COLUNA IMPACTANTE - Publicação semanal no Jornal Correio do Seridó
Para que uma empresa possa crescer nesse mercado competitivo, será indispensável proporcionar aos seus clientes um excelente atendimento que vá bem além da satisfação de suas necessidades.
Quando a organização consegue superar suas expectativas e faz com que os frequentadores de sua loja tornem-se seus novos clientes, poderá fidelizá-los.
Entretanto, para que a empresa tenha uma equipe de trabalho de alto nível, é preciso que adote uma política de admissão de pessoas com perfil adequado ao seu negócio, além de fazer um grande investimento na qualificação desses funcionários.
Se a empresa adota a administração participativa, cabe ao vendedor o processo de autoavaliação, após o atendimento de cada cliente da seguinte maneira:
a) Cumprimentei o cliente olhando nos seus olhos e com um sorriso sincero?
b) Me identifiquei e perguntei pelo seu nome ou o tratei por Senhor ou Senhora?
c) Ofereci minha ajuda, sem ficar colado no cliente?
d) Fiz perguntas claras e objetivas para atender suas necessidades e desejos?
e) Respondi as devidas perguntas com objetividade e de maneira educada?
f) Mostrei alternativas de produtos, preços e condições de pagamentos?
g) Ofereci produtos e acessórios complementares, para realizar uma venda adicional?
Além de todos esses procedimentos existem cinco palavras mágicas para quem quer ser bem sucedido em vendas:
a) Entusiasmo – Pode ser considerada uma energia que vem de dentro da pessoa e consiste em ter brilho nos olhos, sorriso no rosto e alegria de viver. O profissional de vendas deve ser simpático e ter uma postura animada.
b) Cordialidade - O indivíduo educado passa a agir quotidianamente obedecendo a uma série de ritos, os quais devem ser cumpridos à risca, independente de seu estado emocional.
Deve ter cuidado no uso das palavras, e falar com máxima propriedade. Por isso, “Bom dia”, “Boa Tarde”, ou “Boa Noite”, “Com licença”, “Por favor”, e “Obrigado”, são expressões que não caíram da moda e que faz todo o diferencial na hora da venda.
c) Comunicação – Manter o tom de voz audível, simpático e adequado ao público que você vai atender.
Evite usar termos técnicos que incomodam os clientes. Trate sempre o cliente da melhor forma possível, com educação e respeito.
d) Boa Vontade – Esse item é de suma importância para que o cliente feche as vendas. Tenha sempre disposição na hora de atender o cliente, seja em busca de produtos no estoque ou informações junto aos gerentes, deste que o cliente fique satisfeito e volte sempre.
e) Aparência – Capriche nos cuidados pessoais, corte os cabelos, vá ao dentista a cada 6 meses. A utilização de crachá e fardamento adequado ao seu trabalho. Apresente-se para trabalhar sempre limpo e perfumado. Utilize sapatos confortáveis.
O bom humor fará parte de sua apresentação. Tenha sempre em mente, que antes de vender um serviço ou produto, você vende a si mesmo.
Dedico este artigo a todos os meus alunos do SENAC, por acreditarem que só através da qualificação, será possível ter atitudes inovadoras em vendas. Dê seu show vendedor!
Por Neves Batista, Contadora - membro da Academia Norte Rio Grandense de Ciências Contábeis.
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