Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

TENSÃO NA UCRÂNIA: EUA deixam 8.500 soldados em alerta de deslocamento diante de tensões na Ucrânia

 


Cerca de 8.500 soldados dos Estados Unidos foram colocados em alerta intensificado para um possível deslocamento para a Europa Oriental enquanto as tropas russas se concentram na fronteira da Ucrânia, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby nesta segunda-feira (24).

O secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, afirmou que há uma preparação para executar ordens sob a direção do presidente Joe Biden, sendo este o último passo que os EUA tomaram para se preparar para uma potencial invasão russa na Ucrânia que autoridades alertaram que poderia ser iminente.

Kirby disse que a “grande parte” das tropas norte-americanas colocadas em alerta intensificado pretendia reforçar a Força de Resposta Rápida da Otan, mas acrescentou que elas também estariam “preparadas para quaisquer outras contingências”.

Até a tarde de segunda-feira, nenhuma decisão final sobre deslocamento das tropas havia sido tomada, enfatizou Kirby.

“Os Estados Unidos tomaram medidas para aumentar a prontidão de suas forças em casa e no exterior, de modo que estão preparados para responder a uma série de contingências, incluindo o apoio à força de resposta da Otan se for ativada”, disse o porta-voz do Pentágono. Ele considerou que a Força de Resposta da OTAN “compreende cerca de 40.000 tropas multinacionais”.

Mais cedo na segunda-feira, a CNN informou que, de acordo com várias autoridades de defesa dos EUA, o governo Biden estava nos estágios finais da identificação de unidades militares específicas que deseja enviar para a parte oriental Europa.

O presidente norte-americano discutiu opções para reforçar os níveis das tropas dos EUA no Mar Báltico e na Europa Oriental com seus principais oficiais militares durante uma reunião em Camp David no último sábado (22).

O objetivo de enviar reforços militares para a Europa Oriental seria fornecer dissuasão e tranquilizar os aliados, e não houve nenhuma sugestão de que as tropas de combate dos EUA fossem enviadas para a Ucrânia ou participassem de qualquer função de combate. Kirby reforçou que os EUA têm conselheiros militares na Ucrânia.

Kirby não disse onde as tropas podem se posicionar, mas disse que os EUA “deixaram claro para os aliados do flanco oriental que estamos preparados para reforçar suas capacidades, se necessário”.

“No caso de ativação da Força de Resposta pela OTAN ou de deterioração do ambiente de segurança, os Estados Unidos estariam em posição de implantar rapidamente equipes de brigada de combate, logística, médica, aviação, inteligência, vigilância e reconhecimento, transporte e capacidades adicionais na Europa”, disse Kirby.

A notícia vem em meio a alertas dos EUA de que uma possível invasão russa da Ucrânia pode ser iminente. O Departamento de Estado reduziu no domingo o número de funcionários da embaixada dos EUA em Kiev, capital ucraniana, com a saída de trabalhadores não essenciais e familiares alegando “muita cautela”.

Biden mantém ligações com líderes europeus

Biden realizou uma videochamada de 80 minutos com líderes europeus na tarde de segunda-feira, em que a Casa Branca disse ter sido parte da consulta e coordenação do governo com aliados europeus em resposta ao aumento militar da Rússia.

Biden disse a repórteres na Casa Branca que houve “total unanimidade” com os líderes europeus na ligação. “Tive uma reunião muito, muito boa”, disse o presidente.

Um comunicado da Casa Branca disse que os líderes discutiram “preparações para impor consequências massivas e custos econômicos severos à Rússia por tais ações, bem como para reforçar a segurança no flanco leste da Otan”.

Após a reunião virtual com os líderes dos EUA, França, Alemanha, Itália, Polônia, Reino Unido e União Europeia, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse: “Concordamos que qualquer nova agressão da Rússia contra a Ucrânia terá custos severos”.

Biden e sua equipe de segurança nacional estão aprimorando os planos militares “para todos os cenários”, incluindo a opção de enviar tropas para a Europa Oriental antes de uma possível invasão russa da Ucrânia, disse a Casa Branca na segunda-feira.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a decisão de aumentar as tropas dos EUA pode ocorrer antes que as forças russas cruzem a fronteira ucraniana, mas disse que tal medida não representa uma mudança no pensamento de Biden.

“Nós nunca descartamos a opção de fornecer assistência adicional antes de uma invasão. Essas discussões estão em andamento”, disse ela.

Na semana passada, Biden disse durante uma entrevista coletiva: “Nós vamos realmente aumentar a presença de tropas na Polônia, na Romênia, etc., se de fato a situação mudar”.

Mas Psaki disse que o presidente nunca descartou o envio de tropas americanas adicionais antes de uma invasão. “Isso faz parte do nosso planejamento de contingência”, disse ela.

Os EUA enviaram dois carregamentos de armas para a Ucrânia na semana passada como parte de uma assistência de segurança recentemente direcionada para ajudar a reforçar as forças armadas da Ucrânia. Os países da Otan também estão enviando navios e caças adicionais para a Europa Oriental e colocando forças de prontidão, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em comunicado na segunda-feira.

“A OTAN continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os Aliados, inclusive reforçando a parte oriental da Aliança”, disse Stoltenberg.

EUA e Reino Unido reduzem número de funcionários nas embaixadas em Kiev

A última avaliação de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano descobriu que a Rússia já enviou mais de 127.000 soldados na região, enquanto autoridades dos EUA disseram que a Rússia está em posição de lançar uma invasão a qualquer momento.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em um discurso em vídeo na segunda-feira que os cidadãos ucranianos “não têm motivos para entrar em pânico”, já que as autoridades estão “trabalhando para a redução total da situação” no leste da Ucrânia.

As autoridades americanas ainda não sabem o que o presidente russo, Vladimir Putin, planeja fazer, ou se decidiu invadir a Ucrânia. Mas algumas autoridades que viram a inteligência dizem que há evidências de que a Rússia está planejando tentar tomar Kiev e derrubar o governo, como a CNN noticiou anteriormente.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse em um comunicado no sábado que tem informações de que o governo russo planeja “instalar um líder pró-Rússia em Kiev, enquanto considera se deve invadir e ocupar a Ucrânia”.


Kirby disse na segunda-feira que a Rússia continua a adicionar “grupos táticos de batalhão” à fronteira com a Ucrânia e na Bielorrússia. “Eles não apenas não mostraram sinais de desescalada, mas estão, de fato, adicionando mais capacidade de força”, disse ele.

Moscou nega que esteja planejando invadir, acusando os EUA e a Otan de aumentar as tensões por seu apoio à Ucrânia. O Kremlin descartou na segunda-feira os relatos sobre os planos de instalar um líder pró-Rússia na Ucrânia como “histeria”.

“As tensões estão aumentando devido a ações concretas tomadas pelos EUA e pela Otan”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Quero dizer, a histeria informacional que estamos testemunhando. É generosamente enquadrada por uma enorme quantidade de informações falsas, apenas mentiras e falsificações.”

Autoridades do Departamento de Estado disseram a repórteres no domingo que a decisão de reduzir o pessoal da embaixada não se deveu a nenhuma mudança nos níveis de ameaça ao pessoal dos EUA no país. As autoridades disseram que a medida para reduzir o pessoal da embaixada e instar os americanos no país a sair foi em parte porque a assistência do Departamento de Estado seria “severamente impactada” se houver uma ação militar russa na Ucrânia.

Além da redução de pessoal dos EUA em sua embaixada em Kiev, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido também anunciou na segunda-feira que alguns funcionários e dependentes da embaixada britânica estavam sendo retirados em resposta às crescentes ameaças da Rússia.

Os EUA continuam a se envolver diplomaticamente com a Rússia, mas as negociações recentes não conseguiram trazer nenhum avanço. A Rússia disse que os EUA e a OTAN devem se comprometer a nunca admitir a Ucrânia na OTAN e retirar as implantações militares dos países do Leste Europeu, incluindo a Romênia e a Bulgária. Os EUA têm dito repetidamente que essas demandas são inúteis, embora o secretário de Estado Antony Blinken tenha dito na semana passada que os EUA responderiam por escrito às demandas de Moscou após sua reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

Barbara Starr e Jeremy Herbda CNN


Nenhum comentário: