Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Invicto, Bota pode repetir feito do time de 1989 se for campeão


Se derrotar o Fluminense na final do Campeonato Carioca, no próximo domingo, às 16h, no estádio Engenhão, o Botafogo igualará um feito único em sua história. Invicto há 23 partidas, o time de General Severiano pode repetir a façanha do grupo de 1989, quando foi campeão estadual sem nenhuma derrota. Aquela final, contra o Flamengo, também marcou o fim de um jejum de 21 anos sem títulos.
O polêmico gol do meia Maurício, que adotou o '89' ao nome e já teve até uma camisa personalizada lançada pela diretoria, é inesquecível para o torcedor alvinegro. Menos pela invencibilidade, mas por encerrar uma longa seca de títulos. Desta vez o jejum é que importa menos, já que o último título veio em 2010, quando foi campeão estadual sob o comando de Joel Santana. O 'bônus' agora seria a conquista sem derrotas, que aconteceu apenas 14 vezes na história dos campeonatos cariocas.
Botafogo não perde desde a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando acabou goleado pelo Atlético-MG por 4 a 0. Desde então foram 12 vitórias e 11 empates. Quando foi eliminado pelo Fluminense na semifinal da Taça Guanabara deste ano, o time caiu na decisão por penalidades, após empate de 1 a 1 no tempo normal, o que não fica caracterizado como uma derrota nas estatísticas.
O atacante Loco Abreu toca para fazer 1 a 0 para o Botafogo no início do jogo. Foto: Futura Press
1/12
Na temporada de 1989, comandado por Paulinho Criciúma, Mauro Galvão e o próprio Maurício, o retrospecto foi de 15 vitórias e nove empates no estadual. No ano seguinte, novamente campeão, o Botafogo por muito pouco não igualou a marca, sofrendo apenas uma derrota na campanha, diante do América de Três Rios, que atualmente está na série C do estadual.
Durante a atual temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira respondeu seguidas vezes sobre a invencibilidade que não convencia a torcida, que vaiava alguns jogadores em partidas do estadual. Agora, o treinador acredita em um crescimento ainda maior da sua equipe, mas não desmerece os atuais números positivos, conquistados desde que chegou ao cargo.
“Estamos com três para quatro meses de trabalho e o crescimento é notável. Acredito que vamos melhorar, fazer jogos melhores que esses. O inquestionável é que até o momento são 23 jogos e ninguém conseguiu ganhar do Botafogo. Mas não somos imbatíveis, vamos lutar muito para adiar ao máximo essa situação”, analisou o treinador.
Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro 

Nenhum comentário: