Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em carta à Dilma, Ubam expõe realidade que atinge os municípios nordestinos


O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, enviou carta da entidade à presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de expor a situação de emergência que estão vivendo as populações de mais de 600 dos 1.787 Municípios da Região Nordeste, devido à ausência prolongada de chuvas, o que vem causando sérias conseqüências para a atividade rural nos Estados.

Na carta, o presidente da Ubam solicitou a Dilma uma visita de urgência a áreas mais afetadas, que vão do brejo ao grande sertão que compreende os Estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe e Alagoas. A situação de estiagem vem se alastrando na maioria dos Municípios, ameaçando trazer conseqüências perigosas para a agropecuária, desencadeando um processo de perda irreparável, caso a falta de chuva se mantenha durante os meses de maio e junho. 

De acordo com levantamento entidade, as chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro deste ano foram consideradas de volume muito abaixo do esperado. Durante o mês de abril, a situação só teve continuidade, agravando ainda mais a situação.

O presidente da Ubam destacou a iniciativa dos governadores nordestinos, que têm mantido uma agenda permanente de audiências nos principais ministérios em Brasília. Alguns governadores já decretaram estado de emergência, pois essa falta de ocorrência de chuvas pode ser considerada como um quadro de "seca", inclusive a mais grave dos últimos 40 anos.

"São mais de 600 municípios que apresentam situação caótica, pela falta de chuvas, algo é próprio da região do semi-árido, porém não se esperava que o quadro fosse se agravar, pois desde janeiro o volume de chuvas é muito abaixo da média. Por isso, estamos pedindo à presidente Dilma que visite os principais municípios e determine a liberação de verbas para que os prefeitos possam tomar as providências e assistirem à população, para que tenham abastecimento de água em regime de urgência, tanto para a população como para os animais", disse Leonardo Santana.

Leonardo participou de reuniões de trabalho promovidas pelos governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, com centenas de prefeitos e prefeitas, com o objetivo de expor as ações emergenciais dos governos e, ao mesmo tempo, criar uma canal de comunicação através da criação de departamentos municipais de defesa civil e aparelhamento dos já existentes.

Jornalista Gilce Carvalho

Nenhum comentário: