Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Irrigantes de Cruzeta aprovam participação em obra

Os agricultores vinculados à Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Cruzeta (APICRUZ) comprometeram-se com a contrapartida que lhes cabia para o andamento das obras de Recuperação e Modernização do Perímetro. A decisão ocorreu após votação durante reunião ocorrida com os agricultores na quinta-feira, 12. A convite da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o Banco do Nordeste participou das discussões e será o responsável pelo suporte financeiro aos irrigantes.
 
A obra ocorrerá por meio de empréstimo feito ao Banco Mundial, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) através do Programa Semiárido Potiguar (PSP). A reunião ocorreu com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

 
A objetividade e o compromisso assumido por todos os presentes na reunião foi o principal resultado da reunião. "Saio daqui ciente que a responsabilidade da Secretaria aumentou muito porque o dinheiro o Banco Mundial já emprestou. Os irrigantes já vão começar a construir as caixas com a ajuda do Banco do Nordeste. E a nós caberá dar andamento aos editais para quando as caixas de captação ficarem prontas, a licitação também já esteja concluída", ressaltou o secretário Gilberto Jales. A contratação de um engenheiro agrônomo para dar assistência técnica no perímetro também ocorrerá. "Com todas estas ações vislumbro um futuro de crescimento aqui pra região", concluiu Jales.

 
Os irrigantes também se mostraram muito motivados com o resultado da reunião. A novidade nesta negociação foi o convite da Semarh para que o Banco do Nordeste entrasse no projeto dando suporte financeiro aos irrigantes que não tem o capital para construir a caixa de captação de água em seu lote. Representantes do BNB estiveram presentes na reunião e explicaram todas as possibilidades e necessidades para que o empréstimo fosse feito, principalmente através de linhas de financiamento como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

 
Para o irrigante Heleno de Azevedo, a realidade agora é outra. Até então, eles não vislumbravam uma forma viável de entrar com a contrapartida, necessária para o andamento do projeto. "Agora com a ajuda do Banco do Nordeste a história mudou. A gente vai ter prazo pra pagar e se depender do nosso trabalho teremos o dinheiro rapidinho", ressaltou o irrigante. A caixa de captação de águas que será construída por cada irrigante é o que vai possibilitar o recebimento e armazenamento da água do Açude Cruzeta. Para orientar a construção desta caixa, a Apicruz recebeu da Semarh o projeto e desenhos técnicos explicativos elaborados pelo consultor do PSP Gustavo Lizárraga.

 
Os engenheiros agrônomos com experiência em irrigação e interessados em prestar este serviço no Perímetro Irrigado de Cruzeta podem entrar em contato com o Programa Semiárido Potiguar - PSP/Semarh através do telefone (84) 3232-2428.

Nenhum comentário: