Páginas

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MOSTEIRO DAS CLARISSAS EM FESTA: Irmã Maria Pia faz votos temporários

Por Adauto Guerra 
Colunista no Jornal 
Correio do Seridó 

      Na manhã de domingo, 31 de agosto de 2014 o Mosteiro das Irmãs Clarissas cognominado de Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, sediado em Caicó-RN, viveu momentos jubilosos. 

    A Irmã Maria Pia dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria fez votos temporários que foram sucedidos por um noviciado de três anos e precedidos pelos votos perpétuos, também de três anos, conforme o regimento interno da Irmandade. 
     A cerimônia teve duração de duas horas, em números redondos. ( 9:30h - 11:15h )

    Eram 9:30h quando um cortejo entra solenemente na Capela passando pela Nave Central. 


    À frente, o concelebrante Pe. Jerônimo, os auxiliares, os capuchinhos Frei José Mário e Frei Roberto Alexandre, diácono cerimonial e turiferário, respectivamente; no final, o celebrante principal, Frei Jociel Gomes e a neo professa; no ambão, a comentarista Ádila Gomes divulgava os acontecimentos. 

   Por várias vezes Frei Jociel interrompeu a Missa para que a professanda, posicionada diante dele, se submetesse a longos interrogatórios com a finalidade de jurar obediência a Igreja, as Autoridades Eclesiásticas e ao Regimento da Irmandade, e, um deles diante da Priora e da Mestra onde na oportunidade substituiu o véu branco de noviça pelo véu preto de professa. E, em outra ocasião, recebeu a coroa branca que simboliza o voto de castidade.
   No sermão Frei Jociel relacionou a vida monástica com as leituras da Missa, tiradas do livro do profeta Jeremias, da carta de São Paulo aos romanos e do evangelho de São Mateus enfatizando bem a renúncia como caminho de santificação que, diga-se de passagem, equivale a carregar a cruz. Por ocasião do abraço da paz, seus pais foram convocados a cumprimentar a filha reclusa, ficando os fiéis para depois da Missa. 

   Fez parte do cerimonial a bênção da Madre-Priora, Ir. Amábilis, do Celebrante, o capuchinho Frei Jociel que entregou a neo professa as regras da Vetusta Irmandade.
    O encerramento desta belíssima cerimônia ficou por conta de Pe. Jerônimo que incensou os fiéis e dirigiu-se a todos os presentes, incluindo as irmãs, fazendo os agradecimentos e suas considerações finais. Palmas!
 Sandra Fotógrafa registrou o evento.

 Quem é...
A Fazenda Livramento, situada no município de Teixeira-PB, testemunhou o nascimento de Jacileide Brasil, no dia 12 de julho de 1986. 

  Na ordem cronológica é o quarto filho de uma família de 13 irmãos divididos entre 04 homens e 09 mulheres. 

   Em sua terra natal cursou seus estudos até o 1º ano do segundo grau. Informações que procedem de seus familiares, neste dia, dão conta de que Jacileide sentiu-se vocacionada para a vida monástica após ter participado de um Cerco de Jericó na sua cidade. 

Entrou no Mosteiro no dia de São Paulo Apóstolo, 25 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: