Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brasil se perde em erros diante dos EUA e cai pela 1ª vez no Grand Prix


Os muitos erros, desta vez, custaram caro. Garra, vibração e um primeiro set praticamente perfeito pouco adiantaram. Do outro lado da rede, neste domingo, estavam as americanas. E, ao contrário de alemãs e italianas, as visitantes souberam aproveitar. Mais uma vez, como na Copa do Mundo do ano passado, o Brasil caiu diante dos Estados Unidos: perdeu por 3 a 1, parciais de 20/25, 25/18, 25/18 e 25/23, e se despediu com derrota na etapa de São Bernardo do Campo do Grand Prix. 
No outro jogo do dia, a Alemanha surpreendeu e venceu a Itália em 3 sets a 0, parciais 30/28, 25/13 e 26/24. Foi a primeira queda do Brasil na competição. Os Estados Unidos continuam invictos, com seis vitórias. Agora, a seleção, que ocupa o quinto lugar, com 11 pontos, viaja para Luohe, na China, para a terceira e última semana da fase classificatória. Lá, vai enfrentar Cuba, Porto Rico e as donas da casa. No Grand Prix, apenas cinco equipes se classificam para a fase final, além das chinesas, que vão sediar a etapa.
No total, foram 25 pontos cedidos aos Estados Unidos em erros. Thaisa e Jordan Larson foram as maiores pontuadoras da partida, com 20 cada. Depois do jogo, Zé Roberto lamentou o número de falhas do Brasil.
- Nós cometemos um número muito maior de erros. Um para três, praticamente. E elas erram muito pouco, é um time bem equilibrado em todos fundamentos. Foi muito importante ter jogado contra elas agora - afirmou o treinador.
vôlei Brasil x EUA Grand Prix Fabiana (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)Fabiana se esforça, mas não consegue evitar ponto americano (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)
O jogo
O começo talvez tenha sido o melhor dos três jogos em casa. Bem na defesa e no ataque, o Brasil conseguiu abrir vantagem no placar. Depois de um ataque de Jaqueline, com desvio no bloqueio americano, a seleção fez 6/3. Os EUA encostaram e deixaram tudo igual no ponto de Hooker, principal jogadora rival. Mas Thaisa, pelo meio, e Sheilla, no bloqueio, fizeram o Brasil se distanciar novamente: 11/8.
A seleção parecia mais atenta do que na partida contra a Itália. Ainda assim, os Estados Unidos davam trabalho. Principalmente com Hooker, que ganhava do bloqueio brasileiro em quase todos os ataques. Mas a defesa brasileira, ao contrário dos outros dias, funcionava bem. Sheilla, mais uma vez no bloqueio, fez 22/17, e o Brasil deslanchou. Em erros das donas da casa, as americanas ainda conseguiram diminuir, mas não teve jeito. Jaqueline, em ataque pela ponta, levou o Brasil ao set point. Paula Pequeno, depois de defesa espetacular com o pé, soltou o braço para fechar a parcial: 25/20.
Foi a mesma Paula que iniciou a contagem no segundo set, ao fuzilar o bloqueio americano. Mas foram os Estados Unidos que abriram vantagem desta vez. Depois de ataque de Akinradewo e desvio no bloqueio brasileiro, as visitantes fizeram 4/2. A defesa e o bloqueio brasileiros pararam de funcionar. Em uma tentativa de largadinha de Fabíola, os EUA foram para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8/3.
vôlei Brasil x EUA Grand Prix Sheilla e Fabiola (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)Sheilla faz a defesa para o Brasil
(Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)
As americanas dispararam (12/4), e Zé Roberto mandou Fernandinha para quadra. O Brasil melhorou no set e conseguiu diminuir a diferença: 17/13. Mas a folga conquistada pelos Estados Unidos era muito grande para ser tirada. Apesar do esforço de Thaisa, maior pontuadora do jogo àquela altura, não deu. No erro de ataque de Paula Pequeno, os EUA fecharam: 25/18.
No erro de ataque de Jaqueline, os Estados Unidos começaram o terceiro set na frente. Mas a rede brasileira voltou a funcionar como no início do jogo. Em dois bloqueios seguidos, de Jaqueline e de Sheilla, o Brasil passou à frente. O equilíbrio, no entanto, era grande. E as donas da casa voltaram a errar muito. Zé Roberto mandou Fernandinha novamente para quadra. Adenízia, após pedidos da torcida, entrou no lugar de Fabiana. Não adiantou. No primeiro tempo técnico, as americanas tinham 8/3 no placar, depois de ataque de Jordan Larson, sem defesa para Fabi.
Mari substituiu Sheilla, mais uma vez como oposto da equipe. Só que os Estados continuaram melhores. Em pouco tempo, as americanas já tinham 14/8 no placar. E, apesar do esforço para tirar a diferença, mais uma vez o Brasil ficou na tentativa. Hooker venceu o bloqueio brasileiro novamente e fechou o set em 25/18.
Na primeira jogada do quarto set, Thaisa isolou uma tentativa de ataque. As americanas, mais uma vez, estavam melhores em quadra. E abriram vantagem no placar com facilidade. Em um toque sutil de Larson, o bloqueio brasileiro vacilou, e os EUA ficaram cinco pontos à frente: 11/6.
Foi quando a torcida sentiu o momento complicado e não se calou mais. As brasileiras conseguiram buscar a diferença e chegaram ao empate quando Logan Tom mandou um ataque para fora (13/13). As americanas conseguiram abrir de novo, mas Mari fuzilou o bloqueio rival e empatou novamente, incendiando o ginásio em São Bernardo do Campo (18/18). Só que a reação parou por ali. No bloqueio de Harmotto sobre Paula Pequeno, os EUA fecharam em 25/23.
vôlei Brasil x EUA Grand Prix Paula Pequeno e Fabiola (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)Paula Pequeno conversa com Fabíola durante a partida (Foto: Gaspar Nóbrega / Vipcomm)Por João Gabriel RodriguesSão Bernardo do Campo, SP

Nenhum comentário: