Páginas

sábado, 8 de abril de 2023

Vigília pascal: recordar e caminhar, Jesus nos espera na Galileia!


O Papa presidiu na noite deste Sábado Santo à Vigília pascal, a “mãe de todas as vigílias”. A cerimônia teve início com a Basílica Vaticana às escuras, com a celebração da luz, a bênção do fogo e preparação do círio pascal. Após aceso, Francisco guiou a procissão com velas pela nave central, sem cantos, até que o diácono proclamou pela terceira vez “Lumen Christi” e as luzes da Basílica foram acesas.

Jesus nos espera na Galileia

A cerimônia seguiu com a proclamação da Páscoa e a Liturgia da Palavra. Já sua homilia, o Papa comentou o episódio narrado em Mateus 28, em que as mulheres, ao verem o túmulo vazio, invertem o rumo, mudam de estrada; abandonam o sepulcro e correm a anunciar aos discípulos um percurso novo: Jesus ressuscitou e espera-os na Galileia.

Na vida destas mulheres, aconteceu a Páscoa, que significa passagem: de fato, passam do caminho triste rumo ao sepulcro para uma corrida jubilosa até junto dos discípulos. Também nós, disse Francisco, caminhamos tristes presos em ódios, rancores, desilusões, fracassos, lutos não só em nossa vida pessoal, mas também social, ao lidarmos com o câncer da corrupção, a propagação da injustiça, os ventos gélidos da guerra.

O convite de Francisco então é para fazermos como as mulheres, ou seja, voltar para a Galileia. Isto significa fazer duas coisas: a primeira, sair da clausura do Cenáculo, do escondimento, para se abrir à missão, escapar do medo para caminhar rumo ao futuro. A segunda, voltar às origens, porque precisamente na Galileia onde tudo começou. Lá o Senhor encontrou e chamou pela primeira vez os discípulos. Portanto, ir para a Galileia é voltar à graça primordial, é readquirir a memória que regenera a esperança, a «memória do futuro» com que fomos marcados pelo Ressuscitado.

“Este é o convite: recorda e caminha! Se recuperares o primeiro amor, o deslumbramento e a alegria do encontro com Deus, seguirás para a frente. Recorda e caminha.”

Jesus, a pessoa da nossa vida

Cada um de nós, acrescentou o Pontífice, conhece o próprio lugar da ressurreição interior, lugar inicial, fundante, que mudou as coisas. Não podemos deixá-lo no passado, o Ressuscitado convida-nos a ir até lá, para celebrar a Páscoa.

Na Galileia, Ele deixou de ser um personagem histórico, tornando-Se a pessoa da nossa vida: não um Deus distante, mas o Deus próximo, que nos conhece melhor do que ninguém e nos ama mais do que qualquer outra pessoa.

Esta é a força da Páscoa, que convida a rolar as pedras da desilusão e da desconfiança; o Senhor, perito em derrubar as pedras tumulares do pecado e do medo, quer iluminar a nossa memória santa, a nossa recordação mais bela, tornar atual o primeiro encontro com Ele. “Recorda e caminha: volta para Ele, redescobre a graça da ressurreição de Deus em ti!”, exorta mais uma vez o Papa.

Eis então o convite final de Francisco:

“Irmãos, irmãs, sigamos Jesus até à Galileia, encontremo-Lo e adoremo-Lo lá onde Ele espera cada um de nós. Revivamos a beleza daquele momento em que, depois de O ter descoberto vivo, O proclamamos Senhor da nossa vida. Voltemos à Galileia, cada um volte à sua própria Galileia, a do primeiro encontro, e ressurjamos para uma vida nova!”

Oito batismos

Depois da Liturgia da Palavra, foi realizada a Liturgia Batismal, com o batismo de oito catecúmenos: três albaneses, dois estadunidenses, um italiano, um nigeriano e uma venezuelana.

 

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Prefeitura de Florânia - RN anuncia 8 vagas em novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Florânia anunciou a abertura de inscrições para um novo Processo Seletivo, que tem como objetivo preencher oito vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível médio e superior.

Segundo o edital, há oportunidade para os seguintes cargos: Visitador para o Programa Criança Feliz (3); Médico Veterinário (1); Agente Comunitário de Saúde (3); Agente de Combate a Endemias (1).

Quando contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 40 horas semanais de trabalho, referente remuneração mensal no valor que varia de R$1.302,00 a R$2.604,00.

Para participar

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período de 10 de abril de 2023 até às 23h59 do dia 17 de abril do mesmo ano, por meio de formulário eletrônico. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas: análise curricular; e entrevista. Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.

O candidato aprovado e convocado será contratado por tempo determinado, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

 

Linhas de ônibus vão retornar às Rocas na segunda-feira, diz prefeito

 

As cinco de linhas de ônibus que foram retiradas do bairro das Rocas serão devolvidas à localidade a partir da próxima segunda-feira (10). A retomada foi anunciada pelo prefeito Álvaro Dias, na noite dessa quinta-feira (06).

As linhas são 46, 51, 52, 54 e 56. "A partir da próxima segunda-feira, as cinco linhas que atendem o bairro das Rocas voltarão a circular normalmente. Esse foi um compromisso assumido pelos operadores do sistema comigo e com a STTU, em reunião realizada hoje [quinta-feira]", escreveu Dias em um rede social.

Durante essa semana, a retirada das linhas gerou revolta dos moradores. Na última quarta-feira (05), moradores, com o apoio de políticos, realizaram um protesto. O ato foi iniciado no pátio da feira do bairro e se deslocou até a sede da STTU.

O Seturn justificou que a retirada das linhas se deve à insegurança para colaboradores, usuários e patrimônio, aos ataques criminosos ocorridos em março passado, à falta de logística de trânsito no terminal e ao fator econômico, já que, segundo eles, não há demanda que justifique a passagem dos coletivos no bairro, além do déficit financeiro diante dos altos custos de operação na região e em toda a cidade.

Além disso, o corpo técnico do sindicato apontou que a região é atendida pelas linhas 25, 33, 35, 37, 38, 43, 59, 75 e 84, alegando que o bairro tem oferta de serviço adequada.


Sexta-feira Santa convida a reviver a Paixão do Senhor e com Ele percorrer o caminho de seu calvário


Sexta-feira Santa, como estabelece a liturgia do Tempo Litúrgico na Igreja, é o dia do silêncio e da adoração, dia no qual se medita com a Via-Sacra a Paixão de Cristo e se repercorre com Jesus o caminho da dor que leva à sua morte, uma morte que, sabemos, não é para sempre. A  cor vermelha marca a celebração da Paixão do Senhor e o dia é marcado por jejum e abstinência. Segundo antiquíssima tradição, a Igreja na Sexta-feira e no Sábado não celebra os sacramentos. Na tarde deste dia, pelas três horas, a não ser que razões pastorais aconselhem horas mais tardias, procede-se a celebração da Paixão do Senhor, que consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

Nesta Sexta-feira Santa, dia 7 de abril, as igrejas estão silenciosas. Na liturgia não há canto, não há música e não se celebra a Eucaristia, porque todo espaço é dedicado à Paixão e à morte de Jesus. Ajoelhamo-nos, para simbolizar a humilhação do homem terreno e a coparticipação ao sofrimento do Senhor. Porém, não é um dia de luto, mas um dia de contemplação do amor de Deus que chega para sacrificar o próprio Filho, verdadeiro Cordeiro pascal, para a salvação da humanidade.

A adoração da Cruz

A Cruz está presente na vida de todos os cristãos desde a purificação do pecado no Batismo, absolvição do Sacramento da Reconciliação, até o último momento da vida terrena com a Unção dos enfermos. Na Sexta-feira Santa somos convidados a adorar a Cruz para o dom da salvação que conseguimos através da sua vinda.

Depois da ascese quaresmal o cristão está preparado para não fugir do sofrimento. Nesta ano durante a liturgia os fiéis não tocarão a Cruz, não a beijarão, não estarão presentes nas igrejas por causa da pandemia do coronavírus, mas como pediu Francisco vamos abrir o coração na oração: “Não se esqueçam: Crucifixo e Evangelho. A liturgia doméstica será essa”. “Nos fará bem olhar o crucifixo em silêncio e ver quem é o nosso Senhor: é Aquele que não aponta o dedo contra ninguém, mas abre os braços para todos”, disse na catequese de quarta-feira.

No calvário com Jesus e com quem passa fome

Também é na Sexta-feira da Paixão que, em muitos lugares do Brasil e do mundo, grupos realizam a encenação da Via-Sacra que revive, por meio das estações, o caminho do calvário de Cristo. O Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Edições CNBB produziram uma publicação especial sobre a Via-Sacra baseada no tema da Campanha da Fraternidade 2023 que é a fome.  Uma das colaboradoras na organização do material, foi a Ulsieni Rosani de Souza Vigneron, da diocese de Campanha (MG). “Sugiro que cada um ao rezar a Via-Sacra também faça momentos de reflexão, silêncio e reze por sua comunidade. E, principalmente, pense o que cada um pode fazer para colocar o pão na mesa daquele que não tem o que comer”, disse.

O coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, lembra que este ano também foi feito um esforço, pela Maria de Roma, de Varginha (MG), de compôr os refrões meditativos para cada estação da Via-Sacra da CF 2023. “Os refrões fazem a junção e comunhão entre o mistério de Jesus Cristo, que morre na cruz, e o mistério do faminto e dos empobrecidos que hoje também padecem com suas cruzes”, disse o padre.

 

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Quinta-feira da Santa: Igreja celebra as instituições da Eucaristia e do sacerdócio, os Santos Óleos e o início do Tríduo Pascal


A Quinta-feira Santa na Igreja Católica é marcada por duas grandes celebrações, as quais possuem cada uma diversos significados e momentos únicos para a fé dos católicos. Pela manhã, o clero de todas as dioceses, padres e diáconos, celebram junto com seu respectivo bispo a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. À noite, nas comunidades paroquiais, é celebrada a Missa que dá início ao Tríduo Pascal, popularmente chamada de Missa de Lava Pés.
Santos Óleos

A Missa dos Santos Óleos, que reúne o bispo diocesano com seu clero, na catedral sede da respectiva arqui/diocese, é marcada pela recordação da instituição ministério sacerdotal, oportunidade de renovação das promessas sacerdotais. Na mesma liturgia, há a unção do óleo da unção dos enfermos (usado pelos presbíteros para ungir idosos e doentes), o óleo dos catecúmenos (usado pelos presbíteros e diáconos no Batismo) e o óleo do santo crisma (usado pelos diáconos e presbíteros no Batismo, e pelo bispo na Confirmação, nas Ordenações de bispos e de presbíteros, na Consagração de igrejas e altares).

De acordo com o bispo de Santa Cruz do Sul, dom Alberto Dilli, esta celebração da Missa do Crisma, presidida pelo bispo, “é considerada uma das principais manifestações da plenitude do seu sacerdócio e sinal de estreita união dos presbíteros com ele”.

Um dos elos que relacionam a celebração da manhã com a da noite é o destaque à instituição da Eucaristia por Jesus na última ceia, a qual é recordada pela Igreja de forma especial na Quinta-feira Santa. A Liturgia da Palavra, nas duas celebrações, recorda esse acontecimento.

Na missa da noite, da Ceia do Senhor, explica o bispo de Marabá (PA), dom Vital Corbellini: “a instituição da Eucaristia está bem presente na Carta de São Paulo aos Coríntios” (1 Cor 11, 23-26)”. O trecho do Evangelho, de João, dá destaque ao lava-pés.

“O lava-pés aludiu à atitude de Jesus que sendo Mestre e Senhor ensinou a todos a importância do serviço, de se lavar os pés uns dos outros, de buscar uma vida de pessoas serviçais, sempre prontos a ajudar os outros, para que todas as pessoas cumpram uma missão de servir, diante do povo e diante de Deus”, completa dom Vital.

Início do Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal, ápice da Semana Santa, tem início na noite da Quinta-feira Santa e segue até as segundas vésperas do Domingo de Páscoa. A primeira parte é a Celebração da Ceia do Senhor, seguida da Paixão de Cristo, na sexta-feira, e a Vigília Pascal, no sábado.

“A Última Ceia de Jesus, da qual fazemos memória nesta liturgia sagrada, isto é, a sua morte na cruz, que meditaremos na Sexta-Feira Santa à tarde, e a sua ressurreição (iniciando com a grande e solene Vigília Pascal), constituem os momentos de um mesmo mistério, o da Páscoa de Cristo, isto é, a sua passagem deste mundo para o mundo do Pai. Uma passagem dolorosa e alegre”, explicou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta.

Campina Grande divulga programação completa do São João 2023; veja os shows

 


A programação completa do São João 2023 de Campina Grande foi divulgada nesta quarta-feira (5) e o show de abertura vai ser no dia 1º de junho, com shows de Geraldo Azevedo, Chico César, Alcymar Monteiro e Biliu de Campina. Este ano, o evento, que é conhecido como O Maior São João do Mundo, comemora 40 anos de existência.

Segundo o g1PB, entre os destaques, estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho. 

Wesley Safadão, Eliane, Capilé, Fabiano Guimarães, Luan, Geraldo Azevedo, João Gama, Gusttavo Lima, Santana, Waldonys, Alok e Flávio José estão entre os nomes confirmados.

O anúncio oficial da programação aconteceu em um evento realizado pela nova empresa organizadora do São João de Campina Grande e pela prefeitura da cidade, na sede da Federação das Indústrias Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). 

Entre as novidades já anunciadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para o São João 2023 de Campina Grande estão o nome da nova empresa responsável pela gestão da festa e a descentralização da programação, com a criação do "Quadrilhódromo". A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, responsável pelo evento, é mesma que realiza um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato. 
 

Programação completa do São João 2023 de Campina Grande

1º de junho (quinta-feira)

  • Geraldo Azevedo
  • Chico César
  • Alcymar Monteiro
  • Biliu de Campina

2 de junho (sexta-feira)

  • Gusttavo Lima
  • Flávio José
  • Manim Vaqueiro
  • Forró Real

3 de junho (sábado)

  • Wesley Safadão
  • Marcinho Sensação
  • Galã
  • Nathan Vinícius 

4 de junho (domingo)

  • Iguinho e Lulinha
  • Henry Freitas
  • Lucas Aboiador
  • Karkará

6 de junho (terça-feira)

  • Padre Nilson
  • Teto Fonsêca

7 de junho (quarta-feira)

  • João Gomes
  • Luan Estilizado
  • Eric Land

8 de junho (quinta-feira)

  • Vitor Fernandes
  • Wallas Arrais
  • Os Três do Nordeste
  • Fabinho Testado

9 de junho (sexta-feira)

  • Tarcísio do Acordeon
  • Taty Girl
  • Lipe Lucena
  • Eliane

10 de junho (sábado)

  • Simone Mendes
  • Felipe Amorim
  • Japãozin
  • Iohannes

11 de junho (domingo)

  • Solange Almeida
  • Pablo
  • Tyrone
  • Ramon e Randinho

12 de junho (segunda-feira)

  • Calcinha Preta
  • Limão com Mel
  • Desejo de Menina
  • Alexandre Tan

14 de junho (quarta-feira)

  • Renan da Resenha
  • Mução

15 de junho (quinta-feira)

  • Léo Santana
  • Magníficos
  • Sâmya Maia

16 de junho (sexta-feira)

  • Xand Avião
  • Ávine Vinny
  • Brasas do Forró

17 de junho (sábado)

  • Murilo Huff
  • Dorgival Dantas
  • Zé Cantor
  • Jefferson Arretado

18 de junho (domingo)

  • Matheus e Kauan
  • Raí Saia Rodada
  • Banda Cascavel

20 de junho (terça-feira)

  • Padre Fábio de Melo
  • Elson Júnior

21 de junho (quarta-feira)

  • Mano Walter
  • Matheus Fernandes
  • Fabiano Guimarães

22 de junho (quinta-feira)

  • Alok
  • Ícaro e Gilmar
  • Alanzin Coreano

23 de junho (sexta-feira)

  • Elba Ramalho
  • Capilé
  • Amazan
  • Sofia Gayoso

24 de junho (sábado)

  • Fagner
  • Roberta Miranda
  • Jonny Garotinho
  • Fabrício Rodrigues

25 de junho (domingo)

  • Alceu Valença
  • Humberto e Ronaldo
  • Guilherme Dantas
  • Ton Oliveira 

27 de junho (terça-feira)

  • Marcos Freire
  • Andreson Freire

28 de junho (quarta-feira)

  • Priscila Senna
  • Naiara Azevedo
  • Márcia Fellipe

29 de junho (quinta-feira)

  • Menos é Mais
  • Gustavo Mioto
  • Gegê Bismarck
  • Santana

30 de junho (sexta-feira)

  • Nattan
  • Toca do Vale
  • Ranniere Gomes

1º de julho (sábado)

  • Bruno e Marrone
  • Jonas Esticado
  • Walkiria Santos
  • Na Pegada do Coyote

2 de julho (domingo)

  • Mari Fernandez
  • Zé Vaqueiro
  • Waldonys
  • Nonato Neto

Caicó está entre os destinos mais procurados no RN no FERIADO DA SEMANA SANTA

 


As empresas de transporte que atuam no setor intermunicipal rodoviário do Rio Grande do Norte vão disponibilizar até 78 horários extras no feriado da Semana Santa. A projeção é da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN – Transpasse, entidade que reúne as cinco viações que atuam no segmento: Alves, Cabral, Jardinense, Nordeste e Riograndense.

Segundo o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, as empresas esperam um aumento de demanda em até 40% para o período. “É um momento de união para muitas pessoas, que vão se reunir com suas famílias, passar o feriado ao lado dos familiares, enquanto outras querem descansar e curtir uma praia, por exemplo. Então, acreditamos que haverá o aumento na demanda”, afirma.

Wellington considera que os 78 horários extras vão atender toda a população que queira se locomover para os interiores do RN. “Vamos disponibilizar até 78 horários extras, que já começam a sair nesta quinta-feira (6). Certamente, este número vai suprir o atendimento a todos que estejam se locomovendo no período”, pontua.

O diretor destaca a importância da compra antecipada de passagens que pode ser feita no guichê da Transpasse, na Rodoviária Nova. “Comprando a passagem de forma antecipada, o cliente escolhe o assento onde vai viajar, o que garante mais conforto. O guichê da Transpasse vai permanecer funcionando das 5h às 22h para atender a toda população”, destaca.

Segundo o Portal da TV Tropical, Caicó, Mossoró, Pau do Ferros, Macau, Touros, Nova Cruz, Pipa e São Miguel do Gostoso são os destinos mais procurados.

 

Eletrobras abre novo processo seletivo com 351 vagas

 

A Eletrobras abriu novo processo seletivo com 351 vagas para contratação de profissionais para as subsidiárias CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte e Furnas, presentes em todas as regiões do Brasil. As oportunidades são para cargos dos níveis médio/técnico e superior. 

As contratações para posições efetivas serão feitas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e serão para áreas operacionais, de manutenção e operação.

Há vagas para nível médio/técnico, com formação em Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Química, Edificações, Agrimensura, entre outras. Além de nível superior, em carreiras de Engenharia.

As remunerações são variáveis conforme o cargo. Confira todas as vagas abertas na Eletrobras aqui!

Além do vale-transporte, serão oferecidos benefícios como auxílio alimentação/refeição, previdência complementar, plano de saúde, plano odontológico e auxílio creche e pré-escola (até seis anos para dependentes). 

A Eletrobras ainda tem programas de desenvolvimento interno, como a Universidade Corporativa, que oferece o desenvolvimento de diversas competências para alcançarmos nossas metas empresariais.

Há também o Programa Empregado Educador, como incentivo à disseminação do conhecimento e ao reconhecimento da experiência profissional de cada um internamente.

Como se inscrever?

O primeiro passo é acessar o site da TAQE e encontrar a vaga que se encaixa em seu perfil profissional. Em seguida, será preciso criar seu perfil, preencher dados e responder a questionários e testes prévios.

As datas para inscrição variam conforme cada cargo. 

Primeiro processo seletivo da Eletrobras após privatização

Este é o primeiro processo seletivo aberto pela Eletrobras depois de sua privatização, realizada em 2022. Por esse motivo, a companhia não realiza mais concursos públicos.

Agora, devem ser feitas seleções nos moldes de uma empresa privada, com vagas celetistas.

Segundo a Eletrobras, essa é uma oportunidade de direcionar as contratações a fim de aumentar a diversidade no seu quadro de funcionários, a partir de novos talentos.

"Com o processo seletivo, as empresas Eletrobras avançam na direção de um quadro de colaboradores com uma rica composição de jovens talentos e experientes profissionais, incentivando a troca de experiências e aprendizado", informou a Eletrobras.

Saiba como foi o último concurso Eletrobras

Aberto em 2022, o último concurso público para Eletrobras contou com 137 vagas destinadas a Eletronuclear. As chances foram para atuação nas cidades do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis, no Estado Fluminense.

No nível médio/técnico foram disponibilizadas 33 vagas para os cargos de profissional de proteção radiológica, segurança de área protegida nuclear, segurança do trabalho e técnicos eletricista, em construção civil, em eletromecânica, em eletrônica, em eletrotécnica, em meio ambiente e em química.

Os ganhos, nesse caso, eram de R$3.653,06, para os lotados em Angra dos Reis, e R$3.740,73, para atuação na cidade do Rio de Janeiro.

Já no nível superior, a oferta foi de 104 vagas para os cargos de administrador, advogado, arquivista, assistente social, biólogo, contador, designer, economista, engenheiro (diversas áreas), físico, químico, pedagogo e analistas.

Os aprovados, nessas carreiras, teriam ganhos de R$7.209,26, para atuação em Angra dos Reis, e R$7.382,28, para o Rio de Janeiro.

 

Novo concurso Ibama é solicitado para cargos de nível superior


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) solicita a realização de um novo concurso para cargos de nível superior. O pedido é para preenchimento de todos os cargos vagos para analista administrativo e analista ambiental. 

Ambos os cargos exigem nível superior em qualquer área. A remuneração é de R$8.547,64, já com o auxílio-alimentação de R$458 e a gratificação de desempenho.

A recomposição do quadro de pessoal do Ibama e a abertura de novos concursos foram discutidas no seminário da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama - PECMA, no Distrito Federal.

"Está em trâmite a proposta de concurso para analistas administrativos e analistas ambientais. Fizemos um levantamento e já temos um estudo técnico", disse Wagner Rosa da Silva, diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama. 

De acordo com o diretor, a maior demanda é para analista ambiental nas áreas finalísticas. Para que o concurso seja realizado é preciso que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorize o preenchimento dos cargos. Até o momento, a proposta está em análise.

Antes da abertura do próximo concurso Ibama, a autarquia espera que a Presidência da República publique um decreto para nomeação de todos os aprovados no cadastro de reserva do concurso de 2021. Isso significaria um aval para provimento de 257 vagas. 

No caso desse decreto, a análise é feita pela Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, bem como pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Transformação de cargos do Ibama está em análise

Há ainda uma proposta de transformação da maioria dos cargos de nível médio do Ibama em cargos de nível superior. 

A ideia é transformar os 1.174 cargos vagos de técnico administrativo (nível médio) em 379 cargos de analista administrativo (nível superior) e 159 cargos de analista ambiental (nível superior), sem que isso represente aumento de recursos. 

Além da transformação dos cargos do antigo PECMA para os cargos da carreira de Especialista em Meio Ambiente do Ibama. 

Seriam transformados 489 cargos de nível superior e 456 de nível médio, da carreira do Plano Especial de Cargos do Meio Ambiente (PECMA), em 697 cargos de nível superior (analistas) do Ibama.

De acordo com a diretoria do Ibama, mais cargos de nível superior garantiriam uma menor rotatividade de servidores e uma maior qualificação. Em resumo, o Ibama prevê a implementação das seguintes medidas: 

► Ingresso imediato de mais 257 novos servidores, por meio de autorização de provimento adicional de concurso vigente;

► Incremento de 538 cargos de Nível Superior (Analistas), sem aumento de despesa, pela transformação de 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo;

► Incremento de 697 cargos de Nível Superior (Analistas), sem aumento de despesa, pela transformação de 489 cargos de Nível Superior e 456 de Nível Intermediário, existentes no Quadro de Pessoal do Ibama e não pertencentes à Carreira de Especialistas em Meio Ambiente;

► Alteração do perfil qualitativo da carreira de Especialista em Meio Ambiente, com aproximadamente ¾ de cargos de Nível Superior. 

Presidente confirma trabalhos para novo concurso Ibama

Em fevereiro deste ano, ao assumir a presidência do Ibama, Rodrigo Agostinho, informou que a atual estrutura do órgão é 'muito menor' do que a necessária e que um novo concurso público será realizado

"Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária", informou, em resposta à jornalistas, após a cerimônia de posse.

O presidente ainda sinalizou que novas convocações de aprovados no último concurso Ibama, aberto em 2021, podem ser feitas em breve. Segundo Agostinho, parte das chamadas já está autorizada e deve ocorrer o mais rápido possível. 

"Não conseguimos chamar todos (os excedentes) agora porque depende de autorização presidencial (do presidente da República). Mas vamos chamar uma parte. Gostaria que fosse o mais rápido possível", disse Agostinho em resposta a uma representante dos aprovados na seleção. 

O último concurso para o Ibama teve edital divulgado em 2021. Foram disponibilizadas 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas, de nível superior.

 

OBMEP chega à 18ª edição com número recorde de participantes


A Obmep, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, chega à sua 18ª edição com número recorde de participantes.

18 milhões e 300 mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estão inscritos para as provas da primeira fase, que ocorrem no dia 30 de maio.

Promovida pelo Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, a 18ª Obmep teve 55 mil e 300 instituições com inscritos, de 5.563 cidades.

Considerada a maior competição científica do país, a olimpíada visa contribuir para o estímulo do estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

E a 18ª Obmep tem como novidade o aumento no número de medalhas. Em nível nacional, serão distribuídas 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do PIC, o Programa de Iniciação Científica Jr., como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de R$ 300.

As provas da segunda fase ocorrem em 7 de outubro, e o resultado final, com os ganhadores, será divulgado em dezembro.

 

Governo quer parceria de caminhoneiros no combate a abuso infantil


Para ampliar o alcance da campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todo 18 de maio, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vai retomar a parceria dos caminhoneiros como atores estratégicos para ações de prevenção a violações de direitos.

Para isso, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente iniciou diálogo com a CNTA, Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.

A diretora de Proteção da Criança e do Adolescente, do ministério, Maria Luiza Moura Oliveira, avaliou a aproximação como importante e bem-vinda, pois os caminhoneiro podem participar diretamente da linha de proteção de crianças e adolescentes no país.

Após reunião com a equipe do Ministério dos Direitos Humanos, o assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNTA, Alan Medeiros, afirmou que os profissionais da estrada têm o papel de agente que denuncia ocorrências e casos suspeitos.

Ele destacou que, pelo fato dos caminhoneiros estarem nas rodovias todos dias, acabam encontrando situações flagrantes e podem ligar imediatamente para o Disque 100 para denunciar.

No ano 2000, a data de 18 de maio foi instituída por decreto em memória da menina Araceli, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no trajeto da escola para casa. O fato ocorreu em 1973.

 

PLACAR DO FUTEBOL FI: Confira todos os RESULTADOS da QUARTA-FEIRA

 

A quarta-feira foi agitada no futebol brasileiro e no mundo. Destaque para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista da A2, entre Novorizontino e Ponte Preta que terminou empatada por 1 a 1. Como não poderia falta, o PLACAR FI acompanhou todos os jogos do Brasil e Mundo e traz para você torcedor todos os resultados desta quarta-feira.

O dia ainda teve Flamengo e Palmeiras tropeçando em suas estreias na Libertadores e o Fluminense sendo o único brasileiro a vencer na competição até o momento. Fortaleza e América-MG fizeram bonito na Sul-Americana.

PAULISTA – A2 – FINAL – 1ª RODADA

Novorizontino 1 x 1 Ponte Preta

LIBERTADORES – FASE DE GRUPOS – 1ª RODADA

Aucas (EQU) 2 x 1 Flamengo

Bolívar (BOL) 3 x 1 Palmeiras

Sporting Cristal (PER) 1 x 3 Fluminense

Cerro Porteño (PAR) 2 x 1 Barcelona (EQU)

Ñublense (CHI) 0 x 2 Racing Club (ARG)

Patronato (ARG) 1 x 2 Atlético Nacional (COL)
Deportivo Pereira (COL) 1 x 1 Colo-Colo (CHI)

SUL-AMERICANA – FASE DE GRUPOS – 1ª RODADA

América-MG 4 x 1 Peñarol (URU)

Fortaleza 4 x 0 Palestino (CHI)

Gimnasia y Esgrima (ARG) 0 x 1 Universitario (PER)

Danubio (URU) 2 x 0 Emelec (EQU)

Oriente Petrolero (BOL) 0 x 1 Estudiantes (ARG)

PERNAMBUCANO – QUARTAS DE FINAL – 1ª RODADA

Náutico-PE 1 (13) x (14) 1 Salgueiro

MATO-GROSSENSE – FINAL – 1ª RODADA

União-MT 0 x 2 Cuiabá-MT

POTIGUAR – 2ª FASE – 4ª RODADA

ABC-RN 2 x 0 Potiguar-RN

BRASILEIRO – SUB-20 – 1ª FASE – 6ª RODADA

Botafogo 1 x 4 América-MG

Bahia 3 x 3 Cruzeiro

Goiás 0 x 0 Grêmio

COPAS INTERNACIONAIS – 1ª RODADA

Barcelona 0 x 4 Real Madrid

INGLÊS – 29ª RODADA

West Ham 1 x 5 Newcastle

Manchester United 1 x 0 Brentford

PORTUGUÊS – 26ª RODADA

Gil Vicente 0 x 0 Sporting

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Terezinha Maia requer recuperação da Delegacia da Mulher em Caicó


A deputada estadual Terezinha Maia (PL) chamou atenção para a estrutura da Delegacia da Mulher de Caicó. Em visita à região Seridó, a parlamentar esteve na delegacia especializada, que fica dentro da Central do Cidadão, e conferiu a estrutura do prédio.

“O prédio é inadequado para as mulheres que são vítimas das agressões. Elas passam no meio de muitas pessoas que estão sendo atendidas na Central e existem casos de constrangimento vivido por essas mulheres”, destacou.

Preocupada, a deputada protocolou requerimento pedindo recuperação do prédio. “Desde 2017 que a delegacia está abandonada. E o local atual oferece espaço para ampliar e oferecer melhor atendimento às mulheres vítimas de violência em Caicó e região”, completou.

Na oportunidade, a parlamentar esteve também no paredão do açude Itans e no Abrigo Professor Pedro Gurgel, em Caicó, “onde nosso mandato está comprometido em somar forças para ajudar essa instituição tão importante para nossa região”.

Câmara de Natal - RN abre novo Concurso Público com 46 vagas


A Câmara de Natal, no estado do Rio Grande do Norte informa abertura de novo Concurso Público, que tem objetivo de preencher 46vagas e formar cadastro reserva com profissionais de nível médio e superior.

Conforme o edital, confira as oportunidades: Técnico Legislativo - Técnico em Administração (5); Técnico em Eletroeletrônica (1); Técnico em Eventos (2); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (2); Técnico em Rede de Computadores (2); Assistente Legislativo - Administração (4); Assistente Geral (Generalista) (12); Assistente Legislativo- Arquivista (1); Arquiteto Urbanista (1); Biblioteconomista (1); Ciências Contábeis (3); Assistente Legislativo- Economia (1); Engenheiro Civil (1); Engenheiro da Computação (2); Gestão Pública (3); Jornalista (1); Assistente Legislativo - Letras (2); Pedagogo (1); Assistente Legislativo - Pregoeiro (1).

Ao serem admitidos, os estagiários deverão cumprir jornadas de 30 horas semanais e contarão com bolsa-auxílio de R$ 1.916,15 a R$ 2.949,80.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever no período de 10 de abril de 2023 a 10 de maio de 2023, pelo site da organizadora.,com taxa de R$ 95,00 a R$ 105,00.

A classificação dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 2 de julho de 2023 e prova de títulos.

Vigência

O prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Município (DOM), podendo ser prorrogado uma única vez, por mais dois anos.

Quatro crianças são mortas após homem invadir creche com machado


Quatro crianças foram mortas na manhã desta quarta-feira (05) após um homem de 25 anos invadir uma creche na cidade de Blumenau/SC. O crime aconteceu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor.

Três meninos e uma menina foram mortos com golpes de uma machadinha. Outras quatro crianças ficaram feridas, de acordo com as informações iniciais repassadas pela polícia. As vítimas fatais tinham entre 5 e 7 anos de idade.

Para entrar na creche particular, o homem pulou o muro. Após desferir os golpes, aparentemente de maneira aleatória, ele voltou a pular o muro para sair. Em seguida, ele foi de moto até um quartel da PM, onde se entregou.

Um delegado da Polícia Civil disse em entrevista à Record TV que "não se sabe se ele era parente de alguma criança da creche. Estamos empenhados na descoberta da motivação [do ataque]".

Segundo o comandante Felipe, da PM, o homem "tem outras passagens pela polícia" e, ao se entregar "não falou nada".

Mario Hildebrandt, prefeito de Blumenau, também está no local do ataque e disse que a prefeitura prestará toda a assistência às famílias das vítimas. Segundo ele, as aulas na creche estão suspensas hoje e amanhã. Será decretado luto oficial de 30 dias.

Com informações do R7.com

Caicoense Wellington Cassimiro é convidado para projeto de intercâmbio cultural do teatro de Nova Jerusalém-PE


O caicoense Wellington Cassimiro foi um dos convidados para projeto de intercâmbio cultural do teatro de Nova Jerusalém PE.  
 
Em visita por mais um ano a Fazenda Nova-PE, onde acontece o espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o produtor cultural Wellington Cassimiro foi um dos convidados a fazer parte de um projeto de intercâmbio cultural da Fazenda Nova.
O projeto será apresentado em várias cidades do RN e Paraíba. A finalidade do projeto é levar a arte de Nova Jerusalém mais próximo das pessoas, através de Workshop,  palestras, gastronomia apresentações teatrais e o intercâmbio de também levar e trazer pessoas para conhecer o maior espetáculo ao ar livre do mundo (Paixão de Cristo em Nova Jerusalém PE.  
 
Juntamente com Wellington Cassimiro estará o ourobranquense Reinaldo Freitas ( ex-secretário de cultura de Ouro Branco RN). Eles serão os responsáveis no estados citados para fazer o intercâmbio acontecer.
 
 

Família de homem que morreu dentro de viatura da PRF vai receber mais de 120 milhões


O Ministério Público Federal (MPF) concordou que a União seja condenada a pagar R$ 128 milhões em danos morais coletivos pela morte de Genivaldo de Jesus Santos, um homem negro, que morreu em maio de 2022, asfixiado por dois policiais rodoviários federais em uma viatura da corporação, em Sergipe.

O valor foi estipulado em ação civil pública proposta pela Educafro e pelo Centro Santos Dias de Direitos Humanos. As entidades argumentam que o episódio ilustra o racismo estrutural que acomete diversas instituições, em especial a Polícia Rodoviária Federal (PRF), razão pela qual o dano moral, nesse caso, tem caráter coletivo, independentemente do dano individual.

A quantia pedida tem como base a indenização paga no caso George Floyd, homem negro de 46 anos que foi morto asfixiado por um policial que usou o joelho para pressionar seu pescoço contra o asfalto. O crime ocorreu na cidade norte-americana de Minneapolis, em maio de 2020. No caso, o valor correspondente em dólares foi pago pelo município à família da vítima, em acordo extrajudicial.

No Brasil, as instituições autoras da ação pedem que o dinheiro seja destinado a um fundo de combate ao racismo estrutural. A procuradora Martha Carvalho Dias de Figueiredo, que assina o parecer do MPF, concordou com essa destinação. Ela escreveu que a quantia é adequada “levando-se em consideração aspectos como a gravidade e repercussão dos fatos, assim como também o caráter punitivo e pedagógico da condenação em danos morais”.

Outro pedido, que também recebeu parecer favorável pelo MPF, é que sejam instaladas câmeras nos veículos e uniformes de agentes da PRF, com objetivo de evitar ocorrências semelhantes à que vitimou Genivaldo. O Ministério Público já havia recomendado a adoção da medida. No mês passado, a PRF acatou a recomendação e abriu estudos para a adoção dos equipamentos.

Na ação civil pública, a União manifestou-se, de início, pela improcedência dos pedidos, alegando não ter ficado demonstrado o dano moral coletivo, entre outros argumentos. Em seguida ao parecer do MPF, entretanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) sugeriu a suspensão do processo por 60 dias, para que seja feita uma tentativa de conciliação no caso, que corre na 7ª Vara Federal de Sergipe.

Na esfera criminal, a Justiça de Sergipe determinou, em janeiro, que os três agentes da PRF envolvidos no caso sejam submetidos a júri popular pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado.

 

Professores decidem manter greve e apresentam contraproposta ao governo do RN


Os professores da rede estadual de Educação decidiram manter a greve da categoria, iniciada ainda em março. A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa terça-feira (04).

De acordo com o Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), os professores ainda aprovaram uma contraproposta com o intuito de reabrir as negociações com o governo estadual.

A ideia será levada para o Executivo nos próximos dias. A proposta prevê o pagamento de 7,21% em abril (para ativos e aposentados); 3,61% em agosto (para ativos e aposentados); 3,41% em setembro (para ativos e aposentados); com o retroativo ainda neste ano também para os ativos e aposentados.

Agenda de ações

A categoria também aprovou uma nova agenda de ações durante a greve. Na próxima terça-feira (11), os professores vão realizar uma caminhada do Midway até a governadoria. No dia seguinte, uma nova assembleia será realizada.

 

UFCG divulga abertura de três novos Processos Seletivos

 


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciou a realização de três novos Processos Seletivos, que tem como finalidade o preenchimento de cinco vagas destinadas à contratação de Professores Substitutos.

Há oportunidades disponíveis entre as seguintes áreas de conhecimento, conforme os respectivos editais:

  • Edital nº 02/2023: Inglês (1);
  • Edital nº 03/2023: Enfermagem em Intercorrências Clínicas e Estágio Supervisionado em Intercorrências Clínicas, História da Enfermagem e Legislação Profissional, Segurança do Trabalho, Saúde da Pessoa Idosa e Estágio Supervisionado em Fundamentos de Enfermagem (2);
  • Edital nº 04/2023: Filosofia e Sociologia (1) e Matemática (1);

Para concorrer a uma das chances, é necessário que o candidato possua graduação em nível superior. Ao ser contratado, o docente deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais, e receberá uma remuneração mensal de R$ 3.130,85.

Inscrição e Seleção

Os interessados em participar do Processo Seletivo podem realizar a inscrição entre os dias 30 de março de 2023 e 10 de abril de 2023, por meio do site da UFCG. Toda a documentação exigida deverá ser enviada digitalizada em formato PDF, através de peticionamento via SEI, observando os procedimentos em "Usuários Externos" em endereço eletrônico. Há taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

A classificação constará de dois tipos de provas, realizadas na seguinte ordem: prova didática, prevista para acontecer entre os dias 24 e 27 de abril de 2023, e prova de títulos, prevista para acontecer no dia 4 de maio de 2023.

Esse Processo Seletivo Simplificado terá validade de um ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado do processo seletivo pelo DOU, sendo possível a prorrogação por igual período, mediante expressa e pública decisão da UFCG.

 

Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril


A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo irá lançar até o dia 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal.  

Esther Dweck destacou que há previsão no orçamento deste ano para realização dos concursos, que irão priorizar os órgãos com maior déficit de pessoal.  

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).  

Até o fim do ano, segundo a ministra, devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.  

Reajuste salarial

Sobre a concessão do reajuste salarial linear de 9% aos servidores federais, Esther Dweck explicou que é preciso que Congresso Nacional aprove uma adequação de rubricas na Lei Orçamentária de 2023.  

Na última sexta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Parlamento projeto de lei com a alteração. A expectativa do governo é de que a aprovação da proposta ocorra ainda este mês.  

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou a ministra em entrevista ao programa A Voz do Brasil.  

A negociação salarial, acordada com cerca de 100 entidades sindicais, prevê ainda aumento de R$ 200 no auxílio alimentação dos servidores. Conforme a ministra, o valor adicional já será depositado no pagamento de maio. 

Desde 2016, a maioria das categorias do funcionalismo federal não teve reajuste salarial. Em fevereiro, o ministério retomou a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos federais, que servirá para discutir recuperação salarial e reestruturação de carreiras. A mesa foi instalada pela primeira vez em 2013. 

Edição: Aline Leal