Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste


Da Redação
Diante da previsão de que a forte seca que atinge o Nordeste brasileiro só termine em outubro, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) reforçou, nesta quinta-feira (26), a necessidade de investimentos na região por parte do governo federal. Ele classificou a situação como “assustadora”.
Com base em levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o senador anunciou que o semiárido da Bahia não tem nenhuma perspectiva de chuva pelos próximos meses.
– É importante mostrar que o Nordeste vem verificando baixos volumes de chuva em 2012, especialmente em março. Na região norte da Bahia, por exemplo, não houve registro de chuva em nenhum dia. É a região onde fica a cidade de Juazeiro, divisa com Petrolina, na beira do São Francisco. É dura a vida nesse atual momento e é importante que a sensibilidade, o compromisso e a agilidade do poder público possam chegar com alento, com esperança e com a construção de um caminho capaz de perenizar ações de convivência com a seca – defendeu o senador, registrando que, dos 266 municípios baianos no semiárido, 200 estão em situação de emergência.
Como primeiro passo, Walter Pinheiro comemorou o pacote de ações, anunciado na segunda-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff, que destinará R$ 2,7 bilhões para a região nos próximos seis meses. O senador destacou que, além das medidas emergenciais para amenizar os prejuízos já registrados, o pacote inclui ações voltadas à proteção futura dos municípios.
Entre as ações estão medidas como a construção de barragens; limpeza de aguadas e tanques; compra de equipamentos; e o pagamento do seguro safra, destinado a pequenos agricultores que tiveram perdas em decorrência da seca ou de enchentes.
Walter Pinheiro defendeu ainda a anistia de dívidas e a liberação de crédito emergencial para os agricultores, do Nordeste e do resto do país, que estejam enfrentando problemas em virtude da seca ou de enchentes. Também pediu a entrega da primeira etapa do Projeto Nordeste Bahia-Aquífero Tucano, que construirá poços profundos com sistema de captação, tratamento e abastecimento de água para beneficiar mais de 2 milhões de baianos, principalmente na região nordeste da Bahia.
Agência Senado

Nenhum comentário: