Os 46 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), comemorados no dia 24 de março, foram registrados em Plenário nesta segunda-feira (26) pela senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN). A senadora, que é vice-presidente da legenda em sua cidade, Caicó (RN), destacou a importância do partido na história política brasileira e homenageou alguns peemedebistas ilustres.
Segundo Ivonete, o PMDB teve papel “decisivo” na história do Brasil ao lutar contra a ditadura, liderar o movimento em favor das eleições diretas no país, participar da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988, e dar início à redemocratização brasileira, com o governo do então presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney.
Entre os nomes de destaque do partido, Ivonete Dantas citou Ulisses Guimarães (1916-1992), a quem chamou de “Senhor Diretas Já”, o ex-presidente Tancredo Neves (1910-1985), o atual vice-presidente da República, Michel Temer, os ex-ministros Franco Montoro (1916-1999), e Paulo Brossard, e o atual ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, de quem a senadora é suplente. Ivonete também homenageou os fundadores do PMDB no Rio Grande do Norte, Odilon Ribeiro Coutinho (1923-2000) e Roberto Furtado.
- Quero homenagear todos os membros do meu partido desde o PMDB em Caicó até o PMDB nacional pela luta incessantes de todos esses anos em prol de um Brasil mais justo, mais desenvolvido. Rogo a Deus que os grandes homens e mulheres deste partido nunca se esqueçam da luta e da nossa origem, o velho MDB. Lembrem-se ainda de tudo o que ele significava e significa ainda hoje. Recordem-se ainda que o MDB sempre foi um combatente contra a corrupção e contra a ditadura – afirmou
Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário