Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COLUNA SPAÇO - JOSIMAR TAVARES - COLUNISTA SOCIAL DO CORREIO DO SERIDÓ


Dr.Amauri Soares ladeado pelas mulheres de sua vida, Nininha (esposa), Priscila e Natalia (filhas), em festa de colação de grau no Teatro Riachuelo.
Exposição.
            O médico vicentino, Iaperi Araujo, ícone da arte e cultura do nosso estado expõe no Palácio da Cultura treze trabalhos que evidenciam no estilo “maíf”, a cultura e a ideologia popular. Na ocasião, também exposição de objetos pessoais, fotos e documentos, para celebrar o centenário de seu pai, Quincas Araujo.
Seminário.
            Nos dias 26 e 27 de setembro acontecerá o 5º Seminário Potiguar “Prazer em Ler”, atividade de formação que insere nas ações sistemáticas e continuadas do Projeto Rede Potiguares de Escolas Leitoras.
Arte.
            No último dia 16, na Pinacoteca do Estado aconteceu abertura da Exposição do artista plástico Fé Cordula, potiguar radicado em Goiás. No Seridó, Cordula é conhecido por Chico do Padre, e residiu em Florânia.
A Filarmônica Juventude Solidária de Florânia sob a batuta do maestro Dãozinho esteve presente na abertura da exposição.
Mestre.
            O mestre Câmara Cascudo foi homenageado em sessão solene no Senado Federal, proposta do senador Paulo Davim. Estiveram presentes. a Governadora Rosalba Ciarlini, a prefeita de Natal Micarla de Souza, o senador José Agripino e o Ministro Garibaldi Filho.
Agosto,
            A profª Isaura Rosado, secretaria de Cultura do Estado, pretende transformar Natal na capital nacional do folclore. Dar visibilidade a cultura escondida em cada canto do RN, mostrando o estado para o Brasil através do Agosto Alegre reverenciando o nosso potencial como um grande ponto de manifestações culturais.
Sem Miséria.
            Até o final de 2011, o plano Brasil Sem Miséria começará a atender 51 mil famílias no meio rural com instrumentos inovadores de fomento e preservação ambiental.
Salão.
            Vários seridoenses classificados no Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro. Destaques para Luzia Dantas (São Vicente), Francisco Iran (Currais Novos) 1º e 2º lugar respectivamente. Classificados também Iaperi Araujo (São Vicente), Jota Junior (Florânia), Lenilson Nunes Pontes (Tenente Laurentino Cruz), Ambrósio Cordula (Cruzeta) e Jucelino Evangelista (Tenente Laurentino Cruz).
Curso.
            O SEBRAE esteve realizando curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento Municipal no período de 30 de agosto a 01 de setembro no escritório regional de Currais Novos. O Agente de Desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micros e Pequenos Empresas.
UNICEF.
            O UNICEF realizou nos dias 25 e 26 de agosto, o Seminário “Meu Município me faz crescer” para os municípios que concorrem á certificação do selo. Foram convidados para o evento, os prefeitos, articuladores e secretários municipais de educação, saúde e assistência.
Folclore I.
            A casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antidio de Azevedo (Jardim do Seridó) montou uma vasta programação para comemorar o dia do folclore no último dia 22, segunda-feira. Houve alvorada com os negros do rosário, mesa redonda, exposições e inauguração do museu histórico. Tudo sob o comando de Diego Marinho.


Folclore II.
            O Ponto de Cultura Baú de Arte e Cultura e a Casa de Cultura de Florânia realizou o 2º Festival de Arte e Cultura de Vila de Flores, no período de 21 a 26 de agosto. Exposição, show cultural, seminário e cordel fizeram parte da programação.
Prêmio.
            O prefeito de Florânia, advogado Sinval Salomão concorrerá a 7ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, com o projeto PROEJA FLORES. O objetivo do Prêmio é incentivar os municípios a apoiar empresas de pequeno porte e empreendedores individuais, formais ou em processo de formalização.
SOCIAIS
Pesar.
            Toda nossa solidariedade a família do ex-vice prefeito e vereador de Florânia, agropecuarista Lira Dantas, que faleceu no inicio do mês de agosto. Que Deus em sua infinita bondade possa amenizar a dor e abrandar os corações de todos os seus, em especial a sua esposa Nitália e aos filhos Liranir e Liranita
Twitter.
            O advogado floraniense Joanilson de Paula Rego, ex-canditado ao Senado Federal, trabalha em um novo site para divulgar suas idéias em prol do RN.
Grau.
            O casal Amauri Soares de Souza e sua Nininha orgulhosos e felizes pela colação de grau da filha Priscila de Medeiros Souza, no curso de Medicina, na Universidade Federal do RN.

Carnaxelita
De 02 a 04 de Setembro aconteceu o maior carnaval fora de época do interior potiguar, o carnaxelita e teve como atrações, Chicabana, Parangolé, É o Tchan, Lane Cardoso e Grafith.
Fotografia
“Vaqueiros Tradicionais do Seridó”, é a mostra fotográfica em exposição no solar Bela Vista, resultado de pesquisa dos fotográficos Max Fernandes e Pablo Pinheiro que percorreram o Seridó durante um ano, registrando os costumes e vivência dos vaqueiros, representados nesta mostra pelo município de Acari.
Vivas
Vamos cantar parabéns para os aniversariantes...
Ex Miss Florania Fernanda Perpetua
·        Iracilda Azevedo
·        Fatima Sabiá
·        Maria Izabel
·        Kleber Sidney
·        Gabriel Victor
·        Airton José
·        Alice Laiane
·        Bianca Josefa
·        Marina de Oliveira
·        Sthefany Albuquerque
·        Arthur Jazo
·        Nadilza (Ótica Brilhante)
·        Deputado Nelter Queiroz.



Nenhum comentário: