Fonte: Da Redação com Ascom
Texto:
FOTO: FCJA
Os visitantes foram recebidos pelo presidente da FCJA, Flávio Sátiro Filho, que deu as boas-vindas, e a diretora do Departamento de Documentação e Arquivo, professora Irene Rodrigues Fernandes. Antes de monitorar a visita, Irene reuniu os alunos no auditório para fazer uma explanação sobre a Fundação e o acervo arquivístico, além do patrono da instituição, José Américo de Almeida.
Cursando o segundo período, os alunos foram acompanhados pela professora da disciplina “Legislação Arquivística Brasileira”, Maria Meriane Vieira Rocha, que destacou a importância de aliar teoria à prática e, assim conhecer in loco o modelo de um acervo que tem a estrutura do implantado na FCJA.
Acervo - Dentre ex-governadores e personalidades de diversas áreas, o Departamento de Documentação e Arquivo tem sob sua responsabilidade 28 acervos entregues à custódia da Fundação Casa de José Américo: José Américo de Almeida, Antônio da Silva Marques Mariz, Cássio Cunha Lima, Cícero de Lucena Filho, Dorgival Terceiro Neto, Ernani Sátiro, Gratuliano da Costa Brito, Ivan Bichara Sobreira, João Agripino, Milton Bezerra Cabral, José Targino Maranhão, Pedro Gondim, Ronaldo da Cunha Lima, Tarcísio de Miranda Burity, Wilson Braga, Abelardo Jurema, Ascendino Leite, José Rafael de Menezes, José Targino Pereira da Costa, Juarez da Gama Batista, Lauro Pires Xavier, Oswaldo Trigueiro de A. e Melo, Paulo Nunes Batista, Virginius da Gama e Melo. Coleções de Aécio Villar de Aquino, Eduardo Martins, Edwaldo Ferreira Ouro (História dos Municípios) e Neuma Fechine (Literatura de Cordel).
Nenhum comentário:
Postar um comentário