Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Novenário da Festa de Sant’Ana de Caicó começa nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira (21), a Festa de Sant’Ana de Caicó celebra o 1º dia do novenário.  Às 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento. O pregador será o Pe. Edson Medeiros de Araújo, Pároco de São Sebastião em Parelhas-RN. A novena tem como subtema: Vocação: tesouro escondido, pérola encontrada. (Mt 13, 44-46).

O noitário é dedicado aos Hospitais, clínicas, laboratórios, Hemocentro, farmácias, planos e seguros de saúde; IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde (UBS, CRAS, CAPS AD, CAPS 3, SAMU, CEREST, CRI/CRA, CCZ). Entidades associativas: ADESE, COOPETESE, Pastorais Sociais nossa Diocese (Cáritas Diocesana de Caicó, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Vicentinos) SEAPAC, Fazenda da Esperança) SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS, Associação das Bordadeiras e civis.

Ainda na programação da Festa de Sant’Ana, nesta sexta-feira, às 6h30 foi celebrada missa na Catedral de Sant’Ana,

Às 8h – Marcha dos idosos do Seridó e Missa na Catedral de Sant’Ana, onde os idosos percorreram o seguinte itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça Mons. Walfredo Gurgel.

A missa dos idosos será celebrada pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira, Pároco de São Sebastião em Jucurutu-RN.

Às 12h – Missa com novena, tendo como celebrante o Pe. José Alves dos Santos, Pároco de Santa Marta de Betânia em Caicó-RN. Às 18h , a programação religiosa segue com a recitação do Santo Terço.

Na parte social, no Pavilhão de Sant’Ana, a partir das 21 horas, o show musical será da Confraria do Fole.

Já na praça da Liberdade, o bar do coreto apresenta das 2030h às 22h – XXIV Edição Projeto Banda na Praça / 22h às 02h, Show Musical B2.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Festa de Sant’Ana de Caicó será aberta oficialmente nesta quinta-feira

 


A Festa de Sant’Ana de Caicó será aberta oficialmente nesta quinta-feira (20). Às 5h – Alvorada festiva pelas ruas de Caicó (Acorda Caicó).

Das 7 às 12 horas – Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário do Rosário.

Às 18h – abertura oficial da festa, onde haverá solene passeata com hasteamento da bandeira e missa. O itinerário consta da Av. Seridó, Rua Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Cel. Martiniano e Av. Seridó. Também haverá o recebimento da Lei sancionada pelo Governo do Estado reconhecendo a Catedral como Patrimônio, Cultural e Religioso do Rio Grande do Norte.

O celebrante será Dom Francisco Agamenilton Dasmaceno, Bispo Diocesano de Rubiataba  – Morzalândia-GO,

Na parte social, a partir das 20 horas, haverá o tradicional jantar de Sant’Ana, com Show Musical com Solange Silva, Aninha Teresa, Chirs Fernandes e Fátima Morais.

Senhas do jantar ao preço de R$ 20,00, sendo comercializadas nos seguintes pontos de venda: Arleide Ótica, Farmácia Caicó, Livraria Santo Antônio, Paraibana Copiadora e Secretaria Paroquial.

Na praça da Liberdade, no bar do coreto, nesta quinta-feira (20), haverá show com Forró de Boa, a partir das 22h.

38° JANTAR DE SANT’ANA movimenta a parte social da Festa de Sant’Ana nesta quinta



Todos os anos, o dia de abertura da nossa Festa é marcado pelo tradicional jantar, e claro, esse ano não poderia ser diferente!

Hoje (20), logo após o Hasteamento da Bandeira e Santa Missa: 38° JANTAR DE SANT’ANA. A animação musical do evento contará com show de Solange Silva, Aninha Teresa, Chirs Fernandes e Fátima Morais.

Senhas ao preço de R$ 20,00, sendo comercializadas nos seguintes pontos de venda:
• Arleide Ótica
• Farmácia Caicó
• Livraria Santo Antônio
• Paraibana Copiadora
• Secretaria Paroquial

Artista visual, jornalista e produtor Aladim Monteiro vai promover a sexta edição do Salão de Artes Visuais de Caicó

 


O artista visual, jornalista e produtor Aladim Monteiro, promove a sexta edição do Salão de Artes Visuais de Caicó.

Trazendo o sagrado e o profano como tema, pela visão dos artistas convidados.

Instalações de artísticas, Pintura, Fotografia e Videoartes irão compor uma série de obras que serão apresentadas ao público a partir da noite de 25 de julho, sempre às 20H, no Salão Nobre da antiga prefeitura de Caicó – RN.

Este ano, Aladim ressalta um grande ganho: “Teremos como artista convidado o grande Paulo Bruscky , artista Pernambuco reconhecido internacionalmente pelo espólio de suas obras e por manter-se produzindo arte, sendo um dos maiores artistas da arte conceitual do mundo, para além disso, Paulo era amigo e contemporâneo do seridoense Moacy Cirne.

A partir de conversas, fotografias e visitas ao seu ateliê, está sendo desenvolvida uma obra instalação a seis mãos.

Aladim Monteiro, Paulo Bruscky e a atriz Futura Leonardo, que faz uma homenagem a Moacy, a sua importância e o desejo de que seu legado e espólio sejam instrumentos de aprendizado e reflexão.

Artistas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, vão dissertar a respeito de sua visão própria do que é sagrado e profano, numa espécie de autorretrato do artista. A ideia é que sejam construídos altares de arte.

A entrada é franca e para quem deseja mais informações, acessem o Instagram do evento: @salaodeartesvisuaisdecaico.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Encontro das imagens, festa dos doces e abertura do pavilhão cultural marcarão quarta-feira da Festa de Sant’Ana de Caicó

 


A Festa de Sant’Ana não foi aberta oficialmente, mas a quarta-feira (19) será marcada pelo Encontro das imagens peregrinas, que este ano passaram por mais de 300 residências, desde junho, realizando o tradicional novenário, além da imagem peregrina que visitou a zona rural.

Elas se juntarão, as 18 horas, no cruzamento das avenidas Coronel Martiniano e Seridó, com os grupos de peregrinos e ciclistas que partiram de Currais Novos e chegam hoje a Caicó.

A partir das 19h, uma missa campal na lateral da Catedral marcará o encerramento das peregrinações.

Também está na programação de hoje a Festa dos Doces. O evento que faz parte da programação social, acontece desde 2010, quando algumas avós se reuniram para deixar as suas delícias para serem comercializadas, representando a avó Sant’Ana que tem um carinho especial por todos os seus netos.

Ainda terá a abertura do Pavilhão Cultural com o Quarteto MPB que animará todos os peregrinos e turistas que já começaram a chegar para prestigiar toda a programação de uma das maiores festas sócio-religiosas do Rio Grande do Norte.

A programação é uma realização da paróquia de Sant’Ana de Caicó, com apoio da ACAF, projeto Letra e Música do SESC RN, Município de Caicó, Emprotur e Fundação José Augusto. Alem disso, conta com o Patrocínio do Café Santa Clara, Casa só Sertanejo,Del Raysa, Eletrocenter, MC Telecom, Ligzarb, Geração XXI, Slup Sorvetes, SeridoPlast, João Paulo Auto Pecas, Júnior Paulino e Vitakero.

Espetáculo “Terra de Sant’Ana” é destaque em Currais Novos

 


Agende aí! Nesta quarta (19), quinta (20) e sexta (21), a cidade de Currais Novos proporciona um encontro emocionante no mais belo espetáculo sobre a história e cultura do município, o “Terra de Sant’Ana”.

A estreia acontece nesta quarta, dia 19, às 21h, no Largo do Coreto Guarany. Prestigie os artistas locais e se encantem com um belo show de arte e cultura!

Chegada dos Peregrinos marca a pré-abertura da Festa de Sant’Ana de Caicó nesta quarta-feira

 


A cidade de Caicó já vivencia o clima da Festa de Sant’Ana. Nesta quarta-feira (19), às 3 horas – Saída dos peregrinos do Distrito da Palma para a Catedral. Neste dia será encerrada a peregrinação urbana e rural realizada pela paróquia.

Às 17h – No Estádio Senador Dinarte Mariz (O Marizão), o Prefeito Municipal, Dr. Tadeu, e representantes da Paróquia de Sant’Ana acolhem a Caravana “Ilton José de Souza Pacheco” e o grupo de peregrinos Caminhos de Sant’Ana, que virão a pé de Currais Novos, para participar da festa de Sant’Ana.

Em seguida, todos irão em caminhada até o centro da cidade de Caicó, onde haverá concentração de todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município. Em frente à Catedral, será celebrada missa em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares, os encontros de oração em preparação para a Festa de Sant’Ana.

Ainda acontece a Festa dos Doces, a partir das 20 horas, no pátio da Catedral e o evento conta com o funcionamento do Pavilhão de Sant’Ana e música ao vivo das 20h às 23 horas, tendo como atração o Quarteto MPB.

A parte social da Festa de Sant’Ana também conta com apresentações em variados setores da cidade. No bar do coreto, a atração nesta quarta-feira será o cantor Wall Dutra, a partir das 22 horas.

terça-feira, 18 de julho de 2023

PEREGRINOS DE SANT'ANA: Na sua 24ª caminhada - Caravana Ilton Pacheco passa por São José do Seridó na manhã desta terça-feira






Os integrantes da Caravana Ilton Pacheco passaram nessa manhã pela cidade de São José do Seridó, onde foram recebidos pelo Prefeito Jackson Dantas, primeira Dama Ilca Bezerra, secretários, idosos do Palácio da Sabedoria, assessores municipais e a comunidade em geral.

A caravana entrou na cidade pela RN 288, seguindo pela rua Manoel Theodoro até a igreja matriz de São José.

Os peregrinos de Sant'Ana foram recepcionados ao som da  filarmônica Jimmy de Medeiros Brito e ao adentrar na igreja fizeram suas preces ao glorioso São José. 

Em seguida retornaram a RN 288 e seguiram até o sitio Pedra Preta, onde pernoitarão e nas primeiras horas da manhã seguirão com destino ao município de Caicó.

Por Carlos Felipe - Correspondente do Correio do Seridó e Jornal da Noite em São José do Seridó 

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 65,95% da capacidade total



Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta terça-feira (18), pelo Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1,565 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 65,95% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No dia 18 de julho de 2022, o manancial estava com 1,139 bilhão de m³, equivalentes a 48,03% da sua capacidade total. 

Atualmente, as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2,715 bilhões de m³, correspondentes a 60,88% da sua capacidade total, que é de 4,460 bilhões de m³. No mesmo período de julho do ano passado, as reservas hídricas acumulavam 1,990 bilhão de metros cúbicos, percentualmente, 45,98% da sua capacidade total de armazenamento. 

A barragem Santa Cruz do Apodi acumula 403,22 milhões de m³, equivalentes a 67,24% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³. Em meados de julho de 2022, o reservatório estava com 263,67 milhões de m³, percentualmente, 43,97% da sua capacidade total. 

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 270,49 milhões de m³, percentualmente, 92,38% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. O terceiro maior manancial do RN acumula 207,30 milhões de m³, no mesmo período de julho do ano passado, o que representava 70,80% da sua capacidade total. 

A barragem de Pau dos Ferros acumula 101,82 milhões de m³, correspondentes a 96,46% da sua capacidade total, que é de 54,85 milhões de m³. Em meados de julho de 2022, o manancial estava com 47,54 milhões de m³, percentualmente, 86,67% da sua capacidade total. 

Além das barragem de Pau dos Ferros e Umari, outros 06 reservatórios com capacidade superior a 05 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, estão com mais de 90% da sua capacidade, são eles: Flechas, localizado em José da Penha, com 100%; o açude público de Encanto, com 99,61%; o açude público de Pilões, Rodeador, em Umarizal, com 96,12%; com 95,42%; o açude Público de Riacho da Cruz, com 93,54%; Mendubim, em Assu, com 94,47%; o açude público de Marcelino Vieira, com 93,48%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 91,66%. 

Já os reservatórios que estão com volumes inferiores a 10% da sua capacidade são: Boqueirão de Parelhas, com 9,21%; Marechal Dutra (Gargalheiras), com 4,25%; Esguicho, em Ouro Branco, com 6,66%; Itans, localizado em Caicó, com 2,01%, e Caldeirão de Parelhas, com 1,82%.

Placas de veículos voltarão a informar cidade e estado, prevê projeto

 


Placas veiculares poderão voltar a informar o município e o estado de registro do veículo. É o que estabelece o PL 3.214/2023, em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovada, a matéria seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), a proposição altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). O parlamentar ressalta que, ao longo dos anos, o formato e o conteúdo das placas evoluíram, com alterações que visaram principalmente à padronização e a uma ampliação do número de combinações possíveis para atender à crescente frota de veículos.

Amin considera, no entanto, que a informação ostensiva do local de registro do veículo é importante para as autoridades de trânsito e de segurança pública conseguirem identificar com facilidade a origem de um automóvel em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, argumenta Amin.

O senador destaca também um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação nas placas, o que ajudará a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas.

“Facilita a percepção pelos locais de que o ‘visitante’ passa por hesitações no tráfego em cidade que não é a sua. Por último, tornaria mais fácil o trabalho de levantamento de estatísticas de visitantes em cidades polo de turismo”, diz Amin na justificação.

Placa Mercosul

A atual Placa de Identificação Veicular (PIV) foi criada com a intenção de dificultar falsificações e padronizar as placas dos países que integram o Mercosul. Uruguai adotou a placa em 2015, Argentina, em 2016, Brasil, em 2018 e Paraguai, em 2019. No entanto, a placa Mercosul só passou a ser obrigatória para todos os veículos novos no Brasil a partir de 2020. Para veículos usados, a placa Mercosul substitui a placa cinza em casos específicos, como transferência de propriedade e mudança de estado ou de município.

Apesar de a cidade de origem do veículo não constar na placa Mercosul, um aplicativo oficial do governo federal chamado Sinesp Cidadão fornece essa informação, assim como a situação de regularidade do automóvel.

Rodrigo Gomes, com supervisão de Aline Guedes – Fonte: Agência Senado

Peregrinos de Sant'Ana são recebidos pela população de Cruzeta

 


A XXIV Caminhada “Ilton Pacheco”, popularmente conhecida como “Peregrinos de Sant’Ana”, que marca o início oficial do período da Festa de Sant’Ana de Caicó, foi recepcionada na manhã de segunda-feira (17) pela população cruzetense, a qual o fez com muita fé, alegria e emoção.

O vigário paroquial Pe Estevo, Prefeito Joaquim de Medeirinho, Primeira Dama e Vereadora Arilúzia Sasnara, e servidores municipais também se fizeram presentes no ato, reforçando a devoção cruzetense à Padroeira da Diocese de Caicó, e também desejando Boa Festa aos filhos de Sant’Ana que se esmeram nessa peregrinação de décadas; este ano, inclusive, o Prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, esteva na Caminhada de Peregrinação.

Após o momento espiritual na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, foi servido aos peregrinos o almoço de recepção, ocorrido nas dependências do Salão Paroquial, ao som da artista mirim Malú Castro.

O Prefeito Municipal falou da alegria em em ver os peregrinos em sua passagem por Cruzeta: “Em mais um ano, estamos acolhendo e recepcionando a caminhada linda dos filhos de Sant’Ana, vejo no semblante dos peregrinos o quanto esse momento representa a fé e devoção dos Caicoenses, que Sant’Ana abençoe a todos nós”, finalizou

Com as bênçãos da Senhora, doce e clemente, Sant’Ana de Caicó, juntamente com sua filha - a Mãe dos Remédios - a peregrinação segue rumo a Caicó- RN, com previsão de chegada quarta-feira, em emocionante acolhida na “Terra de Sant’Ana” para início das festividades.















Equipe feminina de vôlei de Cruzeta conquista a Copa Carnaúba de Vôlei Rogério Gomes

 



Em Cruzeta-RN, a gestão parabeniza a equipe feminina de vôlei que no último fim de semana, conquistou a Copa Carnaúba de Vôlei Rogério Gomes. Além do título, há os destaques individuais.

Melhor Levantadora – Naedja Kelly,
Melhor ponteira – Reginha Silva,
Melhor meio – Thays Helloysa e
Melhor oposta e MVP – Renata Alves.

Gestão divulga a data, horário e local da prova de conhecimentos específicos para Eleição do Conselho Tutelar de Jardim do Seridó

 


A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA (Lei Municipal nº 744/2005), através da Comissão Especial Eleitoral do Processo de Eleição do Conselho Tutelar, divulga a data, horário e local da prova de conhecimentos específicos para Eleição do Conselho Tutelar de Jardim do Seridó.

23 de julho (Domingo)
Escola Estadual Antônio de Azevedo
Das 8h às 11h

Os candidatos devem ficar atentos que os portões se abrem às 7h e se fecham às 7h30min. Eles devem usar caneta esferográfica na cor preta ou azul. Boa prova à todos!

Prefeito de São Fernando destaca importância do Ruralzão 2023 para as comunidades rurais


Aconteceu sábado (15), no campo de futebol da comunidade Ramada, a estreia do Ruralzão 2023. Esse evento, que a cada ano vem crescendo, já tem lugar garantido no calendário esportivo do município.
Ao falar sobre o campeonato, o Secretário Pablo Araújo, disse que era muito gratificante para ele, estar à frente da Secretaria de Esportes, e que seu trabalho é fruto do total apoio que a gestão vem dando, sempre que ele precisa.
Na abertura oficial, o prefeito Genilson Maia, em suas palavras, falou da importância do evento para as comunidades rurais, uma vez que, ações como essa, faz com os moradores da zona rural sintam-se cada vez mais valorizados. Em seguida, Genilson declarou oficialmente aberto o Ruralzão 2023.
Já em relação ao público presente, foi sucesso garantido, onde podíamos ver várias famílias prestigiando o evento.
Já para a economia local, foi muito positivo. Foi possível observar um número significante de vários ambulantes vendendo seus produtos.
Em seguida, deu-se início às partidas do dia. O primeiro jogo foi Bestas Bravas ( 2 ) x Santos (0), e logo após Coelho (2) x Garcia (0).
Esporte é Saúde. Esporte é Educação!
São Fernando: Cidade linda de amor e paz!

Ilze Scamparini, da Rede Globo, deixa Roma e visita o estúdio do Jornal Nacional

 


A correspondente Ilze Scamparini, da Rede Globo, deixou Roma e visitou o estúdio do Jornal Nacional recentemente.

Imagem é rara, já que jornalista dificilmente é vista fora da Itália.

Record está demitindo diversos profissionais do Jornalismo

 


A Record está demitindo diversos profissionais do Jornalismo, incluindo profissionais do vídeo e chefes que recebiam altos salários. No pacote de dispensas está a apresentadora Patrícia Costa, que comandava as edições de sábado do Fala Brasil.
Mylena Ciribelli, que havia deixado a Globo em 2008 para comandar os programas esportivos da Record, também entrou no pacote de demissões. Como a emissora está sem previsão de um calendário de cobertura na área de esportes sem programas próprios, ela acabou sendo dispensada.

Bolsa Família de julho começa a ser pago nesta terça-feira (18)

 


O pagamento dos beneficiários do Bolsa Família com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1 começa nesta terça-feira (18).

O benefício, voltado para famílias de baixa renda, paga o valor mínimo de 600 reais por família com adicional de 150 reais por criança de até 6 anos de idade.

Além disso, também é disponibilizado adicional de 50 reais por crianças e adolescentes de sete até dezoito anos incompletos e para gestantes cadastradas na família.

Os pagamentos são realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de pagamento atrelada ao final de NIS do beneficiário. Para saber se já chegou a sua vez de receber, acesse o aplicativo Bolsa Família ou CAIXA Tem no seu celular.

Todo mês, o responsável familiar que recebe na conta Poupança Social Digital, pode movimentar seu benefício de forma digital pelo aplicativo CAIXA Tem.

O benefício pode ainda ser movimentado utilizando o cartão de débito da conta e cartão social nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e em Agências da CAIXA.

Vale lembrar que, com a conta Poupança Social Digital, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer até PIX direto no aplicativo do celular.

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família é bem fácil, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone. É de graça. Não se esqueça!

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Fé e tradição marcam 56ª Festa do Agricultor de Currais Novos com Missa e grande desfile

 


Celebrada há 56 anos dentro da programação da Festa de Sant’Ana de Currais Novos, a Missa e o Desfile do Agricultor reuniu milhares de devotos da padroeira do Seridó na manhã desta segunda-feira (17).

Com a presença do Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos, a missa do agricultor é uma tradição que teve início com o saudoso Padre Cortez e que até hoje é celebrada todas as segundas-feiras, e tem seu grande e maior momento na Festa de Sant’Ana com a tradicional “Festa do Agricultor”.

O Prefeito Odon Jr, a Vice-Prefeita Ana Albuquerque, secretários municipais, vereadores e servidores municipais, prestigiaram a celebração. “É um dia de parabenizar as mulheres e homens do campo que produzem e comercializam na Feira e levam o alimento para as nossas mesas. Estamos vivendo uma festa muito bonita, talvez a maior de nossa história e com muita participação popular. Viva Sant’Ana e viva o povo de Currais Novos”, disse o Prefeito.

Após a Missa, foi realizado o “Desfile do Agricultor” pelas principais ruas do centro da cidade com grande participação popular.

domingo, 16 de julho de 2023

Feirinha de Sant’Ana abre as festividades da padroeira do Seridó em Currais Novos

 


“Momento emblemático, de encontros e reencontros, de celebrar a tradição, a cultura e a religiosidade, e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”. Com essa assertiva, a governadora Fátima Bezerra celebrou a realização de um dos mais importantes eventos sociais da festa da padroeira do município. 

Em sua 27ª edição, a Feirinha realizada neste sábado (15), dá início às comemorações da Festa de Sant’Ana em Currais Novos.

A santa padroeira da região, que além de Currais Novos também engloba os municípios de Caicó e Santana do Seridó, é a responsável por unir famílias e amigos, grupos e devotos, de diferentes gerações.

“Uma festa popular que começa de meio-dia e vai até a meia-noite do dia de hoje. Uma mostra do que nossa terra tem para todo o estado e para o Seridó”, afirmou o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.

Além da importância religiosa e social, o prefeito Odon Júnior ressaltou o papel econômico da Festa de Sant’Ana para Currais Novos. “Nós vemos os eventos como uma possibilidade de injetar recursos na economia, e todos temos uma contribuição forte com este evento”.

Festa de Sant’Ana

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte, segundo a Lei n° 11.198/2022, a Festa de Sant’Ana de Currais Novos em sua 215ª edição promete ser uma das maiores já realizadas, com uma programação repleta de eventos sociais e culturais que devem atrair um grande público durante todo o mês.

A Procissão, realizada há mais de dois séculos desde a inauguração da capela em 1808, é considerada o ponto alto das homenagens a Sant’Ana em Currais Novos.

Uma das grandes expectativas para a edição deste ano é o espetáculo “Terra de Sant’Ana”, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21, no Largo do Coreto Guarany. O show promete trazer arte, cultura e muita emoção, contando com a participação de 30 atores locais. O espetáculo é uma realização da CIA Bagana de Teatro, com patrocínio do Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo e diversos parceiros. Vale ressaltar que a última encenação do “Terra de Sant’Ana” ocorreu em 2009.

Reforço da segurança

Para garantir a segurança de todos os participantes, o Governo do Estado garantiu um reforço no policiamento e nos veículos de segurança. A Polícia Militar empregou um aparato de 160 policiais militares no efetivo, totalizando 320 diárias, representando um investimento de R$ 34.368,00.

Além disso, a Polícia Civil está presente com 5 policiais, incluindo 1 delegado, 1 escrivão e 3 agentes. O Corpo de Bombeiros também desempenha um papel fundamental, com 8 militares atuando diariamente, além de uma unidade de resgate (ambulância) e um caminhão auto bomba tanque utilizado para combate a incêndio.

Ônibus Lilás

No reforço da segurança da 215ª Festa de Sant’Ana, o Governo do Estado levou à Feirinha em Currais Novos o projeto Ônibus Lilás, levando informações sobre prevenção à violência contra a mulher e prestando atendimento às vítimas de violência.

“O Ônibus Lilás tem cumprido bem essa tarefa, porém, um alerta importante é termos a consciência de que a luta pelo enfrentamento das violências contra as mulheres precisa ser prioridade o ano todo, até que consigamos erradicar esse prática inadmissível” afirmou a governadora Fátima Bezerra ao lembrar que este 15 de julho é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

“Essa iniciativa fortalece o enfrentamento à violência contra a mulher, e isso é resultado do compromisso e da sensibilidade  da Governadora que desde o início de sua gestão tem investido fortemente na segurança das mulheres potiguares”, destacou a secretária Olga Aguiar (Semjidh).

Nos últimos quatro anos foram abertas sete novas Delegacias de Atendimento Especializado à Mulher (DEAMs), ampliado o horário de funcionamento, expandida a Patrulha Maria da Penha e reativados programas de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência.

 

Tradicional “Festa do Agricultor” celebra 56 anos nesta segunda em Currais Novos

 


Tradição, cultura e fé! Nesta segunda-feira (17), a cidade de Currais Novos vivencia a tradicional “Festa do Agricultor” que neste ano celebra 56 anos, com a Missa na Matriz de Sant’Ana e em seguida o grande desfile do agricultor.

A gestão de Currais Novos convida a todos para celebrar este momento de fé e devoção à Sant’Ana e pedir as bençãos para o município!

Acari recepciona os peregrinos de Sant'Ana na Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia

 













O Pároco Emanuel recebeu cordialmente o grupo de devotos de Sant'Ana, conhecidos como Peregrinos de Sant'Ana, durante sua chegada ao município nesta manhã de domingo, 16 de julho.

Um grupo composto por mais de 80 pessoas partiu na madrugada deste domingo da cidade de Currais Novos em direção a Caicó, em uma caminhada chamada Caminhada Ilton Pacheco, que tradicionalmente faz uma parada na Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, onde foram acolhidos pelo prefeito Fernando Bezerra e sua esposa, a Primeira Dama Renata Quinino e pelo Pároco Emanuel, que está celebrando sua data natalícia neste domingo.

Essa caminhada é realizada todos os anos em comemoração à Festa de Sant'Ana, padroeira das duas cidades, Currais Novos e Caicó.

No trecho inicial, até Acari, eles contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, e em seguida, na RN-288, até Cruzeta, São José do Seridó e Caicó, receberam o suporte da Polícia Rodoviária Estadual. 

Além disso, o grupo também foi acompanhado por carros de apoio e equipamentos de sinalização, garantindo a segurança durante todo o percurso.

Em demonstração de alegria e solidariedade, a Prefeitura de Acari, oferece um almoço, antes da retomada da caminhada sentido à cidade de Cruzeta. A previsão é de que eles cheguem no destino final - Caicó - na quarta-feira, dia 19 de julho, véspera da abertura da festa da padroeira.