Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

IFRN - Campus Caicó participa da 3ª Olimpíada Nacional de História do Brasil com duas equipes finalistas e consegue uma medalha de Bronze

A 3ª ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, trouxe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas. Foram cinco etapas online (realizadas entre 15 de agosto e 19 de setembro) e uma presencial realizada em Campinas/SP nos dias 15 e 16 de outubro. De um total de cerca de 22.000 equipes de todo o Brasil, apenas 300 equipes classificaram-se para a fase final e destas, duas eram do Campus Caicó. 

A cada fase, as equipes testaram diferentes competências e habilidades: interpretações de textos, de mapas, de documentos, músicas, textos literários, ao longo de 46 questões e 5 tarefas, entre elas a Gazeta do Jovem Historiador em que as equipes deveriam escrever matérias jornalísticas em diferentes formatos, enfocando  o tema Patrimônio  Industrial mesclando notícias sobre sua participação na Olimpíada e duas  reportagens sobre ofícios e trabalhos não mais existentes ou recorrentes nos dias de hoje em sua cidade.

O Campus Caicó inscreveu cinco equipes, sob a orientação da professora Sandra Assis. As equipes Historiadores Seridoenses composta pelos alunos do curso técnico de Eletrotécnica Gefferson Medeiros Araújo, Wysterlânya Kyury Pereira Barros e Maiara Luíza Alves Pereira assim como a equipe Fênix de Fogo composta pelas alunas do curso técnico de Informática Tailma Gonçalves da Silva, Anna Gabriela dos Santos Silva e Estéfany  Louise Pereira. Esta última foi premiada com uma medalha de Bronze.

Acompanhados pela professora, estes alunos estiveram em Campinas representando o Campus Caicó.   

“É a primeira vez que os alunos do nosso campus participam deste evento e estar entre os finalistas já foi uma grande vitória, uma grande oportunidade de agregar novos conhecimentos e experiências à sua bagagem cultural. Considerando que é uma Olimpíada promovida pela Unicamp, uma das universidades mais conceituadas da América Latina, com o aval do CNPq, da ANPUH e da Revista de História da Biblioteca Nacional e que o nível dos participantes da competição é muito elevado, considero a medalha de bronze dessa equipe uma grande conquista”, avalia a professora Sandra de Assis. 

Ela ressalta que o IFRN participou do evento com 19 equipes, sendo 1 de uma escola particular de Mossoró e 18 equipes dos diversos campus do IFRN. 

A matéria na íntegra, no Jornal Correio do Seridó, edição deste sábado. 


Nenhum comentário: