Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2022

Chuva de 130 milímetros em uma hora alaga ruas de Jardim de Piranhas e deixa moradores ilhados


Uma forte chuva que caiu na noite dessa sexta-feira (14) provocou uma inundação nas ruas de Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar. De acordo com o governo do estado, a precipitação foi de 130 milímetros em cerca de uma hora.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero dos moradores de algumas áreas da cidade. “Meu amigo, as casas estão cobertas”, narra uma pessoa ao mostrar a situação.

Em outro vídeo, um morador exibe como ficou a própria casa. Em outras imagens é possível ver um homem carregando uma mulher desmaiada nos braços no meio da enchente enquanto uma mulher relata a situação aos prantos sem saber o que fazer.

“Tá vendo aqui o desmantelo. Não tem quem venha fazer nada. Todo inverno é isso aqui. Eu não posso nem ir na casa da minha mãe, que tá cheio de água na casa dele, e eu não tenho como passar”, contou.



BBB 2022: Veja a lista completa com todos os participantes

 


O BBB 2022 já vai começar no próximo dia 17 de janeiro, sob o comando de Tadeu Schmidt. A lista completa de participantes foi divulgada pela TV Globo, ao longo desta sexta-feira (14). Veja abaixo quem são os confinados da nova temporada do reality show.

Luciano (Pipoca)

O bonitão é nascido e criado em Florianópolis, em Santa Catarina, tem 28 anos e é ator e bailarino. Atualmente interpreta o personagem Lipe no canal de YouTube “Gato Galactico”. É bissexual.

Jessilane (Pipoca)

A professora de Biologia, de 26 anos, é natural da Bahia, mas mora em Valparaíso de Goiás, em Goiás. Já formada, aprendeu Libras para poder lecionar para alunos surdos e, atualmente, é pós-graduada na linguagem de sinais e estuda para ser intérprete.

Eliezer (Pipoca)

O bonitão tem 31 anos e é de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Designer de formação, há dez anos é sócio de uma agência de Marketing e Branding. Cultiva o espírito aventureiro e adora estar em contato com a natureza e visitar lugares exóticos.

Eslovênia (Pipoca)

A moça tem 25 anos, é nascida em João Pessoa, na Paraíba, mas mora em Caruaru, Pernambuco. Estudante de Marketing, atualmente trabalha com influenciadora digital e fala sobre moda, beleza e lifestyle, mas chegou a cursar a faculdade de Física. Interrompeu a graduação quando venceu o Miss Pernambuco em 2018.

Lucas (Pipoca)

Ele tem 31 anos, nasceu em Serra, no Espírito Santo, mas atualmente mora em Vila Velha. Formou-se em engenharia por causa de seu pai, mas atualmente estuda Medicina e diz que pretende seguir na área de nutrologia. Realizou intercâmbio em Malta e hoje estuda em tempo integral; a mãe o ajuda financeiramente.

Bárbara (Pipoca)

Gaúcha de Novo Hamburgo, a loira tem 29 anos. Vive entre sua cidade natal e São Paulo, mas conta sempre estar viajando a trabalho. Formada em Relações Públicas, atua também como modelo e influenciadora digital.

Arthur Aguiar (Camarote)

O ator e cantor nasceu na capital do Rio de Janeiro e tem 32 anos. Integrou as bandas Rebeldes e F.U.S.S.C.A e tem canções gravadas em carreira solo. Atuou em novelas da Globo e ganhou notoriedade por um escândalo de traição com a ex-BBB Mayra Cardi.

Rodrigo (Pipoca)

Ele tem 36 anos e é natural de São José dos Campos, interior de São Paulo. Formado em Administração, trabalha como gerente comercial. Ficou no exterior por três anos e trabalhou como pedreiro, modelo e jogador de futebol pela universidade onde cursou pós-graduação em Marketing.

Natália (Pipoca)

A mineira tem 22 anos e mora em Belo Horizonte. Modelo e designer de unhas, começou a trabalhar aos 9 anos de idade e nunca mais parou.

Vinicius (Pipoca)

O rapaz tem 23 anos e nasceu em Crato, Ceará. Mora com o pai, a avó materna e tia em uma pensão da família. É bacharel em Direito, mas não pretende advogar. Trabalha no restaurante da família e faz vídeos para ganhar uma renda extra nas redes sociais. É gay assumido.

Pedro Scooby (Camarote)

O surfista tem 33 anos e é natural do Rio de Janeiro (RJ), cidade pela qual é apaixonado. É ex-marido de Luana Piovani e ex-namorado de Anitta.

Brunna Gonçalves (Camarote)

A bailarina e influenciadora digital tem 30 anos e nasceu em Nilópolis, no Rio de Janeiro. Integra o corpo de balé da cantora Ludmilla, com quem é casada.

Paulo André Camilo (Camarote)

Natural de Santo André, São Paulo, ele tem 23 anos e é atleta olímpico. É filho do ex-velocista Carlos José Camilo de Oliveira, que representou o Brasil em competições nos anos 80.

Maria (Camarote)

Nascida e criada na Cidade Alta, Zona Norte do Rio de Janeiro, a atriz e cantora  tem 21 anos. E como atriz, ganhou destaque ao interpretar Verena na novela Amor de Mãe, em 2019.

Jade Picon (Camarote)

A influenciadora digital e empresária tem 20 anos e nasceu na cidade de São Paulo, onde mora hoje. Atualmente reúne em suas contas nas redes sociais mais de 20 milhões de seguidores, com quem compartilha conteúdos de moda, beleza, lifestyle, música, família, viagens, entre outros temas.

Douglas Silva (Camarote)

O ator tem 33 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Ficou conhecido pelo personagem Dadinho, na fase da infância, no filme “Cidade de Deus”.

Linn da Quebrada (Camarote)

Atriz e cantora, ela tem 31 anos, nasceu na capital de São Paulo. Em 2019, estreou como atriz na série da TV Globo Segunda Chamada, interpretando Natasha e é apresentadora do programa TransMissão, do Canal Brasil. No cinema, protagonizou o premiado documentário Bixa Travesty.

Tiago Abravanel (Camarote)

Ator, cantor, apresentador e empresário, o artista nasceu na capital paulista e tem 34 anos. É neto de Silvio Santos.

Naiara Azevedo (Camarote)

A cantora de 32 anos nasceu na cidade de Farol, no interior do Paraná, mas hoje vive em Goiânia. E artista sertaneja e ficou famosa pelo hit “50 Reais”.

Faustão visita Datena, narra prisão e anuncia Fagundes e Camila Queiroz em programa

 


Prestes a estrear o seu novo programa na BandFausto Silva invadiu o Brasil Urgente, nesta sexta-feira (14), e fez revelações sobre os convidados da estreia. No Faustão na Band, na segunda (17), o apresentador vai entrevistar nomes que deixaram a Globo recentemente.

Na conversa com José Luiz Datena, ele disse que Antonio Fagundes, Camilla Queiroz e Klebber Toledo estarão no palco do seu formato. A banda Roupa Nova será a grande atração musical da estreia.

O ex-apresentador da Globo aproveitou a oportunidade para relembrar a amizade de longa data com o titular do programa policial. “O Fausto Silva é nosso! Ele é o cara”, vibrou Datena, que sempre fez muitos elogios a Faustão. “Estava com saudade”, revelou Fausto para o amigo.

Ele também relembrou a época do Perdidos na Noite e a parceria com Datena no rádio. “Conheço o Datena dos tempos do rádio. (…) O dia que tiver campeonato de truco… Meu, esse cara derrotava o Sócrates”, brincou o ex-Globo.

Sobre a nova atração, o comunicador deu detalhes. Ele explicou que cada dia terá atrações diferentes, para que o público não sinta que estará vendo o mesmo conteúdo diariamente.

“A gente vai tentar fazer um programa diferente por dia. A equipe é ‘cascuda’ e está acostumada com isso. Programa todo dia é só para heróis da resistência, como José Luiz”, declarou o veterano. “Não tenho dúvidas de que você vai arrebentar”, opinou Datena.

Faustão narrando operação policial?

Ao vivo, os dois apresentadores até comentaram uma operação policial na Band. Tudo aconteceu enquanto Faustão falava sobre a sua nova atração. “Olha aí o que está acontecendo agora, ao vivo”, disparou ele, que olhava para o monitor no estúdio do Brasil Urgente.

“Essa é a realidade do brasileiro. É isso”, comentou o animador de TV. A emissora, então, colocou as imagens de uma prisão ao vivo. Datena logo explicou a situação. “Tem um cara algemado, parece que o policial civil atingiu um suspeito de roubo”, comentou ele.

Fausto declarou: “É ao vivo“. Datena brincou: “Ôh louco, meu, quem sabe faz ao vivo”, fazendo referência ao clássico bordão do amigo. “Quem sabe faz ao vivo mesmo”, disparou o novo contratado da Band.

“As pessoas podem até não gostar do estilo do Datena e do Faustão, mas gente não fica em cima do muro”, declarou o apresentador do Faustão na Band.

Datena candidato

Na atração, Fausto Silva ainda surpreendeu ao perguntar a Datena se ele não vai mesmo se candidatar. O apresentador disparou: “Vou me candidatar ao Senado. Queria mesmo era me candidatar à presidência. Mas aí os caras fizeram uma fusão e eu me ‘fu…são’ (sic) também”.


Governo reconhece situação de emergência em municípios de MG, RN e RS

 


O Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu, nesta sexta-feira (14), a situação de emergência de mais 255 municípios mineiros afetados por chuvas intensas, totalizando 362 nesta situaçao.

Até o momento, o Governo Federal já garantiu o repasse de aproximadamente R$ 48 milhões para o estado de Minas Gerais, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem desde novembro do ano passado.

Além disso, o ministério tem acompanhado o monitoramento, junto aos órgãos responsáveis, da barragem da Usina Carioca, em Pará de Minas.

Já no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul, foi a estiagem que motivou o reconhecimento da situação de emergencia em sete municípios desses estados.

Os municípios gaúchos que obtiveram o status por conta de estiagem são Barão de Cotegipe, Dois Irmãos das Missões, Planalto e São José das Missões. Já no Rio Grande do Norte, estao em situaçao De emergencia Campo Grande, Patu e São Miguel do Gostoso.

Após a concessão do status pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais, seja estiagem ou chuva, podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender à população afetada, restabelecer os serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura danificada.

Decreto prevê amortização do aumento do custo de energia com a seca

 


O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou decreto que regulamenta a amortização dos impactos financeiros no setor elétrico em casos de escassez hídrica.

Os mecanismos que permitem amenizar os efeitos do aumento dos custos de geração de energia elétrica sobre as distribuidoras e os consumidores foram criados pela Medida Provisória 1.078, de 13 de dezembro de 2021.

O decreto que detalha a implementação das medidas da MP prevê a criação e a gestão da Conta Escassez-Hídrica pela CCEE, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Essa conta vai receber recursos que venham de operações financeiras reguladas pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica e estruturadas pela CCEE.

Os recursos poderão ser repassados às distribuidoras que fizerem o pedido, depois de comprovar os custos adicionais na geração de energia.

A amortização dessas operações financeiras será custeada por encargo adicional à tarifa de energia elétrica a ser definido pela Aneel. O encargo será repassado aos consumidores atendidos pelas distribuidoras impactadas.

Segundo o governo, o objetivo é permitir a injeção de recursos nas distribuidoras e fazer com o que o repasse dos custos adicionais aos consumidores seja feito de forma suave, ao longo do tempo.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Governo inicia pagamento de janeiro neste sábado; veja quem recebe

 


O pagamento de salários no ano de 2022 seguirá o mesmo modelo de 2021, com o adiantamento dos proventos já na metade do mês para ativos, inativos e pensionistas da categoria da Segurança Pública e para quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto), além do adiantamento de 30% para quem recebe acima desse valor.

Dessa forma, o Governo do RN inicia o ano de pagamentos salariais neste sábado (15) e concluirá no próximo dia 31, quando recebem o salário integral os servidores lotados em pastas com recursos próprios e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil. 

Mais de metade do quadro geral de servidores estaduais receberá o salário integral neste sábado, e outros 33 mil terão seus salários adiantados em 30%. O Governo já aquece a economia potiguar com depósito de R$ 250 milhões na segunda quinzena do mês. A conclusão da folha de R$ 480 milhões também será paga dentro do mês trabalhado. A expectativa para 2022 é que se repita o feito de 2021 e o Governo pague 14 folhas salariais, sendo as 12 do mês, o décimo terceiro de 2022 e a última dívida deixada pela gestão passada, referente a dezembro de 2018.  

A quarta e última folha do passivo herdado, no valor de R$ 316 milhões, será quitada até maio de 2022, com pagamento iniciado em 31 de janeiro, e com mais duas parcelas pagas em março e maio, totalizando uma herança de aproximadamente R$ 1 bilhão de salários atrasados deixados pela última gestão. A faixa salarial para ordem de pagamento dessa dívida ainda será definida e anunciada em breve.

Bolsonaro vai pernoitar em Caicó no dia 08 de fevereiro e no dia seguinte vai a Jardim de Piranhas

 


O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, confirmou nesta sexta-feira (14), em entrevista ao radialista Batata, da 106 FM, que o presidente Jair Bolsonaro virá ao Seridó nos dias 08 e 09 de fevereiro, para inspecionar obras finais da chegada da Transposição do São Francisco ao RN.

O evento acontecerá no dia 09 em Jardim de Piranhas. Durante sua visita ao Nordeste, Bolsonaro virá da Paraíba no dia 08 de fevereiro e vai pernoitar em Caicó. Ainda não se sabe, se o presidente dormirá no Quartel do 1º BEC ou em algum hotel da cidade.

Por Luciano Vale

Primeira participante do BBB22 é anunciada; conheça a médica de Goiás que estudou medicina em João Pessoa


Foi anunciada a primeira participante do Big Brother Brasil 2022 (BBB22). É Laís, de 30 anos, que já estudou medicina em João Pessoa, na FACENE/FAMENE.

Laís é natural de Crixás, no estado de Goiás, e é médica. Ela disse, no anúncio feito no intervalo da TV Globo, que está “focada no jogo”.

“Natural de Crixás, em Goiás, se mudou para Goiânia na época da escola e, na faculdade, foi morar em João Pessoa (PB)”, diz o Gshow.

Anônima, até então, Laís entra para o grupo da ‘Pipoca’ do BBB22. O Big Brother Brasil deste ano estreia na próxima segunda-feira (17).

Prefeitura de Portalegre - RN disponibiliza dois novos Processos Seletivos

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Portalegre anuncia a realização de dois novos Processos Seletivos, que tem por objetivo o preenchimento de 20 vagas, bem como a formação de cadastro reserva destinado à contratação de estagiários e motoristas.

Há oportunidades disponíveis entre os seguintes cargos e cursos, conforme os respectivos editais:

  • Edital nº 001/2022 (Estágio): Licenciatura em Serviço Social ou Psicologia (1); Bacharel em Contabilidade; Licenciatura em Pedagogia, Letras ou outras Licenciaturas (10); Administração, TI (1); Administração (1); Engenharia Civil ou Arquitetura e Urbanismo; Educação física (1); Engenharia de Computação; e Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Análises Clínicas;
  • Edital nº 002/2022: Motorista Municipal (2); Motorista Para Transporte Escolar (2); Motorista Semi - UTI (1); e Motorista Máquinas Pesadas (1).

Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o candidato possua escolaridade entre níveis fundamental e técnico ou superior em andamento, bem como habilitação para exercício do respectivo cargo pleiteado. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 30 a 40 horas semanais, referente a remuneração mensal que alterna entre R$ 200,00 a R$ 1.212,00. Vale ressaltar que a remuneração de estagiário será acrescida de auxílio-transporte que varia de R$ 50,00 a R$ 80,00.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar de um dos Processos Seletivos, podem se inscrever no período de 10 a 14 de janeiro de 2022, na sede do Centro Administrativo, situado à Rua José Vieira Mafaldo, nº 122. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 15h.

Como forma de classificação, os candidatos serão submetidos à etapa de avaliação curricular e experiência profissional, além de entrevista a ser realizada data prevista de 18 de janeiro de 2022, no mesmo local de inscrição, em horários matutino e vespertino, conforme a vaga escolhida. No entanto, os candidatos inscritos nos cargos de motorista, também realizarão prova pratica, no dia previsto de 19 de janeiro de 2022, às 13h, na Gerência de Transportes no Centro Administrativo.

Vigência

De acordo com os editais de abertura, os Processos Seletivos terão validade durante um ano, ambos com possibilidade de prorrogação por igual período.


Criança indígena em SP é 1ª a ser vacinada no Brasil contra a Covid

 

A primeira vacina contra a Covid-19 em uma criança foi aplicada nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP). Davi Seremramiwe, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no país. O garoto indígena é natural de Mato Grosso, mas vem a São Paulo com frequência para realizar tratamento de saúde.

O imunizante da Pfizer recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância de Saúde (Anvisa), em 16 de dezembro, para ser aplicado em crianças de 5 a 11 anos no Brasil. Até o momento, a vacina da farmacêutica norte-americana é a única liberada pela autoridade sanitária para ser aplicada nesta faixa etária.

Em solenidade simbólica, com a presença de profissionais da saúde e o governador de São Paulo, João Doria, mais crianças com comorbidades foram vacinadas contra a Covid-19. A vacinação no estado – para o público de 5 a 11 anos – terá início na segunda-feira (17), onde serão priorizadas as crianças indígenas, quilombolas e com comorbidades.

Davi, o primeiro garoto a ser vacinado contra a Covid-19, nasceu em uma tribo Xavante no estado do Mato Grosso, ele tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o faz a andar com ajuda de uma órtese.

Por nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à capital paulista para que Davi fosse tratado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Atualmente, Davi mora com uma tutora na cidade de Piracicaba (SP). Ela o acompanha nas consultas rotineiras que garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

Primeiro lote da vacina infantil chega ao Brasil

A primeira remessa de doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). No lote, vieram 1,2 milhão de vacinas destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.

Ao todo, o Brasil deve receber 4,3 milhões de doses em janeiro. Para fevereiro, a expectativa é que a Pfizer entregue mais 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

No estado de São Paulo a expectativa é de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

Na quinta-feira (13), o governo paulista afirmou que os pais já podem incluir as crianças de 5 a 11 anos no pré cadastro para vacinação contra a Covid-19.

Segundo o governo, o pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

A página recebeu 303 mil acessos apenas no primeiro dia em que o pré-cadastro foi disponibilizado, número que supera a média de procura no último mês em 1.039%. Em dezembro, a média foi de 26.613 acessos diariamente.

Distribuição de vacinas infantis

Confira o percentual da população de 5 a 11 anos por estado:

Região Centro-Oeste (8,17%)

  • Distrito Federal – 1,30%
  • Goiás – 3,55%
  • Mato Grosso do Sul – 1,47%
  • Mato Grosso – 1,85%

Região Sudeste (39,18%)

  • Espírito Santo – 1,93%
  • Minas Gerais – 9,02%
  • Rio de Janeiro – 7,49%
  • São Paulo – 20,73%

Região Sul (13,17%)

  • Paraná – 5,25%
  • Rio Grande do Sul – 4,73%
  • Santa Catarina – 3,19%

Região Nordeste (28,43%)

  • Alagoas – 1,77%
  • Bahia – 7,07%
  • Ceará – 4,42%
  • Maranhão – 4,02%
  • Paraíba – 1,89%
  • Pernambuco – 4,80%
  • Piauí – 1,62%
  • Rio Grande do Norte – 1,67%
  • Sergipe – 1,17%

Região Norte (11,05%)

  • Acre – 0,57%
  • Amazonas – 2,77%
  • Amapá – 0,55%
  • Pará – 4,99%
  • Rondônia – 0,93%
  • Roraima – 0,38%
  • Tocantins – 0,86%

Timemania tem novas regras para divisão de recursos entre clubes

 


Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (14) um decreto presidencial que pretende tornar a Timemania mais atraente para torcedores que fazem apostas nessa modalidade lotérica e, consequentemente, levar mais benefícios aos clubes de futebol.

Ao alterar o Decreto nº 6.187 – publicado em agosto de 2007, regulamentando a Timemania e apresentando critérios de participação e adesão dos clubes de futebol profissional, de forma a parcelar dívidas junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Já o Decreto nº 10.941, publicado hoje, prevê que metade dos recursos será dividida igualmente entre os 80 clubes das séries A, B, C e times de futebol profissional qualificados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A outra metade será destinada aos clubes conforme a proporção de apostas indicadas como Time do Coração em cada concurso, o que possibilitará ao torcedor ajudar o clube de sua preferência.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a expectativa é de que, com a mudança, haja maior engajamento e participação dos clubes de futebol na divulgação da Timemania para o seu torcedor que, ao realizar a aposta, contribui para o time de sua preferência.

“A mudança será importante especialmente pela atualização periódica de clubes esportivos participantes, ao mesmo tempo em que representará uma ajuda para os clubes com baixa capacidade arrecadatória”, informou, em nota, a Secretaria.

Após atraso, vacinas para crianças chegam ao RN e aplicação deve começar neste sábado

A imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade tem previsão de iniciar amanhã (15). O estado tem hoje 350 mil crianças nessa faixa etária e receberá do Ministério da Saúde  20.900 doses do imunizante da Pfizer, específico para a vacinação dos menores. Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência. 

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade. 

A previsão é que as doses sejam distribuídas para todas as regionais de saúde às 15h desta sexta feira (14). O MS sinalizou que serão enviados lotes a cada semana. “Está em curso a capacitação das equipes para a aplicação e manejo das vacinas nas crianças. Esse processo é essencial para que a aplicação seja segura”, disse Laiane Graziela coordenadora de Imunização da Sesap. 

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação e além disso, é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/). Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

SUPERFUNGO: Confirmado segundo caso de Candida auris em PE

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu a confirmação do segundo caso de Candida auris no país. O “superfungo” foi detectado em um paciente de um hospital em Pernambuco. É o segundo caso confirmado no hospital. Os dois pacientes, um homem de 38 anos e uma mulher de 70 anos, foram isolados no início do mês. No dia 3 de janeiro, a Anvisa foi notificada sobre os casos possíveis de Candida auris, agora confirmados.

De acordo com a Anvisa, o hospital onde os pacientes estão internados estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para conter o surto. Além disso, a agência destacou que órgãos de saúde pública foram acionados e ações de vigilância, prevenção e controle foram intensificados.

A Anvisa trata o caso como o terceiro surto do superfungo no país. Segundo a agência, a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde. A agência destacou que o fungo significa uma ameaça à saúde global.

Candida Auris

O organismo é chamado de superfungo pela resistência que possui a antibióticos e outras formas de tratamento. De acordo com a Anvisa, o fungo também permanece no ambiente por longos períodos, que podem chegar a meses, e resiste a diversos tipos de desinfetantes.

Por essas razões, casos de infecções pelo fungo trazem risco de surto e demandam monitoramento e medidas de prevenção e controle para impedir a disseminação em outros pacientes.

Conforme nota de alerta da agência, o Candida auris “pode causar infecção na corrente sanguínea e outras infecções invasivas, podendo ser fatal, principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades”.

Em outubro de 2016, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) publicou um alerta epidemiológico em função dos relatos de surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina, recomendando aos Estados-membros a adoção de medidas de prevenção e controle de surtos decorrentes deste patógeno.

No Brasil, o primeiro caso foi registrado em dezembro de 2020 na Bahia. O caso culminou em um surto com 15 casos, resultando em duas mortes. Já em dezembro de 2021, a Anvisa foi notificada de outro caso, também na Bahia, caracterizando o segundo surto.

Terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias

 


Prevista para começar a ser paga na próxima terça-feira (18), a terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias, anunciou hoje (13) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Com a medida, o total de famílias atendidas aumentará para 17,5 milhões.

Com a promulgação da emenda constitucional que permitiu o parcelamento de precatórios (dívidas reconhecidas definitivamente pela Justiça), o valor da parcela passou para R$ 400. As famílias incluídas no programa receberão o Auxílio Brasil por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação de depósitos em contas poupança digitais, até o recebimento do cartão.

As novas famílias não precisarão ir às agências para validarem o cadastro no Auxílio Brasil. Isso porque a inclusão no programa baseou-se em pedidos antigos processados pelo Ministério da Cidadania. “Esse cadastramento foi realizado, no mesmo modo que no auxílio emergencial lá atrás. Então, a validação já foi realizada”, explicou.

Auxílio Gás

O presidente da Caixa também anunciou que o pagamento do Auxílio Gás, que fornecerá uma ajuda temporária para famílias mais pobres comparem gás de cozinha, ocorrerá nos mesmos dias que o do Auxílio Brasil. As famílias foram escolhidas conforme as regras definidas pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil seguirá o calendário do antigo Bolsa Família e pagará as parcelas nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento da parcela de janeiro começará no próximo dia 18, para beneficiários com NIS 1, e terminará no dia 31, para beneficiários com NIS de final 0.

Confira o calendário:

Final do NISDia do pagamento
118 de janeiro
219 de janeiro
320 de janeiro
421 de janeiro
524 de janeiro
625 de janeiro
726 de janeiro
827 de janeiro
928 de janeiro
031 de janeiro

Cerca de 108,3 mil famílias de municípios do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia atingidas pelas enchentes em dezembro começaram a receber o Auxílio Gás no mês passado. Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026 com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. Atualmente, a parcela equivale a R$ 56.

Para este ano, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), tem pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Pedro Guimarães também anunciou o depósito do retroativo da cota adicional do auxílio emergencial de 2020 para cerca de 823,4 mil pais solteiros. O crédito será feito por meio do aplicativo Caixa Tem na mesma conta poupança digital usada para receber o auxílio emergencial.


Caixa deposita retroativo do auxílio emergencial; saiba quem tem direito

 


Um total de 823,4 mil pais solteiros começaram a receber na quinta-feira (13) o pagamento retroativo de cotas adicionais das cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial, pagas entre abril e agosto de 2020, informou a Caixa Econômica Federal. O pagamento totalizará R$ 4,1 bilhões e havia sido autorizado por medida provisória (MP) editada no dia 24 de dezembro.

O crédito será feito por meio do aplicativo Caixa Tem na mesma conta poupança digital usada para receber o auxílio emergencial. O aplicativo permite o pagamento de contas domésticas, compras em estabelecimentos conveniados e a transferência para outras contas-correntes. A situação do benefício pode ser consultada na página do Ministério da Cidadania na internet.

Cada pai solteiro receberá entre R$ 600 e R$ 3 mil, dependendo de quando começou a receber o auxílio emergencial. Não será possível pedir a inclusão do benefício porque o pagamento ocorrerá apenas para quem recebeu as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial em 2020. O pagamento extra não vale para o auxílio emergencial extensão de R$ 300, que vigorou entre setembro e dezembro de 2020, nem para as sete parcelas da rodada do auxílio emergencial de 2021.

Histórico

Em julho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro havia vetado um projeto de lei de autoria de deputados da oposição que estendia ao homem provedor de família monoparental o recebimento em dobro do auxílio emergencial criado durante a pandemia de covid-19. Com o veto, somente mulheres solteiras chefes de família receberam as parcelas de R$ 1,2 mil (o dobro do valor original, de R$ 600).

Em 1º de julho do ano passado, o Congresso Nacional, em sessão conjunta, derrubou o veto. Somente no fim de 2021, o governo manifestou-se sobre a questão e editou uma MP com a ampliação do benefício.

“Com a edição da MP, o Estado Brasileiro reitera seus esforços para garantir a oferta regular de serviços e programas voltados à população em geral, principalmente àquela mais vulneráveis, franqueando aos órgãos e agentes públicos o acesso a instrumentos capazes de mitigar os efeitos danosos da pandemia sobre a sociedade brasileira”, informou o Palácio do Planalto ao editar a medida provisória.