Páginas

quarta-feira, 1 de março de 2023

Professores da rede estadual do RN aprovam indicativo de greve


Os professores da rede estadual do Rio Grande do Norte aprovaram um indicativo de greve em assembleia nessa segunda-feira (27). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), o ato definiu que o movimento será deflagrado na próxima sexta-feira (03), em novo encontro.

"Até lá, conforme determina a Lei de Greve, o Sindicato vai comunicar ao Governo o que foi decidido coletivamente", destacou o Sinte-RN.

A principal reivindicação da categoria é a atualização do piso salarial de 14,95%. Segundo o sindicato, as propostas apresentadas pelo governo estadual foram consideradas ruins pela categoria e foram descartadas.

A primeira proposta do Executivo consistia em, no mês de março, implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do piso, retroativo ao mês de janeiro. Para os demais (ativos e aposentados), 3% em maio, mais 2,7% em setembro e 8,66% em dezembro. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

A segunda proposição do governo era de implantar 5,7% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do próximo ano. Ambas foram negadas pelos professores.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec-RN) afirmou que "segue com o diálogo aberto com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte)".

Além disso, a pasta informou que "a mesa de negociação para implementação do reajuste do piso do magistério é permanente e espera que um acordo com a categoria seja firmado. Novas propostas serão apresentadas conforme o avanço das negociações".

Calendário de atividades

Durante a assembleia dessa segunda-feira (27), a categoria aprovou um calendário com uma série de atividades. Além da deflagração da greve na sexta-feira, os professores vão realizar uma manifestação na próxima segunda-feira (06), às 15h, no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Nevaldo Rocha; uma aula pública no dia 8 de março, na calçada do IFRN Central, na Salgado Filho; além de uma assembleia no dia 10 de março, às 14h, E. E. Winston Churchill, para avaliação da greve e encaminhamentos.

 

Nenhum comentário: