Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

NOTÍCIAS DA CNBB - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS BISPOS DO BRASIL



“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Você reconhece esta letra? Ela faz parte do refrão da música “Nova geração”, de padre Zezinho, que tem marcado a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – por todas as dioceses do Brasil, dentro do projeto “Bote Fé”. Mas além de cantar, você poderá agora “literalmente” levar no peito uma cruz!

Com o objetivo de difundir o sinal do cristianismo e marcar o projeto da peregrinação, as Edições CNBB prepararam a “Cruz do Bote Fé”. O símbolo está disponível para compra pelo site da editora (www.edicoescnbb.com.br) ou pelo telefone (61) 2193-3019, a custo de R$ 5,00 + frete.

“Numa sociedade marcada pela perseguição aos símbolos cristãos e pelas ações de retirada dos sinais religiosos das repartições públicas, usar esta cruz do Bote Fé é uma forma de professarmos a nossa fé e de levar outros jovens a terem sua experiência com Cristo”, ressaltou o assessor nacional da Comissão para Juventude da CNBB padre Carlos Sávio Costa.

Bote Fé

O projeto é um conjunto de ações que une todo país em volta desta visita da Cruz e do Ícone e possui três grandes eixos: celebração, formação e ação social.

A peregrinação dos símbolos tem proporcionado um intenso caminho de evangelização, momentos festivos para cada Igreja particular, além da preparação para o grande evento mundial com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em 2013: a JMJ.

Desse modo, a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora tem atingido a juventude e os mais excluídos, tendo em vista que os símbolos percorrem presídios, hospitais, casas de recuperação de dependentes químicos e de menores infratores em todo país.

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC) estão abertas e já podem ser feitas no site:www.ebruc.setoruniversidades.org.br no link 'Inscrições' até o dia 19 de setembro de 2012. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O EBRUC também conta com o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.
A proposta do encontro é reunir estudantes universitários, professores, religiosos e demais interessados na evangelização no meio universitário de todo o Brasil para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos “novos areópagos” da Igreja. É referência para a realização do EBRUC, o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos, pois um dos primeiros é o mundo universitário.
Tema e lema
O bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, anunciou que o tema escolhido é Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”,  expressão baseada no Evangelho segundo São João.
“O tema do 2º EBRUC ressalta, portanto, que a Igreja, por meio de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da educação e da cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”, explicou.
Ainda segundo o bispo, o lema do evento destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. “A participação no diálogo, fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor”, avaliou.
Motivações e expectativa
A segunda edição do Ebruc também quer motivar a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada.  A expectativa para o 2º EBRUC é reunir aproximadamente 500 jovens vindos de todo o Brasil. Segundo a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o encontro quer abrir um espaço onde possam ser colocados, com liberdade, os testemunhos, temas e questões que habitualmente permeiam a vida do universitário. Além de fóruns abertos para assuntos propostos pelos participantes, o encontro será marcado por areópagos culturais com mostras de arte, apresentações de música e dança e rodas de conversa que ajudem a compreender o mundo da arte como espaço de reflexão e de educação crítica.
Inscrições
As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos poderão ser feitas pela internet no link Inscrições do site  www.ebruc.setoruniversidades.org.br. O investimento é de R$ 70,00, incluso hospedagem coletiva no Colégio Marista Santa Maria e alimentação durante os dias de evento.  No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba.
Hospedagem
Os participantes do EBRUC poderão ficar hospedados no Colégio Marista Santa Maria que sediará o encontro. O colégio dispõe de completa infraestrutura com salas de aula amplas e modernas que serão utilizadas como dormitórios. Cada participante deverá levar seus produtos de higiene pessoal, medicamentos (se necessário), além de agasalho, colchonete e cobertor.
Para mais informações, além do site do Ebruc, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (41) 3271-1397, ou por meio das redes sociais, no facebook acessewww.facebook.com/universitarioscristaos, e no twitter, @ebruc2012. O e-mail éebruc@setoruniversidades.org.br .



Santarém recebe a partir desta segunda-feira, 02 de julho, do 10º Encontro dos Bispos da Amazônia. O evento vai reunir cerca de 40 bispos dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, além dos coordenadores de pastoral, leigos e religiosas das Dioceses e das prelazias desses Estados.

O Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Claudio Hummes também estarão presentes no encontro. Na avaliação do padre Luiz Pinto, administrador da Diocese de Santarém, o encontro é uma oportunidade para retomar, rever e reviver o encontro, que há 40 anos, elaborou as diretrizes pastorais para a Igreja da Amazônia. “Para toda a Amazônia, é importante que a gente hoje reveja a caminhada, o caminho que foi traçado, aquilo que foi realizado, e procuremos agora acertar o passo novamente”.

O administrador diocesano lembra que após o encontro, surgiram muitas dioceses e prelazias. “A temática do encontro é o seguimento de Cristo na Amazônia. Seguir? O que significa seguir Cristo, se naquele encontro de 72, a orientação básica veio do papa Paulo VI: ‘Cristo aponta para a Amazônia’? Hoje a pergunta é a mesma, esse mesmo Cristo, que continua apontando para a Amazônia, nos diz o quê? Que significa hoje seguir o Cristo na Amazônia como seus discípulos e seus evangelizadores?”

O 10º Encontro ocorre no seminário São Pio Décimo, até o dia 06. A abertura, nesta segunda-feira, será com celebração eucarística às 18 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (foto). Logo após os bispos seguem para o Seminário, onde acontece a acolhida aos participantes pela Comissão Episcopal da Amazônia.

(Com informações da Pascom/Santarém - Joelma Viana)

De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.

A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.

CERIS mostra “Igreja Viva”

O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:

De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:

“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.

O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.

“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.

Alguns números da pesquisa

Paróquias
Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.

Padres
Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.

A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.
DA CNBB ESPECIAL PARA O CORREIO DO SERIDÓ 


Nenhum comentário: