Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Casa da Moeda confirma concurso para 2º e 3º graus; saiba como foi a última seleção

Os interessados em ingressar no serviço público devem ficar atentos, pois a Casa da Moeda do Brasil, uma das principais instituições públicas brasileiras, se programa para realizar um novo concurso, que contemplará cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Na última quinta-feira, 6, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de contratação da Fundação Cesgranrio como instituição organizadora. 

De acordo com a publicação, haverá oportunidades para as carreiras de assistente técnico administrativo, técnico industrial e operador industrial. A Casa da Moeda ainda não informou quais especialidades serão oferecidas para os cargos. Além da oferta imediata, haverá formação de cadastro de reserva. 

De acordo com a publicação, haverá oportunidades para as carreiras de assistente técnico administrativo, técnico industrial e operador industrial. A Casa da Moeda ainda não informou quais especialidades serão oferecidas para os cargos. Além da oferta imediata, haverá formação de cadastro de reserva. 

Segundo o coordenador da seção de Recrutamento e Seleção, Pedro Monteiro da Silva, os preparativos do concurso já foram iniciados. No entanto, a previsão de divulgação do edital não foi informada. 

"Estamos focados na elaboração do quadro com os cargos e as vagas a serem oferecidas. O objetivo é contemplar funções em que não há mais aprovados no cadastro do último concurso e as que ainda contam com habilitados, mas em número insuficiente. 
Sempre daremos prioridade aos concursados de 2009", ressalta. 

Ainda de acordo com o coordenador, com a implementação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), vários cargos foram agrupados em uma única carreira. Desse modo, algumas funções oferecidas na última seleção não virão na próxima com as mesmas nomenclaturas e atribuições. Ele confirmou, ainda, que na carreira de assistente técnico administrativo haverá especialidade exigindo apenas o nível médio (sem necessidade de especialização). 

Na última seleção, foram oferecidas 1.449 vagas (todas para o Estado do Rio), sendo 39 para preenchimento imediato e 1.410 para cadastro de reserva. No nível médio, havia oportunidades para assistente de administração, agente de segurança (feminino e masculino) e auxiliar de produção, entre outras funções. 
No médio/técnico, entre os cargos contemplados estavam o de técnico de suporte, técnico industrial, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho. Já os graduados puderam concorrer às funções de advogado, analista de nível superior (diversas especialidades), auditor, bibliotecário e assistente social, entre outras. 

Na ocasião, os vencimentos iniciais variavam de R$958,08 a R$3.959,13, conforme o cargo. No entanto, com o novo PCCS, houve um reajuste, mas a autarquia ainda não informou os novos valores. Os habilitados serão contratados pelo regime celetista. 

Saiba como foi a última seleção
A seleção de 2009 foi composta por provas objetiva (para todos os cargos) e discursiva (somente para os advogados). Houve questões de Português, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo pretendido. Foi aprovado quem obteve, no mínimo, 50% de acertos no conjunto das provas e, ainda, não zerou nenhuma disciplina. 
Os concorrentes a agente de segurança/masculino e bombeiro de incêndio passaram também por etapas de avaliação psicológica e prova de capacidade física. Por fim, houve exames médicos e investigação social, para todas as funções.

Diante da confirmação do novo concurso, os interessados em ingressar na Casa da Moeda devem iniciar a preparação com antecedência. Isso porque o órgão costuma atrair um grande número de participantes, principalmente em virtude dos diversos benefícios oferecidos. 
Entre os mais atrativos estão alimentação gratuita no local; assistência médica extensiva aos dependentes legais (na proporção de 50% do custo); seguro de vida em grupo; auxílio-medicamentos; auxílio-oftalmológico e próteses-órtese. 

A Casa da Moeda possui também uma creche interna, que atende a crianças de 3 meses a 4 anos, sem custo para o funcionário. Há, ainda, o transporte subsidiado nos limites do Grande Rio, endo que os empregados que necessitarem terão direito a vale-transporte para cobrir segmentos de viagem não abrangidos pela empresa. 

Veja programa anterior para cargos de nível médio Para orientação dos futuros candidatos a cargos de nível médio do póximo concurso da Casa da Moeda, publicamos abaixo o programa cobrado na última seleção, para os cargos de nível médio. Inicie logo a sua preparação.
PORTUGUÊS I - I.Compreensão de Texto. II. Ortografia Oficial: Emprego das Letras e Acentuação Gráfica, segundo o Novo Acordo Ortográfico. III. Emprego do sinal indicativo de crase. IV. Pontuação. V. Classes das Palavras. VI. Emprego dos Verbos Regulares, Irregulares e Anômalos. VII. Concordância Verbal e Nominal. VIII. Regência Nominal e Verbal. IX. Emprego dos Pronomes. X. Significação das Palavras: Sinônimos. Antônimos. Homônimos. Parônimos. XI. Linguagem Formal e Informal; Modalidades: Linguagem Escrita e Oral.
MATEMÁTICA I - I. Números inteiros e racionais. Operações. Problemas. II. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três. III. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. IV. Equações e inequações do 1º e 2º Graus. Sistemas. Problemas. V. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Sistema métrico decimal.

INFORMÁTICA I - I. Conceitos básicos de operação de microcomputadores. II. Noções básicas de operação de microcomputadores em rede local. III. Operação do sistema operacional Windows: uso de arquivos, pastas e operações mais frequentes, uso de aplicativos e ferramentas. IV. Operação do editor de textos Word: conceitos básicos; principais comandos aplicáveis ao texto; uso de tabelas, mala direta e ferramentas; impressão de documentos; V. Operação da planilha Excel: conceitos básicos; digitação e edição de dados; construção de fórmulas para cálculo de valores; criação de gráficos; formatação de dados e planilhas. VI. Noções gerais de utilização da Internet e suas ferramentas.

Folha Dirigida

Nenhum comentário: