Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

“DOM ANTÔNIO TRAZ UMA MENSAGEM DE UNIÃO”, DESTACA SENADORA IVONETE

A senadora Ivonete Dantas prestigiou neste sábado (24) a cerimônia de posse do novo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz. O evento que aconteceu em frente à Catedral de Sant’Ana reuniu bispos e padres de diferentes dioceses, autoridades políticas, civis e militares.

Milhares de pessoas acompanharam a inauguração do novo bispado do Seridó. A parlamentar caicoense destacou a importância da chagada de dom Antônio Carlos para coordenar os trabalhos religiosos e sociais da igreja católica no Seridó.

“A diocese é uma instituição que merece todo o nosso respeito, por contribuir com a formação, educação e comunicação no semiárido potiguar. O novo bispo chega para dar continuidade ao trabalho transformador dos seus antecessores”, frisou Ivonete. 

Durante sua homilia, o bispo falou sobre inclusão social, aproximação das diferentes denominações religiosas, apoio aos dependentes químicos, assistência aos presidiários, valorização da família, dos jovens e dos idosos. “Sua mensagem é de união e de estímulo para que as pessoas sejam proativas, capazes de edificar a família e a sociedade”, comentou a senadora.

DOM ANTÔNIO VOLTARÁ A CELEBRAR NO SANTUÁRIO DO ROSÁRIO EM JULHO

A transmissão da missa do Santuário do Rosário pela Rádio Rural AM foi uma tradição que nasceu com a própria emissora, em 1963. Segundo explicou o diretor do Sistema Rural de Comunicação, padre Ivanoff da Costa, dom Manoel Tavares (1959/1978) fazia desse momento “o seu púlpito eletrônico alcançando fiéis na zona rural, cidades Seridó e outros estados, como Ceará e Pernambuco”, o que levou a celebração a ficar conhecida como a “missa do bispo”.

Seu sucessor, dom Heitor de Araújo Sales (1978-1993), implantou a prática de o Santuário servir para as celebrações dominicais do seminário Santo Cura D’Ars, ganhando também a identificação de “missa do seminário”.

Tendo em vista a agenda para o mês de junho, quando pretende percorrer todas as paróquias do Seridó, dom Antônio só deve retornar ao Santuário do Rosário no mês de julho.  Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

IRMANDADE RECEBEU DOM ANTÔNIO PARA PRIMEIRA MISSA NO SANTUÁRIO DO ROSÁRIO

 O bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, foi recepcionado na manhã de hoje (25) pela Irmandade dos Negros do Rosário, às 8h30, para a primeira missa do pastor no Santuário do Rosário. 
Dom Antônio foi acompanhado na celebração pelo administrador diocesano que o antecedeu na condução da diocese, padre Ivanoff da Costa Pereira, o diretor espiritual da Irmandade, monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, e demais membros do clero e seminaristas. Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

“DOM ANTÔNIO TROUXE UMA PALAVRA DE FÉ E DE AMOR QUE SERÁ OUVIDA EM TODO DO RN”, DISSE GOVERNADORA

A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou a posse do novo bispo de Caicó na noite deste sábado (24), no Largo da Catedral de Sant’Ana. Dom Antônio Carlos Cruz Santos é o sétimo bispo diocesano e substituiu dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que atualmente está à frente da diocese de Campina Grande/PB.

A cerimônia de posse foi saudada por milhares de fieis durante a missa campal. A chefe do Executivo foi acompanhada pelos secretários de Comunicação, Paulo Araújo; de Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes; de Relações Institucionais, Esdras Alves; e da senadora Ivonete Dantas.

A celebração contou com dezesseis bispos e mais de 50 padres de todo o Brasil. No discurso, o novo bispo falou sobre a importância dos jovens na construção de uma sociedade mais justa, do fortalecimento do trabalho pastoral, dos 75 anos da Diocese de Caicó, e pediu que o diálogo ecumênico fosse intensificado, assim como a tolerância religiosa e respeito. Rosalba Ciarlini declarou a alegria de receber o mais novo bispo de Caicó e a importância do religioso para o RN.

“Todos nós estamos de braços abertos para receber o novo bispo que irá pastorear todo o Seridó também. Com os sentimentos de solidariedade e fraternidade, priorizando o amor ao próximo, o bispo Antônio Carlos trouxe uma palavra de fé e de amor ao próximo, que será ouvida em todo do Rio Grande do Norte”. Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

DOM ANTÔNIO PRESTOU HOMENAGEM AO ADMINISTRADOR DIOCESANO


Ao final de cerimônia de posse de dom Antônio Carlos Cruz Santos, sábado (24), à frente da diocese de Caicó, ele foi homenageado pelo presidente do Regional Nordeste II da CNBB, dom Fernando Saburido, que é arcebispo de Olinda e Recife.

“Dom Antônio vem somar conosco e, pela sua experiência e simplicidade, é uma satisfação tê-lo conosco”, disse o presidente.

Antes da benção aos finais ao lado dos demais irmãos bispos, dom Antônio agradeceu ao administrador diocesano até sua chegada, padre Ivanoff da Costa Pereira. 
“Apesar da cara fechada, é um homem muito humano, bem-humorado que muito acolheu muito bem, desde a minha indicação, e, por isso, agradeço todo o seu apoio”, brincou o recém-empossado bispo de Caicó.

“O tesouro que levo desse trabalho é a oração do Deus, que caminhará ao lado daquele que foi enviado”, disse o sacerdote em relação a dom Antônio.

Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

GOVERNADORA MARCARÁ AUDIÊNCIA COM DOM ANTÔNIO PARA APRESENTAR AÇÕES DE COMBATE AOS EFEITOS DA SECA

Em entrevista à Rádio Rural de Caicó, a governadora Rosalba Ciarlini confirmou que marcará uma audiência com o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, para apresentar as ações do Executivo estadual no combate aos efeitos da seca.

 “Como a barragem de Oiticica, adutoras, perfuração de poços e barragens, submersas, para que dom Antônio conheça o trabalho que estamos desenvolvendo na promoção da justiça social”, disse Rosalba durante a posse do bispo de Caicó, neste sábado (24). Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

DOM ANTÔNIO: “EU NÃO SOU GERENTE QUE ASSUME UMA EMPRESA”

Em sua homilia durante a missa de posse à frente da diocese de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, lembrou que devemos ser “discípulos como Maria, que ouviu o que Deus quis lhe falar”.

“Eu não venho para mudar nada, venho para caminhar com vocês e dar a minha contribuição, por eu não sou gerente que assume uma empresa”, disse ele a uma praça da Catedral de Sant’Ana lotada. Dom Antônio também convocou os fiéis a superar as diferenças religiosas em nome Daquele que nos, Cristo, partindo de um diálogo ecumênico baseado na tolerância e respeito. “E que a Igreja esteja unida para combater as injustiças”. Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

“SECA NÃO É PROBLEMA DE DEUS. É PROBLEMA NOSSO”, DISSE BISPO AOS POLÍTICOS

Dentro de sua homília, hoje (24), o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, evocou os políticos quando falou na seca que vitima as pessoas que precisam ter os direitos respeitados.

“A seca não é problema de Deus. É problema nosso”, salientou. “Talvez falte vontade política, mas falta da nossa parte empenho político porque os políticos são eleitos por nós”.

CLASSE POLÍTICA PRESTIGIA POSSE DO BISPO DE CAICÓ


A classe política também veio a Caicó, sábado (24), para prestigiar a posse de dom Antônio Carlos Cruz. Dentre as autoridades o prefeito do município, Roberto Germano, o deputado federal João Maia, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e sua esposa Zenaide Maia.

Ainda a governadora Rosalba Ciarlini e a semeadora Ivonete Dantas, além do senador José Agripino e do deputado federal Felipe Maia. Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

DEZESSEIS BISPOS PRESTIGIARAM POSSE DE DOM ANTÔNIO EM CAICÓ

Ao todo dezesseis bispo prestigiaram a posse do sétimo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos. Dentre os presentes, o presidente do Regional Nordeste 2, dom Fernando Saburido (arcebispo de Olinda e Recife).

De Pernambuco também estão presentes dom Genival Saraiva, dom Bernardino Marchió (Caruaru), dom Egídio Bissot, dom José Farias e dom Gabriel Marchesi.

Do Rio Grande do Norte estão presentes dom Jaime Vieira Rocha, dom Mariano Mazana, dom Mathias Patrício de Macedo. A Paraíba foi representada por dom Aldo Pagotto, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, dom Francisco Lucena (Guarabira) e dom Manoel Gonçalves.

Ainda foram registradas as presenças do alagoanos dom Antônio Muniz e dom Dulcênio Fontes de Matos, além de dom Fernando Panico, de Crato/CE. Por Alexandre Costa - Rádio Rural AM de Caicó 

Nenhum comentário: