Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Botafogo e Vasco duelam para definir Taça Rio em 90min e fugir dos pênaltis


Loco Abreu e Alecsandro não têm bom aproveitamento nos pênaltis em 2012
Loco Abreu e Alecsandro não têm bom aproveitamento nos pênaltis em 2012
29/04/2012 - 06h00


Bernardo Gentile e Vinicius Castro 

Do UOL, no Rio de Janeiro
Botafogo e Vasco não têm em comum apenas o fato de estarem na final da Taça Rio. Ambos demonstraram na atual temporada que não vão bem das pernas quando o assunto é cobranças de pênaltis - fator que poderá decidir o título do segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo, às 16h, no Engenhão. Desta forma, os times farão de tudo para resolver a parada dentro dos 90min e fugir das temidas penalidades.

VEJA OS NÚMEROS DE BOTA E VASCO NAS COBRANÇAS DE PÊNALTIS EM 2012

PÊNALTISDESPERDIÇADOSCONVERTIDOSAPROVEITAMENTO (%)
BOTAFOGO53240%
VASCO84450%
Loco Abreu, por exemplo, perdeu seis das últimas sete cobranças em que tentou. Assim, o uruguaio deverá perder o posto de batedor oficial do Botafogo, neste momento. Herrera seria a sucessão natural, mas o argentino muitas vezes fica no banco de reservas. Neste cenário, este ‘título’ ficará a cargo de Andrezinho. O técnico Oswaldo de Oliveira, no entanto, não confirma essa troca.

BOTA E VASCO DECIDEM PARA EMPURRAR RÓTULO DE 'FREGUÊS' AO RIVAL

  • O histórico entre Botafogo e Vasco apresenta um paradoxo que torna este clássico ainda mais especial. Em números gerais, o Gigante da Colina tem ampla superioridade contra o Glorioso: em 320 jogos, os vascaínos conquistaram 140 vitórias contra 84 dos alvinegros e 96 empates. Entretanto, quando o assunto é decisão, o time de General Severiano passa por cima desses números e apresenta uma verdadeira goleada: seis títulos em sete finais entre os clubes. Neste cenário, as equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 16h, no Engenhão, para decidir o campeão da Taça Rio e quem é o verdadeiro ‘freguês’.
“O cobrador já está determinado. Ele pode ser substituído durante a partida, ou outro se sente bem para bater na hora, mas já está decidido”, assegurou. “É o Loco?”, indagou um jornalista. “Já está determinado o batedor”, despistou o comandante.
Em General Severiano, a principal notícia ficou por conta do desfalque de Renato, que torceu o tornozelo esquerdo contra o Bangu, no último sábado, e não conseguiu se recuperar a tempo da decisão. Fellype Gabriel deverá ser improvisado na posição, com Maicosuel entrando no time ao lado de Andrezinho, Elkeson e Loco Abreu. Outra opção, mais conservadora, seria a escolha por  Jádson ao lado de Marcelo Mattos. Assim, os quatro apoiadores disputariam por três vagas no meio de campo. Além do volante, Jobson alegou dores musculares e está fora da final.
“O Vasco é uma equipe muito qualificada. Tem grandes jogadores e precisamos estar atento a todos eles. Muitos deles podem decidir, assim como os nossos atletas. Sinto o grupo muito motivado, uma concentração extraordinária e participando com muita devoção em tudo. Isso aumenta a possibilidade de termos um grande jogo no domingo”, afirmou Oswaldo de Oliveira.
Pelo lado vascaíno, as cobranças de pênaltis também não têm sido bem aproveitadas. Em oito cobranças, o Cruzmaltino desperdiçou quatro, três delas com Alecsandro. Assim, o atacante deixou o posto de cobrador do time dando lugar a Juninho Pernambucano ou Felipe - depende de qual deles está em campo.
Para o jogo, o técnico Cristóvão Borges não fez mistério e deve optar pela manutenção do time que venceu o Flamengo por 3 a 2 na semifinal. Felipe será novamente o grande articulador das jogadas. Juninho segue no banco de reservas e fica como opção para o decorrer da partida.
Durante a semana, o treinador pediu respeito ao rival e disse que o Cruzmaltino precisa se superar para transformar a boa campanha em uma conquista de fato. “Sabemos o tamanho do problema que é o Botafogo. Temos que fazer diferente e melhor do que conseguimos até agora. Estamos frequentando a ponta dos torneios há algum tempo. É um grupo experimentado e lógico que temos tranquilidade com essa sequencia de jogos decisivos. Se ainda não conseguimos o título é porque falta alguma coisa. Temos que fazer o melhor para ganhar”, atestou o treinador.
BOTAFOGO X VASCO
Data: 29/4/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo, Band e Premiere
Árbitro: Wagner dos Santos Nascimento
Assistentes: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa
BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira
VASCO
Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolpho e Thiago Feltri; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges

Nenhum comentário: