Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Vettel ganha no Bahrein, vence a 1ª no ano e lidera Mundial; Massa soma primeiros pontos


Steve Crisp/Reuters
Para quem duvidava de suas chances nesta temporada, Sebastian Vettel está de volta. O atual bicampeão mundial deu a volta por cima e conquistou sua primeira vitória neste ano ao cruzar a linha de chegada do GP do Bahrein em primeiro. O alemão, que largou na pole position, até sofreu um pouco com a pressão de Kimi Räikkönen, mas nada que o impedisse de voltar ao topo do pódio.

RESULTADO FINAL - GP DO BAHREIN

PILOTOTEMPO
1. S. Vettel (ALE/Red Bull)1h35min10s990
2. K. Räikkönen (FIN/Lotus)a 3s3
3. R. Grosjean (FRA/Lotus)a 10s1
4. M. Webber (AUS/Red Bull)a 38s7
5. N. Rosberg (ALE/Mercedes)a 55s4
6. P. di Resta (ESC/Force India)a 57s5
7. F. Alonso (ESP/Ferrari)a 57s8
8. L. Hamilton (ING/McLaren)a 58s9
9. F. Massa (BRA/Ferrari)a 1min04s9
10. M. Schumacher (ALE/Mercedes)a 1min11s4
A última vitória de Vettel havia sido no GP da Índia, em outubro. Em 2012, o alemão, que dominara a temporada passada com folga, esteve abaixo da expectativa nas primeiras corridas. Ele ficou em segundo na Austrália, mas amargou um 11º lugar na Malásia e terminou na quinta posição na China.
Com o resultado, Vettel assumiu a liderança do Mundial de pilotos com 53 pontos, quatro a mais do que Lewis Hamilton - o piloto da McLaren ocupava a ponta antes da prova no Bahrein.
Outro destaque ficou por conta do excelente resultado dos carros da Lotus. Com um desempenho consistente, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean completaram o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente. Foi a primeira vez na qual o finlandês subiu ao pódio desde seu retorno à categoria. Desde 1988, quando Nelson Piquet foi terceiro na Austrália, a Lotus não via um de seus pilotos terminar entre os três primeiros colocados.
Já a McLaren foi discreta. Hamilton foi o oitavo colocado, enquanto Jenson Button teve problemas nas voltas finais e abandonou.
Felipe Massa enfim terminou na zona de pontuação. O piloto da Ferrari, que havia passado em branco nas três provas anteriores, foi o nono colocado e conquistou seus primeiros pontos no Mundial. Bruno Senna, que havia pontuado nas duas últimas corridas, abandonou a poucas voltas do fim.
Pela primeira vez desde 1983, as quatro primeiras corridas da temporada tiveram vencedores de equipes diferentes. Em 2012, além de Vettel (Red Bull), Button (McLaren), Alonso (Ferrari) e Rosberg (Mercedes) ganharam na Austrália, Malásia e China, respectivamente.
A corrida
Na largada, Vettel se manteve à frente de Hamilton e sustentou a primeira posição. Alonso foi muito bem: nono colocado no grid, o espanhol pulou para quinto. Massa e Senna também ganharam várias posições. Os brasileiros, que largaram em 14 e 15º lugares, respectivamente, ganharam cinco posições cada.
Antes do início da prova, houve uma chuva fraca na região do circuito de Sakhir, o que aumentou a preocupação dos pilotos com relação aos pneus. Na pista, Grosjean ultrapassou Webber e conquistou a terceira posição. Na 7ª volta, ele superou Hamilton e foi para segundo. O bom desempenho da Lotus no começo da prova também foi comprovado com Räikkönen, que chegou ao quinto lugar.
Na primeira parada nos boxes, Hamilton teve problemas e perdeu tempo. O piloto da McLaren travou uma disputa acirrada de posição com Rosberg. O alemão foi suspeito de jogá-lo para fora da pista, mas mesmo assim o inglês conseguiu passar.
Após as trocas de pneus, Vettel se manteve na ponta, seguido pelas Lotus de Grosjean e Räikkönen. Na briga interna, o finlandês levou a melhor sobre o francês e assumiu o segundo lugar. Já Massa sentia dificuldades para se manter à frente de Sergio Pérez, que pressionava na briga pela nona posição.
Com a segunda parada nos boxes, Massa passou a pressionar Alonso, mas sem conseguir ultrapassar seu companheiro de equipe. O espanhol até pegou carona no vácuo de Kamui Kobayashi, que ia para os boxes. O brasileiro também sofria com a aproximação de Hamilton. Na frente, a briga pela ponta se intensificou. Räikkönen aos poucos reduziu a diferença para Vettel e passou a incomodá-lo.
Massa levou a pior no terceiro pit stop. O brasileiro não só perdeu contato com Alonso como foi ultrapassado por Hamilton. Räikkönen também perdeu tempo nos boxes e viu Vettel abrir distância.
A próxima corrida da temporada será o GP da Espanha, em 13 de maio, com largada às 9h (horário de Brasília).

GP do Bahrein


Nenhum comentário: