Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seleção brasileira tem novo uniforme para a busca do ouro nos Jogos Olímpicos, em 2012

Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo RIO - O ouro olímpico, único título que falta à seleção, virou verdadeira obsessão do futebol brasileiro. Em 2012, nos Jogos de Londres, uma nova geração de jogadores tentará preencher esta lacuna. 

Se os nomes deles ainda não são conhecidos, pelo menos a roupa não é mais mistério. Sem a polêmica tira verde no peito, com um modelo mais clássico, a camisa que vestirá a seleção na busca da medalha inédita foi desvendada. 

O GLOBO teve acesso ao novo uniforme que será usado pelos jogadores brasileiros a partir do ano que vem. 

O modelo, produzido pela Nike, traz alterações importantes em relação ao seu último desenho. A gola redonda será substituída pela gola V. A camisa número 1, a amarela, deixa de ter a tira verde horizontal no peito, alvo de polêmicas quando foi introduzida. 

O verde, agora, aparecerá em um detalhe nas duas mangas, além de uma fina listra no contorno da gola. A inscrição "nascido para jogar futebol", que já esteve, por exemplo, na parte interna da barra e da gola dos últimos uniformes, agora está colocada na parte interna da manga esquerda. 

No uniforme número 2, o azul, os detalhes da manga e da gola serão amarelos. Há, ainda, duas versões de calções azuis: um deles com detalhes brancos nas laterais e outro com detalhes amarelos. Está previsto, ainda, um calção predominantemente branco.
Mônica Imbuzeiro/Agência O GloboA fornecedora de material esportivo da seleção brasileira ainda produziu e apresentou à CBF um terceiro modelo de uniforme, todo verde. No peito, está a inscrição Brasil e, logo abaixo, cinco estrelas representando o pentacampeonato mundial. No entanto, a CBF não permite que esta camisa seja usada em jogos e ela terá apenas caráter comercial. No terceiro uniforme, o escudo da entidade está na manga esquerda da camisa. 

Se já sabe o que vai vestir, a seleção ainda precisa formar o time para os Jogos Olímpicos. O próximo amistoso da seleção é no dia 28, contra a Argentina, em Belém. No primeiro jogo contra os argentinos, Mano Menezes não usou tantos jogadores com idade olímpica. 

A expectativa é que, na próxima partida, faça mais observações. A preparação, no entanto, deverá se intensificar mesmo em 2012. No entanto, a entidade sabe que terá dificuldades pela frente. Afinal, no ano que vem, o calendário da Fifa prevê poucas datas selecionadas para jogos entre seleções, o que pode dificultar a formação da equipe. A primeira data Fifa é em fevereiro, no dia 29. Depois, há duas datas em junho. Pela proximidade com os Jogos de Londres, a seleção deverá usar estes dois últimos jogos para testar o time que vai tentar a medalha de ouro. Além disso, até o final do ano será feito o planejamento, pela comissão técnica, do treinamento da equipe olímpica. 

O Brasil vai conhecer no dia 24 de abril de 2012 os seus adversários nos Jogos. Nesta data, acontece o sorteio dos grupos. A competição terá apenas a final em Londres, no estádio de Wembley. As demais partidas se dividirão entre Cardiff, no País de Gales; Glasgow, na Escócia; além de Newcastle, Manchester e Coventry, na Inglaterra. 

A questão do uniforme gerou polêmica na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim. O uniforme da seleção teve que ser alterado já com a competição em andamento. Por determinação do Comitê Olímpico Internacional, as seleções tiveram que remover os escudos das federações nacionais de futebol. Eram permitidos, apenas, símbolos dos comitês olímpicos. O Brasil usou o escudo da CBF apenas na estreia do torneio. 

Na ocasião, a seleção conquistou a medalha de bronze. Na premiação, usou o uniforme oficial com o escudo da entidade tapado por esparadrapos.  Carlos Eduardo Mansur (carlos.mansur@oglobo.com.br)

Nenhum comentário: