Se os nomes deles ainda não são conhecidos, pelo menos a roupa não é mais mistério. Sem a polêmica tira verde no peito, com um modelo mais clássico, a camisa que vestirá a seleção na busca da medalha inédita foi desvendada.
O GLOBO teve acesso ao novo uniforme que será usado pelos jogadores brasileiros a partir do ano que vem.
O modelo, produzido pela Nike, traz alterações importantes em relação ao seu último desenho. A gola redonda será substituída pela gola V. A camisa número 1, a amarela, deixa de ter a tira verde horizontal no peito, alvo de polêmicas quando foi introduzida.
O verde, agora, aparecerá em um detalhe nas duas mangas, além de uma fina listra no contorno da gola. A inscrição "nascido para jogar futebol", que já esteve, por exemplo, na parte interna da barra e da gola dos últimos uniformes, agora está colocada na parte interna da manga esquerda.
No uniforme número 2, o azul, os detalhes da manga e da gola serão amarelos. Há, ainda, duas versões de calções azuis: um deles com detalhes brancos nas laterais e outro com detalhes amarelos. Está previsto, ainda, um calção predominantemente branco.
A fornecedora de material esportivo da seleção brasileira ainda produziu e apresentou à CBF um terceiro modelo de uniforme, todo verde. No peito, está a inscrição Brasil e, logo abaixo, cinco estrelas representando o pentacampeonato mundial. No entanto, a CBF não permite que esta camisa seja usada em jogos e ela terá apenas caráter comercial. No terceiro uniforme, o escudo da entidade está na manga esquerda da camisa.
Se já sabe o que vai vestir, a seleção ainda precisa formar o time para os Jogos Olímpicos. O próximo amistoso da seleção é no dia 28, contra a Argentina, em Belém. No primeiro jogo contra os argentinos, Mano Menezes não usou tantos jogadores com idade olímpica.
A expectativa é que, na próxima partida, faça mais observações. A preparação, no entanto, deverá se intensificar mesmo em 2012. No entanto, a entidade sabe que terá dificuldades pela frente. Afinal, no ano que vem, o calendário da Fifa prevê poucas datas selecionadas para jogos entre seleções, o que pode dificultar a formação da equipe. A primeira data Fifa é em fevereiro, no dia 29. Depois, há duas datas em junho. Pela proximidade com os Jogos de Londres, a seleção deverá usar estes dois últimos jogos para testar o time que vai tentar a medalha de ouro. Além disso, até o final do ano será feito o planejamento, pela comissão técnica, do treinamento da equipe olímpica.
O Brasil vai conhecer no dia 24 de abril de 2012 os seus adversários nos Jogos. Nesta data, acontece o sorteio dos grupos. A competição terá apenas a final em Londres, no estádio de Wembley. As demais partidas se dividirão entre Cardiff, no País de Gales; Glasgow, na Escócia; além de Newcastle, Manchester e Coventry, na Inglaterra.
A questão do uniforme gerou polêmica na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim. O uniforme da seleção teve que ser alterado já com a competição em andamento. Por determinação do Comitê Olímpico Internacional, as seleções tiveram que remover os escudos das federações nacionais de futebol. Eram permitidos, apenas, símbolos dos comitês olímpicos. O Brasil usou o escudo da CBF apenas na estreia do torneio.
Na ocasião, a seleção conquistou a medalha de bronze. Na premiação, usou o uniforme oficial com o escudo da entidade tapado por esparadrapos. Carlos Eduardo Mansur (carlos.mansur@oglobo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário