Páginas

sábado, 28 de agosto de 2021

Covid: Agências de espionagem dos EUA concluem que coronavírus não é 'arma química', mas não conseguem saber origem



Agências de inteligência dos Estados Unidos chegaram à conclusão de que o coronavírus não foi desenvolvido para servir de “arma química”, mas não conseguiram determinar a origem dele.

Os investigadores estão divididos sobre se o vírus surgiu na natureza ou se vazou acidentalmente de um laboratório. O relatório emitido pelo escritório que coordena as 18 agências de espionagem dos EUA, entre elas a CIA, descartou, porém, que tenha sido produzido como arma biológica.

Especialistas advertem que o tempo está se esgotando para coletar informações cruciais sobre a origem do vírus. O ministro de Relações Exteriores da China criticou o relatório, a que chamou de “anticientífico”.

Divisão

O relatório do Escritório da Diretoria de Inteligência Nacional disse que não há consenso na comunidade de inteligência dos EUA sobre a origem mais provável do coronavírus.

“Todas as agências entendem que há duas hipóteses plausíveis: exposição natural a um animal infectado e incidente associado a laboratório.”

De acordo com o relatório, diversas agências de espionagem acreditam que a covid-19 surgiu da “exposição natural a um animal infectado pelo coronavírus ou por um vírus progenitor similar”. Mas elas apontaram “confiança baixa” nessa conclusão.

Outra agência de inteligência disse ter “confiança moderada” de que a primeira infecção humana veio de um “incidente associado a laboratório”, no Instituto de Virologia de Wuhan, na China, que estuda coronavírus em morcegos há mais de uma década.

Críticas à China

O presidente americano Joe Biden divulgou uma declaração após a publicação do relatório criticando a China por não cooperar com a investigação.

“Informações críticas sobre as origens dessa pandemia existem na República Pupular da China, mas, desde o início, autoridades do governo na China têm trabalhado para impedir investigadores internacionais e membros da comunidade de saúde global de acessar (esses dados)”, disse Biden.

“O mundo merece respostas, e não vamos descansar até que as tenhamos”, acrescentou.

A pandemia, que já matou quase 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo, teve início na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019.

Uma equipe da Organização Mundial da Saúde, que visitou Wuhan, concluiu neste ano que a doença provavelmente se espalhou de um animal vendido num mercado de alimentos.

Mas essa conclusão foi rebatida por alguns cientistas. Em maio, Biden pediu às agências de inteligência dos EUA para analisarem os dados e produzirem um relatório que “nos aproximasse de uma conclusão definitiva” sobre a origem do vírus.

A China, enquanto isso, tem alimentado informações infundadas de que o vírus se origou do Forte Detrick, uma instalação militar nos EUA.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde disse que, em breve, seria “biologicamente impossível” coletar evidências que datassem da origem do vírus.

“A janela de oportunidade para conduzir essa investigação crucial está se fechando rapidamente”, alertou, pedindo que pesquisadores e governos acelerassem as pesquisas. Por BBC News Brasil

Santos recebe o Flamengo na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro


A Vila Belmiro vai ser palco de Santos e Flamengo, neste sábado (28), às 19h (horário de Brasília). A Rádio Nacional transmite a partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e plantão de Bruno Mendes.

As equipes vêm de duelos no meio da semana pela Copa do Brasil e caso superem seus adversários podem ser encontrar nas semifinais da competição. O Peixe levou a pior no primeiro duelo com o Athletico-PR e acabou derrotado por 1 a 0 dentro da Arena da Baixada, em Curitiba.

O técnico Fernando Diniz tem reclamado dos vários jogadores perdidos pelo elenco, como Kaio Jorge, Luan Peres e Alison. Todos recentemente negociados para o exterior. Em compensação, o Santos contratou Diego Tardelli e o meia Augusto Galván. O jovem de 21 anos revelado pelo São Paulo veio por empréstimo do Real Madrid. “Enxergo que posso ajudar na saída de bola e na criação de jogadas”, disse Galván.

Depois de golear o Grêmio por 4 a 0 em Porto Alegre pela Copa do Brasil, o Flamengo de Renato Gaúcho chegou à marca de 11 vitórias, 1 empate e uma derrota em 13 jogos. O treinador também tem se destacado em recuperar jogadores criticados, como o zagueiro Bruno Viana. “Tem que dar moral, confiança, se eles estão nesse grupo é porque têm qualidade e futebol ninguém desaprende”, comentou Renato.  



Paralimpíada: Thalita Simplício fica com a prata nos 400 m classe T11

 


A brasileira Thalita Simplício garantiu a medalha de prata na prova dos 400 metros (m) rasos, classe T11, da Paralimpíada de Tóquio (Japão) com o tempo de 56s80, na noite desta sexta-feira (27) no Estádio Olímpico.

Para alcançar esta conquista, a 18ª medalha do Brasil em Tóquio, a potiguar teve que completar a prova com o seu melhor tempo da carreira.

O ouro ficou com a chinesa Liu Cuiqing (56s25), detentora do recorde mundial da prova (56s00) e que já tinha vencido em 2016 (Rio de Janeiro), enquanto o bronze foi para a colombiana Angie Pabon (57s46).

Com gol de Navarro, Botafogo vence Coritiba na Série B



O Botafogo derrotou o Coritiba por 1 a 0, na noite de sexta-feira (27) no estádio Couto Pereira, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com este triunfo, o Alvinegro entrou no G4 da competição com 35 pontos, enquanto o Coxa se manteve na ponta da classificação com 39 pontos.

O gol que garantiu a vitória do time carioca foi marcado por Rafael Navarro, de cabeça aos 37 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Chay.

Na próxima rodada o Alvinegro mede forças com o Remo, enquanto o Coritiba pega o Londrina.

Álvaro descarta Carlos Eduardo e admite ser candidato ao Governo: “Não tenho compromisso político com ele”

          Prefeito de Natal, Álvaro Dias - Foto: Alex Régis / Prefeitura do Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), recebeu o Agora RN em seu gabinete para essa entrevista exclusiva, em que vários pontos referentes ao momento político de Natal e do Estado foram focalizados.

Ele afirmou que ainda não decidiu se vai ou não concorrer ao governo do Estado nas eleições de 2022 e, que nesse momento, seu único objetivo é focar em sua atual gestão. Enquanto isso, o nome do prefeito vem aparecendo nas pesquisas eleitorais de intenção de voto, como um provável opositor ao governo Fátima Bezerra (PT).

Álvaro também avaliou o caminho que o PSDB deverá percorrer nas próximas eleições no Rio Grande do Norte. O prefeito é fi liado ao partido, mas diverge em muitos aspectos em relação a atual governadora Fátima Bezerra (PT). Porém, o presidente do partido no Estado, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), é da base aliada ao governo do RN. Durante a entrevista, Álvaro falou sobre a sua relação com a Câmara de Vereadores de Natal e com o ex-prefeito Carlos e Eduardo. O prefeito de Natal, também declarou quem ele vai apoiar para Senador da República nas próximas eleições.

Confira a entrevista na íntegra:

AGORA RN: O senhor passou muitos anos no PMDB. Como é a sua relação atualmente com a cúpula do MDB?

Álvaro Dias: Eu tenho um bom relacionamento com Garibaldi Alves, com Walter Alves, com Henrique Eduardo Alves e todos os que compõem o MDB, inclusive, velhos companheiros do interior do Estado, tenho um bom relacionamento com o partido, com a cúpula e com a base.”

AGORA RN: Essa relação com o PMDB/ MDB, dentro dessa situação atual, que coloca a possibilidade do MDB indicar um vice de Fátima Bezerra (PT), seja Garibaldi Alves ou Walter Alves. Isso pode significar algo para o senhor, em termos de posição política?

Álvaro Dias: Não, eu não vou analisar, nem opinar ainda sobre política, estou focado na minha gestão. Eu tenho bons projetos que pretendo viabilizar e concretizar a favor de Natal. Tenho o Complexo Turístico da Redinha, onde já foi iniciada uma reforma para a construção do Centro de Comercialização de Artesanato e, estaremos iniciando em breve, a modernização do Mercado da Redinha. Temos também o projeto de pavimentação e drenagem no bairro Planalto. Nós temos outra meta que é a pavimentação e calçamento de 334 ruas, na Zona Norte, em Natal. E mais: Temos ainda o projeto, que para mim é uma grande prioridade dessa atual gestão, que é a construção do Hospital Municipal.

Já temos inclusive, os recursos assegurados por meio de emendas parlamentares impositivas e, precisamos garantir o restante do repasse desses recursos, por meio de orçamento e da parte financeira também. Além disso, temos que fazer a engorda da Praia de Ponta Negra, porque o calçadão é destruído constantemente pelas forças das águas do mar. Nossa equipe refaz e é destruído novamente. Precisamos trazer areia do fundo do mar e alargar a faixa de areia, com isso, vamos aumentar em 50 metros durante a maré cheia e 100 metros na maré seca.

AGORA RN: Prefeito, o senhor está citando várias obras. Mas os partidários que não querem que o senhor seja candidato a governador do RN, afirmam que caso o senhor decida lançar a candidatura em 2022, esses legados fi carão incompletos. Como o senhor avalia isso?
Álvaro Dias: Poderia ou não. Porque na verdade eu resolvendo ser candidato, essas obras estarão inconclusas, mas estarão em andamento. Então, poderão ou não estarem finalizadas. O que tenho dito é que não quero nem adiantar, nem analisar a possibilidade de disputar o governo nesse momento, porque o meu foco é a continuidade dessas obras e vai ser assim até o próximo ano.

AGORA RN: O senhor tem alguma data prevista para a definição dessa situação?
Álvaro Dias: Eu nunca disse que iria disputar a cadeira de governador do Rio Grande do Norte. Eu resumo essa resposta com três palavras: eu não pretendo, eu não desejo, mas também não é impossível que eu possa me candidatar em 2022.

AGORA RN: E qual é a data para definir essas três palavras?
Álvaro Dias: Até abril do ano que vem.

AGORA RN: Prefeito como está sua relação com o ex-prefeito Carlos Eduardo?
Álvaro Dias: Eu tenho um bom relacionamento com o ex-prefeito Carlos Eduardo. É meu amigo e nós tivemos um trabalho em conjunto quando ocupamos o mandato de deputado estadual, ao mesmo tempo, durante várias legislaturas. E independente disso, Carlos Eduardo sempre foi um amigo pessoal, com quem tenho uma boa convivência. Nós disputamos algumas eleições lado a lado, lutando pelos mesmos objetivos, eu como candidato a vice-governador e ele a governador, em 2010. Disputamos a prefeitura de Natal, ele como prefeito e eu como vice. Na época, vencemos a eleição e agora fui reeleito prefeito de Natal, vencendo no primeiro turno, em uma disputa contra 13 candidatos e, mesmo assim, continuo tendo um bom relacionamento com ele [Carlos Eduardo].

AGORA RN: O senhor tem compromisso com Carlos Eduardo para senador ou para governador?
Álvaro Dias: Não, não tenho nenhum compromisso político com ele.

AGORA RN: Carlos Eduardo disse que atualmente dialoga com alguns políticos. Ele chegou a lhe procurar para pedir apoio para alguma candidatura?
Álvaro Dias: Nós deveremos sim nos encontrar para conversar, mas isso não quer dizer que eu vá me comprometer ou assumir qualquer compromisso político. Essas decisões pretendo tomar no início do próximo ano.

AGORA RN: Sobre as candidaturas: O senhor tem algum compromisso ou teve com a candidatura de Benes Leocádio ao governo?
Álvaro Dias: Tenho compromisso com Rogério Marinho para o senado. Ele vai ter o meu apoio e o meu voto. Esse é o único compromisso político que tenho.

AGORA RN: O senhor teve momentos de oscilação em relação a governadora Fátima Bezerra (PT). Vocês já foram parceiros na Assembleia Legislativa, houve uma aproximação e depois um distanciamento. Existe a possibilidade de alguma relação política com a governadora?
Álvaro Dias: Em termos pessoais, eu tenho um bom relacionamento com a governadora, mas nós temos algumas divergências em relação ao aspecto ideológico. Temos ainda discordâncias em relação à condução da pandemia da Covid-19. A Prefeitura do Natal, adotou um protocolo de tratamento para o Coronavírus, que o governo não abraçou. Nós instalamos um hospital de campanha e o governo não. Fizemos três centros de enfrentamento e o governo não fez nenhum. Organizamos 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com horário estendido, com médicos treinados para tratar pacientes contra a Covid-19 e, o governo não teve essa preocupação. Nós também pensamos diferente em relação à abertura do comércio. Eu entendia que o comércio deveria ter começado a funcionar há mais tempo, já o governo foi contra e fechou tudo.

AGORA RN: O senhor é fi liado ao PSDB, o presidente do PSDB, o deputado Ezequiel Ferreira, é da base do governo Fátima Bezerra (PT). Há alguns deputados que apoiam e outros são de oposição. Qual o caminho que o senhor acha que o PSDB vai seguir nessas eleições de 2022?
Álvaro Dias: Eu tenho parado pouco para pensar sobre política. Realmente estou muito focado na minha atual gestão. Eu não sei qual será o posicionamento oficial que o partido irá assumir.

AGORA RN: Em relação a questão nacional, como o senhor analisa o quadro hoje?
Álvaro Dias: Estou focado apenas na minha gestão. Quando chegar o momento certo, quando se aproximarem mais as convenções partidárias, pretendo analisar e decidir qual é o caminho que eu vou seguir.

AGORA RN: Qual a sua relação com a Câmara de Vereadores de Natal?
Álvaro Dias: Eu diria que tenho um ótimo relacionamento. Paulinho Freire, presidente da Câmara, é meu amigo pessoal. Todos os demais vereadores temos uma boa convivência, até mesmo os da oposição. Eu entendo a importância que tem o Poder Legislativo e a convivência harmônica entre os poderes. Eu conduzo o poder executivo, mas também durante 6 anos chefiei o legislativo, quando fui presidente da Assembleia por três mandatos.

AGORA RN: Quando a governadora Wilma de Faria foi renunciar à prefeitura do Natal para ser candidato ao governo, ela disse que além de ter analisado o quadro e as pesquisas, a última pessoa que ela conversou foi com a mãe dela. Perguntou a Dona Sali o que deveria fazer. A resposta foi: escute seu coração. O senhor acredita que possa ouvir alguém para a decisão final de renunciar ou de permanecer à frente da prefeitura. E tem data para tomar essa decisão?
Álvaro Dias: Eu vou procurar com muita calma, amadurecer, pensar, refletir, sobre o que é melhor para Natal, sobre como estão o andamento dos projetos prioritários, eu vou analisar todos esses fatores e por fim, tomar uma decisão.


Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos

 


O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas hoje (27) também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.

Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências intrabancárias.

Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de débito e boletos.

As instituições financeiras passarão a oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

Outras medidas 


•        permitir que os participantes do Pix retenham uma transação por 30 minutos durante o dia ou por 60 minutos durante a noite para a análise de risco da operação, informando ao usuário sobre a retenção;
•        tornar obrigatório o mecanismo, já existente e hoje facultativo, de marcação no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) de contas com indícios de utilização em fraudes no Pix, inclusive no caso de transações realizadas entre contas do mesmo participante;
•        permitir consultas ao DICT para alimentar os sistemas de prevenção à fraude das instituições, de forma a coibir crimes envolvendo a mesma conta em outros meios de pagamento e com outros serviços bancários;
•        exigir que os participantes do Pix adotem controles adicionais em relação a transações envolvendo contas marcadas no DICT, inclusive para fins de eventual recusa a seu processamento, combatendo assim a utilização de contas de aluguel ou os chamados laranjas;
•        determinar que os participantes de arranjos de pagamentos eletrônicos compartilhem, tempestivamente, com autoridades de segurança pública, as informações sobre transações suspeitas de envolvimento com atividades criminosas;
•        exigir das instituições reguladas controles adicionais sobre fraudes, com reporte para o Comitê de Auditoria e para o Conselho de Administração ou, na sua ausência, à Diretoria Executiva, bem como manter à disposição do Banco Central tais informações;
•        exigir histórico comportamental e de crédito para que empresas possam antecipar recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia, reduzindo a ocorrência de fraudes.

Prevenção de crimes

Em nota, o BC informou que as medidas ajudarão a prevenir crimes ligados aos meios eletrônicos de pagamento. “Em conjunto, essas medidas, bem como a possibilidade de os clientes colocarem os limites de suas transações em zero, aumentam a proteção dos usuários e contribuem para reduzir o incentivo ao cometimento de crimes contra a pessoa utilizando meios de pagamento, visto que os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos”, informou o órgão em comunicado.

Para o BC, os mecanismos de segurança presentes no Pix e nos demais meios de pagamento não são capazes de eliminar por completo a exposição de seus usuários a riscos. No entanto, o trabalho conjunto do Banco Central, das instituições reguladas, das forças de segurança pública e dos próprios usuários permitirá reduzir a ocorrência de prejuízos.

Pedido

O Banco Central atendeu à reivindicação dos bancos. Nesta semana, diversas instituições financeiras pediram ao órgão o endurecimento de regras do Pix para dificultar a ação de criminosos. Desde março, os limites do Pix estavam igualados aos das transferências eletrônicas. Em abril, os usuários passaram a poder personalizar os limites no aplicativo das instituições financeiras.

Apesar da praticidade, as mudanças aumentaram os casos de fraudes, de roubos e de sequestros relâmpago relacionados ao Pix. Criminosos aproveitavam da rapidez das transferências instantâneas para aplicarem golpes ou forçarem vítimas a transferir elevadas quantias durante a noite para a conta de laranjas. O dinheiro era, em seguida, pulverizado para outras contas, dificultando o rastreamento pelas instituições financeiras e pelas forças de segurança.

Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 6,5 milhões neste sábado



O concurso 2.404 da Mega-Sena está acumulado e poderá pagar cerca de R$ 6,5 milhões para apostas que acertarem as seis dezenas hoje (28).

O sorteio será realizado às 20h no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do banco. As apostas podem ser feitas em casas lotéricas e por meio de aplicativo de celular e internet banking até às 19h. O valor das apostas é de R$ 4,50 por seis dezenas.

Segundo informa o banco, o prêmio de hoje, caso seja alocado em poupança, renderá R$ 19,5 mil ao mês. A quantia corresponde a cerca de 50 automóveis de luxo, ao custo de R$ 130 mil cada.

As dezenas sorteadas no último concurso foram: 10-12-14-32-33-34

Novo horário da Super Sete
A Caixa informou, em comunicado, que novos horários foram definidos para o concurso lotérico Super Sete. Antes sorteada no período da tarde, a modalidade passa a fazer parte da faixa de 20h, quando também ocorrem os outros sorteios numéricos.

“Com a mudança, os apostadores terão mais tempo para apostar no Super Sete, além de poder acompanhar a transmissão de todos os sorteios em um só horário. Nesta sexta-feira (27/08), acontece o último sorteio no horário das 15h”, informa o banco.

O próximo sorteio da modalidade é o de número 136, e premiará o acertador das sete colunas com R$ 400 mil. As apostas também podem ser feitas por aplicativo.

DESCOBERTA: Estudo sugere que homens são principais transmissores do coronavírus



Pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP), sugere que os homens podem ser os principais transmissores do novo coronavírus em relação às mulheres. Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo sem revisão por pares.

No processo de revisão por pares, os revisores podem sugerir que o trabalho seja rejeitado, publicado como está ou enviado de volta aos cientistas para mais experimentos.

Segundo a pesquisa, existem diferenças entre homens e mulheres na suscetibilidade e transmissão de covid-19 entre casais com contato direto sem medidas de proteção. O levantamento epidemiológico foi realizado de julho de 2020 a julho de 2021, incluindo 1.744 casais brasileiros não vacinados contra a covid-19, com pelo menos um dos parceiros infectado e diagnosticado.

Os dados coletados mostraram que os homens foram os primeiros ou únicos infectados na maioria dos casos, incluindo os casais concordantes – quando ambos foram infectados – como nos discordantes, quando um dos parceiros permaneceu assintomático apesar do contato próximo com o infectado. No total, 946 homens foram infectados primeiro em comparação com 660 mulheres.

“Essa constatação corrobora e está em consonância com descobertas feitas em estudos recentes que realizamos, que já indicavam que homens podem transmitir mais o novo coronavírus”, disse Mayana Zatz, professora do IB-USP.

Outro estudo, publicado no início de agosto por pesquisadores de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco na revista Diagnostics, apontou que os homens apresentam uma carga do vírus na saliva cerca de dez vezes maior do que mulheres, particularmente até os 48 anos de idade. A diferença de carga viral não foi detectada em testes com amostras nasofaríngeas, segundo o estudo coordenado pela professora Maria Rita Passos-Bueno.

“Como o vírus é transmitido principalmente por gotículas de saliva, deduzimos que isso explicaria porque os homens transmitem mais vírus do que as mulheres”, disse Mayana.


Bandeira vermelha da conta de luz terá alta de até 58%


A bandeira tarifária, uma sobretaxa que é acionada nas contas de luz quando o custo da geração de energia aumenta, deve subir de R$ 9,49 para um valor entre R$ 14 e R$ 15 a partir de setembro. A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será informada no máximo até a próxima terça-feira. Será um aumento, portanto, entre 50% e 58%.

O valor será cobrado da bandeira vermelha 2, o patamar mais alto desse sistema (que tem ainda as cores verde, amarela e vermelha 1). A taxa é cobrada a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O valor atual está em vigor desde julho, quando houve um aumento de 52%, mas o custo da geração de energia disparou, exigindo o novo aumento.

O assunto foi discutido numa reunião com diversos representantes do governo nesta semana. De acordo com participantes dessa reunião, o Ministério de Minas e Energia sugeriu subir o valor da bandeira para R$ 24, o que seria mais que o dobro de aumento, por um período de três meses.

Prevaleceu, porém, a proposta do Ministério da Economia, de cobrar uma taxa entre R$ 14 e R$ 15 por um período maior, possivelmente de seis meses. Será um período para recuperar os reservatórios após o início do período úmido, no fim do ano.

Nesta quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mencionou a necessidade de encher os reservatórios das hidrelétricas. Por isso, a pasta defende um meio termo para a cobrança, de maneira a manter a taxa por mais tempo pagando as termelétricas e recuperar as represas.

Desde abril o ministério de Guedes defende que a bandeira suba, com esse argumento. Mas a bandeira só subiu em julho.

A bandeira tarifária é um adicional cobrado nas contas de luz para cobrir o custo da geração de energia por termelétricas, o que ocorre quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo.

A região Centro-Sul do Brasil, que concentra as principais hidrelétricas, passa pela pior seca dos últimos 91 anos, de acordo com o governo. Isso faz o governo acionar muito mais termelétricas a gás, óleo e carvão. Mais caras (especialmente as térmicas a óleo e a carvão), essas usinas funcionam como um “seguro” para garantir o suprimento de energia.

O custo desse seguro decorrente do acionamento das térmicas é repassado integralmente aos consumidores de energia elétrica.

A Aneel defende as bandeiras porque, sem ela, todo o custo extra seria repassado aos consumidores apenas no ano seguinte, com valores corrigidos. Ou seja, o consumidor acabava pagando juros, o que não ocorre com o acionamento das bandeiras tarifárias.

A percepção sobre a gravidade da crise hídrica piorou nos últimos dias. Uma nova nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desenha um cenário de “degradação” no nível de armazenamento dos reservatórios e afirma que, sem a “incorporação de recursos adicionais”, haverá um déficit de energia elétrica em outubro e novembro deste ano.

Isso significa que o consumo de energia tende a ser maior que a oferta se não houver novas unidades de geração de energia. Ou seja, se não houver uma forte economia ou fonte adicional de energia, há um grande risco de apagão.

O ONS afirma que é necessário aumentar a oferta de energia em 5,5 GWmed para garantir o suprimento de eletricidade a partir de setembro de 2021. Para se ter ideia do que isso significa, nesta terça-feira o país consumiu cerca de 73 GWmed de energia. Ou seja, será necessário tomar medidas para garantir um adicional de cerca de 7% de energia.

Os meses de julho e agosto foram os piores períodos para o setor elétrico na História, segundo os dados do ONS.

O governo tem buscado novas ofertas de geração de energia, como térmicas sem contrato e formas de levar mais combustível a essas usinas. Essas medidas, porém, têm custos, e esses custos acabam sendo repassados para os consumidores.

 

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Caicó registra 03 novos casos de Covid-19, com 04 recuperados e número de confirmados é de 11.179

 

Boletim Covid-19: Ca
icó

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste divulgar o registro de 03 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 02 homens e 01 mulher.

Os casos residem:

01- Centro;
01- Nova Descoberta;
01- Serrote Branco.

Os 03 casos foram confirmados por RT- PCR.

Informamos a RECUPERAÇÃO de 04 pessoas da comunidade.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa. covid19 #pandemia #Caico #smscaico #perfilepidemiologico #fiqueemcasa #SUS #apandemianaoacabou

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid-19 nesta sexta


Boletim Covid-19

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
27/08/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

TOTAL de leitos COVID-19: 29 leitos
▪️vacinasalvavidas

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido

Manchester United dá chapéu no City e recontrata Cristiano Ronaldo

 


O Manchester United, da Inglaterra, fechou um acordo para contratar o atacante Cristiano Ronaldo da Juventus da Itália, informou o clube da Premier League nesta sexta-feira (27), com a transferência sujeita a termos pessoais, visto de trabalho e exame médico.

O português retorna ao time onde conquistou oito grandes troféus entre os anos de 2003 a 2009.

Os detalhes financeiros da transferência não foram divulgados, mas as imprensas britânica e italiana noticiaram que o United pagou 25 milhões de euros para contratar Cristiano Ronaldo de volta por dois anos.

Cristiano Ronaldo, que deixou o Real Madrid para jogar pela Juve em 2018 em uma transferência de 100 milhões de euros na esperança de levar o time italiano ao título da Liga dos Campeões, deixará o clube com 101 gols, dois títulos italianos e uma conquista da Copa da Itália.

O jogador, de 36 anos, venceu a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2008 pelo United, antes de ser negociado pelo valor então recorde mundial de 80 milhões de libras para o Real Madrid.

Depois de expressar ao técnico da Juventus, Massimiliano Allegri, na quinta-feira(26), seu desejo de deixar Turim, a imprensa divulgou que o agente de Ronaldo, Jorge Mendes, havia chegado a um acordo com o Manchester City, rival do United.

Mas, depois que o City mudou de opinião sobre o acordo, o United conseguiu acertar a transferência.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Caixa paga quinta parcela do auxílio emergencial a nascidos em julho

 


Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (26) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento será feito ainda a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, recebem a quinta parcela do auxílio emergencial os participantes do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 7. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas há duas semanas.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. Ele é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da quinta parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 18 e segue até o dia 31. O auxílio emergencial somente é depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada. O programa se encerraria em julho, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

Impedido de ir ao funeral da tia, fazendeiro usa rebanho em homenagem


Sem poder ir ao enterro da tia no último domingo (22), o fazendeiro Ben Jackson, de Guyra, em Nova Gales do Sul (Austrália), decidiu homenageá-la em sua fazenda. De acordo com Jackson, a tia morreu em Queensland e as medidas restritivas contra a covid-19 do país o impediu de viajar para se despedir.

“Perder alguém nestes tempos é muito complicado”, disse Jackson ao jornal The Sydney Morning Herald. “Eu meio que me senti um pouco desamparado, um pouco perplexo sobre como poderia mostrar meu afeto e amor por minha querida tia Deb.”

O fazendeiro, que é acostumado a produzir diferentes figuras usando seu rebanho de ovelha, decidiu gravar um vídeo dos animais formando um coração para a tia. A gravação foi reproduzida no funeral de Deb Cowdery ao lado de uma de suas canções favoritas, Bridge Over Troubled Water.

De acordo com Jackson, as figuras são montadas com grãos que são consumidos pelo rebanho. Por sorte, ele tinha algumas ovelhas quase prontas para o parto que precisavam de ração extra. “Eu pensei, vou fazer um pouco de arte com ovelhas para minha tia Deb”, disse ele.

Conforme o fazendeiro, a tia sempre adorou visitar a fazenda. Ele disse ainda que espera que Deb possa ter visto a homenagem “lá de cima”. Por IstoÉ



Joana Neves conquista primeira medalha do RN nas Paralimpíadas de Tóquio

 

A nadadora Joana Neves conquistou a primeira medalha do Rio Grande do Norte nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ao lado de Daniel Dias, Patrícia Pereira e Talisson Glock, a potiguar levou o bronze no revezamento 4×50 metros misto livre.

Aos 34 anos e na terceira paralimpíada, J
oana é uma das atletas mais experientes da delegação brasileira. E o bronze em Tóquio é a quinta medalha dela em Jogos. No Rio, em 2016, conquistou duas pratas e bronze. Em Londres, em 2012, um bronze.

Nesta edição dos Jogos, Joana foi a única brasileira na final dos 100m livre, e terminou na oitava colocação. Ela ainda vai nadar os 50m borboleta às 21h dessa quinta, horário do Brasil.

RN recebe 131,5 mil doses de vacinas nesta quinta-feira

 


O Rio Grande do Norte vai receber mais 131.590 doses de vacinas nesta quinta-feira (26). O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nas redes sociais.

Segundo a chefe do Executivo, serão 76.600 doses da Coronavac, com chegada prevista para as 12 horas, e mais 54.990 doses da Pfizer, com desembarque às 15 horas.

A plataforma RN Mais Vacina aponta que o RN já recebeu 3,6 milhões de doses de vacinas – AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer. Desse total, quase 2,9 milhões já foram aplicadas. 

Ao todo, mais de 2 milhõe de pessoas foram parcialmente vacinadas, o que representa 77% da população vacinável. No total, 828 mil pessoas já estão completamente vacinas, o total representa 30% da população.

Seis em cada dez agências de turismo esperam aumentar o faturamento até o fim do ano

 

O aumento da imunização da população brasileira tem alimentado boas expectativas nos donos de agências de turismo. De acordo com a 2ª Pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), 60% dos empreendedores vislumbram um aumento de faturamento até dezembro de 2021, contra 14% que acreditam que existirá uma queda. Esse otimismo pode ser explicado pelo fato dessa ter sido uma das atividades do turismo que menos sofreu os impactos da pandemia. 


Quando analisado o segmento como um todo, 91% das empresas ligadas ao segmento declaram ter tido perda de faturamento, já quando se observa apenas o universo das agências, essa proporção cai para 56%.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os donos das agências de turismo têm um perfil diferenciado, o que pode ter influenciado positivamente no enfrentamento da pandemia. “Há mais microempresas do que microempreendedores individuais, a escolaridade e a média de idade são mais altas e eles estão há mais tempo nesse negócio, o que faz com que eles trabalhem mais em busca de alternativas e inovações que aumentem a sobrevivência e o faturamento do negócio”, comenta.

Dentro do universo da pesquisa, os resultados do recorte referente às associadas da ABAV – cerca de 2,2 mil em todo o Brasil, entre agências de viagens, operadoras de turismo e consolidadoras – revelaram que o emprego de profissionais qualificados e maior preparo dos empresários na gestão dos negócios fazem a diferença na travessia da crise. “Os indicativos desta segunda edição da pesquisa corroboraram os diferenciais identificados na anterior. Tivemos entre nossos associados o maior número de respondentes, o que demonstra engajamento com nossas ações e total entendimento sobre a importância dessa atualização de dados. Eles estão no grupo que revelou mais otimismo e poder de superação dos percalços, e isso os colocará à frente no caminho da retomada, ressalta a presidente da ABAV, Magda Nassar.

Desafios

Apesar das boas perspectivas, os empreendedores ainda enfrentam dificuldades para manter a empresa. Entre os principais desafios estão o aumento das vendas, a organização das finanças, as incertezas em relação a abertura das fronteiras internacionais e saber como será o perfil do consumidor pós-pandemia. Eles acreditam que medidas governamentais como a redução das taxas e impostos em conjunto com a extensão das linhas de crédito são as medidas mais impactantes. “Esse diagnóstico que fizemos é muito importante para auxiliar os nossos trabalhos junto ao Executivo e Legislativo para que as medidas de redução dos impactos continuem sendo executadas. Precisamos auxiliar esse segmento que pode ser a porta de entrada da recuperação do turismo brasileiro”, frisa Melles.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2021 com uma amostra de 827 respondentes que compõem o universo de 192 mil pequenos negócios, entre eles: agências de turismo, operadores turísticos, serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente, transporte rodoviário coletivo de passageiros fretamento, transporte rodoviário coletivo de passageiros, transporte aquaviário para passageiros turísticos e atividade de agenciamento marítimo, das 27 unidades federativas.

Mais dados da Pesquisa

O segmento é composto por 41% de microempresas, 29% de MEI e 21% de pequenas empresas

60% das agências de turismo estão em atividade há mais de dez anos

As mulheres são maioria e correspondem a 56% dos empreendedores

60% dos donos têm mais de 46 anos

A escolaridade é altíssima: 91% têm, no mínimo, o superior incompleto

Os principais produtos turísticos comercializados pelas agências são hospedagens em hotéis e pousadas, pacotes com aéreo, bilhetes internacionais e seguro-viagem

55% das agências são emissivas


Prefeitura de Marcelino Vieira - RN divulga Processo Seletivo para educação

 


Com o objetivo de contratar assistentes de alfabetização para atuar de forma voluntária, no Programa Tempo de Aprender, a Prefeitura de Marcelino Vieira, no estado do Rio Grande do Norte, divulga um novo Processo Seletivo.

São ofertadas três vagas para atender turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raquel Silva.

Quando contratados, os profissionais receberão uma ajuda de custo mensal, no valor de R$ 300,00 para cada turma na qual atuarem, para fins de ressarcimento de despesas pessoais (alimentação e transporte).

Podem se inscrever aqueles que tenham ensino superior em pedagogia, completo ou em andamento, a partir do sexto semestre, experiência comprovada na atuação com turmas, projetos, atendimento em alfabetização e letramento, além de outros requisitos.

As inscrições acontecem de forma gratuita entre os dias 25 a 29 de agosto de 2021, mediante preenchimento do formulário eletrônico.

Já a classificação será obtida mediante análise e pontuação da formação acadêmica, currículo profissional e entrevista, a ser realizada provavelmente no dia 30 de agosto de 2021.

Em caso de empate ficam estabelecidos os seguintes critérios: tempo de licenciatura em Pedagogia e experiência com alfabetização; maior idade; e se persistir o empate, a escolha será feita mediante sorteio.

Este Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, por uma única vez.

Processo Seletivo do IFRN tem vagas em dois campi para docentes substitutos

 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) visa contratar, por meio de Processo Seletivo, três Professores Substitutos, para atuar nos campi de Ipanguaçu e São Paulo do Potengi.

Estes profissionais vão ministrar aulas nas disciplinas de Química (1), Redes de computadores (1) e Manutenção de Equipamentos de Informática (1), em jornada de 40 horas por semana e farão jus ao salário mensal variável de R$ 3.130,85 a R$ 5.831,21, de acordo com a titulação apresentada.

Para participar, é necessário que os candidatos tenham licenciatura ou graduação na área conforme especificado no edital, estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares, sejam brasileiros, tenham aptidão física e mental, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas a partir das 10h do dia 23 de agosto até o dia 3 de setembro de 2021 exclusivamente via internet, no site do Instituto Federal. O valor da taxa a ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) é de R$ 78,00.

Candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem solicitar isenção da taxa de inscrição seguindo os passos informados no edital de abertura.

Seleção

Como método de selecionar os candidatos, serão realizadas duas etapas, sendo elas: prova de desempenho, e prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova de desempenho prevista para ser aplicada no dia 16 de setembro de 2021 será composta de uma aula expositiva realizada, de forma remota, por meio de videoconferência, perante banca examinadora composta por três profissionais da área da Matéria/Disciplina e/ou da área de Educação.

Validade

A validade do presente Processo Seletivo será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.


Daniel Dias fatura mais um bronze e chega a 26 medalhas paralímpicas


O paulista Daniel Dias conquistou na madrugada desta quinta-feira (26) a sua 26ª medalha medalha paralímpica no Jogos de Tóquio (Japão), com um bronze na prova de 100 metros livre da classe S5 (deficiência físico-motora), com o tempo de tempo de 1min10s80.  

É o segundo bronze do multicampeão na Tóquio 2020: na manhã de ontem (25), Daniel faturou a primeira medalha ao completar os 200 metros livre em terceiro lugar. As competições de natação estão sendo disputadas no Centro Aquático de Tóquio, na capital japonesa.

Quem levou a medalha de ouro foi o italiano Francesco Bocciardo, com a marca de 1min09s56. Já a prata foi para a China, com Lichao Wang, com o tempo de 1min10s45.

Outros resultados

Nos 100 metros livre S5 (deficiência físico-motora),  a potiguar Joana Neves, a Joaninha, terminou a disputa na oitava colocação, com o tempo de 1min27s62.

Já nos 200 metros livre da classe SM6 (deficiência físico-motora), o catarinense Talisson Glock, de 26 anos, ficou na sexta posição, com a marca de 2 min45s17.

Por fim, o catarinense Matheus Rheine ficou em quinto lugar nos 400 metros livre da classe S11 (cegueira). Ele obteve o tempo de 4 min33s64.


PARALIMPÍADA DE TÓQUIO - Brasil conquista prata na esgrima

 


O Brasil conquista a medalha de prata na esgrima em cadeiras de rodas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.O brasileiro Jovane Guissone garantiu uma prata na esgrima em cadeira de rodas, na disputa com espada da categoria B para atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio.

Guissoni foi campeão olímpico em Londres-2012 e atualmente é o vice-líder do ranking mundial da categoria.Guissone é natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, mas vive em Araraquara. 

Foi ouro em Londres-2012, na primeira medalha da esgrima paralímpica brasileira, e caiu nas quartas-de-final no Rio de Janeiro, quatro anos depois. Agora, chega a mais um pódio paralímpico.

Anvisa autoriza ensaio de mais uma vacina contra a Covid-19


A Anvisa autorizou nessa quarta-feira (25/08) a realização de ensaio clínico no Brasil, com a candidata à vacina  contra a Covid-19 baseada em DNA, para administração intradérmica .

O ensaio clinico é patrocinado pela empresa americana de Biotecnologia  Inovio Pharmaceuticals.

O ensaio clínico autorizado é de Fase 3, controlado por placebo, no qual um de cada três voluntários receberá o placebo, para avaliar a segurança, imunogenicidade e eficácia da candidata à vacina.

No local de aplicação da vacina será utilizada uma técnica de facilitação para entrada do DNA no tecido celular com um dispositivo próprio. 

O estudo prevê aplicação de duas doses com intervalo de 28 dias em voluntários maiores de 18 anos. 

O protocolo do estudo prevê a participação de 350 voluntários no Brasil distribuídos entre os estados do RIo de Janeiro, São Paulo , Santa Catarina e Rio Grande do Sul .

Trata-se de um estudo global com previsão de 7.116 participantes distribuídos entre Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos da América, Filipinas, México, Perú, Polônia, República Checa e Tailândia.  Os estudos iniciais das fases 1 e 2 foram realizados nos Estados Unidos, Coréia do Sul e China.