Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Iniciada campanha de vacinação contra sarampo e segunda etapa da pólio

Desde sábado, 13, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite. A ação vai até o dia 16 de setembro.
 
Contra o sarampo deverão ser vacinadas todas as crianças de um ano a menores de sete anos de idade (12 meses a 6 anos 11 meses e 29 dias) com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Todas as crianças nesta faixa etária deverão ser vacinadas, independente de já ter sido vacinada ou ter tido a doença anteriormente.
 
O Rio Grande do Norte possui uma população de 292.200 crianças na faixa etária de um ano a menores de sete anos e, para assegurar que o Estado permaneça livre do vírus, a meta estabelecida é de 95% do público-alvo, o que corresponde a 277.590 crianças.
 
 
A coordenadora de Imunizações da Sesap, Helena Sant’Anna, lembra que os pais também devem levar suas crianças menores de quatro anos para a segunda dose contra a poliomielite.
 
“A primeira fase da campanha contra a pólio foi no dia 18 de junho e agora as crianças devem retornar aos postos de vacinação para receber a segunda dose. Se também estiverem na faixa etária de um a menores de sete anos, devem tomar a vacina contra o sarampo”, explicou a coordenadora.
 
O sarampo é uma doença viral, transmissível e de alta contagiosidade, que pode levar a morte, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. Os sintomas, em geral, são: febre alta, brotoejas no pescoço, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior das bochechas, que se desenvolvem na fase inicial da doença.
 
No Rio Grande do Norte, o último caso autóctone de sarampo foi notificado em 1999 no município de Pedra Grande. Após esta data todos os casos notificados foram importados.

Nenhum comentário: