Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2025

Museu do Seridó promove artistas da região

 


Com o objetivo de divulgar os músicos seridoenses, o Museu do Seridó, localizado em Caicó-RN, iniciou, há alguns meses, o projeto Sons do Seridó. O projeto consiste na divulgação mensal de um artista por meio das redes sociais do museu, com o intuito de promover a cultura seridoense e os artistas dessa área. No primeiro mês de 2025, Emanoel Araújo, sanfoneiro com mais de 16 anos de experiência, é o artista celebrado pelo museu.

Desde agosto de 2024, Emanoel Araújo, Maria das Vitórias, André Ipoema, Vinicius Celestino, Wescley Gama e Dodora Cardoso tiveram seus trabalhos divulgados por meio do museu. Entre esses artistas, as inspirações nordestinas e regionais são expressadas de forma singular. Apresentando trajetórias especiais, os músicos visam à valorização e preservação da cultura seridoense por meio da música, que permite ampliar o entendimento dos costumes populares.

A importância da divulgação desses artistas não se limita ao conhecimento popular, mas fortalece o laço entre a população e os costumes da região. Para Anna Cláudia Nobre, diretora do Museu do Seridó, o projeto é fundamental para a preservação cultural.

“A ação contribui para a preservação e celebração das expressões culturais do Seridó. Isso estimula o interesse pela música regional e incentiva a continuidade de tradições. Além disso, a interação nas redes sociais cria um diálogo contemporâneo entre passado e presente, mostrando que a cultura seridoense é viva, dinâmica e merece reconhecimento em diferentes contextos”, ressalta a diretora.

Até o mês de julho de 2025, o Museu do Seridó, vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) e à Rede Universitária de Museus da UFRN (Rumus), segue com a divulgação mensal de artistas, promovendo novos horizontes para os músicos, o público e o próprio museu. O projeto Sons do Seridó pode ser acompanhado por meio do link.

Nenhum comentário: