O novo concurso Correios terá 3.468 vagas de níveis médio e superior, incluindo o cargo de carteiro. Além disso, as cidades em que as provas serão realizadas também estão confirmadas.
As informações constam no novo projeto básico elaborado para a escolha da banca organizadora. O documento foi acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida no final da tarde desta terça-feira, 20.
Das vagas ofertadas, 10% serão destiandas a candidatos com deficiência e 20% serão providas por candidatos negros.
Confira a seguir a distribuição das vagas pelas regiões do país:
Nível médio
Região Sudeste: 1.048 vagas;
Região Sul: 696 vagas;
Região Nordeste: 669 vagas;
Região Centro-Oeste: 446 vagas; e
Região Norte: 240 vagas.
Nível superior
Região Centro-Oeste: 177 vagas;
Região Nordeste: 62 vagas;
Região Sudeste: 61 vagas;
Região Norte: 41 vagas; e
Região Sul: 28 vagas.
Cargos do concurso Correios
O projeto básico reforça que o concurso Correios será para níveis médio (agente de Correios) e nível superior (analista de Correios).
A empresa já informou que serão publicados dois editais, sendo um edital para cada carreira.
Os aprovados terão ganhos iniciais de R$2.429,26 e R$6.872,48, sendo para cargos de nível médio e superior, respectivamente.
No caso do agente de Correios, o cargo de carteiro será o principal destaque, mas é possível que outros sejam contemplados, como o atendente comercial.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva, a seleção terá o foco na área Operacional.
Já para o nível superior, a carreira de analista de Correios terá oportunidades para os cargos de advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
Concurso Correios terá provas objetiva e discursiva
Outra informação confirmada no projeto básico do concurso Correios é a estrutura das provas que serão aplicadas aos candidatos.
A seleção será composta somente por provas objetivas e discursiva. Com caráter eliminatório e classificatório, as avaliações serão realizadas no seguinte formato:
Agente de Correios (nível médio)
Prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Analista de Correios (nível superior)
Prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos; e
prova discursiva, sendo esta uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando tema constante dos Conhecimentos Básicos do edital.
Com a estrutura acima, o projeto básico confirma que os candidatos do concurso Correios não serão avaliados por meio do Teste de Aptidão Física (TAF), nem mesmo os concorrentes ao cargo de carteiro.
A aplicação das provas ocorrerá em dois turnos, sendo manhã (nível superior) e tarde (nível médio), cujos horários serão confirmados no edital, que está previsto para ser publicado em setembro.
Estrutura da prova objetiva
O projeto ainda detalha a estrutura da prova objetiva e não prevê questões de múltipla escolha, mas sim 120 itens no modelo “certo” ou “errado”, abrangendo Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo eles:
- Conhecimentos Básicos – 40 itens;
- Conhecimentos Complementares – 30 itens; e
- Conhecimentos específicos – 50 itens.
É importante destacar que a estrutura de prova acima é muito utilizada pelo Cebraspe, banca organizadora que esteve presente na última licitação (revogada) e que organizou o último concurso, realizado em 2011.
Prova discursiva
A prova discursiva, prevista para ser aplicada somente aos cargos de nível superior, consistirá em uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando temas da Atualidade.
O projeto básico prevê que sejam avaliadas as provas discursivas de todos os candidatos classificados em até três vezes o número de vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário