Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL




O sub-regional 4 do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), que é composto pelas dioceses de Balsas, Carolina e Imperatriz, realizou de 15 a 17 de junho a 1ª etapa da Escola de Formação da Pastoral da Juventude, que teve como tema “Identidade e Espiritualidade da Pastoral da Juventude”.
O encontro aconteceu em Balsas (MA) e estiveram presentes 30 jovens representantes das dioceses de Balsas e Carolina. O encontro foi assessorada por José de Ribamar Nascimento, da diocese de São Mateus e membro da comissão regional de assessoria da PJ no estado.
O subsídio de estudo do encontro foi “Um jeito de ser e fazer - Somos Igreja Jovem”, lançado em janeiro de 2012 por ocasião do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (ENPJ), em Maringá (PR). O subsídio traz também elementos importantes para a caminhada evangelizadora da Pastoral da Juventude, como a história, a identidade, a missão, os princípios, a espiritualidade, entre outros.
Segundo os organizadores do encontro, a sua finalidade foi trabalhar a vivencia, a espiritualidade e a identidade da Pastoral da Juventude, “no que diz respeito à sensibilidade de está com o espírito aberto ao novo e ao diferente e também ajudar os jovens a resgatar o prazer de celebrar a vida, a mística que os alimenta e os sustenta diante das varias circunstâncias vividas”.
Nos dias 10 e 11 de julho, acontecerá no Centro Franciscano de Animação Missionária, em Bacabal (MA), o primeiro encontro regional de espiritualidade e formação para os assessores da Pastoral da Juventude das 12 dioceses do Maranhão, assessorado pelo padre Joaquim Veloso, assessor da PJ Regional e por dom Vilson Basso, bispo referencial da Juventude do Maranhão.


A convite do arcebispo de Vitórias (ES), dom Luiz Mancilha Vilela, aconteceu na manhã de sexta-feira, 15 de junho, o Encontro de Políticos Católicos. Dois momentos marcaram o evento: a reflexão sobre o papel das lideranças políticas na construção da sociedade e a Celebração da Eucaristia.
O encontro, que reuniu políticos de diferentes partidos, teve como objetivo orientar os políticos católicos de Vitória sobre à necessidade de testemunhar a fé na vida pública. Sobre isso, ressaltou dom Luiz Macilha, “a questão é que como católico, não posso concordar com atitudes que vão contra os meus valores. Como católicos, precisamos fazer a diferença”, ressaltou.
Dando continuidade ao discurso, o arcebispo propôs um desafio para as autoridades durante o evento, o de refletir sobre a presença significativa do católico no partido ao qual pertence. Os participantes foram convidados a se dividirem em pequenos grupos, para refletirem sobre a  vivência da fé no seu campo de trabalho, a Política.
De maneira geral os grupos apontaram a necessidade de fortalecer a fé e expressaram as dificuldades para agir em coerência com valores e princípios. Pediram apoio da Igreja e sugeriram uma missa mensal.
O encontro foi encerrado com a celebração da missa, presidida por dom Luiz, que propôs como resposta às inquietações dos grupos de vivenciar a fé em seus ambientes, a oração antiga e muito apropriada para o dia de hoje que comemora o Sagrado Coração de Jesus: “Sagrado Coração de Jesus fazei nossos corações serem semelhantes ao vosso”.

Fonte: CNBB em especial para o Correio do Seridó 


Nenhum comentário: