Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Octo Voci apresenta o consagrado show "Vestindo Beatles" em Mossoró



O grupo vocal Octo Voci apresenta pela primeira vez em Mossoró o consagrado show "Vestindo Beatles". A cidade da resistência recebe a apresentação no dia 20 de julho, às 20h00, no Teatro Dix-Huit Rosado. O show foi reconhecido pela crítica musical nacional, sendo convidado pelo projeto “Brasil Vocal” a fazer parte da programação do evento, que ocorreu em maio e junho deste ano, no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. 

"Vestindo Beatles" leva ao público uma releitura da obra dos Beatles em uma roupagem moderna e ousada. A ousadia do espetáculo começa pela junção inédita de oito cantores e uma banda. Com esta formação rica e requintada, as músicas dos Beatles ganham elementos novos como a execução de “Michelle” a oito vozes, sem acompanhamento da banda.
Além de momentos como estes em que as vozes ganham o palco, o show envolve o público pela versatilidade, o quê leva as pessoas a não terem a imagem de “monotonia e formalidade” muitas vezes ligada à arte vocal.  “Vestindo Beatles” tem solos, trios, quartetos. Num momento, o cantor Diogo Nascimento mais a banda faz a versão metaleira de “While My Guitar Gently Weeps”. Em outro, os intrumentistas mais Tiago Landeira, Danillo Ferraz e Álvaro Martins cantam “Nowhere Man”, Aline Medeiros encanta com a voz suave em “The Long Widing Road” e todos fazem a festa em “Obladi Obladá”. 

“Vestindo Beatles” agrada aos que viveram ao som dos garotos de Liverpool em 50, 60, 70, bem como aos jovens. Primeiro porque o repertório traz diversos momentos da obra dos Beatles, desde o “Ieieiê” até os momentos “psicodélicos”, e, também pelos vídeos produzidos pela documentarista Rita Machado.

O Octo Voci

O Octo Voci é um grupo vocal da Escola de Música da UFRN formado por oito cantores, sendo quatro homens e quatro mulheres, e tem como direção musical Flávia Seabra. Todos os cantores e a diretora musical possuem pelo menos formação em um dos cursos de música da UFRN. Por causa desta junção de vozes mistas, o grupo consegue obter sonoridades elaboradas e requintadas.  Outra característica marcante do Octo Voci é a junção da técnica vocal erudita com a execução de arranjos de músicas populares, o que faz com que o grupo vocal tenha um trabalho único no Rio Grande do Norte. 

O Octo Voci estreou em junho de 2003 executando a trilha sonora da peça de teatro “O Santo Inquérito”. No ano de 2004, orientado pelo regente da Orquestra Sinfônica da UFRN, André Muniz, o Octo Voci apresentou o primeiro concerto do grupo junto à Orquestra de Câmara da Escola de Música da UFRN, em comemoração ao período da páscoa, trazendo como repertório importantes compositores como: Mozart, Händel e Vivaldi.

 No ano de 2006, o Octo Voci participou como grupo convidado do Nordest Cantat, principal encontro de corais e grupos vocais do Nordeste. Além disso, gravou a trilha sonora do documentário “Com quantas ave marias se faz uma santa?”, patrocinado pelo Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). O grupo trabalhou na montagem de concertos temáticos que envolvem desde música popular brasileira até música erudita.  Em 2007, O Octo Voci realizou o concerto de abertura da temporada com a execução de Missa em Sol de Casali e Te Deum de Charpentier.

Para comemorar os cinco anos do grupo, foi montado o show “Vestindo Beatles” no ano de 2008 e 2009.  Para não ser apenas um “cover” da banda inglesa, O Octo Voci trouxe elementos novos. Uma desses elementos foi a junção das oito vozes com uma banda composta por alunos e um professores da Escola de Música da UFRN. Com parte deste trabalho, o grupo participou do “I Beatles Fest” em 2010, momento  em que esteve classificado entre os melhores grupos da competição, desta forma, ganhando como premiação a gravação de uma das faixas do CD do concurso.

O grupo em 2012 foi convidado para representar a região nordeste no “II Brasil Vocal” realizado em maio, no Centro Cultural do Banco do Brasil na cidade do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil. O Octo Voci é o primeiro grupo musical do Rio Grande do Norte a subir o palco do CCBB/RJ. 

Serviço:

Evento: show "Vestindo Beatles"
Local: Teatro Dix-Huit Rosado
Data: 20 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h00
Ingressos: R$ 20 (inteiro)  e R$ 10 (meia)

Mais informações:
Raquel Souza (assessoria de comunicação) - 8861-2027/9916-4083

Nenhum comentário: