Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Neroaldo Pontes conclama a todos para recuperar a educação de Santa Rita


O secretário de Educação de Santa Rita, Neroaldo Pontes, esclareceu hoje (7), durante entrevista em uma emissora de rádio em João Pessoa, às questões relacionadas à situação da rede municipal de ensino da cidade.
“A equipe da Secretaria de Educação teve poucos dias para apurar como está a situação da rede municipal de Santa Rita, mas já temos uma noção do que precisa ser trabalhado”, destacou. Para Neroaldo Pontes, os salários atrasados dos professores municipais, a conclusão das aulas do ano letivo de 2012 e as matriculas para 2013 são os pontos que precisam ser resolvidos emergencialmente.
Devido à greve no ano passado dos professores da rede municipal de Santa Rita, que durou mais de cem dias, o ano letivo de 2012 ainda não acabou. As aulas foram retomadas hoje depois do recesso para as festas de fim de ano. Segundo o secretário, o desafio maior da educação da cidade é manter este ano os alunos já matriculados nas escolas municipais e atrair de volta os estudantes que abandonaram a sala de aula no ano passado.
“Estamos dialogando com o Conselho Municipal de Educação de Santa Rita para definir o fim do ano letivo de 2012 e o início de 2013 para que não tenhamos problemas com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) do ano que vem”, esclareceu.
MATRÍCULAS - O secretário de Educação de Santa Rita, Neroaldo Pontes, anunciou durante o programa que as matriculas para o ano letivo de 2013 da rede municipal começaram hoje (7). Os alunos serão matriculados automaticamente. Cada estudante receberá um ofício que deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis, atestando a renovação da matricula.
Já para os novos alunos, basta que o pai, a mãe, ou um responsável, se dirigir a uma escola mais próxima de sua casa portando documentos pessoais (RG e CPF), Certidão de Nascimento do filho e comprovante de residência para efetuar a matricula.
“Temos que matricular novos alunos. O repasse do Fundeb está relacionado com o número de alunos em sala de aula. Se não aumentarmos a frequência escolar este ano, a verba do Fundeb no ano que vem será comprometida mais uma vez”, explicou.
SALÁRIOS DOS PROFESSORES - Neroaldo Pontes pediu um voto de confiança aos professores da rede municipal de Santa Rita para mudar a estrutura da educação da cidade. “Precisamos que os professores voltem para as salas de aula, pois temos que garantir uma educação digna aos alunos de Santa Rita”, destacou. O secretário garantiu que o salário dos professores do mês de janeiro será pago em dia.
Com relação aos salários atrasados deixados pela Administração anterior, Neroaldo explicou que “estamos tentando reaver os R$ 260 milhões do Fundeb que foram repassados para o IPEA (Instituto de Previdência Social Municipal de Santa Rita) pela gestão passada, para pagar parte dos atrasados.” O secretário concluiu a entrevista citando que “quem não participa da solução contribui para a permanência do problema”.

Nenhum comentário: