Israel ao lançar um ataque com drones e mísseis, conforme confirmado pelo exército israelense. Os objetos voadores, que levam horas para atingir seus alvos, foram detectados pelas forças de defesa de Israel.

Sirenes nas áreas afetadas foram ativadas, e o sistema de defesa do país hebreu entrou em alerta máximo, com aeronaves já posicionadas. Segundo o exército de Israel, mais de cem drones foram lançados de Teerã em direção ao território israelense e uma nova onda nas próximas horas não está descartada.

Tanto o Iraque quanto a Jordânia fecharam seu espaço aéreo em resposta a esses acontecimentos. O governo dos Estados Unidos prevê que o ataque durará “várias horas”. Israel divulgou vídeos do Domo de Ferro interceptando mísseis.

A televisão estatal iraniana confirmou o ataque durante a madrugada (noite de sábado no Brasil). “Em resposta aos numerosos crimes cometidos pelo regime sionista, incluindo o ataque à seção consular da embaixada da República Islâmica do Irã em Damasco e o martírio de um grupo de comandantes e assessores militares de nosso país na Síria, a força aérea da Força Aeroespacial do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica disparou dezenas de mísseis e drones contra alvos específicos dentro dos territórios ocupados”.

A tensão entre os dois países se intensificou após o Irã prometer retaliações pelo bombardeio contra seu consulado em Damasco, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária, incluindo dois generais. Além disso, Teerã apreendeu neste sábado um navio de carga português no Estreito de Hormuz, alegando ligação com Israel. Essa ação contribui para a escalada de tensões, levando a advertências de vários países para que seus cidadãos evitem viajar para a região. O governo iraniano já havia alertado os Estados Unidos sobre uma possível retaliação. O presidente americano Joe Biden já avisou que ficará do lado de Israel se houver um ataque iraniano, prometendo também retaliar o Irã. Navios dos EUA estão de prontidão. O mandatário interrompeu uma viagem de fim de semana a Delaware para retornar à Casa Branca a fim de realizar consultas urgentes sobre a crescente tensão no Oriente Médio.

Diante da ameaça, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu enfatizou que Israel está preparado para um ataque do Irã. Em um discurso televisionado, o premiê declarou que seu país está “pronto para qualquer cenário, seja defensivo ou ofensivo”. Ele também destacou o apoio dos Estados Unidos e de outras nações aliadas nessa conjuntura. Segundo Netanyahu, as forças armadas israelenses e americanas trabalham em conjunto para interceptar os drones. O país anunciou que seu espaço aéreo será fechado a partir das 18h30 (de Brasília).

Estados Unidos preveem até 500 drones e mísseis lançados pelo Irã contra Israel

 


O governo dos Estados Unidos prevê que o Irã lançará entre 400 e 500 drones e mísseis de seu território e de países onde estão presentes milícias aliadas, como IraqueSíria e Líbano, conforme relatado pela emissora “ABC News”.

No sábado, a Guarda Revolucionária iraniana anunciou um ataque com dezenas de mísseis e drones contra Israel em resposta ao bombardeio do consulado do Irã na Síria. A Casa Branca informou que o ataque aéreo do Irã contra Israel continuará por várias horas e que o presidente Joe Biden, que interrompeu sua pausa de final de semana, está sendo mantido atualizado sobre a situação no Oriente Médio. Washington reafirmou seu apoio ao povo de Israel e sua disposição em apoiar as defesas do país contra as ameaças do Irã, uma posição repetida nos últimos dias.

O Irã havia ameaçado retaliar Israel pelo ataque ao consulado iraniano em Damasco, que resultou na morte de sete membros da Guarda Revolucionária iraniana e seis cidadãos sírios duas semanas atrás.

*Com informações da EFE

Seleção de São Fernando estreia neste sábado na Taça São Fernando de Futsal


A segunda rodada da V Taça São Fernando de Futsal teve início na sexta-feira (12), no ginásio poliesportivo Paulo Emídio de Medeiros, no município de São Fernando.

Às 19h15, no 1° jogo, a equipe do D2 Sports venceu por W x 0 o time do Inter Carnaúba.

Às 20h15, no 2° jogo o time do Mulekada perdeu para o ADBC Brejo do Cruz por 1 x 0.

Neste sábado, dia 14 de abril, às 19h15, o 1° jogo da noite promete muita emoção. As equipes do Arena Fisio e União Bonés vão se enfrentar em uma partida eletrizante.

Às 20h15, o 2° jogo da noite promete muita adrenalina. As equipes da Seleção de São Fernando, os donos da casa, e a Seleção de Santana do Matos disputarão um confronto imperdível! É esperado um grande público na estreia da Seleção de São Fernando.

No domingo, dia 14 de abril, às 10h15, comece o dia com o 1° jogo. As equipes do Manchester Futsal e Amigos de João Paulo vão se enfrentar em uma disputa emocionante!

Às 11h15, o 2° jogo do dia será entre as equipes do Cachos e Arena Fisio.

Teatro de Caicó apresenta Ocasos Familiares, neste sábado e domingo

 


Neste sábado 13 de abril e domingo, dia 14 , o Centro Cultural Adjuto Dias, daqui de Caicó, apresenta às 20h, com entrada gratuita, o espetáculo Ocasos Familiares, que é um teatro coreográfico. As cenas chamam atenção para desafios e resiliência da mulher, no seu cotidiano.

O público vai assistir no palco, em torno do cenário. Por isso a entrada é restrita em até 70 pessoas e os ingressos vão ser entregues a partir das 19h, uma hora antes do espetáculo.

Em cenas que se repetem, a atriz e bailarina Mônica Belotto é a personagem que está preparando e servindo o café à dois homens, mas no decorrer das cenas percebe-se, principalmente pela expressão corporal, que a história antes de afeto, passou a uma relação abusiva, dando indicativos de violência.

A trilha sonora é do músico e maestro Aglailson França. E a ideia foi introduzir no espetáculo sons comuns do cotidiano familiar, como notícias do rádio, criança brincando e outros sons do dia a dia.

Além de Mônica Belotto como atriz, o espetáculo conta com o multiartista Capitão Jack e Maurício Motta que é mestre em artes cênicas e tem experiência como bailarino em Lisboa, na Alemanha e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de ator no espetáculo, é de Maurício Motta a direção e concepção.

“O teatro coreográfico nasceu com a dança teatro, com origem na Alemanha. E busca ter uma função também social, com um discurso que tente refletir situações de cunho social, de repressão, de violências, etc. Não é que seja um espetáculo violento, mas a gente tenta discutir temáticas que são da vida cotidiana, da sociedade em geral” explica o diretor Maurício Motta.

A realização de Ocasos Familiares, é da Associação Cultural Trapiá/Jurema Coletivo de Dança. O Figurino é de Mônica Belotto, o cenário e cenotécnica, é de Custódio Jacinto. A Iluminação é de Adriano Nunes.

O Projeto é patrocinado pelo Edital Funarte Retomada de Dança, e dia 04 de maio, terá duas apresentações no Espaço Cultural Gira dança, em Natal, RN.


Campeonato Brasileiro começa neste sábado com quarteto favorito ao título



A primeira das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro começa neste sábado. Quatro equipes surgem com favoritismo inicial para a conquista do título. São elas: Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Palmeiras. Todas estão embaladas pela conquista do Estadual, que ratificou a campanha de destaque no Nacional do ano passado, quando, coincidentemente, terminaram nas primeiras colocações.

Nas últimas oito edições, o quarteto ficou com a taça em sete oportunidades. O alviverde paulista sagrou-se quatro vezes campeão (2016, 2018, 2022 e 2023), o rubro-negro carioca festejou duas vezes (2019 e 2020) e o alvinegro mineiro em uma oportunidade (2021). O Grêmio, vice-campeão ano passado, é o mais pressionado porque não se torna o melhor do Brasil desde 1996. Para piorar, o time somou derrotas nos dois primeiros jogos da Copa Libertadores.

Correndo por fora vem outro quarteto, que poderá surpreender em um torneio com duração de mais de sete meses. Trata-se de Athletico-PR, Fluminense, Internacional e São Paulo. Juntos somam 14 conquistas, mas a última veio com o tricolor carioca em 2012.

Deste grupo, apenas o Athletico comemorou o título estadual. Sob o comando do técnico Cuca, o time só acumulou vitórias e surge com possibilidades de se infiltrar no meio dos favoritos já nestas primeiras rodadas.

O Fluminense não está no mesmo ritmo do final do ano passado, quando ganhou de forma inédita a Copa Libertadores. A queda para o rival Flamengo na semifinal do Carioca abalou o grupo.

O São Paulo é outro time que não repete o desempenho do segundo semestre do ano passado. O trabalho de Thiago Carpini é constantemente criticado pela torcida, que ainda não engoliu a saída surpresa de Dorival Júnior para a seleção brasileira.

Mas a maior crise está instalada no Beira-Rio. O Inter decepcionou ao ficar fora da final do Gauchão mais uma vez e ainda viu o rival Grêmio somar o segundo heptacampeonato estadual em sua história. Além do momento ruim, o time colorado ainda carrega o maior jejum atual de um clube considerado grande nacionalmente. O clube não é campeão brasileiro desde 1979, quando jogavam Mauro Galvão, Falcão e Mário Sérgio.

Um terceiro patamar conta com vários times tradicionais que são incógnitas. Podem chegar a ficar entre os primeiros, mas também não vão surpreender se brigarem contra o rebaixamento. A lista conta com Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza e Vasco.

Para esquentar a disputa na parte intermediária da tabela surgem os quatro times que subiram da Série B: Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vitória. O quarteto chegou à final de seus estaduais, com três títulos e um vice. Prometem lutar até a última rodada para permanecerem na elite e empurrar um "grande" para a segunda divisão em 2025.

ARBITRAGEM

Vasco x Grêmio, em São Januário, e Corinthians x Atlético-MG, na Neo Química Arena, neste domingo, vão ter uma novidade. Os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público pelo sistema de som das arenas por intermédio do microfone que os juízes já usam.

Esta novidade foi testada recentemente nos Mundiais de Clubes e na final da Supercopa Feminina. Ambos os torneios tiveram o aval da Fifa.

Jogos do Campeonato Brasileiro neste sábado 

18h30 – Internacional x Bahia
18h30 – Criciúma x Juventude
21h – Fluminense x Red Bull Bragantino
21h – São Paulo x Fortaleza

Israel bombardeia Gaza e permanece em alerta por ameaça iraniana

 


As forças israelenses voltaram a bombardear a Faixa de Gaza, anunciou nesta sexta-feira (12), o movimento palestino Hamas, em um momento de tensão elevada, depois que o Irã ameaçou responder ao ataque contra seu consulado na Síria, uma ação que atribui a Israel.

A tenaz ofensiva israelense em resposta ao ataque do Hamas de 7 de outubro prossegue, sem direito à trégua para Gaza, submetida a um cerco que deixa a população à beira da fome, segundo a ONU. Ao mesmo tempo, Catar, Egito e Estados Unidos, que atuam como mediadores para alcançar uma trégua, aguardam as respostas de Israel e do Hamas à proposta mais recente para uma interrupção dos combates que permita, ainda, a libertação de reféns israelenses mantidos em cativeiro em Gaza.

O Hamas informou nesta sexta que dezenas de casas e prédios residenciais foram atacados com explosivos no campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza. O governo dos Estados Unidos alertou para o perigo de um ataque iraniano ou de grupos vinculados a Teerã. O general Michael Erik Kurilla, que está à frente do Comando Central dos Estados Unidos para o Oriente Médio (Centcom), viajou a Israel.

O presidente americano, Joe Biden, reforçou seu apoio a Israel, apesar das tensões entre o governante democrata e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por divergências sobre a gestão da guerra em Gaza. Por sua vez, a Casa Branca afirmou que as ameaças de um ataque iraniano contra Israel são “críveis” e “reais”.

Negociações e pressão

O conflito no território palestino começou em 7 de outubro, após o ataque do Hamas contra o sul de Israel, que deixou 1.170 mortos, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados israelenses. Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas e lançou uma ofensiva que já deixou 33.634 mortos em Gaza, na maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território. O primeiro-ministro israelense segue mantendo seus planos de uma operação em Rafah, a cidade no sul de Gaza que abriga 1,5 milhão de palestinos e que o premiê apresenta como o último bastião do local.

Casa Branca envia reforços ao Oriente Médio após dizer que ameaça do Irã contra Israel é ‘real’

 


Os EUA vão enviar reforços ao Oriente Médio devido a possíveis ameaças de ataque do Irã contra Israel. Nesta sexta-feira (12), a Casa Branca afirmou que a possibilidade do Irã de tomar represálias contra Israel permanece “real” e “viável”.

Decisão ocorre depois de um ataque na Síria em que morreram dois generais iranianos. “Continuamos considerando que a ameaça potencial do Irã neste caso é real, é viável”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a jornalistas.

O porta-voz não especificou se acredita que o ataque é iminente e se os Estados Unidos ajudariam a derrubar quaisquer mísseis iranianos disparados contra Israel. “Eu diria apenas que estamos acompanhando isso muito, muito de perto”, disse ele.

Ele comentou, ainda, que Washington garantirá que os israelenses “tenham o que precisam e que sejam capazes de se defender”. Os Estados Unidos também examinarão o envio de forças para a região, onde possuem milhares de soldados. Segundo ele, o objetivo é “garantir que estamos devidamente preparados”. O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou na quarta-feira (10) que o Irã “ameaça lançar um grande ataque contra Israel”. Ele prometeu “forte” apoio ao seu principal aliado na região, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apesar do relacionamento entre os dois tenha estremecido devido à situação dos civis na guerra em Gaza entre Israel e o grupo palestino Hamas.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Esperança Renovada: mais de 20 açudes administrados pelo DNOCS no Ceará alcançam o nível de sangria



O Ceará celebra um marco significativo em sua luta contra os desafios da seca, nesta semana, com a notícia de que 23 açudes do estado, monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), atingiram nível de sangria. As informações são do Serviço de Monitoramento Hidrológico dos Reservatórios da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará (CEST/CE) .

Entre os açudes que atingiram sua capacidade máxima nos últimos dias estão grandes reservatórios como o Araras, quarto maior do estado, localizado no município de Varjota, com capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água, e o Edson Queiroz, que abastece o município de Santa Quitéria e outros distritos próximos e tem capacidade de 254 milhões de metros cúbicos. O último a sangrar foi o açude Mundaú, em Uruburetama, com abastecimento de mais de 21 milhões de metros cúbicos.

O alcance do nível máximo no abastecimento é resultado de uma soma de fatores, incluindo chuvas regulares e esforço contínuo em gestão hídrica. Esses corpos d'água são essenciais para abastecer agricultores e indústrias, além de serem fontes vitais das necessidades hídricas da flora e da fauna local. Com as chuvas da quadra chuvosa de 2024, as regiões gravemente afetadas pela seca experimentaram uma redução significativa em grande parte do estado.

Também são motivos de expectativas para muitas comunidades mais 20 açudes que apresentam capacidade acima de 50%, cinco desses já estão em iminência de sangrar, com mais de 90% de sua capacidade alcançada. Esse cenário é um alento para regiões que dependem desses reservatórios para suprir suas necessidades hídricas, refletindo um momento de renovação para enfrentar períodos futuros de estiagem com mais segurança.

Dentre as barragens que estão mais perto de verter estão a de Jenipapo, no município de Dep. Irapuan Pinheiro, com 91,49%; a Curral Velho, em Morada Nova, com 99,25%; Carão, no município de Tamboril, com abastecimento de 98,93%; Premuoca, em Uruoca, com 98,32%; e a barragem Amanari, em Maranguape, com 91,72% já abastecido.

Esses reservatórios desempenham um importante papel no fornecimento de água para a população e para a irrigação de terras agrícolas em toda a região do Ceará.

Abaixo você pode conferir a lista dos 23 açudes monitorados pelo DNOCS que estão sangrando, conforme dados fornecidos pelo Serviço de Monitoramento Hidrológico dos Reservatórios da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará (CEST/CE).

1. Ema
2. Fogareiro
3. Poço do barro
4. Quixeramobim
5. Acaraú Mirim
6. Araras
7. Cachoeira
8. Forquilha
9. São Vicente
10. Serrote – Edson Queiroz
11. Tucunduba
12. Várzea da volta
13. Caxitoré
14. Frios
15. São Mateus
16. Tejuçuoca
17. Patos
18. Santa Maria de Aracatiaçu
19. Santo Antônio de Aracatiaçu
20. São Gabriel
21. São Pedro da Timbaúba
22. Itapebussu
23. Mundaú

Por: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS)

V Taça São Fernando de Futsal prossegue com grandes jogos nesta sexta, sábado e domingo

 

O final de semana será de muita emoção, adrenalina e competitividade com a segunda rodada da V Taça São Fernando de Futsal, no ginásio poliesportivo Paulo Emídio de Medeiros, no município de São Fernando.

Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, às 19h15, o 1° jogo da noite acontecerá entre as equipes do D2 Sports e Inter Carnaúba.

Às 20h15, o 2° jogo da noite será disputado entre os times do Mulekada e ADBC Brejo do Cruz.

No sábado, dia 14 de abril, às 19h15, o 1° jogo da noite promete muita emoção. As equipes do Arena Fisio e União Bonés vão se enfrentar em uma partida eletrizante.

Às 20h15, o 2° jogo da noite promete muita adrenalina. As equipes da Seleção de São Fernando, os donos da casa, e a Seleção de Santana do Matos disputarão um confronto imperdível!

No domingo, dia 14 de abril, às 10h15, comece o dia com o 1° jogo. As equipes do Manchester Futsal e Amigos de João Paulo vão se enfrentar em uma disputa emocionante!

Às 11h15, o 2° jogo do dia será entre as equipes do Cachos e Arena Fisio.

Usina de asfalto é inaugurada em Cruzeta e vai atender 24 municípios do Seridó

 


Na manhã desta sexta-feira (12), a primeira usina de asfalto pertencente ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Seridó (CIM-Seridó), foi inaugurada às margens da RN 288, (sentido Cruzeta à São José do Seridó).

Os equipamentos que compõem a usina são: vassoura mecânica, tanque estático para asfalto (com capacidade de 30.000 litros), vibro acabadora de asfalto, niveladora vibratória de pavimentos hidráulica, rolo compactador de asfalto autopropelido – hidrostático vibratório, rolo compactador, terraplenagem vibratório, extrusora de guia e sarjeta.

Com a usina será possível dar mais agilidade à manutenção das vias públicas municipais, e reduzir os custos de asfaltamento, atendendo a 24 municípios, cerca de 21.406 quilômetros de vias municipais que integram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó do Rio Grande do Norte.

O empreendimento representou um investimento de quase R$ 2 milhões, fruto de Emenda Parlamentar do Senador Styvenson Valentim, garantindo que a usina esteja operando adequadamente; o maquinário foi testado e está em pleno funcionamento e os funcionários treinados.

Durante a inauguração, foi realizada uma usinagem para demonstração e asfaltado no bairro Santo Antônio a rua Manoel Martiniano de Medeiros, entre as ruas Rafael Pereira de Araújo e Leôncio Etelvino de Medeiros, aproximadamente 250 metros de extensão, totalizando 2.250 metros quadrados de área.

“Essa Usina é de fundamental importância para Cruzeta e atenderá as necessidades infraestruturais da nossa região; agradecemos ao Senador Styvenson Valentim por essa importante parceria”, disse o prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeirinho.

O Senador Styvenson Valentim pontuou que a ação demonstra o compromisso do seu mandato com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura da região. “As ruas, muitas sem pavimentação, sem asfalto, na poeira e lama serão beneficiados e terão condições de melhorar a trafegabilidade, a mobilidade. A usina vai baratear o quilômetro do asfalto em até 6 vezes”, concluiu.

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa segunda (15)


Começa na próxima segunda-feira (15/4) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023. O cronograma, incluindo a fase de recursos, e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados devem pedir a isenção, pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:

Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem, em 2023, precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

Confira o cronograma:

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril

Resultado das solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Governo do RN inicia neste sábado (13) o pagamento salarial de abril para os servidores



O Governo do Rio Grande do Norte inicia, neste sábado (13), o pagamento da folha salarial referente ao mês de abril para os servidores públicos estaduais. Serão depositados mais de R$ 192 milhões para aquecer a economia potiguar já na primeira quinzena do mês.

Receberão os vencimentos, de forma integral, os servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (bruto) e os servidores da Segurança Pública, conforme o calendário de pagamentos de 2024, anunciado no final do ano passado junto às representações de classe dos trabalhadores. Ao todo, serão 57 mil pessoas beneficiadas.

De acordo com a Secretaria da Administração (Sead), as ordens de pagamento já foram encaminhadas ao Banco do Brasil e os salários amanhecerão disponíveis nas contas desses servidores. Aqueles que possuem portabilidade bancária, entretanto, devem consultar o prazo acordado junto ao banco escolhido para o recebimento do salário.

No final do mês, o Governo conclui a folha de abril, calculada em R$ 786 milhões, pagando o salário integral dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil, além dos lotados em pastas com recursos próprios.

Classe política de luto no RN: Morre ex-deputado Betinho Rosado

 


O ex-deputado federal Betinho Rosado, de 75 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (12) em Mossoró. Betinho estava internado na UTI do Hospital Wilson Rosado desde o dia 4 de abril, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Agrônomo, economista e professor da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam) – posteriormente transformada na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Betinho Rosado entrou na política seguindo passos do pai, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que foi prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte.

Betinho atuou como secretário de Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, no governo de José Agripino Maia. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PFL, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2006. Em 2010, foi reeleito pelo DEM.

No período em que foi deputado, se licenciou do mandato várias vezes para assumir cargos no Poder Executivo, como secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; secretário de Educação; e secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte.

“É um dia muito triste para todos nós, para toda a família. Infelizmente ele descansou. A gente queria que ele ficasse um pouco mais, lutando. Pedi muito a Deus que desse mais uma oportunidade dele com a gente, mas ele foi ao encontro do Senhor. Mas tenho a tranquilidade de que ele viveu uma vida plena, 75 anos de muito trabalho, muita dedicação, muito cuidar”, disse o filho Beto Rosado.

A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado.

Câmara de São Fernando sedia audiência pública em celebração ao Dia do Autismo




Na quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de São Fernando-RN foi palco de um momento poderoso promovido pelo Grupo de Apoio às Famílias Atípicas de São Fernando, em celebração ao Dia do Autismo. Com o tema “Conscientização e Visibilidade do Autismo e da Neurodiversidade no município”, a audiência foi um farol de esperança.

A palestra, conduzida pelo colaborador do Grupo TEApioiamos+, Joanilson Alves Silva, teve um foco claro: melhorar a qualidade de vida das famílias e dos portadores da condição.

O evento contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, Legislativo, da Associação das Famílias Autistas do Seridó, secretários municipais, educadores da escola estaduais e pública, membros do conselho tutelar e, é claro, os populares. Buscando construir um futuro mais inclusivo e acolhedor.

Deputada Terezinha Maia mantém contatos em Brasília em busca de benfeitorias para municípios do RN

 



Em Brasília-DF, além de participar do lançamento da Cartilha da Vereadora, a deputada estadual Terezinha Maia (PL) teve algumas reuniões para dialogar sobre recursos e benfeitorias para municípios do RN.

Entre elas, com os senadores Styvenson Valentim e Zenaide Maia; essa última com a prefeita de Goianinha, Nira Galvão, e vereadora Valda Siqueira.

São Fernando é contemplado com 50 novas moradias do programa Minha Casa Minha Vida



A gestão de São Fernando-RN anuncia uma notícia que vai transformar vidas e aquecer corações: a PORTARIA Nº355 do Ministério das Cidades selecionou o município de São Fernando para receber 50 novas moradias do programa Minha Casa Minha Vida!

“Nossa cidade foi escolhida! Isso é motivo de celebração, de pulos de alegria, de abraços apertados! Estamos radiantes por vermos nosso lar sendo reconhecido e valorizado, e por saber que mais famílias terão a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. Essa conquista não é apenas um número, é a materialização do compromisso da nossa gestão municipal em garantir políticas públicas que realmente fazem a diferença na vida dos nossos cidadãos. É um passo gigante rumo à construção de uma São Fernando mais justa, mais inclusiva e mais acolhedora para todos. Vamos continuar trabalhando unidos, sempre com o compromisso de transformar sonhos em realidade e de construir um futuro melhor para todos os são-fernandenses”, destacou o prefeito Genilson Maia, através das redes sociais.

Genilson acrescentou que essa conquista é fruto da eficiência do trabalho e da união do seu grupo político que não mede esforço para conquistar mais benefícios para o povo de São Fernando.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Usina de asfalto será inaugurada em Cruzeta nesta sexta-feira

 


Com recursos oriundos do senador Senador Styvenson Valentim, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó do Rio Grande do Norte, será inaugurada às 09h desta sexta-feira, 12/04/2024, em Cruzeta/RN, com a presença do Senador Styvenson Valentim, Deputados- Estaduais e Federais- Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores e demais autoridades.

O terreno com 1.200 metros quadrados fica localizado às margens da RN 288, (sentido Cruzeta à São José do Seridó), e vai atender, além da cidade, outros 24 municípios consorciados.

Com a usina, será possível solucionar problemas das vias públicas urbanas e rurais e reduzir os custos de asfaltamento. O novo maquinário tem capacidade de produção de até 40/60 toneladas/hora, sendo composto por vassoura mecânica, tanque estático para asfalto (com capacidade de 30.000 litros), vibro acabadora de asfalto, niveladora vibratória de pavimentos hidráulica, rolo compactador de asfalto autopropelido hidrostático vibratório, rolo compactador terraplenagem vibratório, extrusora de guia e sarjeta.

Banco Central lança moeda de R$ 5 comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição

 


Neste ano, o Brasil comemora 200 anos da sua primeira Constituição, outorgada, em 1824, pelo imperador D. Pedro I. Para celebrar a data, o Banco Central emitiu uma moeda comemorativa. Feita em prata, a moeda terá o valor de face de R$ 5, mas o valor aos interessados em tê-la em sua coleção será de R$ 440.

“Com o lançamento desta moeda, o BC homenageia o Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”, afirma Rodrigo Teixeira, diretor de Administração.

Uma face da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.A

A outra face da moeda comemorativa mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral.

Tiragem e características

  • A moeda tem tiragem inicial de três mil unidades, com valor de face de R$5,00
  • A venda da moeda será feita pelo Clube da Medalha
  • Valor de face: R$ 5,0
  • Preço de venda: R$ 440
  • Material: prata 999/1.000
  • Diâmetro: 4 centímetros
  • Peso: 28 gramas
  • Bordo: serrilhado

Com informações do Banco Central do Brasil