Evento resultará em documento a ser apresentado durante a Rio + 20
O Banco do Nordeste promove, nos próximos dias 17 e 18, a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio + 20.
O evento será realizado na sede do Banco, em Fortaleza, (Av. Pedro Ramalho, 5.700) e objetiva discutir a gestão do bioma, bem como possibilidades de integração de políticas públicas voltadas para convivência e preservação.
Estão confirmadas a participação do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, do ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.
O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.
A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente.
A Conferência será um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário