Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

Concurso Correios 2015: previsão de vagas para níveis médio e superior

concurso público aguardado há mais de dois anos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deverá ser realizado até o final do primeiro semestre de 2015 – pelo menos esta é a esperança que ainda resta até o momento. A expectativa é de que sejam preenchidas milhares de vagas imediatas e formado cadastro de reserva em diversos cargos.
A novidade é que também está prevista a realização de processo seletivo simplificado para a contratação de temporários, segundo anúncio feito pelo próprio presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, no mês de fevereiro de 2015, em entrevista ao jornal “O Dia”. Perguntado sobre a renovação do modelo de contratação de pessoal, Oliveira afirmou que “será por concurso, mas com validade de 12 a 60 meses“. Porém, em princípio essa seleção valerá apenas para Campinas e “depois será levada para o país inteiro”. Concluiu dizendo que “não abandonaremos os concursos tradicionais. Estamos em análise para um possível concurso nestes moldes ainda para 2015“.
Esta solução temporária iria contribuir para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) reponha parte do seu quadro, que encontra-se carente de trabalhadores, especialmente em algumas regiões do país, bem como para aquelas onde já não há cadastro de reserva disponível.

ENEM 2015 abre inscrições dia 25/05

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá período de inscrições abertas a partir do dia 25 de maio, devendo as provas ser aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. A participação no Enem garante ao estudante uma série de vantagens sociais, a exemplo do acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Outro benefício proporcionado pela participação no ENEM é que o exame se tornou requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
As inscrições podem ser feitas pela página do ENEM na internet, até as 23h59 de 5 de junho de 2015, pelo horário oficial de Brasília.
Estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015, matriculados em escolas da rede pública, além das pessoas que se declararem carentes. O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 10 de junho e a confirmação das inscrições será pela internet.
O edital completo do processo está publicado no Diário Oficial da União desta segunda, 18/05/2015.

Concurso DEPEN: Edital e Inscrição

O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), vinculado ao Ministério da Justiça, recebe somente até 22 de maio de 2015 as inscrições ao Concurso Público nº 1/2015, cujo objetivo é preencher 258 vagas de níveis médio e superior, distribuídas entre os cargos de Especialista em Assistência Penitenciária, Agente Penitenciário Federal e Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária.

Homem atira na mulher e mata padre dentro de igreja

O atirador alega motivo passional
O atirador alega motivo passional
Um padre foi morto a tiro e uma mulher foi baleada na manhã desta sexta-feira (22) em Tapera, no Norte do Rio Grande do Sul, dentro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Pompéia. Conforme a Polícia Civil, o padre Eduardo Pegoraro, de 33 anos, foi atingido pelo marido da mulher.
Testemunhas relataram que o atirador, identificado como Jairo Kolling, também disparou contra a companheira, Patricia Kolling, e depois atirou em direção ao próprio rosto antes de ser preso pela Brigada Militar.
A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Roque Gonzalez, mas acabou transferida ao município de Passo Fundo. O suspeito não corre risco de morte, está sob custódia da polícia e também foi transferido a Passo Fundo. O casal mora em Selbach, na mesma região.
O delegado Marino Franceschi, que investiga o caso, conta que testemunhas relataram que Jairo entrou na igreja e pediu para conversar com o religioso e a mulher. Os três teriam ido a uma sala na casa paroquial ao lado da igreja, onde ocorreu o crime. A suspeita é de que a motivação seja passional.
“O atirador alega motivo passional. Mas ainda não confirmamos essa informação. Ele não consegue falar, mas contou através de gestos. A situação é que os dois estavam na igreja, e ele foi até lá pediu para conversar. Entraram numa sala, que ele trancou. Em seguida, teria atirado”, relatou o delegado.
Ainda segundo Franceschi informou ao G1, a comunidade local está chocada com o crime. A igreja foi isolada para a realização de perícia e muitos curiosos cercaram o local. “Ele era muito querido aqui. É uma tragédia. Há muita comoção”, acrescentou o delegado.
O padre nasceu na comunidade de Vista Alegre, em Tapejara, e foi seminarista em Passo Fundo, também no Norte do estado. Jairo é empresário em Selbach, enquanto Patrícia é é professora de uma escola estadual. Ela também dá aulas de violão na paróquia.

Prefeito Roberto Germano convoca mais 10 aprovados em Concurso Público

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, convocou, através de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, mais dez candidatos aprovados no concurso público realizado no dia 02 de fevereiro de 2012 e que aguardava para tomar posse em seus respectivos cargos.
Secretaria de Saúde
Cargo: Técnico em Enfermagem – SMS – Atenção Básica
Maria Anete Galvão Costa
Dari Souto Brito
Luciana Meira da Silva
Ana Regina Viana do Amaral
Maria Daguia Alves Feliciano
Lilia Ferreira de Araújo Dutra
Elisa Ferreira Soares
Rauenia Ferreira de Araújo
Licelena Inocêncio
Cargo: Cuidador de Residência Terapeuta – SMS – Residência Terapeuta – 40 horas e/ou Escala de Plantão
Aline Maria de Morais
Os candidatos deverão comparecer à secretaria municipal de Administração, Departamento de Recursos Humanos (DRH), para receberem instruções sobre a documentação a apresentar à junta médica do município, bem como apresentar documentação exigida para o cargo constante no edital do concurso e demais procedimentos necessários para a posse, no prazo de 30 dias a contar da data da nomeação que foi 19 de Maio de 2015.

TJPB mantém suspensão e festa da padroeira é cancelada em Santa Rita

FESTA SANTA RITA GGGO presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, manteve a suspensão da festa da padroeira da cidade de Santa Rita (na Grande João Pessoa) deste ano, que teria início nesta sexta-feira (22) e terminaria a próxima segunda-feira (25). Ele negou liminar impetrada pela defesa do prefeito do Município, Reginaldo Pereira (PRP). À tarde, a prefeitura disse que a festa foi definitivamente cancelada.
O desembargador manteve a decisão judicial da 5ª Vara de Santa Rita, divulgada nessa quarta-feira (20), cancelando o evento. A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público da Paraíba de que o município deve regularizar o pagamento de servidores e serviços em vez de promover festas.
De acordo com o advogado da defesa do prefeito, Edward Johnson, a alegação para o recurso é de que o Poder Judiciário estaria interferindo nas decisões que só cabem ao Poder Executivo. “Essa é uma interferência indevida”, justificou. Contudo, em seu despacho o desembargador Marcos Cavalcanti afirma que cabe ao judiciário evitar a má gestão.
“Não se trata de invasão da administração, mas da responsabilidade com o erário e, sobretudo, respeito ao povo. E tendo havido a provocação, o magistrado que permitisse essa afronta à cidadania seria irresponsável. Por tais razões, indefiro o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao agravo”, diz trecho da decisão.
Edward Johnson informou ao Portal Correio que estava analisando a decisão do desembargador para posteriormente, se cabível, entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça. Porém, no começo da tarde, a prefeitura informou que a festa foi definitivamente cancelada.

Vírus da Zika se alastra pelo Brasil

Aedes aegypti: transmissor da dengue e do Zika / Band
Aedes aegypti: transmissor da dengue e do Zika / Band
O vírus Zika está se espalhando por todo o Brasil. O primeiro resultado positivo de febre pelo vírus Zika em São Paulo foi confirmado sexta-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde. O infectado é um homem de 52 anos, do município de Sumaré, na região de Campinas, interior paulista. A transmissão da doença, assim como a dengue, ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas foram constatados em 10 de março e, atualmente, o paciente já está curado.
De acordo com a secretaria, o paciente não tem histórico de viagem nas duas semanas anteriores ao início dos sintomas. Trata-se, portanto de um caso autóctone, ou seja, que teve origem na própria cidade. A doença causa febre baixa, manchas no corpo, coceira e vermelhidão nos olhos. Embora mais brandos do que em outras doenças, os sintomas podem ser confundidos com dengue, febre chikungunya e sarampo.
O paciente foi atendido no serviço de saúde do município. Em seguida, o caso foi notificado pela prefeitura como de suspeita de dengue e direcionado ao Instituto Adolfo Lutz – laboratório central de saúde pública do estado – para investigação. Para obtenção do diagnóstico, foi necessário fazer o isolamento e o sequenciamento genético do vírus.
Em todo o país foram registrados 16 casos de zika vírus, segundo balanço divulgado no dia 14 desse mês pelo Ministério da Saúde. Foram oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo brasileiro já trabalhava com a possibilidade de entrada do vírus no país em razão do alto fluxo de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado.
Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna e não há registro de morte associada. De acordo com a pasta, a doença tem um período de incubação de cerca de quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias.
O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Não está indicado o uso de ácido acetilsalicílico e de drogas anti-inflamatórias por causa do risco aumentado de complicações hemorrágicas, como também ocorre com a dengue.

Projeto reserva 6% das moradias dos programas habitacionais para idosos

MINHA CASA MINHA VIDA 2O relatório do senador Marcelo Crivela, do PRB do Rio de Janeiro, reserva às pessoas com mais de 60 anos pelo menos seis por cento das moradias populares oferecidas em programas habitacionais públicos, como o Minha casa, minha vida. Metade dessas vagas deve ser destinada para idosos de baixa renda, que recebem até três salários mínimos.
O senador Marcelo Crivela explicou que a iniciativa busca garantir mais autonomia, conforto e acessibilidade para as pessoas nesta faixa etária, já que as moradias devem ser construídas no térreo ou no primeiro andar.
“É um projeto de muito interesse dos idosos, que teriam 6% das residências dos programas de habitação do Governo. Todos esses programas do Governo tenham uma cota para o idoso, já projetada no início. Já se saberia onde seriam as unidades – no primeiro andar –, como seriam as facilidades. Não se pode colocar o idoso no último andar, pois esses prédios residenciais não têm elevador; são três pavimentos. De tal maneira que é um projeto relevante, importante”, disse o senador Marcelo Crivela.
Atualmente, o Programa Minha Casa, Minha Vida já destina três por cento das moradias para idosos e outros três por cento para pessoas com deficiência. Segundo dados do IBGE, a população brasileira tem cerca de 21 milhões de idosos. O projeto deve ser analisado pela Comissão de Assuntos Sociais, e se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados.