Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Governo Rosalba Ciarlini vai viabilizar a construção dos aterros sanitários do Seridó

O Prefeito de São Fernando, Genilson Maia esteve nesta terça-feira, em Natal, onde participou ao lado de outros prefeitos do Seridó, de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini, para discutir o aterro sanitário para o Seridó. 

Segundo o Prefeito Genilson Maia, muitas vezes, o lixo é jogado a céu aberto, prejudicando o meio ambiente. No Seridó, foi planejado através da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e Prefeitura Municipais, a construção de um aterro sanitário, dividido em duas partes: um nas proximidades de Caicó, integrando os municípios do Seridó Ocidente e  outro nas proximidades de Currais Novos, contemplando os municípios do Seridó Oriental. 

“Várias reuniões já aconteceram e a obra não foi iniciada. Isso tem preocupado os prefeitos, pois há uma legislação federal em vigor que fixa prazos para que os gestores públicos resolvam o problema do lixo através do aterro sanitário. Como a sociedade em geral sabe da crise que os municípios enfrentam, sobretudo, os municípios menores, os gestores ficam numa situação de apuros, pois não têm recursos para construir os aterros sanitários que têm um alto custo financeiro e a manutenção é mais cara ainda”, enfatizou o Prefeito Genilson Maia.  

A saída foi a construção de um consórcio com a adesão de todos os municípios. Há uma diretoria provisória que tem como presidente o Prefeito de Caicó, Bibi Costa e atualmente, os gestores estão no aguardo das providências que serão tomadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente. 

A Governadora Rosalba Ciarlini afirmou que ainda este ano, as obras do aterro sanitário serão iniciadas. A Secretaria de Recursos Hídricos contratou uma equipe técnica que fará os estudos ambientais das áreas onde serão realizados os aterros sanitários em Caicó e Currais Novos e nas áreas onde serão implantadas as estações de transbordos em outros municípios. 

“Saímos com esperança da reunião de que neste ano, a proposta do aterro sanitário seja colocada em prática, pois com isso, será resolvido o problema do lixo do Seridó”, comentou Genilson Maia – Prefeito de São Fernando.


Por Paulo Júnior 
Jornal Correio do Seridó  

Nenhum comentário: