Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sesc estreou espetáculo que homenageia Vinicius de Moraes


Primeira apresentação de “Vinicius: uma canção pelo ar...”, com Orquestra da UFRN e 6 artistas, aconteceu em Currais Novos. Próxima será dia 25/10 em Natal

“Hoje, eu já ganhei meu presente de fim de ano”. O depoimento emocionado da comunicadora Zaelma Jatobá exprime bem o sentimento da plateia que assistiu, na noite desta segunda-feira (14/10), à estreia do espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar...”. Cerca de 3.700 pessoas de Currais Novos viram em primeira mão a homenagem a Vinicius de Moraes no ano do seu centenário. O show cênico-musical integra a 3ª edição do Parcerias Sinfônicas Sesc.

 “Vinícius: uma canção pelo ar” conta com os talentos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – como nas edições anteriores –, que dividem o palco com os artistas potiguares Lysia Condé, Alzeny Nelo, Hilkélia Carlem, Erick Von Sohsten, Rogério Ferraz e Quitéria Kelly. Até janeiro de 2014, o espetáculo será apresentado gratuitamente em Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim (praia de Pirangi), sendo a próxima apresentação dia 25/10, às 20h, no Anfiteatro da UFRN, na capital potiguar.

Na breve solenidade que antecipou a estreia, estiveram presentes o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral, o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, Helder Araújo, além de outras autoridades locais. A apresentação abriu oficialmente o Festival Sabor e Arte, e aconteceu às vésperas do dia em que se comemora a emancipação política do município. 

“Currais Novos foi privilegiada por ser a primeira cidade a receber este espetáculo”, disse o prefeito Vilton Cunha. Para o presidente do Sindicato, Helder Araújo, o projeto nao será o último levado pelo Sistema Fecomércio à cidade. “Que esta e outras ações planejadas até o fim deste ano sejam as primeiras de uma bela relação entre o Sistema Fecomércio e o sindicato de classes da cidade”.

Agenda

Em novembro, o espetáculo sobe duas vezes ao palco do Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall, em eventos para convidados. Para dezembro, estão programadas visitas às cidades de Mossoró, onde é apresentado no Corredor Cultural; e Caicó, na Ilha de Sant’Ana. A turnê finaliza na praia de Pirangi (Parnamirim) em janeiro de 2014, encerrando o projeto Circuito Verão 2014.

Homenagem ao eterno “poetinha”

Com roteiro dramatúrgico de Danilo Guanais e roteiro de encenação de João Marcelino, “Vinícius: uma canção pelo ar...” divide-se em quatro estações do ano, as quais representam momentos distintos da vida de Vinicius de Moraes e suas parcerias artísticas: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

As estações não seguem pela realidade natural, mas transfiguram sua ordem para compor uma atmosfera de sonho, que conduz do inverno (a introspecção de Tom Jobim) ao verão (a espontaneidade de Toquinho), passando pelo outono (a terra, a raiz, Baden Powell) e primavera (a clareza e sedução, Carlos Lyra).

O espetáculo cênico-musical traz à tona as facetas musicais, poéticas e teatrais de Vinicius, com um repertório que inclui clássicos como “A felicidade”, “Soneto de fidelidade”, “Tarde em Itapuã” e “Eu sei que vou te amar”. A parte cênica fica a cargo dos atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly, enquanto as músicas serão interpretadas nas vozes de Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem e Erick Von Sohsten,

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos.

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação fixa, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

 Os espetáculos “Clássicos da MPB” (1ª edição) e “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” (2ª edição) foram aplaudidos por milhares de expectadores em cidades potiguares e em São Paulo (SP). Ambos venceram o Prêmio Hangar de Melhor Show do Ano em seus respectivos anos (2011 e 2012).


Serviço:

O quê? 3ª edição Parcerias Sinfônicas Sesc, com espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar...”
Quando?
25/10, 20h: Anfiteatro da UFRN, Natal
03/12, 20h: Corredor Cultural, Mossoró
16/12, 19h: Ilha de Sant’Ana, Caicó
25/01/14, 18h: Arena da Cultura do Circuito Verão, Praia de Pirangi, Parnamirim
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário: