Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Presidente da Câmara Leleu Fontes e Prefeito Bibi Costa recebem Diploma do Mérito Cultural José Américo de Almeida

Um dia que ficará marcado para sempre na cultura da Paraíba e Rio Grande do Norte. No dia 29 de setembro, a Fundação Casa José Américo, entidade ligada ao governo do Estado da Paraíba, esteve promovendo uma vasta programação cultural, tendo como ponto máximo, a entrega do diploma do Mérito Cultural.

O evento reuniu os segmentos da música, literatura, artes plásticas e foram feitas homenagens, com o objetivo de valorizar a arte e cultura paraibana, em realizações sistemáticas.  A sessão cultural foi organizada pelo Departamento de Programação Cultural da FCJA.

A programação teve apresentações musicais com o Coral Vozes da Infância, da Casa das Artes e momento especial com Adeildo Vieira e filhos; Sessão de autógrafos e relançamentos de vários livros, exposições sertaneja e de Cordel e ainda o lançamento “Cartaz dos Governadores Paraibanos (1889/2011 – FCJA)”.

Entre os agraciados com o diploma do Mérito Cultural, estiveram o presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes, e o prefeito Bibi Costa, que se fez representar na ocasião pelo Vereador Milton Batista (Miltão).
A sessão cultural “Letras, Cores e Sons” foi realizada na sede da Fundação, na capital João Pessoa e contou com a presença do  secretário de Estado da Cultura, Chico César, e o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, além de atores, poetas, artistas plásticos, políticos e à imprensa. 

Ao recepcionar o público, o presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátiro Fernandes Filho, falou da importância de cada uma das expressões descritas no nome do evento: das letras, que traduzem a inspiração dos autores; das cores, que expressam o tempo, e dos sons das músicas, diretamente relacionados às coisas boas, à alma e aos sentimentos bons das pessoas
Vereador Miltão, Flávio Sátiro e o Vereador Leleu Fontes
Flávio Sátiro também falou da homenagem feita pelo município de Caicó (RN) à memória do ex-governador José Américo de Almeida. Quando ministro da Viação e Obras Públicas do Governo Getúlio Vargas, José Américo autorizou a construção do Açude Público Itans, de Caicó. A obra foi concluída em 1935 e inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1936, livrando o município do flagelo das secas.

Desde julho deste ano, o açude tem o nome do político paraibano por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Dilson Fontes, em conjunto com o prefeito da cidade, Rivaldo Costa (Bibi Costa). 

A José Américo também foi concedido o título de Cidadão Honorário de Caicó, in memória e para agradecer a série de homenagens ao paraibano ilustre, a Fundação  concedeu  ao presidente da Câmara Municiapal de Caicó Dilson Fontes (Leleu) e ao prefeito Rivaldo Costa, o Diploma do Mérito Cultural José Américo de Almeida.

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior, o presidente da Fundação Casa José Américo, Flávio Sátiro, afirmou que a presença da comitiva de Caicó foi muito importante para a Fundação. 

“Leleu e Bibi que reconheceram o trabalho de José Américo, estão recebendo o nosso agradecimento por esse reconhecimento. Isso mostra que a Paraíba está cada vez mais irmanada aos caicoenses e espero que outras atividades culturais sejam desenvolvidas através da Fundação e da Câmara Municipal de Caicó, através do presidente Leleu e do Prefeito Bibi Costa. Nós estamos aqui para isso; para trazer a cultura popular, para disseminar a memória dos dois Estados - Paraíba e Rio Grande do Norte e fazer engrandecer a cultura regional de uma forma intensa”, ressaltou Flávio Sátiro. 

Lu Maia – Presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, disse que achou uma maravilha, a interdisciplinaridade, pois além de ser um lugar de preservação, de acervo e de contar a história da Paraíba, do próprio patrono José Américo de Almeida, o evento traz a tona, as artes plásticas, a música e a literatura. “É importante esse movimento cultural que se estabelece a partir desse momento, na Fundação José Américo, que é o lugar que tem vida e que precisa ser movimentado e com esse projeto, só vem a enriquecer a cultura da Paraíba”, comentou Lu Maia. 

O Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, disse que ficou muito feliz com a presença de Caicó no evento. “Eu tenho uma ligação forte com a cidade de Caicó, de gostar, de querer bem e este querer bem é recíproco. Caicó fez uma grande homenagem a José Américo de Almeida, reconhecendo a importância dele para a própria história da cidade, na construção do açude que leva o seu nome”, enfatizou Chico César. 

Por Paulo Júnior - Jornal Correio do Seridó 
Direto de João Pessoa - PB

Nenhum comentário: