Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ana Rita lamenta morte de Dom Eugênio Sales


Da Redação
A senadora Ana Rita (PT-ES) registrou em Plenário nesta terça-feira (10) seu pesar pela morte de Dom Eugênio de Araújo Sales, o mais antigo cardeal da Igreja Católica no Brasil. Dom Eugênio faleceu na noite de segunda-feira (9), aos 91 anos, vítima de infarto. A senadora afirmou que o cardeal deixa um legado de luta social não só para os católicos mas para todo os brasileiros.
Ana Rita destacou que Dom Eugênio foi um dos grandes responsáveis pela criação, na década de 60, da Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O cardeal também ficou conhecido pela defesa de perseguidos políticos, a quem protegeu e apoiou, independentemente de suas crenças religiosas.
A senadora ressaltou ainda a importante atuação de Dom Eugênio em benefício da população do Rio de Janeiro. Por intervenção dele, os moradores da Favela do Vidigal não foram removidos no final da década de 70. Também por sua interferência foram criados a Pastoral do Menor, os ambulatórios e abrigos para pessoas carentes e pacientes aidéticos no Rio de Janeiro.
- Enfim, foi uma perda irreparável e lastimável. Certamente a visão social que Dom Eugênio tinha fará falta à Igreja e à sociedade, pois todos se beneficiavam com isso – lamentou.
Agência Senado

Nenhum comentário: