Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sistema Fecomércio apoia o Carnaval de Caicó

Ô abre alas, que o Carnaval de Caicó quer passar! De 18 a 21 de fevereiro, as ruas da cidade serão tomadas pela grande festa, considerada a mais animada do Estado. O Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC Seridó, apoia mais uma vez o evento. E o melhor: a intenção é de incentivar tanto o resgate dos antigos carnavais de marchinhas e frevos – com o apoio, há 15 anos, ao bloco Ala Ursa do Poço de Sant’Ana – quanto os novos ritmos que animam os jovens, representados pelo bloco Treme-Treme. 
 
Totalmente gratuita, a festa democratiza a folia e arrasta multidões por onde passa – só o Ala Ursa (também conhecido como Bloco do Magão) atrai quase 20 mil pessoas diariamente, enquanto o Treme-Treme agita 12 mil pessoas por dia.
  

“Apoiamos há alguns anos os dois principais blocos do carnaval de rua de Caicó por entender que, além de representarem a manifestação pura do espírito festeiro e acolhedor do seridoense, eles realizam ao longo de todo o ano trabalhos junto às comunidades nas quais estão inseridos que personificam a essência da transformação do cidadão através da atividade cultural. Estar presente neste tipo de trabalho é uma das nossas principais missões”, exalta o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz. 

Além disso, a instituição promove anualmente oficinas de produção de bonecos, máscaras e alegorias, produzidas com materiais reciclados e papel machê. Quem ministra os cursos é uma figura que se confunde com a própria história do carnaval de Caicó: Ronaldo Batista de Sales, mais conhecido como Magão, um dos precursores da festa na cidade e colaborador do SESC há 14 anos.
 
Bloco Ala Ursa do Poço de Sant’Ana/Bloco do Magão
   Há 20 anos surgiu o bloco Ala Ursa do Poço Sant’Ana, fruto da necessidade de não deixar morrer um dos pontos turísticos de Caicó, o Poço de Sant’ana, ligado à origem da cidade. 


Começou como o “Bloco do Lixo”, tendo como seu idealizador uma das pessoas mais conhecidas da cidade, o Magão, juntamente com seus fundadores, a citar: Jacob Batista, Mário Ferreira, Pedro Dias, Babi, Paraná, Tião, Inácio, Nego de Lolô, Irenaldo, Joca Pipiu, Bobó, Nego Alberto,Marco Antônio, Laércio Batista e Gilberto Anísio. A agremiação sempre saía com suas burrinhas de padre, papangus, além do urso e dos bonecos gigantes de papel machê. Em 1993, o bloco começou a receber patrocínio de comerciantes da cidade, em troca da divulgação da marca de suas lojas estampadas nos bonecos. 

A partir daí, o bloco passou a ser mais valorizado, e iniciou a formação da orquestra de frevo e a criação do hino do “Ala Ursa do Poço de Sant’Ana”. O bloco passou a abrir o Carnaval de Caicó, juntamente com o Bloco das Virgens, e acompanhar a brincadeira do mela-mela, prática que passou a ocorrer durante todos os dias de folia. Com o final dos anos 1990, o bloco cresceu tanto que se tornou marco principal do carnaval caicoense.
 
Bloco Treme-Treme
A Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Treme-Treme começou em 2009 com a intenção de oferecer mais uma opção de participação popular no carnaval de Caicó. Nos ritmos do axé, da música eletrônica, do funk e do pagode, o bloco promove seis dias de arrastões, puxados por trios elétricos. Cerca de 12 mil pessoas participam de cada arrastão.


 Assessoria de Comunicação do SESC RN

Nenhum comentário: