Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A importância do Distrito Industrial para o Desenvolvimento de Caicó.


Coluna semanal no Jornal Correio do Seridó 

Nos últimos anos, uma das características comum que tem sido verificada no processo de reestruturação industrial, é a de que pequenas e médias empresas estão se aglomerando em certos locais e regiões, e passa a desenvolver uma diversidade de relações sociais, baseadas na cooperação e parceria.


Essa nova estratégia de desenvolvimento, que tem como objetivo reestruturar o sistema produtivo, aumentar a geração de trabalho e renda e melhorar o nível de vida da população, ao mesmo tempo em que busca expandir e/ou fazer surgir o potencial de desenvolvimento social.


Neste sentido, uma das chaves do sucesso para esse tipo de atividade, reside na capacidade de cooperação entre seus atores ao intensificar as relações e os contatos entre os agentes, tanto na área produtiva como na institucional, favorecendo a criação de redes (formais ou informais), fazendo aumentar as sinergias locais e fortalecendo a cooperação entre empresas, permitindo reforçar o caráter competitivo das pequenas empresas.


Dessa forma, o Distrito Industrial, na cidade de Caicó, será de suma importância para o desenvolvimento local, essa é uma ideia de que tais sistemas produtivos, especialmente os distritos industriais – podem representar uma das saídas para a produção em massa, especificamente no ramo de facção.


Pode-se descrever o distrito industrial como um grande complexo produtivo, onde a coordenação das diferentes fases e o controle da regularidade de seu funcionamento não depende de regras preestabelecidas, mas, ao contrário, são submetidos, ao mesmo tempo, ao jogo automático do mercado 


Os distritos industriais concentram a atenção na organização social, enfatizando coisas como organização, autonomia, cooperação, redes locais e regionais, espírito empresarial competente e estrutura industrial diferenciada.
As alternativas para o desenvolvimento ressaltam não apenas os recursos financeiros e tecnológicos, que apesar de serem muito importantes, não são suficientes para promover o desenvolvimento econômico, aqui têm que se preparar mão de obra qualificada.


Os distritos industriais aparecem, portanto, como uma forma importante de organização industrial, onde a coordenação dos recursos destinados à atividade produtiva ganha destaque, onde é possível combinar o princípio da unidade sócio-territorial com um conjunto de condições que permitem a reconciliação entre a mobilização de recursos específicos com a redução de custos imprescindíveis para o desenvolvimento local. 


Um distrito industrial não é apenas um conglomerado de empresas essencialmente isoladas e individualmente competitivas que por acaso estão situadas na mesma área geográfica. Ao contrário, as entidades de um Distrito Industrial estão reunidas por uma organização que obedece a princípios definidos.


Assim, o sucesso de políticas públicas de desenvolvimento não pode ser medido em termos de melhoria individual, mas o que deve ser avaliado é, antes de tudo, o crescimento da totalidade do Distrito. 


A organização das relações econômicas em um Distrito Industrial tende a entrelaçar-se às relações sociais, ou seja, os limites entre as esferas dos negócios e da comunidade tendem a perder a nitidez. Assim, verifica-se a predominância de um dinamismo empresarial.


Por tudo isso, é que a população Caicoense, há muitos anos vem sonhando com essa grande conquista para a nossa cidade, cabe a cada um de nós fazer sua parte.


Por Neves Batista, Contadora - membro da Academia Norte Riograndense de Ciências Contábeis.

Nenhum comentário: